Plataforma Naval Multifuncional

• 2086 Respostas
  • 392084 Visualizações
*

saabGripen

• Investigador
  • 1861
  • Recebeu: 267 vez(es)
  • Enviou: 103 vez(es)
  • +1076/-1877
Re: Plataforma Naval Multifuncional
« Responder #1095 em: Novembro 24, 2023, 09:26:09 pm »
Muito pessoal está a deixar-se levar por questões pessoais com os envolvidos na escolha ou com a Marinha de forma geral. Analisem o projeto pelo projeto em si e nada mais.

O que eu penso que vai acontecer com este navio é que vai ser usado para construir um maior, talvez, 120 a 150 mts, provavelmente mais largo para poder albergar mais helis, com construção de caráter militar, redundâncias de propulsão e C2 e com substituição de alguns elementos (grua, catapulta, por exemplo) por algo mais militar como Ciws ou Searam ou canhão. E depois a Damen poderá fazer as alterações necessárias ao interior e aprender de potenciais erros na estrutura para construir algo na ordem dos 300M ou 400M para navio comando e/ou substituição de fragatas.
Tenho algumas dúvidas sobre o aumento das dimensões mas é uma possibilidade.

Estou de acordo.
É uma possibilidade

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11451
  • Recebeu: 2562 vez(es)
  • Enviou: 3651 vez(es)
  • +942/-1084
« Responder #1096 em: Novembro 24, 2023, 10:40:27 pm »

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

saabGripen

• Investigador
  • 1861
  • +1076/-1877
« Responder #1097 em: Novembro 24, 2023, 10:51:15 pm »
Mas vocês ainda não perceberam que isto é um mini LPD disfarçado de navio hidrográfico?

Está la tudo, 100+ 200 (fuzileiros...nem sei se temos tantos), heli, lancha de desembarque,  zebros, "ambulâncias " e por aí fora.

Percebo, mas acho um erro andarmos a brincar com fundos da EU e tentar passar despercebidos

Ninguém anda a tentar passar despercebido de nada.
Este navio vai servir para exactamente tudo o que foi prometido á EU, e mais nada.

Só que "por coincidência  ---pisca-o-olho pisca-o-olho  8) " também serve perfeitamente para testar soluções para criar um futuro navio de combate para a Marinha. E fica barato.

Caso não saibam, países com enormes indústuias militares usam fundos europeus da bazuca-do-covide em programas ligados a essa indústrias. Isto não tem nada que admirar porque é uma indústria que gera enormes receitas de exportação para fora da EU - e a EU apoia alegremente.

Para Portugal é novidade.
Porquê? porque até há pouco tinhamos quase zero Indústria de Defesa.

Hoje estamos a usar mais fundos de EU nesta área;

- Plataforma Naval
- O ARX da TEKEVER
- O novo "Avião 100% português
- Uma constelação de satélites português
- O projecto do "Soldado do Futuro"
- Koalas e Blackhawks

O pessoal aqui do FD é que tem a mania de considerar tudo isto como "fraude" e não entende que só assim é que Portugal sai da cepa torta.
« Última modificação: Novembro 24, 2023, 10:55:47 pm por saabGripen »

*

saabGripen

• Investigador
  • 1861
  • +1076/-1877
« Responder #1098 em: Novembro 24, 2023, 11:19:48 pm »
Sugestão:

Olhem para as fotos da apresentação e digam como se poderá armar o BIMBALHÂO que virá a seguir.

- Onde cabe um EH101 cabem dois Wildcat...
- Acrescentando 10m á frente da ponte dá para uma VLS para ESSM.
- Em cima da ponte, uma Millenium Gun.

... e temos uma Fragata que transporta 250 Fuzileiros com os respectivos Toyota Land Cruiser.

Querem melhor?
« Última modificação: Novembro 24, 2023, 11:21:13 pm por saabGripen »

*

Drecas

• Investigador
  • 2339
  • Recebeu: 999 vez(es)
  • Enviou: 201 vez(es)
  • +556/-223
« Responder #1099 em: Novembro 25, 2023, 12:14:41 am »
Fragata?

Boa piada I guess

*

os_pero

• Analista
  • 688
  • Recebeu: 266 vez(es)
  • Enviou: 94 vez(es)
  • +1405/-92
« Responder #1100 em: Novembro 25, 2023, 02:21:00 am »
Não me digas que as multiplas possibilidades de utilização apresentadas ainda não são suficientes?
Investigação cientifica,  hidrográfico, vigilância, meteorologia, apoio médico,  protecção civil, transporte...
São demais. 130 milhões para um navio que não é desenhado para fazer nenhuma dessas funções em especial mas é suposto ser capaz de as suportar todas?
É muito dinheiro para ser apenas uma experiência, não é dinheiro suficiente para ter tantas funções a um nível sério.

Eu concordo consigo, impigiram tanta missão que até vai dar pena ouvir depois a indignação quando ficar maior parte do tempo parado no Alfeite.

Nós nem para o que realmente importa não temos verbas quanto mais para ter 200 dias por ano um navio no mar para motivos cientificos (Nada contra, bem pelo contrário), só não percebo é certo pessoal comer tantos gelados com a testa.

então que meteorologia fazer? tem algum radar meteorologico? Ou vão lançar balões do convés?

Apoio médico? ainda não vi informação alguma sobre a capacidade médica do bixo, terá algum hospital ou clinica ou até sala de cirugia?

Protecção civil e transporte, é possivel transportar alguma lancha de desembarque no mesmo e/ou receber lanchas de desembarque e descarregar material nas mesmas enquanto estão no mar? É que pelas imagens tm 5 mt de calado, ou seja vai ficar sempre dependente de ter um porto para atracar. Em caso de necessidade não haverá navios civis com mais capacidade de fazerem a mesma missão de transporte?

Em relação ao hidrogáfico quero ver reposicionarem boias com esse navio.

Em relação ao patrulhamento e ao porta drones, será interessante ver se vão realmente conseguir implementar a doutrina e quais os beneficios que daí vem. Ou se acontece com o mesmo que os drones da FAP em que criaram todo um mediatismo e até agora a FAP não consegui cumprir com as expectativas (culpa talvez de quem meteu as expectativas demasiado altas, algo que a meu ver está a acontecer o mesmo com este navio)

Não se torture com tantas duvidas. Uma vez que Portugal decidiu este projecto devemos dar o nosso apoio.

Mas isto é algum clube de Futebol para dar apoio? Mas eu agora ando a pagar impostos para comer gelados com a testa?

*

Red Baron

• Investigador
  • 2914
  • Recebeu: 600 vez(es)
  • Enviou: 367 vez(es)
  • +174/-475
« Responder #1101 em: Novembro 25, 2023, 06:48:34 am »
Porque é que a Bimby vai operar com helicopteros orgânicos do tipo NH-90?
 ::)

*

legionario

• Investigador
  • 1723
  • Recebeu: 403 vez(es)
  • Enviou: 414 vez(es)
  • +402/-7194
« Responder #1102 em: Novembro 25, 2023, 08:50:50 am »
Não me digas que as multiplas possibilidades de utilização apresentadas ainda não são suficientes?
Investigação cientifica,  hidrográfico, vigilância, meteorologia, apoio médico,  protecção civil, transporte...
São demais. 130 milhões para um navio que não é desenhado para fazer nenhuma dessas funções em especial mas é suposto ser capaz de as suportar todas?
É muito dinheiro para ser apenas uma experiência, não é dinheiro suficiente para ter tantas funções a um nível sério.

Eu concordo consigo, impigiram tanta missão que até vai dar pena ouvir depois a indignação quando ficar maior parte do tempo parado no Alfeite.

Nós nem para o que realmente importa não temos verbas quanto mais para ter 200 dias por ano um navio no mar para motivos cientificos (Nada contra, bem pelo contrário), só não percebo é certo pessoal comer tantos gelados com a testa.

então que meteorologia fazer? tem algum radar meteorologico? Ou vão lançar balões do convés?

Apoio médico? ainda não vi informação alguma sobre a capacidade médica do bixo, terá algum hospital ou clinica ou até sala de cirugia?

Protecção civil e transporte, é possivel transportar alguma lancha de desembarque no mesmo e/ou receber lanchas de desembarque e descarregar material nas mesmas enquanto estão no mar? É que pelas imagens tm 5 mt de calado, ou seja vai ficar sempre dependente de ter um porto para atracar. Em caso de necessidade não haverá navios civis com mais capacidade de fazerem a mesma missão de transporte?

Em relação ao hidrogáfico quero ver reposicionarem boias com esse navio.

Em relação ao patrulhamento e ao porta drones, será interessante ver se vão realmente conseguir implementar a doutrina e quais os beneficios que daí vem. Ou se acontece com o mesmo que os drones da FAP em que criaram todo um mediatismo e até agora a FAP não consegui cumprir com as expectativas (culpa talvez de quem meteu as expectativas demasiado altas, algo que a meu ver está a acontecer o mesmo com este navio)

Não se torture com tantas duvidas. Uma vez que Portugal decidiu este projecto devemos dar o nosso apoio.

Mas isto é algum clube de Futebol para dar apoio? Mas eu agora ando a pagar impostos para comer gelados com a testa?

Não é uma equipa de futebol, é uma seleção nacional que devemos apoiar, quer gostemos ou não das escolhas do selecionador.
Aliàs até me lembrei de escrever isto inspirado numa das suas publicações noutro tópico...já se esqueceu talvez ?   :)
"De joelhos diante de Deus, de pé diante dos homens"
António Ferreira Gomes, bispo

*

Charlie Jaguar

• Investigador
  • 6757
  • Recebeu: 7429 vez(es)
  • Enviou: 5042 vez(es)
  • +10183/-2923
« Responder #1103 em: Novembro 25, 2023, 09:57:41 am »
Vai para aqui uma infestação ultimamente... ::)

Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, Subsea7

*

Pescador

• Investigador
  • 5469
  • Recebeu: 3600 vez(es)
  • Enviou: 3026 vez(es)
  • +5962/-3823
« Responder #1104 em: Novembro 25, 2023, 11:05:55 am »
Não sou construtor naval embora no passado tenha participado na construção de uma Aiola e de uma Chata, mas fiquei surpreso que podemos agarrar num navio qualquer e meter misseis e helicópteros e ficamos com uma Fragata.
Os estupidez dos outros em não chegar lá.
Que tal um porta contentores para isso? Ou um navio de carregar cereais, assim metem elevadores para fazer subir os helicópteros vindo do interior, sem esquecem as células de misseis que pode levar ali enfiadas. E claro uma abertura de saída de viaturas  e outras para motos de água e lanchas a sair de uma rampa baixa lateral

Ideias não faltam c...  :bang:
« Última modificação: Novembro 25, 2023, 11:32:21 am por Pescador »

*

CruzSilva

• Investigador
  • 1712
  • Recebeu: 687 vez(es)
  • Enviou: 2611 vez(es)
  • +904/-149
« Responder #1105 em: Novembro 25, 2023, 11:11:38 am »
Não sou construtor naval embora no passado tenha participado na construção de uma Aiola e de uma Chata, mas fiquei surpreso que podemos agarrar num navio qualquer e meter misseis e helicópteros e ficamos com uma Fragata.
Os estupidez dos outros em não chegaram lá.
Que tal um porta contentores para isso? Ou um navio de carregar cereais, assim metem elevadores para fazer subir os helicópteros vindo do interior, sem esquecem as células de misseis que pode levar ali enfiadas e claro. E claro uma abertura de saída de viaturas  e outas para motos de água e lanchas a sair de uma rampa baixa lateral

E essa afirmação de fragata ainda fica mais engraçada quando basta olhar para o convés para se perceber que este navio de fragata nada tem. Agora as fragatas têm um convés que serve para lançar e aterra aeronaves?  ::) Enfim...
« Última modificação: Novembro 25, 2023, 11:12:23 am por CruzSilva »
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."

*

Pescador

• Investigador
  • 5469
  • Recebeu: 3600 vez(es)
  • Enviou: 3026 vez(es)
  • +5962/-3823
« Responder #1106 em: Novembro 25, 2023, 11:31:46 am »
Os estupidez dos outros em não chegaram lá.
Que tal um porta contentores para isso? Ou um navio de carregar cereais, assim metem elevadores para fazer subir os helicópteros vindo do interior, sem esquecem as células de misseis que pode levar ali enfiadas e claro. E claro uma abertura de saída de viaturas  e outas para motos de água e lanchas a sair de uma rampa baixa lateral

E essa afirmação de fragata ainda fica mais engraçada quando basta olhar para o convés para se perceber que este navio de fragata nada tem. Agora as fragatas têm um convés que serve para lançar e aterra aeronaves?  ::) Enfim...

E o pior que é que no desenho futurista da tal fragata possível baseado na bimby é isso mesmo que mostra. Um navio com um deck imenso a lançar drones. Melhor só o navio ser drone comandado da Base Naval. Assim era sempre chão e sem vento

Não dá para comprar um porta helicópteros em segunda mão e fazer uma fragata tuguisse?

Adianto já uma ideia, peguem numa mota de água e façam um drone kamikaze
Não precisam agradecer
« Última modificação: Novembro 25, 2023, 11:33:57 am por Pescador »

*

P44

• Investigador
  • 21382
  • Recebeu: 6901 vez(es)
  • Enviou: 7930 vez(es)
  • +8077/-12649
« Responder #1107 em: Novembro 25, 2023, 11:39:49 am »
https://www.navalnews.com/naval-news/2023/11/portuguese-navy-signs-contract-with-damen-for-innovative-multi-purpose-vessel/

Damen has developed this 107-metre long Multi-Purpose Vessel based on the specific requirements of the Portuguese Navy. The resulting design is truly a multi-purpose platform, with primary mission roles including oceanic research, search and rescue, and emergency relief in addition to maritime safety and naval support operations. To this end, the vessel will be capable of deploying unmanned drones and helicopters.

"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas

*

sivispacem

• Investigador
  • 1423
  • Recebeu: 797 vez(es)
  • Enviou: 810 vez(es)
  • +436/-492
« Responder #1108 em: Novembro 25, 2023, 12:18:16 pm »
https://www.navalnews.com/naval-news/2023/11/portuguese-navy-signs-contract-with-damen-for-innovative-multi-purpose-vessel/

Damen has developed this 107-metre long Multi-Purpose Vessel based on the specific requirements of the Portuguese Navy. The resulting design is truly a multi-purpose platform, with primary mission roles including oceanic research, search and rescue, and emergency relief in addition to maritime safety and naval support operations. To this end, the vessel will be capable of deploying unmanned drones and helicopters.

Então isto é bicho para ter â roda de 2400t de deslocamento, não?
Cumprimentos,

*

P44

• Investigador
  • 21382
  • Recebeu: 6901 vez(es)
  • Enviou: 7930 vez(es)
  • +8077/-12649
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas