Os níveis de ansiedade andam pela estratosfera, nesta questão das fragatas (mas não só).
Ora bem, e salvo erro meu - provem-mo! - o projecto SAFE tem normas a respeitar, como não poderia deixar de ser. Desde logo com os equipamentos que são elegíveis para aquisição. Depois com o cumprimento de determinados passos e respectivo cronograma
Neste momento, Portugal já garantiu a alicação de um determinado montante (conhecido por todos).
Também já apresentou, antes de 30NOV25 os projectos em que tencionava gastar esse montante.
Agora compete à UE, como é natural, verificar se esses projectos estão conforme a norma, montantes e prazos e confirmar ou não a alocação de €€€ anteriormente feita até FEV26.
Só nesse momento, como é lógico, é que os investimento ficam definitivos e poderão ser contratualizados. O tempo agora foi o de definir quais os meios desejados e celebrar acordos com a indústria.
Seguramente que não desejariam que Portugal assinasse um contrato com a Ficantieri e depois Bruxelas não aprovasse o projecto e não enviasse o cacau. A probabilidade de isso acontecer é remota, mas temos de respeitar os milestones.
Isto já foi dito e repetido aqui por mim e por outros, façam pois o favor de aguardar serenamente e deixarem-se de inventar cenários e teorias da conspiração, sff!!!
Mais uma vez o link para o SAFE:
https://defence-industry-space.ec.europa.eu/eu-defence-industry/safe-security-action-europe_en