Votação

Que aeronave de Apoio Aéreo Próximo para a FAP? Para missões em ambiente não contestado.

AH-1Z
7 (14.9%)
A-29N
13 (27.7%)
UH-60 DAP
20 (42.6%)
AC-295
2 (4.3%)
A-10C ex-USAF
2 (4.3%)
MH-6 Little Bird
1 (2.1%)
OH58D ex-US Army
0 (0%)
H-145 H-Force
2 (4.3%)

Votos totais: 47

Votação encerrada: Junho 02, 2023, 10:29:01 pm

CAS

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Vicente de Lisboa

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Re: CAS
« Responder #1740 em: Novembro 12, 2024, 11:12:25 am »
Os 15 ou 20 canais do Simon Whistler não são propaganda pro-Embraer. Também não são anti-Embraer. São apenas e só máquinas de gerar "conteúdos" em massa com o mínimo de originalidade para não serem técnicamente spam ou plágio de outros vídeos ou artigos. Hoje em dia o ChatGPT deve escrever metade das palavras que ele lê. Nada daquilo é sujeito ao mínimo controlo de veracidade, não há tempo para isso quando tens vídeos a sair todos os dias.
 

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mafets

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Re: CAS
« Responder #1741 em: Novembro 12, 2024, 11:19:47 am »
O Tucano na Europa não vendeu zero. E já existiam outras opções.  ;)





Saudações

P.S. https://www.aereo.jor.br/2024/10/26/lula-vai-discutir-com-meloni-compra-de-jatos-m-346-para-a-forca-aerea-e-marinha-do-brasil/

Citar
O Leonardo M-346 é um avançado jato de treinamento e ataque leve desenvolvido pela empresa italiana Leonardo S.p.A. Projetado para treinamento avançado de pilotos de combate, o M-346 possui tecnologia de última geração e é amplamente utilizado por forças aéreas em diversos países.

Sua versatilidade e capacidade de simular características de voo de caças modernos o tornam ideal para preparar pilotos para aeronaves de alto desempenho, como o F-35, Eurofighter Typhoon e F-16. Além disso, o M-346 pode ser equipado para realizar missões de ataque leve, proporcionando uma solução econômica e eficaz para forças aéreas que buscam flexibilidade operacional.

https://www.aereo.jor.br/2024/10/30/gripen-sob-ataque/

Citar
Uma aeronave LIFT, como é o caso do M346, se torna indispensável para Forças Aéreas que optaram por caças que não possuem uma versão de conversão operacional do mesmo. O exemplo mais atual é o F-35 Lightning II. Trata-se de um dos caças mais avançados da atualidade, cujas três versões existentes são todas monopostas.

Tirar um candidato a piloto de caça do T-6 Texan II e colocá-lo direto no cockpit do F-35 parece algo impensável para a USAF. Por este motivo a USAF emprega o jato de treinamento T-38 Talon, onde o candidato a F-35 continua a desenvolver suas habilidades numa aeronave com performance mais próxima dos caças de primeira linha como o F-35. Num futuro próximo o T-38 será substituído pelo Boeing/Saab T-7 Red Hawk, mas o conceito do LIFT se manterá.

Raciocínio semelhante pode ser feito com outras forças aéreas que também empregam ou empregarão o F-35, como Itália, Grécia, Polônia, Singapura e Israel. Essas quatro forças aéreas utilizam o M346 como aeronave LIFT e são responsáveis por cerca de 80% das compras do jato até aqui. Em outras palavras, o M346 se tornou uma opção de aeronave LIFT para usuários (ou possíveis usuários) de caças F-35.

Até onde se sabe a FAB não pretende adquirir o F-35. Na verdade, o futuro da aviação de caça da FAB já foi traçado por ela mesma e ele se chama F-39 Gripen. Embora o Gripen E seja um caça monomotor, a FAB fez questão de incluir no programa o desenvolvimento do modelo biposto (Gripen F) do caça tendo como objetivo criar uma aeronave de conversão operacional, capaz também de desempenhar todas as missões do monoposto.

No futuro os candidatos a piloto de caça que deixarem as unidades dotadas de A-29 Super Tucano serão avaliados no Gripen F biposto antes de seguirem para as unidades de caça de primeira linha, num sistema de treinamento que utiliza largamente os simuladores em terra (e inclui parte das missões de conversão também no monoposto – em geral, apenas o primeiro voo de cada nova missão aprendida é realizada no biposto, na sistemática da própria FAB com o F-5EM/FM).

Aliás, a Força Aérea Francesa faz algo parecido. Os alunos do curso de caça  deixam o turboélice Pilatus PC-21 e seguem direto para o Rafale biposto.
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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dc

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Re: CAS
« Responder #1742 em: Novembro 12, 2024, 04:34:26 pm »
Ou seja:
-Portugal pretende substituir os F-16 por F-35 (se não fosse o F-35, teria de ser o FCAS ou Tempest, que não se sabe se terão versão bilugar);
-logo Portugal precisará de uma aeronave a jacto para LIFT (ou pagar pelas vagas numa escola internacional);
-logo comprar 12 Super Tucano para treino avançado não faz sentido nenhum como solução temporária.

Conclusão:
-ou Portugal compra uma pequena quantidade de aeronaves a hélice como solução stop-gap (6 unidades), e depois logo se vê;
-ou Portugal adianta-se já e poupa dinheiro ao colocar pilotos numa escola internacional;
-ou Portugal opta por uma aeronave a jacto, e fica já com o assunto despachado para os próximos 30/40 anos (e para justificar o investimento, dado o nº de pilotos que forma por ano, estas aeronaves têm capacidade de combate como caça de 2ª linha).

Problema resolvido.
 
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saabGripen

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Re: CAS
« Responder #1743 em: Novembro 12, 2024, 09:28:06 pm »

Ou esperamos todos até Janeiro para ver se o Governo compra ou não Tucanos.

Problema resolvido.
 

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dc

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Re: CAS
« Responder #1744 em: Novembro 12, 2024, 11:27:31 pm »
A ideia é evitar que se tome a decisão absurda de adquirir Super Tucanos, numa quantidade desnecessariamente elevada, e a pensar num tipo de missão (CAS em África) que não faz sentido nem é prioritária para Portugal.

Adquirir primeiro os ST, e usar o cérebro depois para pensar se fazem sentido na FAP, não tem nexo.
 
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saabGripen

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Re: CAS
« Responder #1745 em: Novembro 13, 2024, 09:56:01 am »
A ideia é evitar que se tome a decisão absurda de adquirir Super Tucanos, numa quantidade desnecessariamente elevada, e a pensar num tipo de missão (CAS em África) que não faz sentido nem é prioritária para Portugal.

Adquirir primeiro os ST, e usar o cérebro depois para pensar se fazem sentido na FAP, não tem nexo.


Em Portugal, nada é adquirido "numa quantidade desnecessariamente elevada".
Nunca.
A quantidade a adquirir de STs será a quantidade mínima que serve os objectivos acordados - ou menos.
Objectivos esses que o dc desconhece de uma forma "desnecessariamente elevada", coisa que demonstra no seu comentário ... e que o CharlieJaguar, estranhamente, agradece.

Vamos esperar até Janeiro para ver se o Governo compra algum e para saber quais os objectivos que a compra pretende atingir.
Neste momento, devemos encarar o projecto como uma oportunidada a analisar, mas não pelo dc do Forum Defesa.
O CEMFA está a tratar disso.
Se o CharlieJaguar o vir aí por Lisboa, que lhe pergunte como vai a análise e que te informe a ti dc.

Depois já nos podes informar a nós aqui no Forum.
Coisa que o CJ não pode.  ::)
Posso te tratar por CJ?

Obrigado por esse vosso futuro esforço.
« Última modificação: Novembro 13, 2024, 10:03:25 am por saabGripen »
 

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sivispacem

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Re: CAS
« Responder #1746 em: Novembro 13, 2024, 11:32:48 am »
A ideia é evitar que se tome a decisão absurda de adquirir Super Tucanos, numa quantidade desnecessariamente elevada, e a pensar num tipo de missão (CAS em África) que não faz sentido nem é prioritária para Portugal.

Adquirir primeiro os ST, e usar o cérebro depois para pensar se fazem sentido na FAP, não tem nexo.


Em Portugal, nada é adquirido "numa quantidade desnecessariamente elevada".
Nunca.
A quantidade a adquirir de STs será a quantidade mínima que serve os objectivos acordados - ou menos.
Objectivos esses que o dc desconhece de uma forma "desnecessariamente elevada", coisa que demonstra no seu comentário ... e que o CharlieJaguar, estranhamente, agradece.

Vamos esperar até Janeiro para ver se o Governo compra algum e para saber quais os objectivos que a compra pretende atingir.
Neste momento, devemos encarar o projecto como uma oportunidada a analisar, mas não pelo dc do Forum Defesa.
O CEMFA está a tratar disso.
Se o CharlieJaguar o vir aí por Lisboa, que lhe pergunte como vai a análise e que te informe a ti dc.

Depois já nos podes informar a nós aqui no Forum.
Coisa que o CJ não pode.  ::)
Posso te tratar por CJ?

Obrigado por esse vosso futuro esforço.

A compra de um único ST já seria "desnecessariamente elevada", por tal ser desprovida de sentido como já se provou à saciedade aqui 'n' vezes. Não vou repetir nenhum dos argumentos.

Os "objectivos acordados" é que nunca foram oficialmente explicados. Pudera....

Resta-nos esperar por parecer onde o bom-senso da parte do CEMFA esteja presente, que deverá produzir um relatório negativo e que até poderá delicadamente alegar que aquilo que fazia sentido em 2019 - ano em que terá sido feita uma primeira avaliação da compra do ST, se não estou em erro - já deixou de fazer, face às novas realidade geopolíticas e estratégicas bla bla bla!

Dedos cruzados, pela minha parte!!
Cumprimentos,
 

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sivispacem

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Re: CAS
« Responder #1747 em: Novembro 13, 2024, 02:46:40 pm »

Outra vez arroz??? Isto já tinha sido postado aqui pelo LM (ver página anterior)
Cumprimentos,
 
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Re: CAS
« Responder #1748 em: Novembro 13, 2024, 03:59:09 pm »
 

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Ghidra

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Re: CAS
« Responder #1749 em: Novembro 13, 2024, 10:26:20 pm »
Ou seja:
-Portugal pretende substituir os F-16 por F-35 (se não fosse o F-35, teria de ser o FCAS ou Tempest, que não se sabe se terão versão bilugar);
-logo Portugal precisará de uma aeronave a jacto para LIFT (ou pagar pelas vagas numa escola internacional);
-logo comprar 12 Super Tucano para treino avançado não faz sentido nenhum como solução temporária.

Conclusão:
-ou Portugal compra uma pequena quantidade de aeronaves a hélice como solução stop-gap (6 unidades), e depois logo se vê;
-ou Portugal adianta-se já e poupa dinheiro ao colocar pilotos numa escola internacional;
-ou Portugal opta por uma aeronave a jacto, e fica já com o assunto despachado para os próximos 30/40 anos (e para justificar o investimento, dado o nº de pilotos que forma por ano, estas aeronaves têm capacidade de combate como caça de 2ª linha).

Problema resolvido.
Uma aeronave a jato como o fa-50 ou m346fa pode substituir  o f 35 em missões simples. O f16 da FAP não vai durar para sempre e no meu ponto de vista substituir todos os caças pelo f35 é um erro. A própria Polónia vai de f35 e fa50... Devíamos já pensar nisso quando se adquirir a aeronave de treinamento avançado e pensar no futuro podemos comprar mais para caças de 2 linha...
« Última modificação: Novembro 13, 2024, 10:46:36 pm por Ghidra »
 

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Charlie Jaguar

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Re: CAS
« Responder #1750 em: Novembro 14, 2024, 11:27:10 am »
Se o CharlieJaguar o vir aí por Lisboa, que lhe pergunte como vai a análise e que te informe a ti dc.

Depois já nos podes informar a nós aqui no Forum.
Coisa que o CJ não pode.  ::)
Posso te tratar por CJ?

Tantas menções ao meu nickname por estes dias um pouco por todo o FD. Serão saudades ou pena de não te dar nenhum like? De qualquer forma fico emocionado por te lembrares sempre de mim, obrigado por isso "Gripas".  :mrgreen:
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
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Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

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mafets

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Re: CAS
« Responder #1751 em: Novembro 14, 2024, 11:55:53 am »
12 Super Tucano com a média de disponibilidade da FAP a rondar os 55% ficam cerca de 7. Se mandarem 4 para qualquer lado ficam 3 para formação? Parece-me ilógico.

Saudações

P.S. O 346 faz as mesmas funções do ST. Se o futuro na FAP passa pelo F35 a lógica é optar por um aparelho que possa fazer a função de treino avançado e de complemento à frota de caças, por exemplo em intercepção ou apoio aproximado.  Mas mesmo 12 aparelhos não é um numero que dê para tudo.

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Re: CAS
« Responder #1752 em: Novembro 14, 2024, 03:24:24 pm »
12 Super Tucano com a média de disponibilidade da FAP a rondar os 55% ficam cerca de 7. Se mandarem 4 para qualquer lado ficam 3 para formação? Parece-me ilógico.

Saudações

P.S. O 346 faz as mesmas funções do ST. Se o futuro na FAP passa pelo F35 a lógica é optar por um aparelho que possa fazer a função de treino avançado e de complemento à frota de caças, por exemplo em intercepção ou apoio aproximado.  Mas mesmo 12 aparelhos não é um numero que dê para tudo.



X 2
Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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MMaria

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Re: CAS
« Responder #1753 em: Novembro 17, 2024, 02:48:15 pm »
Sugestão de esquema da cores para quando chegar a vossa vez, que tal ficaria com a Cruz de Cristo em lugar da escarapela guarani?

Paraguay firma el préstamo con el BNDES de Brasil para finalizar la compra de los aviones de ataque A-29 Súper Tucano



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« Última modificação: Novembro 17, 2024, 02:50:35 pm por MMaria »
Duvidar faz-te pensar... acreditar sem duvidar faz-te um fanático.
 

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Cabeça de Martelo

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Re: CAS
« Responder #1754 em: Novembro 19, 2024, 12:26:33 pm »
Sugestão de esquema da cores para quando chegar a vossa vez, que tal ficaria com a Cruz de Cristo em lugar da escarapela guarani?

Paraguay firma el préstamo con el BNDES de Brasil para finalizar la compra de los aviones de ataque A-29 Súper Tucano



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7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.