A edição de Julho da revista AirForces Monthly traz uma peça de fundo da autoria de Alan Warnes acerca do C/KC-390, seguida de uma entrevista ao CEO da Embraer Defense & Security, Bosco da Costa Júnior. Para o nosso caso, que é isso que naturalmente aqui importa, há umas quantas curiosidades no texto dignas de menção:
1º - que para a Embraer a designação oficial da nossa versão nacional será
C-390M, e não KC-390;
2º - que a entrega da segunda aeronave à FAP acontecerá de facto ainda este ano;
3º - e na entrevista com o referido CEO fica de certa forma implícito que Portugal deverá ser uma das nações estrangeiras que terá requerido à Embraer a integração do MAFFS-2 e pod Litening na aeronave. A respeito deste último equipamento, Bosco da Costa Jr. disse o seguinte à AFM:
(...) The Litening imaging system can be used in search and rescue operations and in any situation where observation is necessary, such as surveillance, patrol and close air support (CAS). The C-390 EO/IR combines visible light optics, infrared optics and a laser emitter to image processing capabilities to produce long-range images day or night, target tracking, target designation and range-finding. (...)