O Reapetrechamento da Marinha

• 3075 Respostas
  • 917587 Visualizações
*

JohnM

• Investigador
  • 2120
  • Recebeu: 1606 vez(es)
  • Enviou: 661 vez(es)
  • +421/-138
Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #3045 em: Fevereiro 28, 2026, 10:51:28 pm »

*

P44

• Investigador
  • 22758
  • Recebeu: 8178 vez(es)
  • Enviou: 9311 vez(es)
  • +8243/-14459
« Responder #3046 em: Março 01, 2026, 10:07:15 am »
Quero ver onde vão arranjar tripulações para isso tudo
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 24915
  • Recebeu: 5053 vez(es)
  • Enviou: 3535 vez(es)
  • +4356/-4861
« Responder #3047 em: Março 01, 2026, 03:34:09 pm »
Raios partam essa ideia zombie que não morre, nem que a matem… que estupidez pegada… já me estragaram o fds..

Também chamado de MPSS 9000... c56x1 :mrgreen:

Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

*

PTWolf

• Investigador
  • 1611
  • Recebeu: 828 vez(es)
  • Enviou: 4055 vez(es)
  • +1459/-407
« Responder #3048 em: Março 01, 2026, 03:50:17 pm »

*

JohnM

• Investigador
  • 2120
  • +421/-138
« Responder #3049 em: Março 01, 2026, 03:57:37 pm »
Raios partam essa ideia zombie que não morre, nem que a matem… que estupidez pegada… já me estragaram o fds..

Também chamado de MPSS 9000... c56x1 :mrgreen:
Se for isso, menos mal, mas for o projeto inicial ou derivado, é no mínimo ridículo. Vanity project, sem tirar nem por

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, P44

*

Duarte

• Investigador
  • 7499
  • Recebeu: 1496 vez(es)
  • Enviou: 3451 vez(es)
  • +3990/-1845
« Responder #3050 em: Março 02, 2026, 06:08:04 am »
слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower".
"Every country has its own Mafia. In Russia the Mafia has its own country."
1917 - The Russian Empire collapsed. 1991 - The Soviet Union collapsed.  The collapse of the Russian Federation is next

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Cabeça de Martelo

*

Lampuka

• Investigador
  • 2151
  • Recebeu: 1003 vez(es)
  • Enviou: 960 vez(es)
  • +480/-2273
« Responder #3051 em: Março 02, 2026, 10:56:10 am »
Só coloco aqui porque foi também aqui que discutimos o assunto.
Não me alongando muito nos comentários,  destaco a palavra "enviesado" que eu próprio também utilizei numa primeira fase.
Não me digam que este tipo de títulos/noticias não é premeditado...
Neste caso, o "enviesado" deveria ser substituído por "nojento".

https://www.facebook.com/share/p/1DQqgWosXR/
João Pereira

*

dc

• Investigador
  • 10794
  • Recebeu: 5533 vez(es)
  • Enviou: 888 vez(es)
  • +5388/-1476
« Responder #3052 em: Março 02, 2026, 02:05:06 pm »

É pancada só pode.

Mal por mal que tenha convés corrido, que assim justifica a sua compra ao permitir UCAVs e mais meios aéreos. Agora esta configuração de LPD clássico é só burrice.

Se é só pra ter capacidade anfíbia, bastavam 2 ou 3 LST100 como os EUA e a Austrália vão construir.

Um LPD clássico não é carne nem peixe.

*

PTWolf

• Investigador
  • 1611
  • Recebeu: 828 vez(es)
  • Enviou: 4055 vez(es)
  • +1459/-407
« Responder #3053 em: Março 02, 2026, 08:18:04 pm »
Só coloco aqui porque foi também aqui que discutimos o assunto.
Não me alongando muito nos comentários,  destaco a palavra "enviesado" que eu próprio também utilizei numa primeira fase.
Não me digam que este tipo de títulos/noticias não é premeditado...
Neste caso, o "enviesado" deveria ser substituído por "nojento".

https://www.facebook.com/share/p/1DQqgWosXR/

Existiu algum esclarecimento por parte das FA/ MdD?

Confesso que nao cencontrei

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 24915
  • Recebeu: 5053 vez(es)
  • Enviou: 3535 vez(es)
  • +4356/-4861
« Responder #3054 em: Março 03, 2026, 04:21:06 pm »
:mrgreen:

Ai que horror, mas isso tem armas e tal.

Precisamos mais do que isto? Não, na verdade já tem uns extras que a Marinha nunca pensou.
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, LightningBolt

*

P44

• Investigador
  • 22758
  • Recebeu: 8178 vez(es)
  • Enviou: 9311 vez(es)
  • +8243/-14459
« Responder #3055 em: Março 04, 2026, 08:31:50 am »
Já que continuam com a panca do Dom Sebastião, lembrem -se de lhe pôr algum armamento AAW, perguntem aos Iranianos
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas

*

sivispacem

• Investigador
  • 2086
  • Recebeu: 1273 vez(es)
  • Enviou: 1420 vez(es)
  • +642/-790
« Responder #3056 em: Março 04, 2026, 01:36:19 pm »
Já que continuam com a panca do Dom Sebastião, lembrem -se de lhe pôr algum armamento AAW, perguntem aos Iranianos

Assumindo que a notícia é verdadeira e que as novas FREMM EVO chegam (as trrrrês....  :D) até 2030.
Também que em 2031 teremos tripulações para as operar, se necessário em simultâneo (o que, no ínicio, até poderá verificar-se).
Que nessa altura já teremos também os 6 NPO 3S, a que se juntarão os 4 das anteriores séries (ou o que deles restar).
Mais as 2 BD, se ainda se aguentarem de pé...
e as 2 VG, já com o MLUzinho que lhes vai prolongar a vida por mais alguns 2 semestres....

Questões a ponderar:

1 - Quais os navios que a Marinha pretende despachar e quando?
2 - Se as NPO 3S já conseguem dar 'uma mãozinha' em ASW se calhar seria desejável reforçar a frota com outros 3 navios, que até poderiam ser 3 EPC (ou outros navios já com alguns (poucos) anos de uso).
3 - Seria possível capacitar estaleiros nacionais para construção de alguns desses navios? (no caso de serem novas contruções, claro...)
4 - Decidir sobre capacidade submarina nacional: novos meios? venda dos actuais? MLU (digno desse nome aos actuais U 209, caso se decida pela sua manutenção? (Marrocos poderia ser um potencial interessado na sua compra)
5 - Decisão sobre novos helicópteros
6  - Pode não o parecer mas tudo isto são decisões que têm de rapidamente (ainda este ano, idealmente) ser tomadas, dado o compasso de espera entre a encomenda de novos meios, sua construção, recepção, treino, etc.....
7 - AOB?
Cumprimentos,

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, Ghidra

*

Ghidra

• Analista
  • 651
  • Recebeu: 368 vez(es)
  • Enviou: 238 vez(es)
  • +418/-337
  • 🙈🙉🙊
« Responder #3057 em: Março 04, 2026, 03:31:00 pm »
As EPC não vão ter uma tripulação assim tão grande, também acho desnecessário ter 4 navios hidrográficos mais o João aqui também se pode cortar.
Os novos NPOs e NPCs as suas tripulações são equivalentes aos dos navios vão ser abatidos Zaire Tejos Argos Minho e por ai fora. O problema é mesmo o MLU as VG  fragatas com tripulações grandes e com pouco valor militar. 
« Última modificação: Março 04, 2026, 03:44:46 pm por Ghidra »

*

JohnM

• Investigador
  • 2120
  • +421/-138
« Responder #3058 em: Março 04, 2026, 04:01:04 pm »

Assumindo que a notícia é verdadeira e que as novas FREMM EVO chegam (as trrrrês....  :D) até 2030.
Também que em 2031 teremos tripulações para as operar, se necessário em simultâneo (o que, no ínicio, até poderá verificar-se).
Que nessa altura já teremos também os 6 NPO 3S, a que se juntarão os 4 das anteriores séries (ou o que deles restar).
Mais as 2 BD, se ainda se aguentarem de pé...
e as 2 VG, já com o MLUzinho que lhes vai prolongar a vida por mais alguns 2 semestres....

Questões a ponderar:

1 - Quais os navios que a Marinha pretende despachar e quando?
2 - Se as NPO 3S já conseguem dar 'uma mãozinha' em ASW se calhar seria desejável reforçar a frota com outros 3 navios, que até poderiam ser 3 EPC (ou outros navios já com alguns (poucos) anos de uso).
3 - Seria possível capacitar estaleiros nacionais para construção de alguns desses navios? (no caso de serem novas contruções, claro...)
4 - Decidir sobre capacidade submarina nacional: novos meios? venda dos actuais? MLU (digno desse nome aos actuais U 209, caso se decida pela sua manutenção? (Marrocos poderia ser um potencial interessado na sua compra)
5 - Decisão sobre novos helicópteros
6  - Pode não o parecer mas tudo isto são decisões que têm de rapidamente (ainda este ano, idealmente) ser tomadas, dado o compasso de espera entre a encomenda de novos meios, sua construção, recepção, treino, etc.....
7 - AOB?
Aqui a grande incógnita é o que pretendem fazer com as BD e as VdG depois de 2030… quais se mantêm e quais são abatidas/vendidas? As BD têm ESSM e Harpoon block II, mas pelo que percebi (posso estar errado), não há grande intenção de as equipar com sonar rebocado ou com radar de longo alcance melhor, pelo que neste momento são razoáveis fragatas GP para emprego em missões de baixa e média intensidade, mas pouco mais… as VdG vão ter sanar rebocado e radar melhorado (certo? Alguém que me corrija se eu estiver enganado), mas os mísseis não vão ser modernizados (os SeaSparrow vão-se manter ou vão ser eliminados?) e vão levar o segundo Phalanx à proa, sendo a intenção transformá-los os em navios principalmente ASW.

Indo as FREEM ocupar o nicho de alta intensidade (NATO, defesa ABM se comprarem os Aster 30 B1 e B1 NT, etc.),  NPO 3S a defesa ASW costeira (e, presumivelmente, os 1S e 2S a luta MCM), a grande necessidade é luta AsW oceânica no triângulo estratégico português e nos acessos a Gibraltar. Isso, e o fato de que as VdG vão estar acabadinhas de terminarem o MLU em 2030, leva-me a crer que a intenção poderá ser vender as BD (que ainda vão render uns trocos decentes) e manter as VdG até meados da década e serem substituídas por EPC ou fragatas usadas em segunda mão (FREMM IT ASW?)

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: sivispacem

*

Ghidra

• Analista
  • 651
  • Recebeu: 368 vez(es)
  • Enviou: 238 vez(es)
  • +418/-337
  • 🙈🙉🙊
« Responder #3059 em: Março 04, 2026, 05:15:17 pm »
Uma frota que acho era perfeitamente possível :

Fragatas:
3 fremm Evo
2 fremm ASW

Corvetas:
3 EPC

Patrulhas:
6 NPO
8 NPC

Submarinos:
3 HDS‑2300

Navios multifunções:
1 mpss 7000
1 mpss 9000
2 aor+

Navios hidrograficos:
2 hidrograficos costeiros 300-400 t
(os oceânicos era assegurados pelos mpss).

Esta frota não tinha tripulações superiores aos navios atuais da Marinha.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Duarte, sivispacem