O Reapetrechamento da Marinha

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #2775 em: Novembro 14, 2025, 06:25:37 pm »
Corte da primeira chapa do NRP Luís de Camões marca início da construção do novo navio da Marinha

A cerimónia do corte da primeira chapa do NRP Luís de Camões, o primeiro de dois Navios Reabastecedores de Esquadra e Logísticos destinados à Marinha Portuguesa, decorreu hoje, 14 de novembro, no estaleiro ADA Shipyard, em Tuzla-Istambul, na Turquia.

A cerimónia, presidida pelo Secretário das Indústrias de Defesa da Turquia, Haluk GÖRGÜN, contou com a presença do Diretor de Navios, Contra-almirante Marques da Costa, entre outras entidades.

Os novos navios têm como missão aumentar a capacidade da esquadra e garantir o apoio logístico sustentado em operações militares nacionais e internacionais, bem como em missões de interesse público. Entre as suas principais funções destacam-se o transporte e reabastecimento no mar de Unidades Navais com combustível para navios e aeronaves, água potável, carga sólida geral e munições, além de oferecer apoio logístico diversificado e funções hospitalares acrescidas para situações de catástrofe.

Com 137 metros de comprimento e um deslocamento de 11 000 toneladas, estas unidades atingem uma velocidade máxima superior a 18 nós e contam com propulsão híbrida, combinando sistemas diesel e elétricos.

A guarnição será composta por 50 militares, dispondo ainda de alojamento extra para mais 50 elementos e capacidade temporária para mais de 100 pessoas, garantindo flexibilidade para diferentes tipos de missões.

A entrega do NRP Luís de Camões está prevista para abril de 2028, enquanto o segundo navio, NRP D. Dinis, deverá ser entregue em dezembro do mesmo ano.

Estes navios representam um passo estratégico para reforçar a autonomia e a capacidade operacional da Marinha Portuguesa, garantindo maior flexibilidade em missões nacionais e internacionais.











« Última modificação: Novembro 14, 2025, 06:27:50 pm por P44 »
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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #2776 em: Novembro 14, 2025, 06:41:59 pm »
Romperam com a tradição de nomes de arcanjos e santos para os navios reabastecedores....  não sei o que pensar a este respeito.     :(  :arrow: :D  :arrow:  8)

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #2777 em: Novembro 14, 2025, 07:25:50 pm »
Romperam com a tradição de nomes de arcanjos e santos para os navios reabastecedores....  não sei o que pensar a este respeito.     :(  :arrow: :D  :arrow:  8)

I'll get used to it.

Honestamente parece-me uma combinação um bocado esquisita de nomes numa classe... Alguma lógica que me esteja a escapar?

Poetas?
« Última modificação: Novembro 14, 2025, 07:51:19 pm por Anthropos »
 
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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #2778 em: Novembro 14, 2025, 08:00:24 pm »
Romperam com a tradição de nomes de arcanjos e santos para os navios reabastecedores....  não sei o que pensar a este respeito.     :(  :arrow: :D  :arrow:  8)

I'll get used to it.

Honestamente parece-me uma combinação um bocado esquisita de nomes numa classe... Alguma lógica que me esteja a escapar?

Poetas?
Ambos foram poetas e estão ligado com a  marinha, Camões como soldado e D. Dinis como criador da marinha portuguesa. Próximo nome Bocage tb poeta e serviu em damão  :mrgreen:
 
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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #2779 em: Novembro 14, 2025, 08:11:21 pm »
 Porra!! Dar o nome de Luis de Camões, um dos personagens universais mais importantes da História de Portugal a um pequeno reabastecedor low cost. Além de uma perfeita imbecilidade, é uma ofensa grave à nossa memória colectiva. Que idiotas sem noção.
 
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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #2780 em: Novembro 14, 2025, 08:17:45 pm »
Ora bem, começou no tamanho,  passou pela cor, depois no número de motores... agora os nomes.

Pessoal complicado...
João Pereira
 
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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #2781 em: Novembro 14, 2025, 08:59:10 pm »
Romperam com a tradição de nomes de arcanjos e santos para os navios reabastecedores....  não sei o que pensar a este respeito.     :(  :arrow: :D  :arrow:  8)

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Bem, o Bérrio já não era um nem outro....  :mrgreen:
Cumprimentos,
 
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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #2782 em: Novembro 14, 2025, 09:34:23 pm »
Ora bem, começou no tamanho,  passou pela cor, depois no número de motores... agora os nomes.

Pessoal complicado...

Caríssimo, os nomes dos navios tendem a seguir regras de nomenclatura. Neste caso, não percebo a regra, e creio que não haja muita gente que perceba. Caso possa elucidar, agradecia.
 

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Lampuka

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #2783 em: Novembro 14, 2025, 11:04:24 pm »
Não posso, porque ninguém ainda explicou o porquê da nomenclatura.
Provavelmente irão fazê-lo,  e nessa altura concordarei ou não com as escolhas.

No entanto,  acho "estranho", ou se calhar não,  que no dia em que se comemora o início da construção de mais um navio para a Marinha,  ninguém tenha assinalado esse feito (para além de quem partilhou a notícia), mas todos se tenham debruçado sobre a questão dos nomes, mesmo que não saibam o porquê dos mesmos, tal como eu.
Parece que é coisa banal, que nos podemos dar ao luxo de menosprezar o acontecimento.
Ainda por cima estando nos prazos previstos,  coisa rara, e sendo um tipo de meio que perdemos a capacidade há algum tempo.
Só isso. Ou pelo menos era para ser.
Mas entretanto apareceu essa figura emblemática do fórum,  herói (dos quadradinhos), revoltado, a querer repartir o almoço comigo.
Tem calma joãozinho, ainda te engasgas, já não tens idade para tanta emoção.
Esses traumas têm tratamento,  tens é de procurar ajuda.
E bebe água, costuma ajudar.
João Pereira
 
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Duarte

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #2784 em: Hoje às 02:19:03 am »
Se eu fosse CEMA guardava o nome "NRP Luís de Camões" para um navio mais importante, uma fragata ou navio anfíbio.

A Marinha deve ver estes navios como algo mais que um simples navio reabastecedor... por isto designado: NRE+, uma espécie de mini-NPL.
A polivalência numa marinha pequena faz sentido.

Como os NRE+ irão ter capacidades de navio de comando e de apoio anfíbio, talvez seja esta a justificação pela atribuição destes nomes, NRP Luís de Camões e D. Dinis ? Algo puxado a meu ver, mas pronto... 

De facto têm capacidades e armamento que o Bérrio não tinha, e serão um grande avanço em relação ao antigo NRE sem dúvidas. E serão dois navios, outro passo em frente.  :G-beer2:

Citar
Em comparação com os seus equivalentes, os navios oferecerão maior velocidade e capacidade de carga, além de fornecerem apoio logístico e recursos de comando e controlo para operações conjuntas.

Equipados com Sistema Integrado de Comunicação (ICS), os navios permitirão a coordenação da frota através de recursos avançados de comando e controlo.

Os navios apresentarão configurações de sensores e sistemas de armas adaptadas para todos os principais tipos de guerra, com foco na Guerra Antiaérea (AAW).

Em conformidade com as normas/padrões navais reconhecidos mundialmente, a plataforma está equipada com um Sistema de Propulsão Diesel-CPP com Motor Elétrico (PTI/PTO).

https://www.stm.com.tr/en/portuguese-navy-auxiliary-oiler-replenisher-and-logistics-ship-nreaor
« Última modificação: Hoje às 03:19:11 pm por Duarte »
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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #2785 em: Hoje às 02:37:06 am »
Bem, o Bérrio já não era um nem outro....  :mrgreen:

Citar
O NRP Bérrio herdou o nome de uma das caravelas da frota de Vasco da Gama quando este descobriu o caminho marítimo para a Índia. Chamou-se "Bérrio", por ter sido comprada a D. Manuel Bérrio, um piloto natural de Lagos muito considerado no reinado de D. Manuel.
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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #2786 em: Hoje às 08:55:03 am »
Romperam com a tradição de nomes de arcanjos e santos para os navios reabastecedores....  não sei o que pensar a este respeito.     :(  :arrow: :D  :arrow:  8)

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Bem, o Bérrio já não era um nem outro....  :mrgreen:

Era um dos navios da frota do Vasco da Gama
São Gabriel, São Rafael e Bérrio
https://pt.wikipedia.org/wiki/B%C3%A9rrio_(caravela)

Eu até acho interessante colocarem nomes diferentes e nunca ou pouco usados, há tantos vultos importantes da nossa história que nunca batizaram um navio, há que aproveitar agora que vêm resmas   :G-beer2:
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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #2787 em: Hoje às 10:39:30 am »
Romperam com a tradição de nomes de arcanjos e santos para os navios reabastecedores....  não sei o que pensar a este respeito.     :(  :arrow: :D  :arrow:  8)

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Bem, o Bérrio já não era um nem outro....  :mrgreen:

Era um dos navios da frota do Vasco da Gama
São Gabriel, São Rafael e Bérrio
https://pt.wikipedia.org/wiki/B%C3%A9rrio_(caravela)

Eu até acho interessante colocarem nomes diferentes e nunca ou pouco usados, há tantos vultos importantes da nossa história que nunca batizaram um navio, há que aproveitar agora que vêm resmas   :G-beer2:

Concordo que há muito bom nome a ser dado a navios, e que nunca o foi. Mas está-me a causar espécie esta nomeação aparentemente aleatória.
Um poeta e um rei que também foi poeta? Esquisito, não esperava e parece uma ligação fraca numa mesma classe. Além de que não me parece bem o nome do rei não ser o nome da classe. Mas isso não quer dizer que não ache ambos valorosos, só na mesma classe? Estranho.
 

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Cabeça de Martelo

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #2788 em: Hoje às 10:44:40 am »
Portanto o antigo NRP Bérrio tinha 11.522 toneladas para 140,61 m... tudo normal e não havia qualquer problema com isso. Os novos NRE+ terão 11.000 toneladas para 137 m... aqui d’el rei que os navios são minorcas e não têm qualquer capacidade para a função. :o

Dito isto serão navios com capacidade Ro-Ro para veículos, 6 contentores 20 pés; módulos médico-hospitalares; propulsão híbrida (diesel-elétrica), CIWS e RWS, etc.

Valha'Deus, isto só pode ser algo no campo do fórum mental.



Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 
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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #2789 em: Hoje às 11:12:01 am »
Como são dois se forem reabastecidos um pelo outro dá para mandar navios a timor por isso não é por falta de alcance...