Votação

Que aeronave de Apoio Aéreo Próximo para a FAP? Para missões em ambiente não contestado.

AH-1Z
7 (14.9%)
A-29N
13 (27.7%)
UH-60 DAP
20 (42.6%)
AC-295
2 (4.3%)
A-10C ex-USAF
2 (4.3%)
MH-6 Little Bird
1 (2.1%)
OH58D ex-US Army
0 (0%)
H-145 H-Force
2 (4.3%)

Votos totais: 47

Votação encerrada: Junho 02, 2023, 10:29:01 pm

CAS

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Charlie Jaguar

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Re: CAS
« Responder #1815 em: Dezembro 14, 2024, 10:57:31 am »
Vou dizer isto:
"Holanda, estamos a pensar comprar duas ASW Frigates.
Mas queremos que vocês comprem 12 dos nossos LUS-222 e 12 Super Tucanos."

Explica-me lá como é que após ter optado pelo Pilatus PC-7 Mk.X, e estar a modernizar a sua frota de AH-64D para a mais recente versão do AH-64E, é que os Países Baixos precisariam/precisarão do Super Tucano para alguma coisa?

Vá, que eu gosto de te ver a viajar na maionese...  ::)
« Última modificação: Dezembro 14, 2024, 10:58:30 am por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
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Re: CAS
« Responder #1816 em: Dezembro 14, 2024, 11:05:42 am »
Vou dizer isto:
"Holanda, estamos a pensar comprar duas ASW Frigates.
Mas queremos que vocês comprem 12 dos nossos LUS-222 e 12 Super Tucanos."

Explica-me lá como é que após ter optado pelo Pilatus PC-7 Mk.X, e estar a modernizar a sua frota de AH-64D para a mais recente versão do AH-64E, é que os Países Baixos precisariam/precisarão do Super Tucano para alguma coisa?

Vá, que eu gosto de te ver a viajar na maionese...  ::)

Será um prazer (ou é praser?)
No treino de pilotos a seguir ao PC-7 vem o PC-21... ou o Super Tucano.

Tu tens metido na tua cabeça que o ST é para CAS,  mas não é.

Quanto a viajar, podes ir ao teu Tracker ver se estou a atravessar o Atlântico.
                                                              ;D
 

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Re: CAS
« Responder #1817 em: Dezembro 14, 2024, 11:31:13 am »
Tu tens metido na tua cabeça que o ST é para CAS,  mas não é.

Uma vez mais estás enganado. Quem fala no uso da aeronave para apoio aéreo próximo (CAS) é o poder político, não eu.

Citar
Resolução do Conselho de Ministros n.º 88/2024, de 12 de julho

Autoriza o início das discussões técnicas e negociais tendo em vista a eventual aquisição, pelo Estado Português, de aeronaves A-29 Super Tucano, e a conceção e desenvolvimento da sua configuração NATO.

(...)

Revelando-se fundamental o envolvimento do Estado Português nos esforços de estabilização das organizações internacionais e alianças que o país integra, têm sido empenhadas forças nacionais destacadas em teatros de operação remotos no continente africano. O referido envolvimento tem evidenciado a importância de dispor de capacidades de Apoio Aéreo Próximo para o desenvolvimento de operações conjuntas e/ou combinadas. Em virtude de tal importância, a LPM estabeleceu como um dos seus projetos estruturantes o projeto "Aeronave de Apoio Próximo".

(...)

Tendo em vista a edificação da capacidade da Aeronave de Apoio Próximo no quadro da LPM, a avaliação de comparabilidade e adequabilidade realizada pela FAP, a cooperação entre Portugal e o Brasil nos domínios da defesa e segurança, bem como a experiência obtida no programa KC-390 Millennium e as capacidades aí desenvolvidas, existe atualmente uma oportunidade de desenvolvimento da aeronave A-29 Super Tucano para uma configuração NATO, com envolvimento nacional e requisitos técnicos, operacionais e de certificação a definir pela FAP, permitindo potenciar o investimento na economia nacional, através das indústrias da defesa, do apoio à inovação e ao desenvolvimento, e da manutenção do emprego qualificado já criado, reforçando a posição de Portugal no setor aeronáutico internacional e representando uma alavanca da estratégia de desenvolvimento da BTID.

(...)

https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/resolucao-conselho-ministros/88-2024-871763926


Além de que o treino avançado dos pilotos neerlandeses é na sua grande parte ou totalidade levado a cabo nos EUA, logo...


Quanto a viajar, podes ir ao teu Tracker ver se estou a atravessar o Atlântico.

 ;D

Se estiveres diz, que eu encaminho um dos drones/UAP que andam por NJ e NY para te fazer companhia.
« Última modificação: Dezembro 14, 2024, 11:33:36 am por Charlie Jaguar »
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Re: CAS
« Responder #1818 em: Dezembro 14, 2024, 12:46:39 pm »
Não é novidade nenhuma, infelizmente. Há muito que a decisão estava tomada.

Citar
Comunicado do Conselho de Ministros de 12 de dezembro de 2024

(...)

10. Após as discussões técnicas e negociais decorridas desde a autorização dada pela Resolução do Conselho de Ministros aprovada em 4 de julho de 2024, aprovou uma Resolução do Conselho de Ministros que investe cerca de 200 milhões de euros na aquisição de doze aeronaves A-29N Super Tucano, simulador de voo e bens e serviços de sustentação logística, à Embraer, S.A., e ainda a plena concretização do programa de aquisição e sustentação das aeronaves. O projeto envolverá uma forte participação da indústria portuguesa em áreas altamente tecnológicas, tendo em vista a reconfiguração das aeronaves para os padrões e especificações NATO;

(...)

https://www.portugal.gov.pt/pt/gc24/governo/comunicado-do-conselho-de-ministros?i=652

Citar
A Esquadra 103 não foi desativada, aguardando atualmente a atribuição de uma nova aeronave.

https://www.emfa.pt/esquadra-50-esquadra-103-caracois

Isto quer dizer, o que eu acho que quer dizer?  :o
 

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Re: CAS
« Responder #1819 em: Dezembro 14, 2024, 01:51:43 pm »
Não é novidade nenhuma, infelizmente. Há muito que a decisão estava tomada.

Citar
Comunicado do Conselho de Ministros de 12 de dezembro de 2024

(...)

10. Após as discussões técnicas e negociais decorridas desde a autorização dada pela Resolução do Conselho de Ministros aprovada em 4 de julho de 2024, aprovou uma Resolução do Conselho de Ministros que investe cerca de 200 milhões de euros na aquisição de doze aeronaves A-29N Super Tucano, simulador de voo e bens e serviços de sustentação logística, à Embraer, S.A., e ainda a plena concretização do programa de aquisição e sustentação das aeronaves. O projeto envolverá uma forte participação da indústria portuguesa em áreas altamente tecnológicas, tendo em vista a reconfiguração das aeronaves para os padrões e especificações NATO;

(...)

https://www.portugal.gov.pt/pt/gc24/governo/comunicado-do-conselho-de-ministros?i=652

Citar
A Esquadra 103 não foi desativada, aguardando atualmente a atribuição de uma nova aeronave.

https://www.emfa.pt/esquadra-50-esquadra-103-caracois

Isto quer dizer, o que eu acho que quer dizer?  :o

Não necessariamente. Há tempos, já no decurso deste ano, correu pela FAP que para operar os Super Tucano se poderia assistir à reativação da Esq. 101 "Panchos".

Todavia, tendo em conta que a 103 aguarda nova aeronave, e que a missão principal apontada para já será o apoio aéreo próximo, diria que reativar uma Esquadra, e já agora alocar os ST a uma Esquadra 1xx, faz pouco sentido. Veremos.
Saudações Aeronáuticas,
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Re: CAS
« Responder #1820 em: Dezembro 14, 2024, 02:25:50 pm »
JTAC
 

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Re: CAS
« Responder #1821 em: Dezembro 14, 2024, 03:06:01 pm »
Vou dizer isto:
"Holanda, estamos a pensar comprar duas ASW Frigates.
Mas queremos que vocês comprem 12 dos nossos LUS-222 e 12 Super Tucanos."

Explica-me lá como é que após ter optado pelo Pilatus PC-7 Mk.X, e estar a modernizar a sua frota de AH-64D para a mais recente versão do AH-64E, é que os Países Baixos precisariam/precisarão do Super Tucano para alguma coisa?

Vá, que eu gosto de te ver a viajar na maionese...  ::)

O saabGripen acredita que todos os negócios de Defesa funcionam assim, quando na realidade são raros os casos em que isso acontece, compras à base de "troca por troca".

Se nenhum país que produz fragatas, tiver necessidade de adquirir as ditas aeronaves, simplesmente abdicamos de ter fragatas. Isto pelo menos no cérebro da dita personagem. É a estratégia de... fazer birra.

Pior mesmo, é andar a fingir que o ST é um produto nacional, e que portanto devia ser usado como "moeda de troca" para futuras aquisições, só porque seria feita cá a instalação de equipamentos/conversão para a versão NATO.
Fazia muito mais sentido adquirir meios militares de outros países, e em troca que eles nos comprassem pasteis de nata e vinho do Porto.

Engraçado, é comparar com os NPOs, produzidos inteiramente em Portugal, e aos quais praticamente não fazemos/fizemos publicidade nenhuma para os exportar. Já os ST, que não gerariam retorno significativo, é que vamos andar por aí a vender feitos malucos.

JTAC

Ah, sim, JTAC, a desculpa esfarrapada nº 4372 para justificar o ST na FAP.

Realmente a premissa era "Fazer treino JTAC com F-16 é muito caro devido ao custo de h/voo", portanto:
-vamos gastar 200M em STs para essa missão;
-gastar mais uns quantos milhões a certificar pilotos para largar armamento destas aeronaves (centenas/milhares de h/voo);
-ao qual se soma claro, o custo de h/voo do ST para executar esta missão.

Isto tudo, claro que fica mais barato do que fazer a missão com os F-16, em que:
-temos o custo de h/voo e das munições lançadas;
-e mais nada... excepto a vantagem que os nossos pilotos de F-16 conseguem manter/reforçar as certificações/competências para ataque ar-solo, com possibilidade de utilização de um leque mais diverso de munições.

Podemos fazer umas continhas:
Vamos supor que o custo da h/voo do F-16 é de 20000€.
Vamos supor que por ano, os F-16 dedicariam 1000 h/voo a treino JTAC (valor completamente exagerado).

20000€ x 1000h = 20 milhões de € gastos anualmente em JTAC.

Só ao fim de 10 anos, neste cenário muito irrealista, é que se conseguia atingir os 200M da compra dos ST. Se com estes valores exagerados, seriam precisos 10 anos para assimilar aos 200M dos ST, então imagine-se com números mais realistas, por exemplo alocar 100h/voo por ano para JTAC.
 

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saabGripen

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Re: CAS
« Responder #1822 em: Dezembro 14, 2024, 03:07:08 pm »
Tu tens metido na tua cabeça que o ST é para CAS,  mas não é.

Uma vez mais estás enganado. Quem fala no uso da aeronave para apoio aéreo próximo (CAS) é o poder político, não eu.

Citar
Resolução do Conselho de Ministros n.º 88/2024, de 12 de julho

Autoriza o início das discussões técnicas e negociais tendo em vista a eventual aquisição, pelo Estado Português, de aeronaves A-29 Super Tucano, e a conceção e desenvolvimento da sua configuração NATO.

(...)

Revelando-se fundamental o envolvimento do Estado Português nos esforços de estabilização das organizações internacionais e alianças que o país integra, têm sido empenhadas forças nacionais destacadas em teatros de operação remotos no continente africano. O referido envolvimento tem evidenciado a importância de dispor de capacidades de Apoio Aéreo Próximo para o desenvolvimento de operações conjuntas e/ou combinadas. Em virtude de tal importância, a LPM estabeleceu como um dos seus projetos estruturantes o projeto "Aeronave de Apoio Próximo".

(...)

Tendo em vista a edificação da capacidade da Aeronave de Apoio Próximo no quadro da LPM, a avaliação de comparabilidade e adequabilidade realizada pela FAP, a cooperação entre Portugal e o Brasil nos domínios da defesa e segurança, bem como a experiência obtida no programa KC-390 Millennium e as capacidades aí desenvolvidas, existe atualmente uma oportunidade de desenvolvimento da aeronave A-29 Super Tucano para uma configuração NATO, com envolvimento nacional e requisitos técnicos, operacionais e de certificação a definir pela FAP, permitindo potenciar o investimento na economia nacional, através das indústrias da defesa, do apoio à inovação e ao desenvolvimento, e da manutenção do emprego qualificado já criado, reforçando a posição de Portugal no setor aeronáutico internacional e representando uma alavanca da estratégia de desenvolvimento da BTID.

(...)

https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/resolucao-conselho-ministros/88-2024-871763926


Além de que o treino avançado dos pilotos neerlandeses é na sua grande parte ou totalidade levado a cabo nos EUA, logo...


Quanto a viajar, podes ir ao teu Tracker ver se estou a atravessar o Atlântico.

 ;D

Se estiveres diz, que eu encaminho um dos drones/UAP que andam por NJ e NY para te fazer companhia.

Cada um vê o que quer ver.
Aqui todos focam no CAS porque é a função mais fácil de atacar.
E, para muitos foristas, atacar é fácil porque não entendem a justificação  ::) .
O ST é um aparelho CAS por natureza, mas nasceu como aparelho de treino.
Eu não me importo nada de ter STs na FAP, preparados para CAS.

Mas, para mim, no 3º Parágrafo que reproduzes aqui e que "justifica" o ST, CAS é 10% da justificação.
Se fosse 90% da justificação não haveria ST nenhum na FAP.

Agora a FAP tem STs.
Que os usem.
Mas o tal "desenvolvimento da versão NATO" vai envolver muitas mais entidades que a FAP.
Mas a FAP é que fez o estudo para a justificação.
E antes do prazo - parabéns.

Aqui no FORUM, devemos pedir para o ver.

Se calhar tu e o Subsea7 (ele já saiu do coma?) podem ajudar com isso.
E  tiramos isto a limpo.
 

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saabGripen

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Re: CAS
« Responder #1823 em: Dezembro 14, 2024, 03:21:12 pm »
A quem possa interessar:

JTAC não é uma função desempenhada pelo ST nem pelo F-16
É desempenhada por um soldado no terreno.

Treino para JTAC - esse sim é muito melhor quando feito (numa fase mais avançada do curso) em conjunto com um aparelho de...   CAS.
Nesse caso sim, o ST é muito mais barato que um F-16.
(Hoje sabemos quanto custa a reconstrução de um "core" de motor de F-16, não é? Quase tanto como um ST)

Vamos tentar ser mais rigorosos.
Há pessoas que estão aqui no forum mas não participam.
E estão aqui porque pensam que nós sabemos destas coisas.
Querem aprender.
Não devemos defraudar.

Yá?
« Última modificação: Dezembro 14, 2024, 03:49:15 pm por saabGripen »
 

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Re: CAS
« Responder #1824 em: Dezembro 14, 2024, 03:45:55 pm »

Os ultimos comentários aqui são uma tal mistela de ideias e anti-ideias que nem os entendo o suficiente para os poder comentar.

Vou dizer isto:
"Holanda, estamos a pensar comprar duas ASW Frigates.
Mas queremos que vocês comprem 12 dos nossos LUS-222 e 12 Super Tucanos."

E, de repente, Portugal is in Business.

Penso que isto sim é fácil de entender.
Yá?


ahhhhh
Descobri hoje então que o Brasil deu a Portugal a transferência tecnológica total do ST e vai-nos permitir não só construir a totalidade dos STs, como vendê-los sem a Embraer e sem o Brasil a aprovar ou negar o negócio

Não sabia por acaso
 

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Re: CAS
« Responder #1825 em: Dezembro 14, 2024, 03:49:59 pm »

Os ultimos comentários aqui são uma tal mistela de ideias e anti-ideias que nem os entendo o suficiente para os poder comentar.

Vou dizer isto:
"Holanda, estamos a pensar comprar duas ASW Frigates.
Mas queremos que vocês comprem 12 dos nossos LUS-222 e 12 Super Tucanos."

E, de repente, Portugal is in Business.

Penso que isto sim é fácil de entender.
Yá?


ahhhhh
Descobri hoje então que o Brasil deu a Portugal a transferência tecnológica total do ST e vai-nos permitir não só construir a totalidade dos STs, como vendê-los sem a Embraer e sem o Brasil a aprovar ou negar o negócio

Não sabia por acaso

Descobres cada coisa...
 

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Re: CAS
« Responder #1826 em: Dezembro 14, 2024, 03:57:59 pm »
Citar
Aqui todos focam no CAS porque é a função mais fácil de atacar.

Não. CAS é o único critério em que o ST é superior à concorrência, particularmente CAS em ambientes de baixa intensidade, a operar em pistas semi-preparadas (um nicho de missões).

Se a FAP estivesse a considerar uma aeronave para CAS complementar ao F-16 (e este critério não fosse atirado para cima da mesa à toa, ya), teria que estudar qual a aeronave mais versátil e capaz de fazer CAS em vários tipos de TOs contra vários tipos de ameaças. Portugal não se pode dar ao luxo de ter unidades combatentes de nicho.

Citar
Mas, para mim, no 3º Parágrafo que reproduzes aqui e que "justifica" o ST, CAS é 10% da justificação.
Se fosse 90% da justificação não haveria ST nenhum na FAP.

CAS não é 10% da justificação. É 50%, ou quanto muito, 33.3%, com outros dois critérios "treino avançado" e "ser Embraer", ambos com 33.3% cada.

O "CAS" nunca poderia representar 10% da justificação, quando este critério sozinho obriga a FAP a comprar o dobro das aeronaves que seriam realmente necessárias sem ele. Para treino avançado 6 bastavam.

Há que ser mais rigoroso, porque podem haver pessoas que não participam a ler, e depois são induzidas em erro.

Citar
Mas o tal "desenvolvimento da versão NATO" vai envolver muitas mais entidades que a FAP.

Não. Nem sequer está claro como é que vai ser esse processo, se vai ser feito algo de minimamente relevante, ou vai ser troca de equipamento não-NATO por equipamento NATO, que provavelmente não será produzido em Portugal. Em momento algum estarão envolvidas "muitas entidades".

Citar
Mas a FAP é que fez o estudo para a justificação.

Não houve "estudo". Um piloto teve no Brasil, testou a aeronave, e disse que "servia". Não foi realizado nenhum estudo, nenhum teste de concorrentes, nada. O estudo deve ter-se resumido a "É da Embraer?", "Sim", "Então compramos 12".

Citar
Treino para JTAC - esse sim é muito melhor quando feito (numa fase mais avançada do curso) em conjunto com um aparelho de...   CAS.
Nesse caso sim, o ST é muito mais barato que um F-16.

Só é mais barato, quando as duas aeronaves em comparação já estão em serviço, e só se está a avaliar custos de h/voo. Quando tem que se adquirir de propósito uma aeronave nova, a comparação já não se resume à h/voo, mas a todo o programa.

Citar
(Hoje sabemos quanto custa a reconstrução de um "core" de motor de F-16, não é? Quase tanto como um ST)

E o que é que isso tem a ver com os ST? Qual é a próxima comparação? Que a manutenção de uma fragata é mais cara que a de um OPV?
 

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Re: CAS
« Responder #1827 em: Dezembro 14, 2024, 05:35:05 pm »
Ministro da Defesa assina segunda-feira contrato para comprar 12 aviões Super Tucano por 200M€

https://www.dn.pt/3312282444/ministro-da-defesa-assina-segunda-feira-contrato-para-comprar-12-avioes-super-tucano-por-200m/
 

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Drecas

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Re: CAS
« Responder #1828 em: Dezembro 14, 2024, 07:50:57 pm »
Vou dizer isto:
"Holanda, estamos a pensar comprar duas ASW Frigates.
Mas queremos que vocês comprem 12 dos nossos LUS-222 e 12 Super Tucanos."

Explica-me lá como é que após ter optado pelo Pilatus PC-7 Mk.X, e estar a modernizar a sua frota de AH-64D para a mais recente versão do AH-64E, é que os Países Baixos precisariam/precisarão do Super Tucano para alguma coisa?

Vá, que eu gosto de te ver a viajar na maionese...  ::)

Não estás a perceber,

Nós vamos chegar a Amsterdão, e dizemos algo tipo

"bros, nós até compravamos umas fragatas, mas antes disso queremos que nos façam uma encomenda de uma aeronave que nós não produzimos e não temos direitos nenhuns sobre a mesma"

Pergunto-me já agora como vai funcionar este rácio de troca

A quantos ST equivale um submarino?  Também dá 2 U212CD por 12 ST? Ou tem de ser mais  ::)
« Última modificação: Dezembro 14, 2024, 07:52:14 pm por Drecas »
 
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Re: CAS
« Responder #1829 em: Dezembro 15, 2024, 01:16:08 pm »
Tu tens metido na tua cabeça que o ST é para CAS,  mas não é.

Uma vez mais estás enganado. Quem fala no uso da aeronave para apoio aéreo próximo (CAS) é o poder político, não eu.

Citar
Resolução do Conselho de Ministros n.º 88/2024, de 12 de julho

Autoriza o início das discussões técnicas e negociais tendo em vista a eventual aquisição, pelo Estado Português, de aeronaves A-29 Super Tucano, e a conceção e desenvolvimento da sua configuração NATO.

(...)

Revelando-se fundamental o envolvimento do Estado Português nos esforços de estabilização das organizações internacionais e alianças que o país integra, têm sido empenhadas forças nacionais destacadas em teatros de operação remotos no continente africano. O referido envolvimento tem evidenciado a importância de dispor de capacidades de Apoio Aéreo Próximo para o desenvolvimento de operações conjuntas e/ou combinadas. Em virtude de tal importância, a LPM estabeleceu como um dos seus projetos estruturantes o projeto "Aeronave de Apoio Próximo".

(...)

Tendo em vista a edificação da capacidade da Aeronave de Apoio Próximo no quadro da LPM, a avaliação de comparabilidade e adequabilidade realizada pela FAP, a cooperação entre Portugal e o Brasil nos domínios da defesa e segurança, bem como a experiência obtida no programa KC-390 Millennium e as capacidades aí desenvolvidas, existe atualmente uma oportunidade de desenvolvimento da aeronave A-29 Super Tucano para uma configuração NATO, com envolvimento nacional e requisitos técnicos, operacionais e de certificação a definir pela FAP, permitindo potenciar o investimento na economia nacional, através das indústrias da defesa, do apoio à inovação e ao desenvolvimento, e da manutenção do emprego qualificado já criado, reforçando a posição de Portugal no setor aeronáutico internacional e representando uma alavanca da estratégia de desenvolvimento da BTID.

(...)

https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/resolucao-conselho-ministros/88-2024-871763926


Além de que o treino avançado dos pilotos neerlandeses é na sua grande parte ou totalidade levado a cabo nos EUA, logo...


Quanto a viajar, podes ir ao teu Tracker ver se estou a atravessar o Atlântico.

 ;D

Se estiveres diz, que eu encaminho um dos drones/UAP que andam por NJ e NY para te fazer companhia.


Vou ter que dar o braço a torcer.
O Charlie Jaguar tem razão.

A FAP acaba de adquirir um aparelho para CAS.
E (um bocadinho) para uma Escola Internacional de Formção de Pilotos.

Afinal, em 2024 a FAP vê assinar um contrato para adquirir 12 caças.
Parabéns.

https://www.infodefensa.com/texto-diario/mostrar/4265391/29n


P.s.
Alguém sabe se ainda vamos adquirir o PILATUS?
« Última modificação: Dezembro 15, 2024, 01:26:18 pm por saabGripen »