Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama

• 7063 Respostas
  • 1887580 Visualizações
*

P44

• Investigador
  • 22053
  • Recebeu: 7752 vez(es)
  • Enviou: 8759 vez(es)
  • +8181/-13874
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #7050 em: Hoje às 03:28:45 pm »
O que constato é que aquando da vinda dos escargots não houve tanta exposição mediática por parte do MDN como agora.

Tenhamos Fé. FREMM EVO ao alto 🙏 ámen
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas

*

dc

• Investigador
  • 10421
  • Recebeu: 5379 vez(es)
  • Enviou: 872 vez(es)
  • +5382/-1336
« Responder #7051 em: Hoje às 03:50:12 pm »
Se vierem 3 FREMM EVO com 32 VLS estas serão sem dúvida a componente High da Marinha, e os seguintes serão low : EPC ASW, FREMM usadas com 16 VLS, ou FDI, ou outra solução?

Não necessariamente.

A ideia "hi-low" faz sentido numa perspectiva de se ter 6 ou mais fragatas. Se a intenção (e/ou eventualmente a falta de pessoal assim o exigir) for 5, não há razão de um misto hi-low, mas sim para uma classe uniforme OU para que os 2 navios adicionais sejam mais virados para AAW (PPA EVO por exemplo).

Optando por FREMM EVO agora, não faz sentido ir buscar as FDI depois. Não existe ganho de capacidades, nem de preço, nem logísticos. Para optar por um modelo diferente, tem que haver vantagens em fazê-lo.

Também acho que as FREMM se vierem serão o high certamente, o que se significa que a capacidade AAW continua limitada. Mas quem sabe se para as outras 3 não vêem depois navios AAW em segunda mão, umas DZP ou algo do género...

Mas se as low forem novas, podia ser boa ideia mais 3 FREMM mas downgraded. Haveria ganhos a nível de logística e proeficiência/redundância das tripulações, e em caso de necessidade poderiam ser upgraded. Mas também depende do preço. Se calhar por três FREMM downgraded dava para comprar 4x Meko A200 decentemente equipadas. Não teriam seria o potencial das FREMM, seriam outros equipamentos... Mas seria uma fragata mais.

Creio que ao se comprar fragatas com Sylver, dificilmente se vai comprar navios que usem VLS e mísseis diferentes. Óbvio que não devia ser critério de exclusão, principalmente se um VLS de modelo diferente oferecesse capacidades complementares aos Sylver.

Se calhar um modelo AAW que junte ExLS ou Mk-41 e Sylver A50/A70 no mesmo navio pudesse ser viável, com o primeiro dedicado a defesa de ponto com mísseis quad-packed, e o segundo dedicado aos Aster 30 e MdCN.

Não existe é nada em 2ª mão com estas características. Teria que ser um navio novo.
Talvez as hipotéticas EPC Full se ficassem por 8 Mk-41 ou 12 ExLS, complementando melhor as FREMM EVO desta forma.

Fragatas AAW em segunda-mão, e que usam Sylver, daqui a 10 anos, só se forem as 2 Andrea Doria, ou as 2 Forbin (ambas classe Horizon). Mas a guarnição é algo proibitiva.

E se em vez de 3 EPC Full, fossem 3 PPA Light+?

Os PPA Light+ seriam mais caros, e a sua capacidade ASW é FFBNW, tal como a capacidade ASuW se não estou em erro. Ias ter que inventar uma versão "Light++" para instalar ambos, e para isso compravas o PPA Full.

Se é para comprar Full, mais vale ir para mais FREMM EVO, cujo preço não há-de ser muito diferente, e são superiores em muita coisa.

Dos PPA, só o PPA EVO é que fazia sentido, pelos ganhos em AAW.

Opções Low novas, neste momento a que faz sentido é com 5 EPC Full, partindo do pressuposto que se substituem os 4 NPO e 2 BD pelas EPC.
« Última modificação: Hoje às 04:58:36 pm por dc »

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Duarte

*

Charlie Jaguar

• Investigador
  • 7399
  • Recebeu: 8495 vez(es)
  • Enviou: 5778 vez(es)
  • +10227/-2955
« Responder #7052 em: Hoje às 04:22:48 pm »
(...) A fragata “Emilio Biachi” era para ter atracado em Alcântara, mas era demasiado comprida para aquela doca.

https://expresso.pt/politica/defesa/2025-11-26-ministro-da-defesa-assina-acordo-com-italia-mas-nao-ha-decisao-em-concreto-sobre-as-novas-fragatas-3a10b7aa

Então mas as dificuldades eram para atracar em Alcântara ou no Alfeite?  ???

A questão do calado e do tamanho da doca-seca do Arsenal já não se colocam nos casos da PNM e do par de NRE+?
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)

*

Duarte

• Investigador
  • 5911
  • Recebeu: 1098 vez(es)
  • Enviou: 2708 vez(es)
  • +3484/-1563
« Responder #7053 em: Hoje às 04:27:22 pm »

Estranho não se ouvir nada dos espanhois.

As negociações estavam a ir tão bem...

Talvez não podiam cumprir os prazos de entrega pretendidos? Além do não haver interesse em investir no AA já referido pelo CJ..
слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower".
"Every country has its own Mafia. In Russia the Mafia has its own country."
"L'union fait la force."
https://www.paypal.com/donate?campaign_id=STAHVCFBSB66L

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

JohnM

• Investigador
  • 1925
  • Recebeu: 1371 vez(es)
  • Enviou: 589 vez(es)
  • +378/-92
« Responder #7054 em: Hoje às 04:35:07 pm »
Eu acho que o pessoal anda a fazer demasiados filmes com a frota de combate  de superfície futura. Se vierem as três Evo agora, essas serão a componente High (concordo que têm que vir já com as 32 células) , já que também podem fazer ABMD.

Depois, para substituir as BD e eventualmente 2 dos NPO, não me admirava que fôssemos buscar as três FREMM ASW originais que sobram (os gregos vão levar uma). Por 1000 milhões compravam-se as três em 2033- 35, incluindo mísseis (os gregos vão pagar 300 milhões por cada, com entrega em 2029 e 2030) e substituíam-se as BD e os NPO1S. Se entramos no consórcio EPC, onde eu escrevi três FREMM ASW usadas, coloquem 3-4 EPC, preferencialmente full ASW.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Duarte, Lampuka

*

Lampuka

• Investigador
  • 1678
  • Recebeu: 672 vez(es)
  • Enviou: 713 vez(es)
  • +424/-2021
« Responder #7055 em: Hoje às 04:35:56 pm »
Relativamente às dimensões,  o problema de Alcântara seria provavelmente a profundidade.
Podem atracar navios com o máximo de 8.8m de calado, e as FREMM italianas terão 8.7m.

Depois não esquecer que estava aí atracada a fragata norueguesa
HNoMS ROALD AMUNDSEN, com 134m de comprimento e 7.6m de calado... falta de espaço?

« Última modificação: Hoje às 04:36:37 pm por Lampuka »
João Pereira

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

Lampuka

• Investigador
  • 1678
  • +424/-2021
« Responder #7056 em: Hoje às 04:39:08 pm »
Eu acho que o pessoal anda a fazer demasiados filmes com a frota de combate  de superfície futura. Se vierem as três Evo agora, essas serão a componente High (concordo que têm que vir já com as 32 células) , já que também podem fazer ABMD.

Depois, para substituir as BD e eventualmente 2 dos NPO, não me admirava que fôssemos buscar as três FREMM ASW originais que sobram (os gregos vão levar uma). Por 1000 milhões compravam-se as três em 2033- 35, incluindo mísseis (os gregos vão pagar 300 milhões por cada, com entrega em 2029 e 2030) e substituíam-se as BD e os NPO1S. Se entramos no consórcio EPC, onde eu escrevi três FREMM ASW usadas, coloquem 3-4 EPC, preferencialmente full ASW.

Aí estou de acordo com o Dc.

Vindo as EVO, o que temos de reforçar são as capacidades AAW.
João Pereira

*

P44

• Investigador
  • 22053
  • Recebeu: 7752 vez(es)
  • Enviou: 8759 vez(es)
  • +8181/-13874
« Responder #7057 em: Hoje às 04:52:10 pm »
(...) A fragata “Emilio Biachi” era para ter atracado em Alcântara, mas era demasiado comprida para aquela doca.

https://expresso.pt/politica/defesa/2025-11-26-ministro-da-defesa-assina-acordo-com-italia-mas-nao-ha-decisao-em-concreto-sobre-as-novas-fragatas-3a10b7aa

A questão do calado e do tamanho da doca-seca do Arsenal já não se colocam nos casos da PNM e do par de NRE+?
"Demasiado comprida" 🤣🤣🤣
Só pode ser piada

É só defeitos, é comprida, tem um calado excessivo, etc etc
Já agora, aceita-se a cor??

Que anedota
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

dc

• Investigador
  • 10421
  • Recebeu: 5379 vez(es)
  • Enviou: 872 vez(es)
  • +5382/-1336
« Responder #7058 em: Hoje às 05:02:52 pm »
Os franceses despejaram terra em locais estratégicos do Tejo, para que as fragatas italianas não caibam lá.  :mrgreen:

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, Charlie Jaguar, LightningBolt

*

Lampuka

• Investigador
  • 1678
  • +424/-2021
« Responder #7059 em: Hoje às 05:10:34 pm »
Uma cabala...😄
E muito dinheiro em jogo. 😉
João Pereira

*

saabGripen

• Investigador
  • 2006
  • Recebeu: 314 vez(es)
  • Enviou: 109 vez(es)
  • +1164/-2049
« Responder #7060 em: Hoje às 05:17:57 pm »

Eu posso dizer que para nós aqui no Norte, Alcantara , Alfeite , Benfica, Alfama...  é tudo o mesmo bairro, que fica a 313km do Dragão.

« Última modificação: Hoje às 05:18:47 pm por saabGripen »

*

Lampuka

• Investigador
  • 1678
  • +424/-2021
« Responder #7061 em: Hoje às 05:20:27 pm »
E são marchas dos santos populares...😁
« Última modificação: Hoje às 05:21:17 pm por Lampuka »
João Pereira

*

LightningBolt

• Membro
  • *
  • 294
  • Recebeu: 113 vez(es)
  • Enviou: 1045 vez(es)
  • +30/-77
« Responder #7062 em: Hoje às 05:49:05 pm »
Estranho não se ouvir nada dos espanhois.

As negociações estavam a ir tão bem...

Segundo rumores vindos do Alfeite, e que aqui partilhei anteriormente, consta que um dos concorrentes não estaria propriamente interessado em investir no Arsenal, mas apenas na venda dos navios. Poderá ou não ser isso, porventura. A sensação que dá é que se ficou um pouco precocemente reduzido a dois competidores, a Naval Group e a Fincantieri, porém poderá ser só mesmo uma sensação, ou perceção como agora entrou no léxico.

Eu sei que vocês passam o que vão ouvindo... mas esses rumores às vezes valem o que valem... não sei nunca sofri tanto por algo que nem diz respeito à minha vida pessoal... tenho dormido mal até, podem ver pelas horas dos meus comentários... sem sono, excitado... sempre a pensar na EVO... aquele passar imperial... aaaaiii.. que calores jasus🥵 :mrgreen: na verdade... tenho receio do balde água fria... palavra de honra. tenho mesmo.

tenho andado pelo Facebook a defender a EVO, pelo X, pelo Threads, pelo insta, tenho tudo o que é rede social... mas não sei... tenho receio, mais uma vez, que não seja a escolhida...

« Última modificação: Hoje às 05:56:49 pm por LightningBolt »

*

Duarte

• Investigador
  • 5911
  • Recebeu: 1098 vez(es)
  • Enviou: 2708 vez(es)
  • +3484/-1563
« Responder #7063 em: Hoje às 05:56:47 pm »
Eu sei que vocês passam o que vão ouvindo... mas esses rumores às vezes valem o que valem... não sei nunca sofri tanto por algo que nem diz respeito à minha vida pessoal... tenho dormido mal até, podem ver pelas horas dos meus comentários... sem sono, excitado... sempre a pensar na EVO... aquele passar imperial... aaaaiii.. que calores jasus🥵 :mrgreen: na verdade... tenho teceio do balde água fria... palavra de honra. tenho mesmo.

tenho andado pelo Facebook a defender a EVO, pelo X, pelo Threads, pelo insta, tenho tudo o que é rede social... mas não sei... tenho receio, mais uma vez, que não seja a escolhida...

O entusiasmo da juventude... c56x1  isto depois passa, pergunta ao P44 como é.  :mrgreen:
Eu senti o mesmo quando anunciaram a compra das Meko ... no século passado.  ;D
слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower".
"Every country has its own Mafia. In Russia the Mafia has its own country."
"L'union fait la force."
https://www.paypal.com/donate?campaign_id=STAHVCFBSB66L

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LightningBolt