Se vierem 3 FREMM EVO com 32 VLS estas serão sem dúvida a componente High da Marinha, e os seguintes serão low : EPC ASW, FREMM usadas com 16 VLS, ou FDI, ou outra solução?
Não necessariamente.
A ideia "hi-low" faz sentido numa perspectiva de se ter 6 ou mais fragatas. Se a intenção (e/ou eventualmente a falta de pessoal assim o exigir) for 5, não há razão de um misto hi-low, mas sim para uma classe uniforme OU para que os 2 navios adicionais sejam mais virados para AAW (PPA EVO por exemplo).
Optando por FREMM EVO agora, não faz sentido ir buscar as FDI depois. Não existe ganho de capacidades, nem de preço, nem logísticos. Para optar por um modelo diferente, tem que haver vantagens em fazê-lo.
Também acho que as FREMM se vierem serão o high certamente, o que se significa que a capacidade AAW continua limitada. Mas quem sabe se para as outras 3 não vêem depois navios AAW em segunda mão, umas DZP ou algo do género...
Mas se as low forem novas, podia ser boa ideia mais 3 FREMM mas downgraded. Haveria ganhos a nível de logística e proeficiência/redundância das tripulações, e em caso de necessidade poderiam ser upgraded. Mas também depende do preço. Se calhar por três FREMM downgraded dava para comprar 4x Meko A200 decentemente equipadas. Não teriam seria o potencial das FREMM, seriam outros equipamentos... Mas seria uma fragata mais.
Creio que ao se comprar fragatas com Sylver, dificilmente se vai comprar navios que usem VLS e mísseis diferentes. Óbvio que não devia ser critério de exclusão, principalmente se um VLS de modelo diferente oferecesse capacidades complementares aos Sylver.
Se calhar um modelo AAW que junte ExLS ou Mk-41 e Sylver A50/A70 no mesmo navio pudesse ser viável, com o primeiro dedicado a defesa de ponto com mísseis quad-packed, e o segundo dedicado aos Aster 30 e MdCN.
Não existe é nada em 2ª mão com estas características. Teria que ser um navio novo.
Talvez as hipotéticas EPC Full se ficassem por 8 Mk-41 ou 12 ExLS, complementando melhor as FREMM EVO desta forma.
Fragatas AAW em segunda-mão, e que usam Sylver, daqui a 10 anos, só se forem as 2 Andrea Doria, ou as 2 Forbin (ambas classe Horizon). Mas a guarnição é algo proibitiva.
E se em vez de 3 EPC Full, fossem 3 PPA Light+?
Os PPA Light+ seriam mais caros, e a sua capacidade ASW é FFBNW, tal como a capacidade ASuW se não estou em erro. Ias ter que inventar uma versão "Light++" para instalar ambos, e para isso compravas o PPA Full.
Se é para comprar Full, mais vale ir para mais FREMM EVO, cujo preço não há-de ser muito diferente, e são superiores em muita coisa.
Dos PPA, só o PPA EVO é que fazia sentido, pelos ganhos em AAW.
Opções Low novas, neste momento a que faz sentido é com 5 EPC Full, partindo do pressuposto que se substituem os 4 NPO e 2 BD pelas EPC.