Esta-me então a dizer que quando surgiu o F-16 MLU não havia aviões muito melhores? (tanto quanto me lembro até já havia aviões Stealth)
Tudo isso é válido tal como é válido afirmar que de nada serve ter um caça de 5ª geração (F-35) se para o usarmos temos que andar de joelhos a dar o cu aos Greats.
A questão é essa, a politica externa do EUA mudou, e ainda vai piorar, e dificilmente mesmo sem Trump não vai voltar ao que era.
PS: Por exemplo, se tivessem lido o artigo Francês tinham lido que os Franceses acham que o Futuro passa por ter Drones/Wingmans de 5 e 6 geração (actualmente é dificil dizer o que os distingue, pois o que está planeado é mais um evolução do que um salto geracional) a acompanhar caças de 4.5 geração que serão os cavalos de carga baratos para largar chumbo.
Caças "muito" melhores? Em combates aéreos simulados (exercícios), todos os caças de 4a geração, e de 4.5, já se derrotaram todos uns aos outros. Não existe um "melhor" definitivo. Onde o MLU perde, é particularmente na questão do radar, que não só era inferior ao APG-68 em uso nos C/D, como inferior a diversos outros radares mais recentes.
A distância entre os F-16MLU e os melhores caças da época era muito mais reduzida que a distância dos 4.5G e o F-35. Não perceber isto é mera desumildade.
Os aviões stealth que havia na altura, eram o F-117 e o B-2, e nenhum deles era um caça.
Quanto a dar o cu para usar o F-35, onde estão as evidências disso? Até agora são apenas teorias da conspiração, tendo o país comprador liberdade para os usar para sua Defesa, em situação normal.
Mas mesmo que haja esse receio, existem 4 alternativas bem mais racionais: GCAP ou FCAS num primeiro tier, Kaan e KF-21 num segundo tier. Os dois primeiros obrigam a prolongar a vida dos F-16 para esperar por eles.
Estourar milhares de milhões em 4.5G novos não tem nexo, por mais voltas que tentem dar ao assunto, e por mais dispostos que estejam a dar o cu por uma qualquer negociata.
Quanto ao artigo francês, ele falha em 2 aspectos nessa ilação:
-os caças 4.5G ocidentais não são baratos;
-a combinação de um 4.5G com loyal wingman, será sempre inferior à combinação 5G ou 6G com loyal wingman. Num confronto, o caça 4.5G será o elo mais fraco.
Uma coisa é manter caças 4.5G para funções de segunda linha e para operar em ambiente não-contestado, complementando um 5G/6G, outra coisa é um país ficar reduzido durante décadas apenas ao caça de 4.5. Os Loyal Wingman não são argumento, pois assume-se que estariam disponíveis independentemente da opção tomada.
Não posso falar, mas há mais vida para além da Turquia, Europa e USA!
A não ser que nos estejamos a alinhar com a Rússia ou China, a única outra opção é o KF-21.
O KF-21 é um dos poucos casos em que pode dar para adquirir a versão actual "4.5+" num batch inicial, e uma versão definitiva 5G num batch mais à frente. Apesar disto só se justificar num cenário em que existe interesse em voltar a ter bem mais que 30 caças.