A questão "legacy" poderá ser um sistema já em uso em Portugal (o que limita muito as opções, e não faz grande sentido pois no caso dos MANPADS bastava encomendar directamente os Stinger) ou legacy no seio da NATO. Seja como for, quem fez os requisitos não percebe nada do assunto, senão era muito mais específico no que se pretende em vez de andar nesta chouriçada toda que não cabe na cabeça de ninguém.
Stalker79, o ADATS já não se fabrica de facto, mas foi retirado de serviço no Canadá, logo devem ter uns quantos para venda. Gosto do ADATS por estar de origem acoplado a um veículo de lagartas, sendo o substituto perfeito do Chaparral, e ainda vem equipado com um radar e sistema E/O, enquanto que o Chaparral precisava de outro veículo com o radar.
O Avenger também não seria novo, já que os americanos devem ter paletes deles, que nos vendiam a preço da chuva. O mais caro era o stock de mísseis e os radares Sentinel, mas pelo menos teríamos uma maior quantidade de sistemas do que o planeado no concurso.
Fazer um concurso para adquirir 8 Stingers não faz sentido nenhum, podia ser por ajuste directo e deixava-se o concurso a sério, para sistemas em veículos e radares, sem a limitação da alínea anterior. Enquanto há países que encomendam 8 lançadores de Nasams ou Patriot ou S400, nós conseguimos descer baixo ao ponto de até simples MANPADS só adquirimos 8? Não é por nada, mas há grupos rebeldes e terroristas que encomendam muito mais Iglas de uma vez.
Só 2 radares é outra piada. É bom que sejam uns radares topo de gama, porque se é para virem radares low-cost que nem detectam um Tu-95 a 30 km, mais vale ficar quieto. Já os 8 sistemas em veículos, que sejam algo mais do que um lançador Mistral duplo com o atirador exposto.