Iam trocar dois BIParas e BCdms por dois BIMec a Rodas e um BIPara? Não se ia ganhar nada com isso.
Iam trocar dois BIParas e BCdms por dois BIMec a Rodas e um BCmds? Não se ia ganhar nada com isso.
Não necessariamente. Irão ser 3 BI Ligeira. Se serão Paras, Comandos ou infantaria ligeira ou aeromóvel, não sei. Um destes BI poderá ter viaturas Pandur. Em tempos o Regimento de Comandos teve um dos seus BCmds equipados com VB Chaimite. Não seria coisa inédita.


Quando finalmente houver Boxer suficientes para equipar os 3 BI da Brigada Média e unidades de apoio, os Pandur já estarão quase no fim de vida útil. Se calhar ficarão apenas suficientes para equipar um BI, ou criar um
pool de viaturas para missões de paz? Ou mais provavelmente serão abatidas nesta altura?
Ou será o plano equipar a Brig Média com 3 BI Boxer e usar as Pandur como viaturas de apoio, ambulância, posto comando, engenharia, comunicações, etc., reduzindo o número de Boxer necessários? Olhem que 90 Boxer dá para equipar as secc. atiradores de 3 BI (3x 27), as restantes variantes poderiam ser Pandur, não é incomum misturar diferentes viaturas blindadas numa UEB... Acho pouco provável, mas nunca se sabe..
Outra possibilidade, a mais provável, como indicado nos slides da FT2045, serão os 90 Boxer serem destinados equipar o tal agrupamento mecanizado. Um battlegroup com BIMec (-), ERec com variantes Boxer, ECC Leopard 2A6 MLU
zinho, etc.