Citação de: P44 em Hoje às 08:55:03 amCitação de: sivispacem em Novembro 14, 2025, 08:59:10 pmCitação de: Duarte em Novembro 14, 2025, 06:41:59 pmRomperam com a tradição de nomes de arcanjos e santos para os navios reabastecedores.... não sei o que pensar a este respeito. I'll get used to it. Bem, o Bérrio já não era um nem outro.... Era um dos navios da frota do Vasco da GamaSão Gabriel, São Rafael e Bérrio https://pt.wikipedia.org/wiki/B%C3%A9rrio_(caravela)Eu até acho interessante colocarem nomes diferentes e nunca ou pouco usados, há tantos vultos importantes da nossa história que nunca batizaram um navio, há que aproveitar agora que vêm resmas Concordo que há muito bom nome a ser dado a navios, e que nunca o foi. Mas está-me a causar espécie esta nomeação aparentemente aleatória.Um poeta e um rei que também foi poeta? Esquisito, não esperava e parece uma ligação fraca numa mesma classe. Além de que não me parece bem o nome do rei não ser o nome da classe. Mas isso não quer dizer que não ache ambos valorosos, só na mesma classe? Estranho.
Citação de: sivispacem em Novembro 14, 2025, 08:59:10 pmCitação de: Duarte em Novembro 14, 2025, 06:41:59 pmRomperam com a tradição de nomes de arcanjos e santos para os navios reabastecedores.... não sei o que pensar a este respeito. I'll get used to it. Bem, o Bérrio já não era um nem outro.... Era um dos navios da frota do Vasco da GamaSão Gabriel, São Rafael e Bérrio https://pt.wikipedia.org/wiki/B%C3%A9rrio_(caravela)Eu até acho interessante colocarem nomes diferentes e nunca ou pouco usados, há tantos vultos importantes da nossa história que nunca batizaram um navio, há que aproveitar agora que vêm resmas
Citação de: Duarte em Novembro 14, 2025, 06:41:59 pmRomperam com a tradição de nomes de arcanjos e santos para os navios reabastecedores.... não sei o que pensar a este respeito. I'll get used to it. Bem, o Bérrio já não era um nem outro....
Romperam com a tradição de nomes de arcanjos e santos para os navios reabastecedores.... não sei o que pensar a este respeito. I'll get used to it.
Corte da primeira chapa do NRP Luís de Camões marca início da construção do novo navio da MarinhaA cerimónia do corte da primeira chapa do NRP Luís de Camões, o primeiro de dois Navios Reabastecedores de Esquadra e Logísticos destinados à Marinha Portuguesa, decorreu hoje, 14 de novembro, no estaleiro ADA Shipyard, em Tuzla-Istambul, na Turquia.A cerimónia, presidida pelo Secretário das Indústrias de Defesa da Turquia, Haluk GÖRGÜN, contou com a presença do Diretor de Navios, Contra-almirante Marques da Costa, entre outras entidades.Os novos navios têm como missão aumentar a capacidade da esquadra e garantir o apoio logístico sustentado em operações militares nacionais e internacionais, bem como em missões de interesse público. Entre as suas principais funções destacam-se o transporte e reabastecimento no mar de Unidades Navais com combustível para navios e aeronaves, água potável, carga sólida geral e munições, além de oferecer apoio logístico diversificado e funções hospitalares acrescidas para situações de catástrofe.Com 137 metros de comprimento e um deslocamento de 11 000 toneladas, estas unidades atingem uma velocidade máxima superior a 18 nós e contam com propulsão híbrida, combinando sistemas diesel e elétricos.A guarnição será composta por 50 militares, dispondo ainda de alojamento extra para mais 50 elementos e capacidade temporária para mais de 100 pessoas, garantindo flexibilidade para diferentes tipos de missões.A entrega do NRP Luís de Camões está prevista para abril de 2028, enquanto o segundo navio, NRP D. Dinis, deverá ser entregue em dezembro do mesmo ano. Estes navios representam um passo estratégico para reforçar a autonomia e a capacidade operacional da Marinha Portuguesa, garantindo maior flexibilidade em missões nacionais e internacionais.
Citação de: Anthropos em Hoje às 10:39:30 amCitação de: P44 em Hoje às 08:55:03 amCitação de: sivispacem em Novembro 14, 2025, 08:59:10 pmCitação de: Duarte em Novembro 14, 2025, 06:41:59 pmRomperam com a tradição de nomes de arcanjos e santos para os navios reabastecedores.... não sei o que pensar a este respeito. I'll get used to it. Bem, o Bérrio já não era um nem outro.... Era um dos navios da frota do Vasco da GamaSão Gabriel, São Rafael e Bérrio https://pt.wikipedia.org/wiki/B%C3%A9rrio_(caravela)Eu até acho interessante colocarem nomes diferentes e nunca ou pouco usados, há tantos vultos importantes da nossa história que nunca batizaram um navio, há que aproveitar agora que vêm resmas Concordo que há muito bom nome a ser dado a navios, e que nunca o foi. Mas está-me a causar espécie esta nomeação aparentemente aleatória.Um poeta e um rei que também foi poeta? Esquisito, não esperava e parece uma ligação fraca numa mesma classe. Além de que não me parece bem o nome do rei não ser o nome da classe. Mas isso não quer dizer que não ache ambos valorosos, só na mesma classe? Estranho.Já estou como o outro , se não é das calças é do ku Por mim até lhe podem chamar Pikachu