Substituição dos M113

• 884 Respostas
  • 270338 Visualizações
*

dc

• Investigador
  • 10621
  • Recebeu: 5485 vez(es)
  • Enviou: 884 vez(es)
  • +5386/-1445
Re: Substituição dos M113
« Responder #870 em: Janeiro 25, 2026, 01:59:47 pm »
Mas existe alguma confirmação oficial de que serão IFV e APC, ao invés de apenas IFV que já possuem alguma capacidade de transporte de pessoal (6-7 militares)?

A maior parte das notícias tratam o IFV e APC como o mesmo veículo, e pelo que vi, a capacidade de transporte de pessoal da variante APC é de 8, não representando um grande incremento face ao IFV.

Na volta são mesmo 90 RCT30.

A dúvida que permaneceria neste caso, é o que é feito daqueles rumores que falavam numa potencial compra de Skyranger 30.

*

Ghidra

• Analista
  • 600
  • Recebeu: 324 vez(es)
  • Enviou: 217 vez(es)
  • +351/-312
  • 🙈🙉🙊
« Responder #871 em: Janeiro 25, 2026, 02:42:16 pm »
Mas existe alguma confirmação oficial de que serão IFV e APC, ao invés de apenas IFV que já possuem alguma capacidade de transporte de pessoal (6-7 militares)?

A maior parte das notícias tratam o IFV e APC como o mesmo veículo, e pelo que vi, a capacidade de transporte de pessoal da variante APC é de 8, não representando um grande incremento face ao IFV.

Na volta são mesmo 90 RCT30.

A dúvida que permaneceria neste caso, é o que é feito daqueles rumores que falavam numa potencial compra de Skyranger 30.
Quero acreditar que os 90 são a base e venham mais módulos até porque é uma das vantagens de se ter os boxers.

*

Duarte

• Investigador
  • 6895
  • Recebeu: 1378 vez(es)
  • Enviou: 3239 vez(es)
  • +3822/-1758
« Responder #872 em: Janeiro 25, 2026, 03:02:41 pm »
Confirmação oficial não há, apenas a notícia da Shepherd Media, que baseia-se em afirmações dum oficial general Português, comandante da BrigInt e não em afirmações de um qualquer bloguista de defesa. Estes devem saber a diferença entre um APC e um IFV julgo eu... Se não fosse uma empresa média do ramo da defesa talvez eu acreditasses na hipótese de haver equívoco na terminologia APC vs IFV. Neste caso acho pouco provável ser o caso.
Duvido que um oficial general Português foi a um evento no estrangeiro dizer mentiras.

Portugal plans to buy 90 ARTEC Boxer 8x8 armoured personnel carrier (APC)/infantry fighting vehicle (IFV) platforms through the EU’s Security Action for Europe (SAFE) initiative as part of a wider transformation of army equipment.

The Portuguese Army’s Commander of the Intervention Brigade, Maj Gen Miguel Freire, announced the planned procurement at Defence IQ’s International Armoured Vehicles conference in Farnborough, UK on 20 January.

Isto para mim implica que o BIMec Pesado/ Agrup. Mec. terá a versão Boxer VCI com RCT30 e outras versões de apoio. Porquê?

- requisitos e uniformização NATO.

- financiamento e regras SAFE, vamos comprar o mesmo que outros países.

- não faz qualquer sentido virem apenas VCI RCT30. Só faria sentido se fosse para usar as Pandur nas versões de apoio... mas isto é muito improvável: os BI Mec Pandur ficavam sem esta viaturas,  ficávamos com estes BI ainda mais incompletos do que já estão. O programa MLU Pandur refere: sistemas de armas, blindagem, eletrónica/ C2, etc.. não em reconversão de APCs Pandur em outras versões.

- É para formarmos uma brigada média completa para a NATO. Não uma mistura de unidades sem viaturas em versões necessárias. Isto já temos.  ::)

- O número de 90 Boxer segue os padrões de um BI de brigada média da NATO

A distribuição mais realista mantém-se:

VCI (RCT30 IFV) pelo menos 42-45. 13-14 por CAtMec. + alguns reserva/ extra
Veículo Blindado Boxer em outras versões: logística, morteiros, C2, ambulância, recuperação, comando, etc.
É exactamente assim que a Lituânia, a Alemanha e o Reino Unido estruturam os seus batalhões equipados com Boxer.

As versões para outras subunidades da brigada devem ser para mais tarde:  Skynex, engenharia, C2, e mais Boxer logística, ambulância, recuperação, etc.
« Última modificação: Janeiro 25, 2026, 03:36:41 pm por Duarte »
слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower".
"Every country has its own Mafia. In Russia the Mafia has its own country."
"Even the dumbest among us can see the writing on the wall for Putin"

*

dc

• Investigador
  • 10621
  • +5386/-1445
« Responder #873 em: Janeiro 25, 2026, 03:55:44 pm »
Quando a versão APC e IFV fazem praticamente o mesmo em termos de transporte de pessoal, não é de todo impossível que se use a terminologia APC/IFV para descrever exactamente o mesmo veículo, caso a mesma variante faça as 2 funções.

A realidade é que não sabemos.

Depois supões que vêm em versões APC e IFV, com base numa notícia com base em afirmações de um oficial general.

Mas depois fazes a suposição de quê vêm todas as aquelas versões, ignorando a dita notícia que não faz qualquer menção a elas? O tal oficial general esqueceu-se?

Depois, a Lituânia comprou inicialmente 91 Boxer, 2 dos quais na variante de treino de condutor e os restantes 89 IFVs.

A Holanda tem encomendados 72 IFV com RCT30, e outros 10 na versão EW knifefish, que se juntarão a outros 200 Boxer já em serviço.

Ou seja, a nossa encomenda pode ser tal e qual à da Lituânia.

Naquele powerpoint colocado há 2 páginas atrás, vê-se claramente o plano "2045" em que num programa temos a compra da versão IFV (estritamente o IFV), e depois a compra das restantes variantes como um programa à parte.

Se a ideia fosse obter todas as variantes com o SAFE, não teriam dividido no powerpoint sequer.

Com base nas provas que temos, só está confirmada a variante RCT30.

*

Duarte

• Investigador
  • 6895
  • +3822/-1758
« Responder #874 em: Janeiro 25, 2026, 05:25:09 pm »
Quando a versão APC e IFV fazem praticamente o mesmo em termos de transporte de pessoal, não é de todo impossível que se use a terminologia APC/IFV para descrever exactamente o mesmo veículo, caso a mesma variante faça as 2 funções.

A realidade é que não sabemos.

Depois supões que vêm em versões APC e IFV, com base numa notícia com base em afirmações de um oficial general.

Mas depois fazes a suposição de quê vêm todas as aquelas versões, ignorando a dita notícia que não faz qualquer menção a elas? O tal oficial general esqueceu-se?

Depois, a Lituânia comprou inicialmente 91 Boxer, 2 dos quais na variante de treino de condutor e os restantes 89 IFVs.

A Holanda tem encomendados 72 IFV com RCT30, e outros 10 na versão EW knifefish, que se juntarão a outros 200 Boxer já em serviço.

Ou seja, a nossa encomenda pode ser tal e qual à da Lituânia.

Naquele powerpoint colocado há 2 páginas atrás, vê-se claramente o plano "2045" em que num programa temos a compra da versão IFV (estritamente o IFV), e depois a compra das restantes variantes como um programa à parte.

Se a ideia fosse obter todas as variantes com o SAFE, não teriam dividido no powerpoint sequer.

Com base nas provas que temos, só está confirmada a variante RCT30.

Pois não sabemos, por isto uma afirmação destas, numa publicação do ramo é algo a ter em conta, é um indício, uma dica..

A "versão APC e IFV fazem praticamente o mesmo em termos de transporte de pessoal" é verdade, mas em termos de poder de fogo e função no campo de batalha, não fazem o mesmo papel. A minha interpretação do termo APC neste caso, usado no artigo, é esta:  são a versões de apoio do BI e não APCs em si para equipar as sec. atiradores mec. Posso estar errado, mas para quê usar ambos os termos no artigo se não há diferença (como dizes) no sentido entendido pelo autor? Podiam usar apenas APC ou IFV se assim fosse. Porquê ambos os termos?

A Lituânia tem dois BI Mec com 89 Boxer RCT30 + 2 Boxer instrução  (portanto 44-45 Boxer +- cada BI) e usa outras viaturas nas funções de apoio na atualidade e vão também comprar mais 27 Boxer, imagino para equipar os BI com mais versões da mesma viatura com certeza.

A Holanda encomendou Boxer VCI porque os seus dois BIMec Boxer da sua brigada média usam ainda viaturas Boxer de engenharia na função de APC. Uma medida de desenrascanço do passado.  Os Boxer Schakal RCT30 são para os substituir.

Eu penso (e posso estar errado) que as viaturas de apoio num slide separado a que te referes são as viaturas de apoio da brigada (VB lança-pontes, recuperação, engenharia, ambulância, C2 etc. para equipar o Bat. Logístico, BEngComb, CTrms, e Skynex parar a Btr AAA, etc. e não as versões de apoio orgânico do BIMecPes .

Não faz qualquer sentido comprar 90 IFV Boxer para equipar um BIMec. 90 Boxer RCT30 dá IFVs suficientes para equipar dois BI (faltando as versões de apoio). Já temos 2 BIMec Pandur,  duvido que é para criar 2 BIMec Pesados.  A Brigada média terá 4 BI Mec? Acho que não.

90 Boxer (RCT30 mais as versões de apoio) dá para equipar um BIMec. É a solução mais lógica e a mais provável. A NATO requere unidades completas, não com falta de versões essenciais em qualquer BIMec.

« Última modificação: Hoje às 02:52:54 pm por Duarte »
слава Україна!

*

Duarte

• Investigador
  • 6895
  • +3822/-1758
« Responder #875 em: Janeiro 25, 2026, 05:48:13 pm »
Outra possibilidade que me ocorreu baseado nesta discussão:

A brigada lituana "Iron Wolf" tem 4 BI. Dois com Boxer e vão equipar os outro dois com CV90.

Será que são mesmo 90 Boxer RCT30 como referes, para equipar dois BIMec, e usamos Pandur para as complementar nas versões de apoio? O tal Agrup. Mec. terá também CV90 ou outra VCI lagartas? num BIMec (-) para operar com os Leopard A6 ?  Bastavam 29-30 CV90 nest caso. c56x1

A tendência parece ser dotar as brigadas NATO com 4 UEB de manobra, ficando as brigadas cada vez maiores e mais pesadas.

A Brigada Ligeira fica com 2 BIParas, 1 BI Aeromóvel, e 1 BCmds. Para quê o tesão todo por BlackHawk e Chinook no exército afinal?  :mrgreen:

« Última modificação: Janeiro 25, 2026, 08:04:52 pm por Duarte »
слава Україна!

*

dc

• Investigador
  • 10621
  • +5386/-1445
« Responder #876 em: Hoje às 12:46:42 am »
Pois não sabemos, por isto uma afirmação destas, numa publicação do ramo é algo a ter em conta, é um indício, uma dica..

Que publicação do ramo?

A "versão APC e IFV fazem praticamente o mesmo em termos de transporte de pessoal" é verdade, mas em termos de poder de fogo e função no campo de batalha, não fazem o mesmo papel. A minha interpretação do termo APC neste caso, usado no artigo, é esta:  são a versões de apoio do BI e não APCs em si para equipar as sec. atiradores mec. Posso estar errado, mas para quê usar ambos os termos no artigo se não há diferença (como dizes) no sentido entendido pelo autor? Podiam usar apenas VCI ou IFV se assim fosse. Porquê ambos os termos?

Então na tua interpretação, o termo APC teve uma razão de ser mencionado.
Mas na verdade o APC não representa a versão APC, mas sim as outras?  ???

A utilização dos termos IFV/APC, podem simplesmente indiciar que a versão IFV vai fazer as 2 tarefas. Principalmente quando não fala na compra de "variantes IFV e APC". Mas isto é apenas interpretação do que foi escrito, podes ter razão.

Não faz qualquer sentido comprar 90 IFV Boxer para equipar um BIMec. 90 Boxer RCT30 dá IFVs suficientes para equipar dois BI (faltando as versões de apoio). Já temos 2 BIMec Pandur,  duvido que é para criar 2 BIMec Pesados.  A Brigada média terá 4 BI Mec? Acho que não.

Com base em quê ao certo? Não existe uma "medida" padronizada para a dimensão de um BIMec. Uns países com mais viaturas, outros com menos.

Se o Boxer RCT30 vier com ATGM, então vai absorver funções de APC, de IFV e ACar com uma só plataforma.

Cada Boxer RCT30 transporta 6/7 militares, que multiplicado por 90 viaturas dá 540-630.

Cada M-113 tipicamente transporta 11, ou seja para transportar um numero equivalente de militares, precisas entre 49 e 57 viaturas.

Cada Pandur APC transportar até 12, ou seja, com 105 APC consegues transportar 1260 soldados - isto sem contar com as 7 RWS e os 30 IFV.

Isto para dizer que precisas de uns 90 Boxer RCT30 num BIMec, para transportar o mesmo volume de infantaria que transportavas com 40-60 M-113 ou Pandur II.

Não estou a dizer que vai ser assim, mas estou a dizer que o número de 90 Boxer IFV, pode ser muito se contarmos o número de veículos, mas pode ser o certo se contarmos a quantidade de soldados que pretendes transportar em cada BIMec.

E nós não sabemos como vai ficar o ERec da Brigada Média, como vai ficar o GCC, etc.

A compra até pode incluir outras versões. Ou pode não incluir nenhuma, ou pode incluir só mais 1 ou 2 variantes (ex. VSHORAD e PM).

Podemos ver este BIMec de 90 Boxer IFV simplesmente apoiado por variantes do M-113 ainda em uso.

Não sabemos.

Parece-me é prematuro dizer coisas como "o mais provável", quando até agora nada indica qual vai ser a composição inicial da frota. Apenas sabemos que o powerpoint do EP, trata este batalhão Boxer como Batalhão (-).

*

Duarte

• Investigador
  • 6895
  • +3822/-1758
« Responder #877 em: Hoje às 02:46:46 am »
Eu devia ter dito publicação do ramo da área da defesa para evitar confusão.  Referia-me ao artigo na Shepherd Media e não a um artigo duma publicação do exército.

https://www.shephardmedia.com/news/landwarfareintl/portugal-set-to-join-boxer-team/

Outra fonte da mesma notícia, esta francesa, mas não acrescenta nada de novo:   https://blablachars.blogspot.com/2026/01/lisbonne-dit-oui-au-boxer.html?

Pois eu não sei como vão ser atribuídas as VB Boxer, nem quais as versões, apenas podemos especular até sabermos mais. Eu esperava que alguém com mais informação se pronunciasse.

Sim, para mim a menção de APCs vs IFV no artigo distingue as versões sem torre RCT30, as Boxer que têm apenas RWS 12,7mm, sejam VBTP, posto comando, ambulância, recuperação, etc. Para quê mencionar os dois tipos na mesma frase?

Vejo duas possibilidades quanto aos Boxer no exército.

1-  90 Boxer em várias versões (RCT30, posto comando, morteiro, recuperação, etc) que irão equipar um BI (-) do proposto Agrupamento Mec. da brigada média.
Como se refere que os Boxer são parar substituir os M-113 pensamos logo no BIMec Pesado da Brigada Mecanizada, mas esta vai desaparecer. Passa a existir apenas um Agrupamento Mecanizado em seu lugar, este parte da brigada média. Mas, podemos estar a olhar no lugar errado... siga:

2-  90 Boxer, todos na versão RCT30para equipar os 2 BIMec da atual Brigada Intervenção, afinal foi o comandante desta a fazer a declaração que vamos comprar 90 Boxer!
45 por cada BI (14 por CAtMec e 3 no comando do BIMec). Neste caso vamos supor que serão todas RCT30 ou talvez 80 RCT30, 4 Posto Comando e 6 Ambulância.

As Pandur ficam para um só BIMec rodas Pandur, fora  da Brig Média . Talvez para defesa do TN ou missões de paz, reserva do exército, etc..
As restantes Pandur ficam nas subunidades de apoio da brigada média: engenharia, transmissões, logística, etc. O mesmo pode suceder na brigada ligeira, algumas Pandur passam para as subunidades de apoio da brigada ligeira Eng. Trms, Logística e um pool de VB Pandur para missões de paz. Outras Pandur poderão ir para as forças de apoio geral: Bat. ISTAR, BEng, PE, BTrms., etc..

Espero que não se continuem a usar versões de M-113 com os Boxer, nem mesmo que seja por pouco tempo. Ou usam as Pandur ou outras viaturas rodas ligeiras, mais ST5, etc.. para as versões em falta.

Começo a achar esta segunda possibilidade a mais lógica. Tem mais factos a suportar esta hipótese. A brigada NATO com 2 BIMec Boxer. As Pandur MLU serão redistribuídas por outras unidades do exército. O Agrupamento Mec. fica com os Leopard 2 A6 MLU e talvez mais 28 Boxer 14 RCT30 para Uma CAtMec, 14 num ERec Boxer Shackal,  mais tarde ou alguma VCI lagartas ainda por determinar? Não foi por nada que andaram a testar ASCOD e veio uma Lynx ao Dia do Exército 2024...

Será?  :conf:

Com base em quê ao certo? Não existe uma "medida" padronizada para a dimensão de um BIMec. Uns países com mais viaturas, outros com menos.
Existir, existe. Nós é que não sabemos ao certo o que são. A NATO define os requisitos de capacidade de unidades através de duas estruturas classificadas:

NATO Minimum Capability Requirements (MCR) e NATO Capability Targets (CTs) para cada país. Por razões óbvias, não é informação pública.
« Última modificação: Hoje às 04:16:23 am por Duarte »
слава Україна!

*

Duarte

• Investigador
  • 6895
  • +3822/-1758
« Responder #878 em: Hoje às 02:48:40 pm »
90 Boxer por 1,35 MM

Portugal Orders 90 GTK Boxers at €15M Each, EU Defense Loans Make €1.35B Deal Painless

This was stated by Portuguese Army Major General Miguel Freire at Defence IQ International Armoured Vehicles (IAV) conference, writes Shepard Media. Moreover, vehicles will be taken in both APC version and full-fledged IFV.

https://en.defence-ua.com/industries/portugal_orders_90_gtk_boxers_at_15m_each_eu_defense_loans_make_135b_deal_painless-17283.html

Se os Boxer são para substituir inicialmente os M-113, temos que considerar quais as unidades de manobra que operam M-113:

BIMec pesado/Brig Mec
ERec/Brig Mec

Estas unidades formarão, juntamente com o atual GCC (-) o futuro Agrup. mecanizado da brigada média:
BIMec Pesado
ECC Leopard 2A6
ERec (este talvez com 14 Boxer Schakal e 4 mort 120mm?)

71-72 Boxer no BIMec Pesado e cerca de 18-19 no ERec.

e mais tarde substituirão as Pandur noutras encomendas além dos 90.
« Última modificação: Hoje às 03:39:17 pm por Duarte »
слава Україна!

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: sivispacem

*

nelson38899

• Investigador
  • 5754
  • Recebeu: 1045 vez(es)
  • Enviou: 952 vez(es)
  • +783/-2809
« Responder #879 em: Hoje às 03:42:58 pm »
15M€, por veículo, é muita fruta!

Dúvido muito que venham mais que 90.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva

*

dc

• Investigador
  • 10621
  • +5386/-1445
« Responder #880 em: Hoje às 04:07:35 pm »
Sim, para mim a menção de APCs vs IFV no artigo distingue as versões sem torre RCT30, as Boxer que têm apenas RWS 12,7mm, sejam VBTP, posto comando, ambulância, recuperação, etc. Para quê mencionar os dois tipos na mesma frase?

Isso não faz sentido nenhum.

A versão IFV tem mais em comum com a APC (ambas transportam pessoal), do que a APC teria em comum com as restantes versões (que não servem para transportar pessoal) que executam tarefas específicas.

Continua a ser mais provável que os termos APC/IFV tenham sido usados por lapso (exemplo trocar o termo AFV por APC/IFV), ou do próprio jornalista, ou para denotar que são intercambiáveis no contexto do EP, em que a versão IFV vai cumprir as 2 funções, ou que seriam literalmente comprados  APC e IFV.

Saltar para "APC = todas as outras versões" é o menos provável.

1-  90 Boxer em várias versões (RCT30, posto comando, morteiro, recuperação, etc) que irão equipar um BI (-) do proposto Agrupamento Mec. da brigada média.
Como se refere que os Boxer são parar substituir os M-113 pensamos logo no BIMec Pesado da Brigada Mecanizada, mas esta vai desaparecer. Passa a existir apenas um Agrupamento Mecanizado em seu lugar, este parte da brigada média. Mas, podemos estar a olhar no lugar errado... siga:

A dúvida nesta hipótese, é perceber se estes iriam substituir apenas os M-113, ou também as restantes variantes cujos nomes são diferentes (M577, M901, M106, etc).

De notar que um BIMec com uns 40-50 M-113, transporta praticamente tantos soldados como ~90 Boxer RCT30. A organização deste BIMec com Boxer nunca seria igual ao que era com M-113, a não ser que prefiram reduzir na Infantaria (em número) para acomodar viaturas com mais poder de fogo.

2-  90 Boxer, todos na versão RCT30para equipar os 2 BIMec da atual Brigada Intervenção, afinal foi o comandante desta a fazer a declaração que vamos comprar 90 Boxer!
45 por cada BI (14 por CAtMec e 3 no comando do BIMec). Neste caso vamos supor que serão todas RCT30 ou talvez 80 RCT30, 4 Posto Comando e 6 Ambulância.

Até agora tudo apontava para 1 BIMec, não 2.
Tendo em conta a capacidade de transporte dos RCT30, precisas de 90 RCT30 num BIMec para transportar o mesmo pessoal que um BIMec Pandur transporta (no papel).

As Pandur ficam para um só BIMec rodas Pandur, fora  da Brig Média . Talvez para defesa do TN ou missões de paz, reserva do exército, etc..
As restantes Pandur ficam nas subunidades de apoio da brigada média: engenharia, transmissões, logística, etc. O mesmo pode suceder na brigada ligeira, algumas Pandur passam para as subunidades de apoio da brigada ligeira Eng. Trms, Logística e um pool de VB Pandur para missões de paz. Outras Pandur poderão ir para as forças de apoio geral: Bat. ISTAR, BEng, PE, BTrms., etc..

Os únicos Pandur que tens em grande número são os APC. O resto mal dão para apoiar 2 BIMec da BrigInt, quanto mais para distribuir por 2 brigadas.

O mais provável é manterem 2 BIMec Pandur + 1 BIMec Boxer na Brigada Média, e quanto muito "oferecerem" alguns Pandur APC para a Brigada Ligeira.

Espero que não se continuem a usar versões de M-113 com os Boxer, nem mesmo que seja por pouco tempo. Ou usam as Pandur ou outras viaturas rodas ligeiras, mais ST5, etc.. para as versões em falta.

Os ST5 pura e simplesmente não se adequam a acompanhar/apoiar blindados 8x8 ou de lagartas. E para o fazer, era preciso ir comprar ST5 a pontapé, em todas aquelas versões, não só para a Brigada Ligeira como para a Média. Isto apenas ia assegurar que nunca irias comprar as versões 8x8 em falta.

Por exemplo, se comprasses ST5 Porta-morteiro para as duas brigadas, a quantidade necessária era muito maior (mínimo 24 creio). Com 24 ou mais, depois não havia apetite para comprar os PM montados em Boxer.

Aplicar o mesmo raciocínio para outras versões, nomeadamente ambulância, VSHORAD, etc.

Ao ter variantes de M-113 em operação na Brigada, mantém-se a porta aberta para a sua substituição (neste caso por mais Boxer).

Depois tens ainda a falta de uma viatura lança-pontes moderna. Provavelmente vais ter que usar as actuais da BrigMec (se alguma funcionar) em chassis de M-60, até arranjarem substituto.

Começo a achar esta segunda possibilidade a mais lógica. Tem mais factos a suportar esta hipótese. A brigada NATO com 2 BIMec Boxer. As Pandur MLU serão redistribuídas por outras unidades do exército. O Agrupamento Mec. fica com os Leopard 2 A6 MLU e talvez mais 28 Boxer 14 RCT30 para Uma CAtMec, 14 num ERec Boxer Shackal,  mais tarde ou alguma VCI lagartas ainda por determinar? Não foi por nada que andaram a testar ASCOD e veio uma Lynx ao Dia do Exército 2024...

Factos não há ainda, tirando a versão RCT30. Dados é que já há, e entre eles a menção a 1 Batalhão Boxer e não 2.

A parte a negrito destaquei, para dizer que isso já podes fazer com 90 Boxer RCT30. Por exemplo:
-46 RCT30 para BIMec
-28 AgrMec Leo
-14 ERec
-2 variantes de treino de condutor

Facilmente se explica a compra de 90 RCT30.

Um modelo de lagartas neste momento parece não estar em equação. O plano do Exército para 2045 não mencionava nada disso.

Quanto muito, poderia suceder-se na Brigada Média ainda uma outra reestruturação, em que os 2 BIMec Pandur + 1 BIMec Boxer, passavam a 2 BIMec Boxer + 1 BIMec Boxer de lagartas.

Mas isto é só teoria, com menor probabilidade de ser executada.

Ainda por cima quando esta Brigada Média vai precisar de investimento sério para adquirir mais Boxer para substituir os Pandur, e todas as variantes necessárias para apoiar os 3 hipotéticos BIMecs.

Existir, existe. Nós é que não sabemos ao certo o que são. A NATO define os requisitos de capacidade de unidades através de duas estruturas classificadas:

NATO Minimum Capability Requirements (MCR) e NATO Capability Targets (CTs) para cada país. Por razões óbvias, não é informação pública.

Requisitos de capacidades não apontam os números máximos de veículos que um Batalhão de Infantaria Mecanizada pode ter.

As doutrinas evoluem, com a evolução do equipamento e dos TOs, logo nunca terás uma base fixa.

*

dc

• Investigador
  • 10621
  • +5386/-1445
« Responder #881 em: Hoje às 04:19:38 pm »
90 Boxer por 1,35 MM

Portugal Orders 90 GTK Boxers at €15M Each, EU Defense Loans Make €1.35B Deal Painless

This was stated by Portuguese Army Major General Miguel Freire at Defence IQ International Armoured Vehicles (IAV) conference, writes Shepard Media. Moreover, vehicles will be taken in both APC version and full-fledged IFV.

https://en.defence-ua.com/industries/portugal_orders_90_gtk_boxers_at_15m_each_eu_defense_loans_make_135b_deal_painless-17283.html

Se os Boxer são para substituir inicialmente os M-113, temos que considerar quais as unidades de manobra que operam M-113:

BIMec pesado/Brig Mec
ERec/Brig Mec

Estas unidades formarão, juntamente com o atual GCC (-) o futuro Agrup. mecanizado da brigada média:
BIMec Pesado
ECC Leopard 2A6
ERec (este talvez com 14 Boxer Schakal e 4 mort 120mm?)

71-72 Boxer no BIMec Pesado e cerca de 18-19 no ERec.

e mais tarde substituirão as Pandur noutras encomendas além dos 90.

Esta notícia aparenta copiar a informação das outras 2, e acrescenta o dado dos 1350M, que é literalmente os 15M multiplicados por 90.

Os 15M por viatura é o valor unitário para a compra de 222 viaturas na versão RCT30 para a Alemanha e Holanda.

https://www.defensenews.com/global/europe/2025/10/20/germany-netherlands-spend-4-billion-on-boxer-based-fighting-vehicles/

Isto quer dizer que o nosso programa para ter esses valores, nunca poderia incluir a versão APC (mais barata). Se esse valor se confirmar (e não é apenas uma suposição de quem escreveu o artigo), é provável serem 90 RCT30.

Depois surgem as questões acerca da construção dos veículos em Portugal, e se isto vai afectar ou não o preço, e se se aplicaria aos 90 iniciais, a parte destes, ou apenas a futuros lotes.

*

Duarte

• Investigador
  • 6895
  • +3822/-1758
« Responder #882 em: Hoje às 04:49:42 pm »
15M€, por veículo, é muita fruta!

Dúvido muito que venham mais que 90.

Deve incluir muito mais que apenas as viaturas: a manutenção durante o ciclo de vida, munições, treino, material de apoio, apoio logístico  e técnico no fabrico e montagem,  etc..  É preciso lembrarmo-nos que vamos ter uma linha de montagem e centro de manutenção em Portugal. O pacote total deve incluir muito mais que apenas 90 Boxer.
слава Україна!

*

Duarte

• Investigador
  • 6895
  • +3822/-1758
« Responder #883 em: Hoje às 06:13:10 pm »

Isso não faz sentido nenhum.

Faz tanto sentido como um oficial general e uma publicação da defesa confundirem IFV e APC. Se fosse a CNN ou SIC ou um jornal qualquer talvez...

A versão IFV tem mais em comum com a APC (ambas transportam pessoal), do que a APC teria em comum com as restantes versões (que não servem para transportar pessoal) que executam tarefas específicas.

Continua a ser mais provável que os termos APC/IFV tenham sido usados por lapso (exemplo trocar o termo AFV por APC/IFV), ou do próprio jornalista, ou para denotar que são intercambiáveis no contexto do EP, em que a versão IFV vai cumprir as 2 funções, ou que seriam literalmente comprados  APC e IFV.

Saltar para "APC = todas as outras versões" é o menos provável.

Pois pode ser uma ou outra a intenção do general e jornalista. Ambos fazerem o mesmo erro/ lapso é o menos provável acho eu.. O tempo dirá quem tem razão.
O segundo artigo parece ampliar o erro, ou confirma a minha tese. Comprarmos APC e IFV ao mesmo tempo não faz muito sentido. Os Pel.At. Mec terão 1 APC e 3 IFV? ou 2 IFV e 2 APC? Acho muito improvável. Talvez a viatura do comando do Pel. At. Mec seja um APC e as 3 restantes IFV? Só mesmo para poupar uns tostões? Parece cosia plausível cá no burgo.  ::)

Ter um BIMec equipado exclusivamente com 90 Boxer na versão RCT30 também é improvável, e coisa inédita na NATO. Mas o preço unitário a ser igual `a compra alemã e holandesa confirmaria a tua tese, mas estes países estão a comprar a versão mais cara do RCT30, Schakal, €4,5MM por 222 boxer são €20M por viatura, um pouco mais caro. https://www.rheinmetall.com/en/media/news-watch/news/2025/10/2025-10-20-infantry-fighting-vehicle-222-jackals-schakal-for-germany-and-the-netherlands

Se vierem 14 na versão Schakal para o ERec seria ideal.
Teremos que aguardar, é só. Eu prefiro que todos os Boxer para as Sec. At. Mec. sejam RCT30, claro.
Sendo mesmo 90 Boxer RCT30, só pode ser para equipar 2 BIMec, 2 com 45 Boxer cada, completando-se as versões de apoio mais tarde e usando Pandur até lá.

A dúvida nesta hipótese, é perceber se estes iriam substituir apenas os M-113, ou também as restantes variantes cujos nomes são diferentes (M577, M901, M106, etc).

De notar que um BIMec com uns 40-50 M-113, transporta praticamente tantos soldados como ~90 Boxer RCT30. A organização deste BIMec com Boxer nunca seria igual ao que era com M-113, a não ser que prefiram reduzir na Infantaria (em número) para acomodar viaturas com mais poder de fogo.

2-  90 Boxer, todos na versão RCT30 para equipar os 2 BIMec da atual Brigada Intervenção, afinal foi o comandante desta a fazer a declaração que vamos comprar 90 Boxer!

Até agora tudo apontava para 1 BIMec, não 2.
Tendo em conta a capacidade de transporte dos RCT30, precisas de 90 RCT30 num BIMec para transportar o mesmo pessoal que um BIMec Pandur transporta (no papel).

Sem dúvida que as sec. de atiradores terão outra organização e o QO dos BIMec Boxer será diferente. Basta vermos a organização alemã, lituana ou holandesa para comparar. A secção Boxer nas versões de combate (APC, IFV, JFST,etc) tem 3 de tripulação (condutor, apontador e comandante), mas o pessoal que desembarca será talvez apenas 7 ou 8 elementos?
As M-113 levam tripulação de 2 e geralmente 11 "dismounts"- a Esquadra de atiradores que transporta.

Os únicos Pandur que tens em grande número são os APC. O resto mal dão para apoiar 2 BIMec da BrigInt, quanto mais para distribuir por 2 brigadas.

O mais provável é manterem 2 BIMec Pandur + 1 BIMec Boxer na Brigada Média, e quanto muito "oferecerem" alguns Pandur APC para a Brigada Ligeira.
Os ST5 pura e simplesmente não se adequam a acompanhar/apoiar blindados 8x8 ou de lagartas. E para o fazer, era preciso ir comprar ST5 a pontapé, em todas aquelas versões, não só para a Brigada Ligeira como para a Média. Isto apenas ia assegurar que nunca irias comprar as versões 8x8 em falta.

Por exemplo, se comprasses ST5 Porta-morteiro para as duas brigadas, a quantidade necessária era muito maior (mínimo 24 creio). Com 24 ou mais, depois não havia apetite para comprar os PM montados em Boxer.

Aplicar o mesmo raciocínio para outras versões, nomeadamente ambulância, VSHORAD, etc.

Ao ter variantes de M-113 em operação na Brigada, mantém-se a porta aberta para a sua substituição (neste caso por mais Boxer).

Depois tens ainda a falta de uma viatura lança-pontes moderna. Provavelmente vais ter que usar as actuais da BrigMec (se alguma funcionar) em chassis de M-60, até arranjarem substituto.

Misturar viaturas de vários tipos é comum, mas acho que para certificação NATO todas a viaturas devem ter o mesmo nível de proteção, mobilidade, poder de fogo, etc. Ao menos as viaturas de combate. De qualquer forma, se os M-113 estão obsoletos, as versões de posto de comando, ambulância, porta-morteiro, etc. também são. Não faz muito sentido manter estas a operar com os Boxer, a não ser que seja durante muito curto tempo durante o período de substituição destas. Gastar 1,35 MM para substituir M-113 e continuar as variantes de apoio com a mesma idade, e vulnerabilidades conhecidas, não faz sentido nenhum!  Daí eu insistir em pensar que os 90 Boxer inclui as variantes de apoio e a referência a APCs é um lapso ou melhor talvez, uma generalização simplista para referirem estas versões de apoio sem a torre RCT30.

Acho que na LPM atual já existe verba para comprar 2 VBLPontes e 2 VB recuperação para substituir os M-88 e as M-60AVLB.

Factos não há ainda, tirando a versão RCT30. Dados é que já há, e entre eles a menção a 1 Batalhão Boxer e não 2.

A parte a negrito destaquei, para dizer que isso já podes fazer com 90 Boxer RCT30. Por exemplo:
-46 RCT30 para BIMec
-28 AgrMec Leo
-14 ERec
-2 variantes de treino de condutor

Facilmente se explica a compra de 90 RCT30.

Um modelo de lagartas neste momento parece não estar em equação. O plano do Exército para 2045 não mencionava nada disso.

Quanto muito, poderia suceder-se na Brigada Média ainda uma outra reestruturação, em que os 2 BIMec Pandur + 1 BIMec Boxer, passavam a 2 BIMec Boxer + 1 BIMec Boxer de lagartas.

Mas isto é só teoria, com menor probabilidade de ser executada.

Ainda por cima quando esta Brigada Média vai precisar de investimento sério para adquirir mais Boxer para substituir os Pandur, e todas as variantes necessárias para apoiar os 3 hipotéticos BIMecs.

Requisitos de capacidades não apontam os números máximos de veículos que um Batalhão de Infantaria Mecanizada pode ter.

As doutrinas evoluem, com a evolução do equipamento e dos TOs, logo nunca terás uma base fixa.

Esta, para mim, é a questão mais crucial. Os Boxer equiparão inicialmente o BIMec Pesado ou os dois BIMec rodas da BrigInt? Ou outra coisa?
Eu lancei a pergunta a quem deve saber, mas poderei não receber resposta, ou uma resposta ambígua.. ::)
Não sabemos o número mínimo de viaturas blindadas de um BIMec rodas medium NATO... mas podemos concluir pela observação e informações disponíveis de vários exércitos NATO, especialmente os que utilizam Boxer. O número de Boxer por companhia de atiradores é entre 12 e 16 Boxer, e 14 em geral. 4 Por Pel. Atiradores e entre 0 a 4 no comando da companhia, com 2 o mais comum no comando.

Factos existem:

1- Vamos comprar 90 Boxer em mais do que uma versão: APC e IFV. Se isto significa mesmo as versões APC e IFV, ou IFV e outras versões de apoio, "that remains to be seen"  8);

2- O anúncio foi feito pelo comandante da Brigada de Intervenção, e não pelo comandante da Brigada Mecanizada. Se isto tem algum significado especial ou não, deixo ao vosso critério;

3- O custo unitário médio das Boxer será €15M;

4- As Boxer são para substituir os M-113 (e variantes?) e eventualmente as Pandur II;

5- Vão ser produzidas/ montadas em Portugal;

6- 90 Boxer é apenas a encomenda inicial. Mais serão encomendadas mais tarde. Esperemos sentados e tranquilos.  Inch Allah!  :mrgreen::mrgreen:

7- A compra Boxer tem que obedecer `as regras SAFE, a organização da brigada média NATO tem que obedecer aos requisitos e prazos da NATO- 2032. Nada de meias medidas e shortcuts e trafulhices orçamentais e cativações do costume.  8)

« Última modificação: Hoje às 07:46:28 pm por Duarte »
слава Україна!

*

Duarte

• Investigador
  • 6895
  • +3822/-1758
« Responder #884 em: Hoje às 07:42:22 pm »
Falando de requisitos NATO, esta informação é de 2016 e se calhar já desatualizada, mas dá uma ideia:

Mais aqui:
https://www.scribd.com/document/382349178/Capability-Codes-and-Capability-Statements-2016-Bi-sc-Nu0083

слава Україна!