E não se fala mais nisso...
Sistema ideal para as três brigadas !!!
Abraços
De longe o melhor sistema, já aqui o mencionei várias vezes. Pena é o orçamento não dar para nada muito "complexo". Uma hipótese teria sido incluir este sistema no upgrade à frota Pandur, convertendo alguns APC existentes com esta torre, colmatando não só a lacuna AA, como ACar. Depois fazer o mesmo para os M-113 ou o seu substituto (se algum dia existir).
Para a BRR já me contentava com isto:
Seria, mas com outro tipo de concurso... para além do valor do orçamento - que teve de ser aumentado, pelo que deve haver já pelo menos um concorrente potencial, mas deve também ser o mínimo dos mínimos - estranho o facto de nada impor em relação às viaturas 4x4, arriscando um modelo diferente dos ST5 (e duvido que 6x6 seja possível, pelo valor); e também não aproveitar para comprar MANPADS em maior número que os referidos 8 Stinger.
Que venham os "Jabalíes" (ST5 + Mistral 3)... confesso que, pelo menos, tinha esperança nas torres mix canhão e míssel que começam a existir e/ou comprar algo como o Botswana (VL MICA + Mistral).
Eu até acho que não se impõe que seja no ST5, mesmo para não criar possíveis limitações nas propostas, o que explica também a abertura aos 6x6. Também não é impossível ser um 6x6, desde que claro não se assuma que 6x6 é obrigatoriamente um Pandur 6x6. Pode ser um qualquer camião com cabine blindada e caixa aberta, ou até um MRAP, e muitos destes custam abaixo dos 500 mil euros. Agora claro, quanto mais caro o veículo, menos dinheiro sobra para o sistema SHORAD em si.
Claramente o que vier a ser adquirido, peca pela qualidade e quantidade. E também as suas plataformas terão sérias limitações, já que 4x4 ou 6x6 a acompanhar veículos de lagartas... deve ser bonito. Até pensava que os VSHORAD em questão se limitariam à BrigInt, e quanto muito à BRR. Achava que para a BrigMec ficava para mais tarde.