Quantos hardpoints o Boeing 737-800 tem? ou quantos torpedos o Boeing 737-800 carrega internamente?
Aplicando a sua forma de pensar converter um Boeing 737-800 no P-8 seria a pior solução e ia ser limitado e caro, ... contudo o P-8 é um excelente avião.
Você (nós) não sabe nada mas sobre a suposta nova versão do Kc-390, mas já sabemos que não vale de nada e é limitado e vai ser caro.
Rapaz, a versão ISR do KC-390 aparenta ser uma variante configurável do 390 normal, mantendo a capacidade interna de carga. A única dúvida, é que outras modificações precisa para ISR, se é tipo os C-295 VIMAR/MPA (com modificações óbvias para receber o radar e FLIR) ou se vai ser só os módulos internos e pylons externos.
Se for esta opção, ou seja, um 390 nacional poder ser facilmente configurável para ISR, ok. Se as modificações necessárias forem extensas o suficiente ao ponto de ser necessário adquirir mais aeronaves, então não faz sentido comprar só para a variante ISR, havendo outras propridades onde gastar tanto dinheiro.
Neste caso, toda e qualquer limitação conhecida pelo C-390, aplicar-se-á a uma variante ISR com módulos.
Não há paralelismo entre a versão apresentada, com um P-8.
Para colocar em perspectiva, originalmente o custo unitario do P-8, rondava o dobro do custo do avião no qual se baseia. Fazer o mesmo com o 390, inventando um "P-390" com tremendas modificações, que tente ser comparável ao P-8, nunca vai ser barato, por mais que tentes usar a cartada do "não se sabe". Os custos do P-8 só se reduziram, devido à economia de escala.
Portanto a versão ISR "improvisada", será sempre inferior a um MPA dedicado. Um P-390 que seja comparável ao P-8 ou P-1, será sempre bastante caro, e aí já entram factores como a produção em escala, custos de desenvolvimento, equipamento da aeronave, etc.
Entretanto, o preço do simulador do KC-390, é estupidamente caro, não?