Não existe recursos humanos nem financeiros, para teres tanta variedade de aviões na FAP.
Uma pergunta, já foram sanadas os problemas que há nos A400 M, ou continuam a ter problemas atrás de problemas?
E contudo é por demais evidente a actual e futura falta que cargueiros estratégicos fazem até aqui ao nosso rectângulo à beira-mar plantado. E se nem a transportadora aérea nacional os possui, a solução terá de ser sempre forçosamente o pedi-los a aliados ou alugá-los a empresas civis?
claro a mendicidade do costume, fica-nos bem pois até já estamos habituados ele é por cá pela RCA pelo Afeganistão, enfim por onde quer que tenhamos FND que necessitem de apoio logístico em termos de viaturas ou equipamento mais pesado lá recorremos a terceiros, é bom ver que há situações que nunca mudam esta é uma delas, a falta recorrente de meios e a obsolescência da sua grande maioria é outra mas vamos bem, continuemos a depender de terceiros até acontecer algo que poderia ser evitado, e depois choramos!!
Quanto á TAP a obtusidade das chefias em relação aos cargueiros ou aos QC desde há vinte anos é bem patente, diáriamente ficam para trás paletes e Contentores com carga que depois obrigam a que se opere um voo só com carga para regularizar a situação. Não seria mais vantajoso para a companhia ter uma aeronave que se pudesse converter em cargueiro e sempre que necessário utilizá-la como tal ??
Este tipo de aeronaves tem sempre mais utilidade que as puras aeronaves de pax, podendo alternar como transporte de pax ou carga o seu emprego está sempre garantido assim como estão garantidas elevadas poupanças por parte das companhias que os possuem !
Abraços e protege-te