KC-390 na FAP

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mayo

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4695 em: Outubro 17, 2025, 09:19:56 am »
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10H de diferença entre o KC e o C ? Só se forem de Concorde ! 

10H de diferença na viagem completa, que inclui a travessia do Atlântico e a perna Providence/Alabama. Ida e volta.
Contas por alto.

Não sei se são 10H, eu diria mais de 6H a 8H, e ter em conta que o KC gasta entre 1T a 1,5T a mais que o C  a hora !
Era preciso ter aqui um piloto de da FAP para ver !

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yuwanko

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4696 em: Outubro 17, 2025, 10:45:22 am »
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...é a primera coisa que vê uma Cia aérea quando escolhe um motor para os seus aviões

Caro mayo, disseste bem, o motor.
Isso no caso de existir mais do que uma opção de motor para o mesmo modelo.

Quando uma companhia aérea decide entre um 320 ou um 737, tem uma visão mais abrangente.  O motor, lugares, carga, eficiência (que é influenciada pelos motores, aerodinâmica, materiais...), custo, custos operacionais, manutenção,  prazos de entrega...

O que estamos a discutir é diferente.

Saiu de Portugal um KC-390 para ir aos Estados Unidos carregar um helicóptero com cerca de 6t.

Um determinado trajecto realizado em determinado tempo.

Alguém questionou se o C130-H poderia ter feito o mesmo? E se custaria mais ou menos?

Partindo do princípio que o heli também cabia no C130H,  a primeira diferença seria o tempo necessário. Mais cerca de 10 horas de voo.

A partir daí é matemática. Um consome x durante y horas.

Outro z durante k horas, que são mais 10 do que y.

Fazendo as contas, além de mais rápido, o KC-390 é mais económico.

Até pode acontecer do motor do C130H ser mais eficiente do que o do KC-390.  Mas o avião, neste tipo de missão, não é.
Por serem 2 vs 4, o avião mais lento, e a diferença de consumo por unidade (motor) não ser suficientemente mais baixa para compensar essas duas situações.

Abraço

Ele já percebeu, custou mas chegou lá.

No entanto é daquelas pessoas que nunca dá o braço a torcer, se achasse que tinha razão já estaria aos gritos, a ofender toda a gente e a colocar emojis a bater com a cabeça na parede.

Agora, como não tinha razão e é matematicamente facilmente comprovável, vai agarrar-se a todos os pormenores para desviar o assunto  ;D

Não sei se retiro ou não o que disse.

Ou o QI de 500 não chega a conceitos matemáticos básicos ou nunca vai mesmo admitir que errou, mesmo com as contas à frente....

Já vi que há aqui especialistas do V2500 !

Sabem quanto é que bebe um V2500 por hora ? Não ! Sabem qual é o consumo dele a descolagem ? Não ! ( por a caso eu sei , porque já voei A-320/21 com eles ) !

O método até aqui para ver o consumo dum motor é o SFC ( Specific Fuel Consumption ), mas já vi que aqui no forum, já descobriram outro método  !

Algem aqui já atrevessou o Atlantico ? Parece-me que não ! 10H de diferença entre o KC e o C ? Só se forem de Concorde !

Enfim, acreditem o que quiserem ! Para mim está tudo OK !  :mrgreen:

Não é preciso ser especialista em V2500 ou 2600 para conseguir fazer cálculos matemáticos relativamente simples.
 

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mayo

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4697 em: Outubro 17, 2025, 12:13:47 pm »
Sim , o C vai sempre gastar menos combustível para voar a mesma distança que o KC ! Seja qual for a configuração !

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Claust

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4698 em: Outubro 17, 2025, 12:29:06 pm »
Sim , o C vai sempre gastar menos combustível para voar a mesma distança que o KC ! Seja qual for a configuração !
Segundo o ChatGPT
Cálculo (assunções explícitas)

Escolhi um exemplo prático (origem costa leste dos EUA — JFK → Lisboa, 2 927 nmi) para poder dar números comparáveis. Se a origem for mais a oeste (p. ex. Chicago, Texas, Califórnia) os valores e necessidades de reabastecimento mudam — mas o princípio mantêm-se.

Assunções:

KC-390: consumo de cruzeiro 3.200 kg/h; velocidade verdadeira de cruzeiro usada no teste ~425 kt (FlightGlobal).
Flight Global

C-130H: consumo de cruzeiro representativo 5.000 lb/h = 2.268 kg/h (valor operativo típico citado por tripulações em fóruns/AFMAN — reconheço variabilidade). velocidade de cruzeiro 292 kt.
pprune.org
+1

Calcula-se combustível por milha náutica (kg/nmi):

KC-390: 3.200 kg/h ÷ 425 kt ≈ 7,53 kg/nmi.

C-130H: 2.268 kg/h ÷ 292 kt ≈ 7,76 kg/nmi.

Multiplicando pela distância JFK→LIS ≈ 2.927 nmi:

KC-390: 7,53 × 2.927 ≈ 22.050 kg de combustível (ordem de magnitude).

C-130H: 7,76 × 2.927 ≈ 22.720 kg de combustível.

Resultado: diferença ≈ 600–700 kg a favor do KC-390 (KC-390 usa menos).

Observações importantes / limitações

Grandes incertezas: o consumo real depende muito de peso à partida, carga útil, configuração de tanques auxiliares, altitude de cruzeiro, ventos (jet stream), perfil de missão, procedimentos de empresa/força aérea e reservas obrigatórias. Esses números são estimativas com base em dados publicados e relatos de voo.
Flight Global
+1

KC-390 é um jato moderno (dois turbofans) — consome mais por hora, mas vai muito mais depressa → tende a ser mais eficiente por distância (kg/nm) em rotas longas de cruzeiro.
Flight Global

C-130H é turboprop mais antigo — menor velocidade e eficiência aerodinâmica comparada ao KC-390; por isso, por milha tende a gastar um pouco mais, mesmo com menor fluxo por motor.
winair.ca
+1

Ferry range / necessidade de escalas: dependendo da origem nos EUA, o C-130H pode exigir mais escalas/reabastecimentos; o KC-390 com tanques auxiliares (ferry) tem autonomia competitiva/ferry range maior, o que também influencia logística e combustível total (tankering).
The Air & Space Power Association
+1

Se a origem for muito a oeste (ex.: Los Angeles) a conclusão pode variar — neste exemplo (costa leste) o KC-390 sai vencedor por margem pequena. Para uma resposta exacta precisa-se de origem exacta, peso, vento e perfil de reserva.

Conclusão direta

Com um voo típico JFK → Lisboa e usando valores de cruzeiro publicados/operacionais, o KC-390 gastaria ligeiramente menos combustível (pela ordem de algumas centenas de kg) do que um C-130H, principalmente porque o KC-390 cobre a mesma distância a maior velocidade e com melhor eficiência por milha.
Flight Global
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4699 em: Outubro 17, 2025, 04:51:33 pm »
Estava a falar do C-130J. Que não tem o mesmo consumo que o H !

Esses são numero para cruzeiro, esqueceram -se da parte descolagem, que têem um factor decisivo nos cálculos !

Por isso é que existe o SFC para ter uma visão neutral do desempenho dos motores !

Gostava de ter a opinião de um piloto que voou os dois modelos !

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Galicia

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4700 em: Outubro 17, 2025, 06:19:41 pm »
Sem dúvida!  Num voo de 10 horas vai ser o consumo na descolagem (menos de 1 minuto) e na subida inicial (uns 20 minutos) que vai fazer toda a diferença....

Isto de "pilotos" com QI de 35...   :mrgreen: :mrgreen:
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4701 em: Outubro 17, 2025, 07:00:55 pm »
Sem dúvida!  Num voo de 10 horas vai ser o consumo na descolagem (menos de 1 minuto) e na subida inicial (uns 20 minutos) que vai fazer toda a diferença....

Isto de "pilotos" com QI de 35...   :mrgreen: :mrgreen:

Já acabaste o turno  no Aldi ? O que é que tu percebes de aviões ? Nada !   

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mayo

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4702 em: Outubro 17, 2025, 07:06:51 pm »
Quando voar com um antigo da 501, vou lhe fazer a pergunta. Depois meterei a resposta aqui !
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4704 em: Outubro 17, 2025, 08:00:14 pm »
Já acabaste o turno  no Aldi ? O que é que tu percebes de aviões ? Nada !   

Agora é que percebi!   Este tótó é que deve trabalhar como segurança!

O Lidl não é dos maiores em frança?   Além de que a maioria dos lunáticos de extrema-direita trabalha neste tipo de profissões.

Não é preciso ter vergonha, é um trabalho honesto.