Isto é apenas a minha opinião, e volto a dizer que este navio não tem nem deve estar armado
Mas é com estas frases que está o grande problema disto tudo e estas milhentas confusões
Primeiro, verdade seja dita acho que está errado.
Segundo, para mim isto é andar a enganar as pessoas para nada, Gouveia e Melo só tinha de dizer, isto é um hidrográfico e será feito assim pelas razões y e z cientificas
Infelizmente insiste em misturar tudo, e mantém a panca dos drones e que vão substituir as fragatas
Uma conversa que pertence a discussões sobre as fragatas mas aqui, para mim, é só mesmo para confundir
Completamente desnecessário na minha opinião

Tudo dito aqui. É uma navio civil na sua essência e o Picas teima em vender como substituto ou base de substituto de fragatas. Até entendo que exista uma grande facção admiradora de ...Marinha civil para dar tachos, empregos, carreiras , turismo remunerado. Mas depois quem vai fazer a outra parte? a GNR?
Não tem ponta por onde se lhe veja que dali saia Fragatas ou substitutos destas, nem que lhe metam 30 drones ou 50
O facto de ter 46 tripulantes e 42 cientistas diz o que é e nada mais. Mesmo que obviamente leve duas ou três equipas de fuzileiros para a lanchas. E claro a tal capacidade para recolher uma centena de refugiados de catástrofes.
Drones na Marinha, tudo modelos civis, sejam aéreos ou outros. Pesquisa vigilância
Mas qual a dúvida.
Só o Picas e outros vendedores alegam mais que isso.
Será pago por outros em grande parte, ok, melhor, mas não agigantem onde não há nada para agigantar.
Tem importância? Claro que tem, como outros hidrográficos têm, na base da ciência. Este acrescenta dois helicópteros, que pensei poderem ser Merlin e não médios, algumas viaturas, falam de ambulâncias, se calhar podem ser ST5, resta saber o peso unitário das viaturas e, capacidade de numero substancial de passageiros pontuais em situações catástrofe. Não será o único navio para isso, nem meio.
Acrescenta algo ao aspecto operacional tão vendido neste assunto? Pouco, numa Marinha com dois meios operacionais com relevância, os submarinos.
Por isso o Picas diz que as fragatas actuais são meios de elevada complexidade tecnológica. E mais grave disse no caso das VdG
Tanto como o meu telemovel de 200 euros é para mim. É muito relativo