Não podemos supor porque até agora nada foi confirmado. Apesar de achar muito improvável que fossemos receber 90 com 30mm.
Também não me parece que venham apenas 20 com RCT-30, tal o alarido que se tem feito acerca desta versão.
Se não fosse referida a versão APC, eu suporia que as sec. atiradores fossem todas equipadas com VCI com RCT30.. e o nosso BIMec pesado seria mais ou menos equipado e organizado como os PANZERGRENADIERBATAILLON (estes estão equipados com VCI Puma, e os Boxer apenas nas versões de apoio, mas a organização mais ou menos parecida) com as sec. panzergrenadier dotadas de um VCI com torre 30mm...
Se é para virem Boxer APC estou a supor que a organização do BIMec pesado poderá ser mais parecida com os JÄGERBATAILLON, com Boxer APC nas sec. jaeger, e a versão RCT30 apenas nos pel. armas pesadas. Será?
Esqueci-me da versão de JFST também.

Se for para ser um BI Mec mais parecido com os panzergrenadier seriam no mínimo 36 a 48 Boxer RCT30, ou 40%-50% dos Boxer. Não virem as versões necessárias para equipar um BI completo seria a história a repetir-se...

mas nada improvável.
Não é incomum haver este tipo de mistura de viaturas, como já se discutiu aqui. Não seria ideal a meu ver, mas também não seria uma solução permanente se é para termos um linha de montagem de Boxer e as Pandur forem gradualmente substituídas até 2045.
Com certeza que existe um plano de distribuição das variantes e havemos de descobrir ao longo dos próximos
anos meses como vai ser feito.
A Boxer foi uma ótima escolha, e temos a oportunidade de ter as versões necessárias.
https://www.thinkdefence.co.uk/2022/11/boxer-armoured-vehicle-details-and-variants/O erro do passado com a falta das versões Pandur não foi tanto falta de bom senso nem de planeamento do exército, foi a falta de dinheiro e bom senso dos governos, apesar de o consenso ser que havia outras opções melhores na altura que a Pandur, embora mais caras.
Esperemos que não se repitam os erros do passado.
É inteiramente possível que venham só IFV e APC, e o resto da Brigada Média mantenha as restantes variantes Pandur.
Se o MLU Pandur é para equipar as Pandur com RWS de 30mm e 12,7mm e Spike, duvido que seja este o caminho escolhido. Muitas destas Pandur teriam que ser convertidas em ambulância, posto comando, engenharia, recuperação, etc.. o que acho muito pouco provável e até caro demais, mas nunca se sabe...
Vamos ter que esperar para ver. Neste momento nem sequer sabemos o tamanho da verba deste programa.
Sabendo "o que a casa gasta", e a verba disponível (mais ou menos) para o exército no programa SAFE, vou apostar que virão mais versões APC do que RCT30..

Espero estar errado.