Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama

• 7273 Respostas
  • 1900578 Visualizações
*

tenente

• Investigador
  • 10929
  • Recebeu: 6471 vez(es)
  • Enviou: 5037 vez(es)
  • +8584/-2127
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #7260 em: Dezembro 01, 2025, 07:08:29 pm »
Cada vez percebo menos

Então a Vasco da Gama entrou em doca recentemente para quê? Alguém sabe?

E quanto à questão dos submarinos que tinha feito anteriormente...os U209PN são para trocar pelos sul coreanos?

Também eu não percebo. O navio-escola será em conjunto com outra VdG convertida em navio de comando e apenas uma das VdG vai receber MLU?  :o Entre abandonar o MLU por completo e prosseguir a ferro e fogo, escolheram fazer as duas coisas?  ;D

No lo entiendo
Na volta nem eles sabem  ::)

Então e se a Cabral vai ser um navio escola, vão abater a Sagres?

A trama adensa-se... 🤨🧐

Onde este topico ja vai, agora tambem vamos ter um Navio Escola a partir de uma fragata ???
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!

*

Duarte

• Investigador
  • 6048
  • Recebeu: 1120 vez(es)
  • Enviou: 2752 vez(es)
  • +3509/-1580
« Responder #7261 em: Dezembro 01, 2025, 07:09:23 pm »

Pode-me dizer onde e por quem foi partilhado que a Marinha ira ter uma das VdG convertida em Navio Escola ??

Obrigado

Se calhar é a mesma que servirá de navio de comando, apoio anfíbio, testes e avaliação e navio-esola? E porque não apoio a catástrofes, luta contra incêndios, navio-hospital, navio de cruzeiros e lazer, etc?  :mrgreen:
« Última modificação: Dezembro 01, 2025, 07:10:32 pm por Duarte »
слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower".
"Every country has its own Mafia. In Russia the Mafia has its own country."
"L'union fait la force."
https://www.paypal.com/donate?campaign_id=STAHVCFBSB66L

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente

*

tenente

• Investigador
  • 10929
  • +8584/-2127
« Responder #7262 em: Dezembro 01, 2025, 07:10:57 pm »
Ainda vamos ficar com mais navios-escola do que fragatas  :mrgreen:

A seguir as pisadas da FAP, 10 cargueiros tacticos mais doze C295, 22 no total VS 27 F16.

Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Duarte

*

Duarte

• Investigador
  • 6048
  • +3509/-1580
« Responder #7263 em: Dezembro 01, 2025, 07:13:53 pm »
Ainda vamos ficar com mais navios-escola do que fragatas  :mrgreen:

A seguir as pisadas da FAP, 10 cargueiros tacticos mais doze C295, 22 no total VS 27 F16.

Vão apostar forte na logísitica   :mrgreen:
« Última modificação: Dezembro 01, 2025, 07:14:24 pm por Duarte »
слава Україна!
"L'union fait la force."

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente

*

tenente

• Investigador
  • 10929
  • +8584/-2127
« Responder #7264 em: Dezembro 01, 2025, 07:14:56 pm »

Pode-me dizer onde e por quem foi partilhado que a Marinha ira ter uma das VdG convertida em Navio Escola ??

Obrigado

Se calhar é a mesma que servirá de navio de comando, apoio anfíbio, testes e avaliação e navio-esola? E porque não apoio a catástrofes, luta contra incêndios, navio-hospital, navio de cruzeiros e lazer, etc?  :mrgreen:

Claro que eh, mas, pelo que sei navio hospital nao sera, podera ter uma enfermaria com 1/2 duzia de camas, mas dai a ter a valencia de  mnavio hospital, vai uma distancia enorme.

*

EdWeise

• Membro
  • *
  • 12
  • Recebeu: 7 vez(es)
  • Enviou: 15 vez(es)
  • +2/-0
« Responder #7265 em: Dezembro 01, 2025, 09:32:32 pm »
Cada vez percebo menos

E quanto à questão dos submarinos que tinha feito anteriormente...os U209PN são para trocar pelos sul coreanos?

Também eu não percebo. O navio-escola será em conjunto com outra VdG convertida em navio de comando e apenas uma das VdG vai receber MLU?  :o Entre abandonar o MLU por completo e prosseguir a ferro e fogo, escolheram fazer as duas coisas?  ;D

No lo entiendo

Acho que o que foi partilhado, foi em termos de futuro... Numa ótica de 2035 ou talvez ainda mais tarde. Passar de 3 VdG, 2 BD e 2 submarinos para 3 FREMM EVO, 3/4 EPCs, 3/4 submarinos. Dentro das fragatas existentes, uma delas ficará como navio-escola.

Obrigado

Eu estava a explicar a minha interpretação em relação ao que foi dito aqui:

Boas tanta discussão se são 3 ou se são 6 fragatas, pois bem a marinha só vai operar 3 + a A. Cabral como navio escola não teremos guarnições para mais, já informaram o ministério que querem as Evo, a nossa armáda de futuro vai ser 3 fragatas +A. V 2 SUBS, 6 a 8 NPOs, 4 LFCs, 2 reabastecedores e o D. João.

*

Ghidra

• Perito
  • **
  • 505
  • Recebeu: 259 vez(es)
  • Enviou: 176 vez(es)
  • +272/-200
  • 🙈🙉🙊
« Responder #7266 em: Dezembro 01, 2025, 10:05:22 pm »
Sobre a falta de guarnições a marinha deve pensar fora caixa está muito focada no Alfeite. Criando núcleos regionais com tripulações locais ia criar um incentivo maior...
Outra ideia os portugueses são mais que os habitantes de Portugal, a marinha devia trabalhar com os consulados, infelizmente nem todos os emigrantes portugueses triunfaram e muitos descendentes se calhar gostariam de regressar por condições financeiras pode não ser possível e a marinha podia se promover nesse público alvo...

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Duarte

*

tenente

• Investigador
  • 10929
  • +8584/-2127
« Responder #7267 em: Dezembro 01, 2025, 10:08:31 pm »
Cada vez percebo menos

No lo entiendo

Acho que o que foi partilhado, foi em termos de futuro... Numa ótica de 2035 ou talvez ainda mais tarde. Passar de 3 VdG, 2 BD e 2 submarinos para 3 FREMM EVO, 3/4 EPCs, 3/4 submarinos. Dentro das fragatas existentes, uma delas ficará como navio-escola.

Obrigado

Eu estava a explicar a minha interpretação em relação ao que foi dito aqui:

Boas tanta discussão se são 3 ou se são 6 fragatas, pois bem a marinha só vai operar 3 + a A. Cabral como navio escola não teremos guarnições para mais, já informaram o ministério que querem as Evo, a nossa armáda de futuro vai ser 3 fragatas +A. V 2 SUBS, 6 a 8 NPOs, 4 LFCs, 2 reabastecedores e o D. João.

Ok, portanto nao passa de uma interpretacao.

*

saabGripen

• Investigador
  • 2051
  • Recebeu: 322 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +1180/-2056
« Responder #7268 em: Dezembro 01, 2025, 10:28:41 pm »

Segundo o Nuno Melo, nos próximos dias ele vai fazer uma comunicação sobre os projetos SAFE.

É capaz de se confundir um pouco.

*

Duarte

• Investigador
  • 6048
  • +3509/-1580
« Responder #7269 em: Dezembro 01, 2025, 10:55:54 pm »
Sobre a falta de guarnições a marinha deve pensar fora caixa está muito focada no Alfeite. Criando núcleos regionais com tripulações locais ia criar um incentivo maior...
Outra ideia os portugueses são mais que os habitantes de Portugal, a marinha devia trabalhar com os consulados, infelizmente nem todos os emigrantes portugueses triunfaram e muitos descendentes se calhar gostariam de regressar por condições financeiras pode não ser possível e a marinha podia se promover nesse público alvo...

Ótima ideia! Quando eu era jovem e pretendia seguir uma carreira militar (há muitas décadas atrás - por favor não perguntem quantas  :-X ...) eu exclui a Marinha como hipótese, porque ficar longe da namorada, família e amigos não era uma ideia que se coadunasse com os meus planos.

Ter uma tripulação de navio baseado numa região e com pessoal maioritariamente duma só região faz muito sentido... Aumentar os salários também ajuda. Terem permitido o embarque de mulheres também foi uma boa decisão. Andar semanas ou meses no mar só com homens não é para todos.  :mrgreen:

Recrutar filhos e netos de imigrantes não é uma ideia descabida.
E também recrutar descendentes de antigos combatentes das FA nos antigos territórios ultramarinos era algo a considerar. Uma espécie de Ghurkas Tugas.  :mrgreen:
« Última modificação: Dezembro 01, 2025, 10:57:49 pm por Duarte »
слава Україна!
"L'union fait la force."

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ghidra

*

Ghidra

• Perito
  • **
  • 505
  • +272/-200
  • 🙈🙉🙊
« Responder #7270 em: Dezembro 01, 2025, 11:26:36 pm »

Ótima ideia! Quando eu era jovem e pretendia seguir uma carreira militar (há muitas décadas atrás - por favor não perguntem quantas  :-X ...) eu exclui a Marinha como hipótese, porque ficar longe da namorada, família e amigos não era uma ideia que se coadunasse com os meus planos.

Ter uma tripulação de navio baseado numa região e com pessoal maioritariamente duma só região faz muito sentido... Aumentar os salários também ajuda. Terem permitido o embarque de mulheres também foi uma boa decisão. Andar semanas ou meses no mar só com homens não é para todos.  :mrgreen:

Recrutar filhos e netos de imigrantes não é uma ideia descabida.
E também recrutar descendentes de antigos combatentes das FA nos antigos territórios ultramarinos era algo a considerar. Uma espécie de Ghurkas Tugas.  :mrgreen:
Isso levava a outras questões até porque não uma unidade tipo legião francesa com pessoas dos PALOP para contrabalançar os África corps? Era uma boa questão mas para a marinha bastava a descentralização e o recrutamento de portugueses no exterior para ter tripulações suficientes no meu ver...

*

dc

• Investigador
  • 10465
  • Recebeu: 5401 vez(es)
  • Enviou: 873 vez(es)
  • +5384/-1354
« Responder #7271 em: Dezembro 01, 2025, 11:50:36 pm »

Concordo que é preciso variar a origem dos recursos humanos da MGP, e não depender quase inteiramente das regiões em torno do Tejo.

Eu aponto 4 principais regiões para isso: Açores, Madeira, Aveiro e Faro.
O objectivo seria ter meios navais (NPO ou NPC/LFC), e eventualmente lanchas ribeirinhas, nas ditas regiões em permanência, guarnecidos por pessoal maioritariamente ou inteiramente local.

Aveiro com 1 NPO em permanência num Ponto de Apoio Naval. É uma região muito virada para o mar, fruto da Ria de Aveiro e do impacto cultural da própria.

Faro com 1 NPC permanente, no actual Ponto de Apoio Naval (renovação necessária). A Marinha não tinha grande competição dos outros ramos na obtenção de candidatos, e culturalmente a população local poderá estar mais inclinada para ingressar dada a ameaça constante da imigração ilegal e tráfico de droga.

Madeira com 1 NPC em permanência, num Ponto de Apoio Naval. Ligação da população ao mar parece-me óbvia.

Açores, pelo menos 1 NPO em permanência, numa eventual (e necessária) Base Naval NATO do Atlântico.

A distribuição dos navios, e das guarnições depois pode variar. A quantidade de ingressos pode ser tal, que se tornaria viável o 2⁰ navio permanentemente colocado em qualquer uma destas regiões.

Isto liberava pressão do pessoal que ingressa na MGP proveniente das regiões em volta, permitindo alocar a meios navais que hoje têm falta de pessoal.

Fora de Portugal, para manter presença no Golfo da Guiné, procurava desde logo uma solução bilateral que permitisse aproveitar a comunidade portuguesa (4000+ habitante) lá residente.

Era construir um NPC adicional, e té-lo lá estacionado em permanência. Isto evitava "destapar" o nosso triângulo estratégico, ao mesmo tempo que se mantinha presença na região.
Incentivava-se o Governo local a investir num pequeno estaleiro, capacitado para fazer manutenção a este NPC.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Duarte, Ghidra

*

dc

• Investigador
  • 10465
  • Recebeu: 5401 vez(es)
  • Enviou: 873 vez(es)
  • +5384/-1354
« Responder #7272 em: Hoje às 12:00:36 am »
Isso levava a outras questões até porque não uma unidade tipo legião francesa com pessoas dos PALOP para contrabalançar os África corps? Era uma boa questão mas para a marinha bastava a descentralização e o recrutamento de portugueses no exterior para ter tripulações suficientes no meu ver...

Uma espécie de legião francesa já me parece um pouco mais difícil. Pelos custos, mas também por ser mais difícil uma ex-colónia aceitar tal coisa.

Agora algo desse género através da CPLP. Uma legião estrangeira ao serviço da organização por exemplo?

A haver abertura por parte de alguma das ex-colónias, talvez fosse possível ter uma legião portuguesa com portugueses residentes nestas regiões. Mas como tudo, isto implica investimento, algo que é difícil com tantas lacunas por preencher primeiro.

*

Ghidra

• Perito
  • **
  • 505
  • +272/-200
  • 🙈🙉🙊
« Responder #7273 em: Hoje às 12:21:34 am »

Uma espécie de legião francesa já me parece um pouco mais difícil. Pelos custos, mas também por ser mais difícil uma ex-colónia aceitar tal coisa.

Agora algo desse género através da CPLP. Uma legião estrangeira ao serviço da organização por exemplo?

A haver abertura por parte de alguma das ex-colónias, talvez fosse possível ter uma legião portuguesa com portugueses residentes nestas regiões. Mas como tudo, isto implica investimento, algo que é difícil com tantas lacunas por preencher primeiro.
Se o cidadão aparece no quartel e preencher os requisitos não há muito a fazer pelo governo de origem  :mrgreen:.
Esta ideia até podia ser ao nível europeu, o governo africano têm problemas de segurança tem duas opções ou vai para o eixo e contrata os África corps🤮 ou contrata esta unidade profissional e bem treinada. Mas sim actualmente existe muito fazer primeiro mas é uma ideia para o futuro...