Sobre a falta de guarnições a marinha deve pensar fora caixa está muito focada no Alfeite. Criando núcleos regionais com tripulações locais ia criar um incentivo maior...
Outra ideia os portugueses são mais que os habitantes de Portugal, a marinha devia trabalhar com os consulados, infelizmente nem todos os emigrantes portugueses triunfaram e muitos descendentes se calhar gostariam de regressar por condições financeiras pode não ser possível e a marinha podia se promover nesse público alvo...
Ótima ideia! Quando eu era jovem e pretendia seguir uma carreira militar (há
muitas décadas atrás - por favor não perguntem quantas

...) eu exclui a Marinha como hipótese, porque ficar longe da namorada, família e amigos não era uma ideia que se coadunasse com os meus planos.
Ter uma tripulação de navio baseado numa região e com pessoal maioritariamente duma só região faz muito sentido... Aumentar os salários também ajuda. Terem permitido o embarque de mulheres também foi uma boa decisão. Andar semanas ou meses no mar só com homens não é para todos.

Recrutar filhos e netos de imigrantes não é uma ideia descabida.
E também recrutar descendentes de antigos combatentes das FA nos antigos territórios ultramarinos era algo a considerar. Uma espécie de Ghurkas Tugas.