Mas o A400M custa quanto...? Não era, na Malásia, 250 milhões? E os 110 milhões do KC é com os "extras" (já estou perdido)?
Os nossos 5 KC-390 e um simulador custou cerca de 600 milhões de euros, sendo que a unidade deve rondar os
110 milhões, no entanto existem alguns "extras" que não estavam incluídos neste montante.
Para se ter uma ideia dos valores do A400M, o Luxemburgo encomendou em 2003 o avião que recebeu em 2020 e pagou
168 milhões de euros. Tenho quase a certeza que hoje um avião novo não deve ficar muito longe dos 200 milhões.
A única forma de conseguir o avião mais barato seria negociar com um dos países que queriam "vender" alguns dos seus, nomeadamente a Alemanha. No entanto, não deixa de ser estranho que estes países ainda não tenham conseguido encontrar compradores.
Talvez um dos motivos seja o elevado custo de operação/manutenção. O Luxemburgo aponta para valores de cerca de
11-12 milhões por ano, mas este valor poderá incluir custos que em Portugal não se colocariam uma vez que o Luxemburgo irá operar o seu avião em conjunto com a frota belga. Mas se estes valores forem próximos dos reais, acham que Portugal conseguiria manter uma frota de 4-5 aviões? E quanto à disponibilidade, seria mais uma frota com metade das aeronaves parada por falta de verba para manutenção?
Quanto ao nosso simulador ser considerado caro, não me perguntem como, mas na Bélgica falavam que o simulador deles ia custar 115 milhões de euros. Talvez inclua custos de manutenção e operação durante vários anos.
Mas não me interpretem mal, acho o A400M um avião extraordinário com capacidades que o C-130J e o KC-390 não têm e adorava vê-lo na FAP. No entanto, acho que todas as suas capacidades raramente seriam usadas, basta pensarmos em quantas vezes por ano seria solicitado à FAP que transportasse mais de 25/30 toneladas a longas distâncias. A verdade é que os seus custos seriam demasiado elevados para as nossas posses e necessidades.
Quanto ao KC-390, partilho das mesmas preocupações de alguns membros deste fórum quanto à sua juventude e dos riscos associados. Só posso esperar que tudo corra pelo melhor.
Fontes:
https://delano.lu/d/detail/news/delivery-luxembourgs-a400m-aircraft-pushed-back/210942https://www.luxtimes.lu/en/luxembourg/168-million-euro-military-plane-to-touch-down-in-luxembourg-in-2019-602d4008de135b923640da32https://www.lavenir.net/cnt/dmf20181227_01275750/la-belgique-achete-un-simulateur-de-vol-a400m