F-35A Lightning II na FAP

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nelson38899

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2655 em: Abril 17, 2025, 09:43:17 pm »
Não posso falar, mas há mais vida para além da Turquia, Europa e USA!
« Última modificação: Abril 17, 2025, 09:54:06 pm por nelson38899 »
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 
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dc

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2656 em: Abril 18, 2025, 02:43:45 am »
Esta-me então a dizer que quando surgiu o F-16 MLU não havia aviões muito melhores? (tanto quanto me lembro até já havia aviões Stealth)

Tudo isso é válido tal como é válido afirmar que de nada serve ter um caça de 5ª geração (F-35) se para o usarmos temos que andar de joelhos a dar o cu aos Greats.

A questão é essa, a politica externa do EUA mudou, e ainda vai piorar, e dificilmente mesmo sem Trump não vai voltar ao que era.

PS: Por exemplo, se tivessem lido o artigo Francês tinham lido que os Franceses acham que o Futuro passa por ter Drones/Wingmans de 5 e 6 geração (actualmente é dificil dizer o que os distingue, pois o que está planeado é mais um evolução do que um salto geracional) a acompanhar caças de 4.5 geração que serão os cavalos de carga baratos para largar chumbo.

Caças "muito" melhores? Em combates aéreos simulados (exercícios), todos os caças de 4a geração, e de 4.5, já se derrotaram todos uns aos outros. Não existe um "melhor" definitivo. Onde o MLU perde, é particularmente na questão do radar, que não só era inferior ao APG-68 em uso nos C/D, como inferior a diversos outros radares mais recentes.

A distância entre os F-16MLU e os melhores caças da época era muito mais reduzida que a distância dos 4.5G e o F-35. Não perceber isto é mera desumildade.

Os aviões stealth que havia na altura, eram o F-117 e o B-2, e nenhum deles era um caça.

Quanto a dar o cu para usar o F-35, onde estão as evidências disso? Até agora são apenas teorias da conspiração, tendo o país comprador liberdade para os usar para sua Defesa, em situação normal.

Mas mesmo que haja esse receio, existem 4 alternativas bem mais racionais: GCAP ou FCAS num primeiro tier, Kaan e KF-21 num segundo tier. Os dois primeiros obrigam a prolongar a vida dos F-16 para esperar por eles.

Estourar milhares de milhões em 4.5G novos não tem nexo, por mais voltas que tentem dar ao assunto, e por mais dispostos que estejam a dar o cu por uma qualquer negociata.

Quanto ao artigo francês, ele falha em 2 aspectos nessa ilação:
-os caças 4.5G ocidentais não são baratos;
-a combinação de um 4.5G com loyal wingman, será sempre inferior à combinação 5G ou 6G com loyal wingman. Num confronto, o caça 4.5G será o elo mais fraco.

Uma coisa é manter caças 4.5G para funções de segunda linha e para operar em ambiente não-contestado, complementando um 5G/6G, outra coisa é um país ficar reduzido durante décadas apenas ao caça de 4.5. Os Loyal Wingman não são argumento, pois assume-se que estariam disponíveis independentemente da opção tomada.

Não posso falar, mas há mais vida para além da Turquia, Europa e USA!

A não ser que nos estejamos a alinhar com a Rússia ou China, a única outra opção é o KF-21.

O KF-21 é um dos poucos casos em que pode dar para adquirir a versão actual "4.5+" num batch inicial, e uma versão definitiva 5G num batch mais à frente. Apesar disto só se justificar num cenário em que existe interesse em voltar a ter bem mais que 30 caças.
 

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Mentat

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2657 em: Abril 18, 2025, 11:00:29 am »
A não ser que nos estejamos a alinhar com a Rússia ou China, a única outra opção é o KF-21.

O KF-21 é um dos poucos casos em que pode dar para adquirir a versão actual "4.5+" num batch inicial, e uma versão definitiva 5G num batch mais à frente. Apesar disto só se justificar num cenário em que existe interesse em voltar a ter bem mais que 30 caças.

Não será fator decisivo, creio, mas o KF-21 tem a vantagem de poder usar, off the shelf, mísseis europeus tais como o IRIS-T, Meteor, ASRAAM, TAURUS, etc. No caso específico do IRIS-T, caso o sistema escolhido para MSHORAD fosse o IRIS-T SLM, a economia de escala na compra dos mísseis poderia ser significativa.
Tal como já referi noutros tópicos, uma parceria com a RoK tem elevado potencial para ser altamente positivo para as nossas FA.
 

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saabGripen

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2658 em: Abril 18, 2025, 12:07:43 pm »
A não ser que nos estejamos a alinhar com a Rússia ou China, a única outra opção é o KF-21.

O KF-21 é um dos poucos casos em que pode dar para adquirir a versão actual "4.5+" num batch inicial, e uma versão definitiva 5G num batch mais à frente. Apesar disto só se justificar num cenário em que existe interesse em voltar a ter bem mais que 30 caças.

Não será fator decisivo, creio, mas o KF-21 tem a vantagem de poder usar, off the shelf, mísseis europeus tais como o IRIS-T, Meteor, ASRAAM, TAURUS, etc. No caso específico do IRIS-T, caso o sistema escolhido para MSHORAD fosse o IRIS-T SLM, a economia de escala na compra dos mísseis poderia ser significativa.
Tal como já referi noutros tópicos, uma parceria com a RoK tem elevado potencial para ser altamente positivo para as nossas FA.


IRIS-T SLM não igual a IRIS-T

IRIS-T SLS igual a IRIS-T
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2659 em: Abril 18, 2025, 12:13:09 pm »
A não ser que nos estejamos a alinhar com a Rússia ou China, a única outra opção é o KF-21.

O KF-21 é um dos poucos casos em que pode dar para adquirir a versão actual "4.5+" num batch inicial, e uma versão definitiva 5G num batch mais à frente. Apesar disto só se justificar num cenário em que existe interesse em voltar a ter bem mais que 30 caças.

Não será fator decisivo, creio, mas o KF-21 tem a vantagem de poder usar, off the shelf, mísseis europeus tais como o IRIS-T, Meteor, ASRAAM, TAURUS, etc. No caso específico do IRIS-T, caso o sistema escolhido para MSHORAD fosse o IRIS-T SLM, a economia de escala na compra dos mísseis poderia ser significativa.
Tal como já referi noutros tópicos, uma parceria com a RoK tem elevado potencial para ser altamente positivo para as nossas FA.


IRIS-T SLM não igual a IRIS-T

IRIS-T SLS igual a IRIS-T

A empresa que fabrica é a mesma. Estou certo que uma compra conjunta de IRIS-T de versões diferentes teria bulk discount.
Nem outra coisa faria sentido sequer.
 

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dc

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2660 em: Abril 18, 2025, 02:20:31 pm »
Tecnicamente até é capaz de ser possível incorporar lançadores IRIS-T SLS numa bateria SLM, e/ou numa hipotética bateria SLX. Tal como seria perfeitamente racional ter baterias SLS próprias.

Mas mesmo assim, já tendo nós encomendado AIM-9X, o mais provável era prosseguir com mais encomendas do mesmo. Não seria o fim do mundo ter um ou dois tipos de munições americanas.

A economia de escala poderia decorrer era no SLM, com uma hipotética versão naval em módulos contentorizados.

Mas de volta ao tópico, o KF-21 é a opção "menos má", sabendo que será um caça inferior ao F-35 e aos futuros FCAS e GCAP. É uma decisão que teria que ser tomada depois de se pensar bem no assunto, e obrigará a que se tente equilibrar as suas limitações investindo em capacidades complementares.
Seja através de loyal wingman mais avançados, seja aumentando o número de KF-21 para umas 36-40 unidades, com a compra de AWACS, ou até mesmo pensar num binómio de caças com uns 16/18 KF-21 e outros tantos 5G ou 6G de topo - opção esta mais cara.

O que é certo, é que não se pode decidir em cima dos joelhos. Sob o risco de ficarmos as próximas 4 décadas completamente desfasados da realidade.
 

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MMaria

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2661 em: Abril 18, 2025, 03:09:37 pm »
Que boa notícia!

OGMA, do Grupo Embraer, poderá fabricar os Gripen portugueses, caso o país feche com a Saab
...
Assim, além de vir a produzir os Gripen do Brasil, da Colômbia (e, provavelmente, do Peru) em sua sede no Brasil, a Embraer também teria uma forte participação na produção das aeronaves suecas destinadas a Portugal e, por que não, a outros países europeus e não europeus, haja vista que, com isso, a fabricante sueca diversificaria as unidades produtivas e agilizaria seus prazos de entrega, obtendo mais um trunfo sobre a concorrência.
...

https://www.lrcadefenseconsulting.com/2025/04/ogma-do-grupo-embraer-podera-fabricar.html

Sds
Duvidar faz-te pensar... acreditar sem duvidar faz-te um fanático.
 

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saabGripen

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2662 em: Abril 18, 2025, 04:10:14 pm »

O único incentivo que o "Embraer Sueco" possa ter, é a nível de propaganda e desinformação. Não existe uma única razão para comprar este aviâo...
 



Propaganda e desinformação.

dc style.

« Última modificação: Abril 18, 2025, 04:11:19 pm por saabGripen »
 

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Drecas

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2663 em: Abril 18, 2025, 04:53:52 pm »
>o excelente artigo do bulgarianmilitary......


Nem digo nada ::)
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2664 em: Abril 18, 2025, 05:06:38 pm »
Mas mesmo assim, já tendo nós encomendado AIM-9X, o mais provável era prosseguir com mais encomendas do mesmo. Não seria o fim do mundo ter um ou dois tipos de munições americanas.

Não sei ao certo quantos foram encomendados. Mas se bem me lembro foram sensivelmente meia dúzia ou outra quantidade ridiculamente baixa.
Portanto... não é por aí.  8)

É algo que espero que mude rapidamente, a um ritmo MUITO mais acelerado do que aquele que tem sido propagandeado pelos últimos Ministros da Defesa. Precisamos de ter reservas de munições dignas desse nome. Ontem.
 

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Drecas

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2665 em: Abril 18, 2025, 05:37:42 pm »
18
Entregas em 2026
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2666 em: Abril 18, 2025, 05:56:02 pm »
Se portugal quisesse ir pela via das luvas e negociatas politicas, e ao mesmo tempo iniciar o processo de longo prazo de gradual redução da parte armada da FAP então o Gripen seria a escolha acertada.
 

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P44

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2667 em: Abril 18, 2025, 07:05:21 pm »
Se portugal quisesse ir pela via das luvas e negociatas politicas, e ao mesmo tempo iniciar o processo de longo prazo de gradual redução da parte armada da FAP então o Gripen seria a escolha acertada.

Ora ...
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Charlie Jaguar

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2668 em: Abril 18, 2025, 09:06:40 pm »
Que boa notícia!

OGMA, do Grupo Embraer, poderá fabricar os Gripen portugueses, caso o país feche com a Saab
...
Assim, além de vir a produzir os Gripen do Brasil, da Colômbia (e, provavelmente, do Peru) em sua sede no Brasil, a Embraer também teria uma forte participação na produção das aeronaves suecas destinadas a Portugal e, por que não, a outros países europeus e não europeus, haja vista que, com isso, a fabricante sueca diversificaria as unidades produtivas e agilizaria seus prazos de entrega, obtendo mais um trunfo sobre a concorrência.
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https://www.lrcadefenseconsulting.com/2025/04/ogma-do-grupo-embraer-podera-fabricar.html

Sds

Boa notícia para quem? Só se for para os infiltrados da Embraer.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Fmfg

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #2669 em: Abril 18, 2025, 09:53:10 pm »
Que boa notícia!

OGMA, do Grupo Embraer, poderá fabricar os Gripen portugueses, caso o país feche com a Saab
...
Assim, além de vir a produzir os Gripen do Brasil, da Colômbia (e, provavelmente, do Peru) em sua sede no Brasil, a Embraer também teria uma forte participação na produção das aeronaves suecas destinadas a Portugal e, por que não, a outros países europeus e não europeus, haja vista que, com isso, a fabricante sueca diversificaria as unidades produtivas e agilizaria seus prazos de entrega, obtendo mais um trunfo sobre a concorrência.
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https://www.lrcadefenseconsulting.com/2025/04/ogma-do-grupo-embraer-podera-fabricar.html

Sds
Boa notícia só se fôr para encher os bolsos de mais alguns corruptos ou enfiar mais um balde de merda em Portugal
 
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