KC-390 na FAP

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Lampuka

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4095 em: Abril 02, 2025, 06:29:55 pm »
João Pereira
 

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Ghidra

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4096 em: Abril 02, 2025, 10:03:32 pm »
Louvo a inovação da Embraer, afinal o KC-390 é uma plataforma relativamente jovem ainda e com muito potencial por explorar. E nós, enquanto operadores do Millennium, só temos é de adotar as inovações que nos trouxerem benefícios operacionais, de modo a tornar este sistema de armas ainda mais polivalente.

Dito isto, a posição geográfica e área de responsabilidade a cargo de Portugal não se compadece com a adoção duma plataforma adaptada de um avião de transporte tático. Para nós será sempre necessário uma aeronave especializada e com longo endurance, e se não for o Boeing P-8A Poseidon então que seja o Airbus A321XLR MPA, cuja construção europeia e data estimada de entrada em serviço assenta que nem uma luva às nossas necessidades.
Não vejo incompatibilidades entre o Kc390 e o a321... Se a Fap tiver 4 A321 e em caso necessidade ter kits para aumentar a frota com kc390 que é um avião já opera sem mais custos é um win-win...
Vejo é com kc390 com varias funções + o lus222 o papel do C295 é cada vez mais diminuto...
Para mim 2 a-400,  6 kc390 e uns 6-8 lus 222 era suficiente e vendia se os c295.
 

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Charlie Jaguar

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4097 em: Abril 03, 2025, 09:11:56 am »
Não vejo incompatibilidades entre o Kc390 e o a321... Se a Fap tiver 4 A321 e em caso necessidade ter kits para aumentar a frota com kc390 que é um avião já opera sem mais custos é um win-win...
Vejo é com kc390 com varias funções + o lus222 o papel do C295 é cada vez mais diminuto...
Para mim 2 a-400,  6 kc390 e uns 6-8 lus 222 era suficiente e vendia se os c295.

Eu não disse haver quaisquer incompatibilidades em operar em simultâneo o KC-390 e porventura o A321 MPA. O que eu dei a entender é que se por acaso se estiver a pensar numa versão MPA do Millennium para futuro substituto do P-3C CUP+ Block II, isso de longe não será a opção mais adequada. Dadas as nossas necessidades operacionais, decorrentes da área à nossa responsabilidade, nós precisamos duma plataforma especializada para esse efeito, seja ela fabricada pela Airbus ou Boeing, e não de uma conversão de um avião de transporte tático.

As capacidades do KC-390 vão continuar a crescer, iremos acompanhá-las e devemos aproveitar aquilo que nos possa vir a dar mais jeito, por assim dizer. A aeronave da Embraer tem ainda tanto terreno por explorar que muitas das evoluções certamente serão adotadas pela FAP. Agora no que concerne a patrulha marítima, guerra anti-submarino/anti-superfície, ISR, Very Long-Range SAR, etc, etc, plataformas como o P-8A Poseidon e A321 MPA terão capacidades significativamente superiores a qualquer adaptação dum conceito já existente, e é por isso que após o phase-out do Orion em 2035/40 se deve fazer o esforço de procurar ter ao serviço a melhor plataforma possível.

Não concordo consigo no que diz respeito ao C-295M. O papel desta aeronave não é nada diminuto, antes pelo contrário. Padece de problemas conhecidos, nomeadamente com os motores, o que limita a sua taxa de disponibilidade é certo, porém isso também advém da falta de planeamento e sobretudo de investimento na correta e atempada manutenção da aeronave, que ainda assim é hoje em dia das que mais horas de voo efetua ao serviço da FAP. Esta frota deveria ser o quanto antes modernizada para a versão W, parece que existe a intenção de pelo menos efetuar uma modernização (embora em que moldes não se saiba), de modo a aumentar a sua disponibilidade já que a demanda pelos seus préstimos é elevada.

O Lus-222 será útil naquelas missões em que o uso do C-295M seja excessivo, quer seja em algo simples como ligação, treino de tripulações, transporte de órgãos, MEDEVAC, etc, etc. Tal como me foi referido no ano passado, a chegada do C-295M não veio colmatar todas as missões e necessidades que eram preenchidas pela frota C-212 Aviocar, pelo que se inicialmente a FAP estava reticente quanto a vir a operar este aparelho, neste momento vê-o com bons olhos e não somente por se tratar de um avião de fabrico "nacional".

Cada vez mais é falado que após a conclusão da modernização da frota C-130H/H-30 esta poderá ser posta à venda, e que o plano de dotá-la com o MAFFS II para combate aos FF foi posto na gaveta. Assim sendo, fala-se com insistência em 3 Airbus A400M para a Esq. 501, na vertente de transporte pesado/estratégico, continuando a missão de transporte tático entregue aos KC-390 da Esq. 506, coadjuvados pelos C-295M da Esq. 502 e mais tarde também o Lus-222. E se todos pensam que por acaso isto configura uma espécie de regresso aos Transportes Aéreos Militares, desenganem-se todos pois a exigência e demanda é crescente e está em crescendo. Como me diziam um dia destes, quantos mais houvessem, mais voavam.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4098 em: Abril 03, 2025, 10:47:41 am »
Vendeu-se o Aviocar para susbstituir pelo muito superior C295 e agora invertia-se?
Sinceramente
Está é mal aproveitado quanto a versões e mal de manutenção.
Essa avioneta lusa é boa é para catering e taxi
 

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saabGripen

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4099 em: Abril 03, 2025, 10:52:37 am »
Não vejo incompatibilidades entre o Kc390 e o a321... Se a Fap tiver 4 A321 e em caso necessidade ter kits para aumentar a frota com kc390 que é um avião já opera sem mais custos é um win-win...
Vejo é com kc390 com varias funções + o lus222 o papel do C295 é cada vez mais diminuto...
Para mim 2 a-400,  6 kc390 e uns 6-8 lus 222 era suficiente e vendia se os c295.

Eu não disse haver quaisquer incompatibilidades em operar em simultâneo o KC-390 e porventura o A321 MPA. O que eu dei a entender é que se por acaso se estiver a pensar numa versão MPA do Millennium para futuro substituto do P-3C CUP+ Block II, isso de longe não será a opção mais adequada. Dadas as nossas necessidades operacionais, decorrentes da área à nossa responsabilidade, nós precisamos duma plataforma especializada para esse efeito, seja ela fabricada pela Airbus ou Boeing, e não de uma conversão de um avião de transporte tático.

As capacidades do KC-390 vão continuar a crescer, iremos acompanhá-las e devemos aproveitar aquilo que nos possa vir a dar mais jeito, por assim dizer. A aeronave da Embraer tem ainda tanto terreno por explorar que muitas das evoluções certamente serão adotadas pela FAP. Agora no que concerne a patrulha marítima, guerra anti-submarino/anti-superfície, ISR, Very Long-Range SAR, etc, etc, plataformas como o P-8A Poseidon e A321 MPA terão capacidades significativamente superiores a qualquer adaptação dum conceito já existente, e é por isso que após o phase-out do Orion em 2035/40 se deve fazer o esforço de procurar ter ao serviço a melhor plataforma possível.

Não concordo consigo no que diz respeito ao C-295M. O papel desta aeronave não é nada diminuto, antes pelo contrário. Padece de problemas conhecidos, nomeadamente com os motores, o que limita a sua taxa de disponibilidade é certo, porém isso também advém da falta de planeamento e sobretudo de investimento na correta e atempada manutenção da aeronave, que ainda assim é hoje em dia das que mais horas de voo efetua ao serviço da FAP. Esta frota deveria ser o quanto antes modernizada para a versão W, parece que existe a intenção de pelo menos efetuar uma modernização (embora em que moldes não se saiba), de modo a aumentar a sua disponibilidade já que a demanda pelos seus préstimos é elevada.

O Lus-222 será útil naquelas missões em que o uso do C-295M seja excessivo, quer seja em algo simples como ligação, treino de tripulações, transporte de órgãos, MEDEVAC, etc, etc. Tal como me foi referido no ano passado, a chegada do C-295M não veio colmatar todas as missões e necessidades que eram preenchidas pela frota C-212 Aviocar, pelo que se inicialmente a FAP estava reticente quanto a vir a operar este aparelho, neste momento vê-o com bons olhos e não somente por se tratar de um avião de fabrico "nacional".

Cada vez mais é falado que após a conclusão da modernização da frota C-130H/H-30 esta poderá ser posta à venda, e que o plano de dotá-la com o MAFFS II para combate aos FF foi posto na gaveta. Assim sendo, fala-se com insistência em 3 Airbus A400M para a Esq. 501, na vertente de transporte pesado/estratégico, continuando a missão de transporte tático entregue aos KC-390 da Esq. 506, coadjuvados pelos C-295M da Esq. 502 e mais tarde também o Lus-222. E se todos pensam que por acaso isto configura uma espécie de regresso aos Transportes Aéreos Militares, desenganem-se todos pois a exigência e demanda é crescente e está em crescendo. Como me diziam um dia destes, quantos mais houvessem, mais voavam.




Uma sugestão:

A FAP está a "modernizar" os P-3 no Canadá.
Mas não se trata de nenhuma "Super Modernização".
Trata-se de Comunicação e Tratamento de Dados.
Não me parece que os sistemas fundamentais de detecção e ataque tenham sido muito melhorados.

Então:
Se a FAP se juntou a este projeto da amiga e muito boa empresa do país irmão amigo: a EMBRAER...
... a FAP poderá ajudar a desenvolver equipamentos que poderá depois montar tanto no KC390 como nos nossos P-3.
O CharlieJaguar tem esta ideia de que os P-3 só podem operar até 2035.
Mas com uns reforços e uns motores novos até voam 100 anos como os B-52.
Faltam novos sistemas de combate.

Porque é que não podem, muitos deles, ser estes que estão a ser desenvolvidos para o KC?

O Radar de busca de superfície "state of the art" e a consola com software "state of the art" que vai ser montada dentro de um contentor no KC - contentor esse que até podemos adquirir para os nossos KC - serem montados fixos nos nossos P-3.
E o desenvolvimento poderá ser parcialmente português.
Lembro que temos empresas portuguesas a trabalhar em Radares SAR (não Search and Rescue...  mas sim Synthetic Aperture) que podem ser montados num pod (TEKEVER, SEiiA...).

Haja vontade de inovar e de fazer dinheiro.








 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4100 em: Abril 03, 2025, 11:02:40 am »
Uma sugestão:

A FAP está a "modernizar" os P-3 no Canadá.
Mas não se trata de nenhuma "Super Modernização".
Trata-se de Comunicação e Tratamento de Dados.
Não me parece que os sistemas fundamentais de detecção e ataque tenham sido muito melhorados.

Então:
Se a FAP se juntou a este projeto da amiga e muito boa empresa do país irmão amigo: a EMBRAER...
... a FAP poderá ajudar a desenvolver equipamentos que poderá depois montar tanto no KC390 como nos nossos P-3.
O CharlieJaguar tem esta ideia de que os P-3 só podem operar até 2035.
Mas com uns reforços e uns motores novos até voam 100 anos como os B-52.
Faltam novos sistemas de combate.

Eu sei que andas aqui a tentar vender o teu peixe, por assim dizer, e tens todo o direito de o fazer já que te está a ser permitido. Agora, frequentemente és desonesto intelectualmente e é isso que acaba por te lixar. O P-3C CUP+ vai continuar a ser modernizado até pelo menos 2030 como mostra o cronograma abaixo.  ::)

Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4101 em: Abril 03, 2025, 11:31:32 am »
Não vejo incompatibilidades entre o Kc390 e o a321... Se a Fap tiver 4 A321 e em caso necessidade ter kits para aumentar a frota com kc390 que é um avião já opera sem mais custos é um win-win...
Vejo é com kc390 com varias funções + o lus222 o papel do C295 é cada vez mais diminuto...
Para mim 2 a-400,  6 kc390 e uns 6-8 lus 222 era suficiente e vendia se os c295.

Eu não disse haver quaisquer incompatibilidades em operar em simultâneo o KC-390 e porventura o A321 MPA. O que eu dei a entender é que se por acaso se estiver a pensar numa versão MPA do Millennium para futuro substituto do P-3C CUP+ Block II, isso de longe não será a opção mais adequada. Dadas as nossas necessidades operacionais, decorrentes da área à nossa responsabilidade, nós precisamos duma plataforma especializada para esse efeito, seja ela fabricada pela Airbus ou Boeing, e não de uma conversão de um avião de transporte tático.

As capacidades do KC-390 vão continuar a crescer, iremos acompanhá-las e devemos aproveitar aquilo que nos possa vir a dar mais jeito, por assim dizer. A aeronave da Embraer tem ainda tanto terreno por explorar que muitas das evoluções certamente serão adotadas pela FAP. Agora no que concerne a patrulha marítima, guerra anti-submarino/anti-superfície, ISR, Very Long-Range SAR, etc, etc, plataformas como o P-8A Poseidon e A321 MPA terão capacidades significativamente superiores a qualquer adaptação dum conceito já existente, e é por isso que após o phase-out do Orion em 2035/40 se deve fazer o esforço de procurar ter ao serviço a melhor plataforma possível.

Não concordo consigo no que diz respeito ao C-295M. O papel desta aeronave não é nada diminuto, antes pelo contrário. Padece de problemas conhecidos, nomeadamente com os motores, o que limita a sua taxa de disponibilidade é certo, porém isso também advém da falta de planeamento e sobretudo de investimento na correta e atempada manutenção da aeronave, que ainda assim é hoje em dia das que mais horas de voo efetua ao serviço da FAP. Esta frota deveria ser o quanto antes modernizada para a versão W, parece que existe a intenção de pelo menos efetuar uma modernização (embora em que moldes não se saiba), de modo a aumentar a sua disponibilidade já que a demanda pelos seus préstimos é elevada.

O Lus-222 será útil naquelas missões em que o uso do C-295M seja excessivo, quer seja em algo simples como ligação, treino de tripulações, transporte de órgãos, MEDEVAC, etc, etc. Tal como me foi referido no ano passado, a chegada do C-295M não veio colmatar todas as missões e necessidades que eram preenchidas pela frota C-212 Aviocar, pelo que se inicialmente a FAP estava reticente quanto a vir a operar este aparelho, neste momento vê-o com bons olhos e não somente por se tratar de um avião de fabrico "nacional".

Cada vez mais é falado que após a conclusão da modernização da frota C-130H/H-30 esta poderá ser posta à venda, e que o plano de dotá-la com o MAFFS II para combate aos FF foi posto na gaveta. Assim sendo, fala-se com insistência em 3 Airbus A400M para a Esq. 501, na vertente de transporte pesado/estratégico, continuando a missão de transporte tático entregue aos KC-390 da Esq. 506, coadjuvados pelos C-295M da Esq. 502 e mais tarde também o Lus-222. E se todos pensam que por acaso isto configura uma espécie de regresso aos Transportes Aéreos Militares, desenganem-se todos pois a exigência e demanda é crescente e está em crescendo. Como me diziam um dia destes, quantos mais houvessem, mais voavam.




Uma sugestão:

A FAP está a "modernizar" os P-3 no Canadá.
Mas não se trata de nenhuma "Super Modernização".
Trata-se de Comunicação e Tratamento de Dados.
Não me parece que os sistemas fundamentais de detecção e ataque tenham sido muito melhorados.

Então:
Se a FAP se juntou a este projeto da amiga e muito boa empresa do país irmão amigo: a EMBRAER...
... a FAP poderá ajudar a desenvolver equipamentos que poderá depois montar tanto no KC390 como nos nossos P-3.
O CharlieJaguar tem esta ideia de que os P-3 só podem operar até 2035.
Mas com uns reforços e uns motores novos até voam 100 anos como os B-52.
Faltam novos sistemas de combate.

Porque é que não podem, muitos deles, ser estes que estão a ser desenvolvidos para o KC?

O Radar de busca de superfície "state of the art" e a consola com software "state of the art" que vai ser montada dentro de um contentor no KC - contentor esse que até podemos adquirir para os nossos KC - serem montados fixos nos nossos P-3.
E o desenvolvimento poderá ser parcialmente português.
Lembro que temos empresas portuguesas a trabalhar em Radares SAR (não Search and Rescue...  mas sim Synthetic Aperture) que podem ser montados num pod (TEKEVER, SEiiA...).

Haja vontade de inovar e de fazer dinheiro.

O Ká Cê tem boas características de transporte semi médio/ médio, mas para patrulha marítima não o metas no mesmo campeonato, seja lá com que gadgets for.
Ganhas por vender a Embraer no Forum por cada post ou é só teimosia?
O cheirinho de dinheiro da UE esta forte lá a sul
Ainda vem mais uma delegação dos tatuados apertar os calos a alguém
« Última modificação: Abril 03, 2025, 11:34:35 am por Pescador »
 

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saabGripen

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4102 em: Abril 03, 2025, 11:40:25 am »
Uma sugestão:

A FAP está a "modernizar" os P-3 no Canadá.
Mas não se trata de nenhuma "Super Modernização".
Trata-se de Comunicação e Tratamento de Dados.
Não me parece que os sistemas fundamentais de detecção e ataque tenham sido muito melhorados.

Então:
Se a FAP se juntou a este projeto da amiga e muito boa empresa do país irmão amigo: a EMBRAER...
... a FAP poderá ajudar a desenvolver equipamentos que poderá depois montar tanto no KC390 como nos nossos P-3.
O CharlieJaguar tem esta ideia de que os P-3 só podem operar até 2035.
Mas com uns reforços e uns motores novos até voam 100 anos como os B-52.
Faltam novos sistemas de combate.

Eu sei que andas aqui a tentar vender o teu peixe, por assim dizer, e tens todo o direito de o fazer já que te está a ser permitido. Agora, frequentemente és desonesto intelectualmente e é isso que acaba por te lixar. O P-3C CUP+ vai continuar a ser modernizado até pelo menos 2030 como mostra o cronograma abaixo.  ::)



Ó guardião dos costumes,

Não foste tu que escreveste que o fase-out é em 2035?

E se a FAP já está metida neste projecto, qual é o peixe que estou a vender mesmo?

E quando tu e os teus amigos vendem F-35, MRTT, A400, BH usados e sei-lá que mais, não é peixe?
Qual ê o termo lisboeta para as vossas vendas?

Dentro de pouco tempo 1/3 da frota de asa fixa da FAP vai ser da EMBRAER.
Lida com a situação o melhor que podes.


 

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mafets

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4103 em: Abril 03, 2025, 11:50:44 am »
https://www.aeroflap.com.br/en/embraer-e190-e2-could-have-military-version-for-maritime-patrol/

Citar
The idea for a maritime patrol E-Jet is also not new. In 2020, Pakistan chose the Lineage 1000, an executive version of the E190 E1, as its new patrol aircraft, under the Sea Sultan Project. The aircraft must receive weapons, satellite radios, radars, sensors and electronic warfare and self-defense instruments.



Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

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LM

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4104 em: Abril 03, 2025, 12:11:59 pm »
Será um investimento aconselhável, do Brasil e Portugal, um radar busca de superfície "state of the art" para aeronaves de vigilância marítima, face à concorrência -  a Thales, a ELBIT, por exemplo - bastante bem instalada e com capacidades de I&D muito desenvolvidas? E sinergias com outros produtos deles, similares?     
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4105 em: Abril 03, 2025, 12:28:50 pm »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4106 em: Abril 03, 2025, 12:33:10 pm »
Será um investimento aconselhável, do Brasil e Portugal, um radar busca de superfície "state of the art" para aeronaves de vigilância marítima, face à concorrência -  a Thales, a ELBIT, por exemplo - bastante bem instalada e com capacidades de I&D muito desenvolvidas? E sinergias com outros produtos deles, similares?     

Há já muitas empresas em Portugal que se tornaram relevantes na Indústria de Defesa depois de responderem "sim" a essa pergunta. Eu mencionei apenas duas.

Se fazes essa pergunta aqui é porque pertences a um grupo do Forum que despreza todas essas empresas.

No entanto, tens a obrigação de saber que a politica deste e de qualquer futuro governo será o apoio ao desenvolvimento dessas empresas.

Tekever e CEiiA estão a desenvolver SAR.
Para drones e para satélites.
E não parecem estar preocupados com a Elbit.



 

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saabGripen

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4107 em: Abril 03, 2025, 12:41:02 pm »
Ó guardião dos costumes,

 :'(




E outra coisa;

Se pensares bem, não há nenhum forista do Forum Defesa mais intelectualmente honesto que eu.

É disso que não gostas.


« Última modificação: Abril 03, 2025, 12:44:00 pm por saabGripen »
 

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Cabeça de Martelo

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4108 em: Abril 03, 2025, 12:41:21 pm »
Será um investimento aconselhável, do Brasil e Portugal, um radar busca de superfície "state of the art" para aeronaves de vigilância marítima, face à concorrência -  a Thales, a ELBIT, por exemplo - bastante bem instalada e com capacidades de I&D muito desenvolvidas? E sinergias com outros produtos deles, similares?     

Citar
GAMASAR is a Synthetic Aperture Radar (SAR) designed and built by TEKEVER to support Aerial and Space-based Earth Observation, which is now available on both AR5 and AR3 systems to support the most demanding maritime and land missions.

The combined usage of Ka/Ku Band SATCOM, capable of delivering more than 4Mbits in BRLOS, and GAMASAR, with up to 40km dual-side looking detection range, makes the AR5 an extremely effective tool for any type of wide-area surveillance mission.

Não poderia ser este radar, ou pelo menos esta versão de radar, mas sim algo de maiores dimensões e capacidades. Pelo menos sabemos que a Tekever tem essa capacidade.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4109 em: Abril 03, 2025, 12:56:52 pm »
E outra coisa;

Se pensares bem, não há nenhum forista do Forum Defesa mais intelectualmente honesto que eu.

É disso que não gostas.

É por isso que és necessário ao FD, para fazeres rir o pessoal.  :mrgreen:

És tão intelectualmente honesto quanto o Montenegro é ético e responsável.  ::)
Saudações Aeronáuticas,
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