KC-390 na FAP

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oi661114

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4050 em: Março 24, 2025, 11:10:15 am »
Temos de começar a treinar...

E aonde está o kit e a adaptação das aeronaves portuguesas a esse sistema. O único que neste momento pode ser abastecido é o EH-101 (se os kits ainda estiverem bons) e o próprio C-390.
 

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goncalobmartins

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4051 em: Março 24, 2025, 07:42:01 pm »
 

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P44

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4052 em: Março 25, 2025, 12:05:34 pm »
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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sivispacem

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4053 em: Março 25, 2025, 12:26:33 pm »
Amamo-nos imenso mas a fábrica vai para a Polónia  :mrgreen:

https://www.publico.pt/2025/03/21/publico-brasil/noticia/embraer-anuncia-implantacao-fabrica-aviao-militar-kc390-polonia-2126869

A nós coube-nos o bodo do "escritório de representação". Provavelmente com 2 ou 3 engripados-alike, digo eu  :mrgreen:
« Última modificação: Março 25, 2025, 12:31:56 pm por sivispacem »
Cumprimentos,
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4054 em: Março 25, 2025, 01:32:51 pm »
A nós coube-nos o bodo do "escritório de representação".  :mrgreen:

"Honra" pela qual pagámos caro. Literalmente.

Alguém sabe quando (se) está previsto os nossos cacetes começarem a fazer reabastecimento aéreo?
Ou é mais uma daquelas valências que, na FAP, só existem na brochura do avião?
 

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sivispacem

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4055 em: Março 25, 2025, 01:41:31 pm »
A nós coube-nos o bodo do "escritório de representação".  :mrgreen:

"Honra" pela qual pagámos caro. Literalmente.

Alguém sabe quando (se) está previsto os nossos cacetes começarem a fazer reabastecimento aéreo?
Ou é mais uma daquelas valências que, na FAP, só existem na brochura do avião?

Cheira-me que é mais um caso de FFBNW....  :D

E também quem é que iríamos reabastecer? Outros KC?? O EH 101, se ainda estiverem operacionais esses equipamentos depois de 12 anos a apodrecerem lá pela BA6??
Cumprimentos,
 

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Mentat

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4056 em: Março 25, 2025, 01:52:22 pm »
E também quem é que iríamos reabastecer?

Os cacetes não são capazes de reabastecer os nossos F-16?
 

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Charlie Jaguar

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4057 em: Março 25, 2025, 02:00:55 pm »
E também quem é que iríamos reabastecer?

Os cacetes não são capazes de reabastecer os nossos F-16?

Nope, sistema diferente. Em Portugal, os KC-390 apenas poderão reabastecer hipoteticamente os EH-101 CSAR e C-295M, isto quando ambos estes sistemas de armas tiverem a lança de reabastecimento montada (que existe no EH-101, mas não foi adquirida para o C-295M).

Da última vez que li algo acerca da capacidade de reabastecimento aéreo do KC-390 na FAP, era adiantado que tinha sido adquirido apenas um conjunto de pods Cobham 912E, salvo erro com entrega prevista em 2026. Portanto o suficiente para 1 reabastecedor.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4058 em: Março 25, 2025, 02:08:46 pm »
Nope, sistema diferente. Em Portugal, os KC-390 apenas poderão reabastecer hipoteticamente os EH-101 CSAR e C-295M, isto quando ambos estes sistemas de armas tiverem a lança de reabastecimento montada (que existe no EH-101, mas não foi adquirida para o C-295M).
Da última vez que li algo acerca da capacidade de reabastecimento aéreo do KC-390 na FAP, era adiantado que tinha sido adquirido apenas um conjunto de pods Cobham 912E, salvo erro com entrega prevista em 2026. Portanto o suficiente para 1 reabastecedor.

Portanto, adquirimos 5 kacetes e só um é que poderá efetuar reabastecimento aéreo depois de receber o "adaptador". Quando e se o recebermos.
Isto numa FA com zero capacidade de reabastecimento aéreo.
Fantástico Melga!
 
« Última modificação: Março 25, 2025, 02:14:31 pm por Mentat »
 

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ricardonunes

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4059 em: Março 25, 2025, 02:20:53 pm »
A nós coube-nos o bodo do "escritório de representação".  :mrgreen:

"Honra" pela qual pagámos caro. Literalmente.

Alguém sabe quando (se) está previsto os nossos cacetes começarem a fazer reabastecimento aéreo?
Ou é mais uma daquelas valências que, na FAP, só existem na brochura do avião?

Qual a real necessidade dessa capacidade tendo em conta o nosso território, incluido os arquipélagos?
Potius mori quam foedari
 

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Charlie Jaguar

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4060 em: Março 25, 2025, 02:35:08 pm »
Qual a real necessidade dessa capacidade tendo em conta o nosso território, incluido os arquipélagos?

A sua frase já encerra em si a resposta. O reabastecimento aéreo visa aumentar o alcance da aeronave na nossa zona de responsabilidade, seja por requisitos da missão, por uma emergência, travessia atlântica, más condições atmosféricas que impeçam a aterragem, etc, etc. É uma capacidade hoje em dia vital por um sem número de fatores.

Além de que aumenta também o número de reabastecedores ao serviço da NATO, algo que nunca é demais. Por vezes esquecemo-nos disto por olharmos somente para o nosso umbigo, mas possuir uma aeronave com capacidade de reabastecimento aéreo serve um leque muito variado de propósitos, ajudando assim no nosso contributo para a Aliança Atlântica.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

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JohnM

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4061 em: Março 25, 2025, 03:24:04 pm »
Quando se fala da capacidade de reabastecimento em vôo, é preciso distinguir o que são as necessidades apenas da FAP e as necessidades num contexto internacional.

A nível nacional, como diz o CJ, existe um sem-número de cenários em que poderia ser útil, basta apenas referir a possibilidade de estender uma missão SAR mais complicada ou reabastecer outros C-390 no caso de ser preciso evacuar portugueses de algum território distante e não ser possível adquirir direitos de paragem e reabastecimento a meio, por exemplo. No entanto, essas são capacidades mais “nice to have” que “must have”, afinal andamos nisto há dezenas de anos e até agira deu para sobreviver. Desse ponto de vista, concordo que adquirir um (ou no máximo, dois) kits de reabastecimento em vôo chegam para a necessidades.

O problema coloca-se a nível internacional. A Europa tem um défice extremo de capacidades multiplicadoras de força, como reabastecedores ou aviões de transporte, tanto tático, como estratégico.  Nesta nova senda do rearmamento europeu, seria um erro cada país desenvolver micro-capacidades próprias, vamos ter que ganhar massa crítica através de programas conjuntos e cada país fazendo apostas em determinadas áreas. Por muito que todos gostássemos de ter 50 caças de última geração, 4 AWACS e 5 A400M, pela nossa dimensão, posição geográfica e capacidade financeira, é mais provável (e faz sentido), que nos foquemos mais nas capacidades de apoio e multiplicadoras de força táticas. Agora vou causar urticária a muita gente aqui do Fórum, mas gostaria de ver Portugal investir em transporte e reabastecimento tático. Por exemplo, veria com muito bons olhos a substituição definitiva dos C-130 por uma segunda esquadra de C-390, e a compra de mais dois ou três kits de reabastecimento em vôo, ficando Portugal com uma frota final de cerca de 10 C-390 (e quatro kits de reabastecimento), dos quais uns 2 a 4 aviões seriam prioritariamente alocados a forças multinacionais (reparem como eu não falei em NATO). Deixem o A-400M, com os seus custos brutais de utilização, para outros países, e foquem-se no transporte tático e intra-teatro europeu.
 
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MMaria

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4062 em: Março 25, 2025, 03:35:54 pm »
Podem certificar-se a fazer aerial refueling em uma série de aviões do continente, a começar pelos E/F-18 dos vizinhos ibéricos passando pelos EF e Rafales.

Sds
Duvidar faz-te pensar... acreditar sem duvidar faz-te um fanático.
 

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saabGripen

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4063 em: Março 25, 2025, 04:01:37 pm »
O factor essencial para o KC poder servir de reabastecedor não são os pods mas sim a canalização interna do avião estar preparada para levar combustível até os pods.
Tanto quanto sei, todos os nossos estão construídos dessa forma.
Provavelmente todos os KC estão.

Não me parece que os pods sejam caros, nem algum software adicional que seja necessário para a função.

Mais difícil é a certificação de pilotos e a certificação para cada aparelho a reabastecer.
E, claro, para temos 5 KC reabastecedores, é necessário termos 5 KCs. Parece que essa parte está tratada...

Para quem não sabe, o KC é um avião produzido pela EMBRAER no Brasil.
Mas não é brasileiro porque os motores não são produzidos no Brasil.
Não sabemos de que país é.

Assim, ninguém tem que entrar em pânico por só termos 2 pods.
A não ser que gostem de estar em pânico, como é o caso de alguns aqui.   

 
« Última modificação: Março 25, 2025, 04:03:16 pm por saabGripen »
 

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Lampuka

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4064 em: Março 25, 2025, 04:06:17 pm »
Temos de começar a treinar...

E aonde está o kit e a adaptação das aeronaves portuguesas a esse sistema. O único que neste momento pode ser abastecido é o EH-101 (se os kits ainda estiverem bons) e o próprio C-390.
Serve para treinar,  certo?
E de certificar a FAP em mais uma capacidade. Temos 2, já chega...😉
João Pereira