KC-390 na FAP

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dc

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3735 em: Junho 25, 2024, 10:56:00 pm »
Poupança de 3.5 milhões, para depois no contrato pagar mais 20-30 milhões por cada aeronave do que o previsto.  :mrgreen:

 
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Bubas

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3736 em: Junho 25, 2024, 11:10:24 pm »
A antecipação que levou à poupança foi decidida antes de assinado o contrato de compra das aeronaves?
No contrato de compra não estava estabelecido o preço de compra?

Poupança de 3.5 milhões, para depois no contrato pagar mais 20-30 milhões por cada aeronave do que o previsto.  :mrgreen:


 

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dc

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3737 em: Junho 25, 2024, 11:23:15 pm »
Acho que foi depois.
 

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Charlie Jaguar

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3738 em: Junho 26, 2024, 09:37:04 am »
A edição de Julho da revista AirForces Monthly traz uma peça de fundo da autoria de Alan Warnes acerca do C/KC-390, seguida de uma entrevista ao CEO da Embraer Defense & Security, Bosco da Costa Júnior. Para o nosso caso, que é isso que naturalmente aqui importa, há umas quantas curiosidades no texto dignas de menção:

1º - que para a Embraer a designação oficial da nossa versão nacional será C-390M, e não KC-390;
2º - que a entrega da segunda aeronave à FAP acontecerá de facto ainda este ano;
3º - e na entrevista com o referido CEO fica de certa forma implícito que Portugal deverá ser uma das nações estrangeiras que terá requerido à Embraer a integração do MAFFS-2 e pod Litening na aeronave. A respeito deste último equipamento, Bosco da Costa Jr. disse o seguinte à AFM:

Citar
(...) The Litening imaging system can be used in search and rescue operations and in any situation where observation is necessary, such as surveillance, patrol and close air support (CAS). The C-390 EO/IR combines visible light optics, infrared optics and a laser emitter to image processing capabilities to produce long-range images day or night, target tracking, target designation and range-finding. (...)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3739 em: Junho 26, 2024, 10:54:11 am »
Estranho o KC exclusivamente cargueiro ter esse pod e os C295 VIMAR não terem.
Vão fazer patrulha marítima?
 

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sivispacem

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3740 em: Junho 26, 2024, 11:07:22 am »
Estranho o KC exclusivamente cargueiro ter esse pod e os C295 VIMAR não terem.
Vão fazer patrulha marítima?

Isso deve ter sido decidido antes de multuplicarmos por 2 a nossa gloriosa frota de P3-C, com responsabilidades de SAR-ER,,,  8)
Cumprimentos,
 

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Charlie Jaguar

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3741 em: Junho 26, 2024, 11:42:40 am »
Estranho o KC exclusivamente cargueiro ter esse pod e os C295 VIMAR não terem.
Vão fazer patrulha marítima?

Os C-295M VIMAR têm o FLIR e o FITS instalado, portanto não precisam do Litening.

https://www.airbus.com/en/products-services/defence/military-aircraft/c295/c295-mpa-asw


Apenas achei estranho, ou curioso, o CEO da Embraer falar das capacidades do Litening na aeronave para missões CAS e designação de alvos. Será que estarão a pensar no futuro numa versão gunship concorrente do AC-130J?
« Última modificação: Junho 26, 2024, 01:50:56 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3742 em: Junho 26, 2024, 02:12:08 pm »
Apenas achei estranho, ou curioso, o CEO da Embraer falar das capacidades do Litening na aeronave para missões CAS e designação de alvos. Será que estarão a pensar no futuro numa versão gunship concorrente do AC-130J?

Kacete Spooky? c56x1
Aviões com turbofan ao invés de turboprops não terão um loitering time reduzido?
O Warthog emprega turbofan, mas continuo sem perceber ao certo se a tipologia de motor afeta significativamente a capacidade de "on target time".
 

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dc

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3743 em: Junho 26, 2024, 02:38:17 pm »
Estranho o KC exclusivamente cargueiro ter esse pod e os C295 VIMAR não terem.
Vão fazer patrulha marítima?

Os C-295M VIMAR têm o FLIR e o FITS instalado, portanto não precisam do Litening.

https://www.airbus.com/en/products-services/defence/military-aircraft/c295/c295-mpa-asw


Apenas achei estranho, ou curioso, o CEO da Embraer falar das capacidades do Litening na aeronave para missões CAS e designação de alvos. Será que estarão a pensar no futuro numa versão gunship concorrente do AC-130J?

Pela frase, parece-me mais numa função de "ISTAR", do que CAS em si. Usar o KC-390 para CAS, a largar munição guiada ar-solo, em vez de usar UCAVs, seria no mínimo absurdo.
Uma versão AC-390 só seria possível se a USAF escolhesse a aeronave, de resto é financeiramente impossível e a nível de mercado não existe tal requisito.

Fazia muito mais sentido procurar integrar o Rapid Dragon ou um conceito similar, do que uma versão CAS.
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3744 em: Junho 26, 2024, 06:09:44 pm »
Pessoal do spotting e da FAP está a afirmar nas redes sociais que deverá amanhã chegar a Portugal o 2º KC-390.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3745 em: Junho 26, 2024, 06:26:02 pm »
O pior é que até foram adiantados pagamentos durante o COVID. Quando a Embraer mais precisava.

Exatamente.

Pois, para os amigalhaços há tudo e um par de botas.

Abraço

Com aa putefias xuxas, que até a mãe vendem se der lucro? Mas ainda estão admirados.

Parece-me é que estes que lá estão agora, o PSDois, vão pelo mm caminho
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Drecas

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3746 em: Junho 26, 2024, 06:28:43 pm »
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3747 em: Junho 26, 2024, 07:07:54 pm »
https://x.com/embraer/status/1806003930524270967





Se a entrega à FAP, se concretizar, em definitivo, e que não obrigue a que se efectue um voo para Portugal e passados uns dias novo voo de voltar à EMB, Brasil, para que alguns sensores/equipamentos sejam adicionados, ou mais testes efectuados, retendo a aeronave uns meses para essa finalidade, tudo bem, conseguiram que o atraso da segunda entrega, três meses, fosse inferior ao da  primeira, sete meses e meio, ficando o atraso total da entrega das duas aeronaves em dez meses e meio.

Fico contente por a FAP, receber o segundo 390, assim já o 01 pode voar um pouco menos !!

Abraços
« Última modificação: Junho 26, 2024, 08:36:41 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3748 em: Junho 26, 2024, 07:55:38 pm »
Se for como o outro vem e volta depois para lá. O resto é champanhe
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3749 em: Junho 26, 2024, 08:55:01 pm »
Citar
Esta segunda aeronave fará dentro em breve o voo até Portugal, mais concretamente para a Base Aérea N.º 11, em Beja, para operação pela Esquadra 506 - "Rinocerontes".

https://emfa.pt/noticia-4669-segundo-kc390-entregue-a-forca-aerea

Vai ao encontro do que foi anunciado no BAS2024.