Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama

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Lampuka

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6975 em: Hoje às 06:11:50 pm »
Pelo que percebi,  até domingo é a intenção...tipo:

Vamos adquirir 2 a 3 fragatas do tipo x por um valor estimado de y.

O mesmo que se faz para os concursos públicos.  Apresenta-se um determinado modelo como exemplo, estipulam-se valores e pede-se aprovação.

Com isso reservam-se as verbas necessárias e até determinada data, neste caso Fevereiro,  procede-se à aquisição.

Estamos loge, a dois meses, da decisão.  E até lá,  todos podem apresentar propostas,  desde que se enquadrem nos requisitos.

Até dia 30 é apenas o nosso "negócio" com o SAFE. O que pensamos fazer e o que necessitamos para isso.

Não veja a cooisa assim. Se temos de apresentar os planos até ao final de Novembro, como é sabido, isso significa que foi feita a escolha dos equipamentos X ao preço Y. Bruxelas tem até o final de FEV para dar o seu OK, se financeiramente está dentro do programado e se as escolhas fazem sentido. Como não poderia deixar de ser, como autora do programa.
Logo a escolha do Governo português é feita agora e isso inclui os contactos com os fabricantes (e as tais BRO's). Se fosse até Fevereira nem eles andariam a torcer-se todos nestes últimos dias.

Já com os concursos públicos por cá a coisa também se passa assim. É feito um negócio mas nos casos em que não é possível visto prévio este só pode avançar depois da autorização do Trib. de Contas.

Mas posso estar enganado...  c56x1

Acho que é assim.
Novembro é para apresentar o projeto, já escolhido e identificado o material a comprar e os custos. Fevereiro é prazo para o UE aprovar o projeto. Não compliquem mais.  c56x1

Não me parece.
Novembro indicas quanto e em quê vais gastar.
Mais tarde apresentas os documentos de compra.
Por exemplo, vamos comprar x fragatas MP com o custo estimado de y. É o que indicamos agora.
Negoceias depois e apresentas a decisão e custos finais.
Até Fevereiro tem de estar tudo aprovado,  por isso deves decidir atempadamente antes para permitir essa aprovação nos prazos.
Imagina uma empresa, pedes ao teu banco a simulação de um financiamento para determinada operação, num determinado valor.
Eles aprovam.
Tu negoceias e apresentas a proforma final do equipamento que escolheste.
Nessa altura disponibilizam o valor.
João Pereira
 

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Duarte

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6976 em: Hoje às 06:21:27 pm »
Não me parece.
Novembro indicas quanto e em quê vais gastar.
Mais tarde apresentas os documentos de compra.
Por exemplo, vamos comprar x fragatas MP com o custo estimado de y. É o que indicamos agora.
Negoceias depois e apresentas a decisão e custos finais.
Até Fevereiro tem de estar tudo aprovado,  por isso deves decidir atempadamente antes para permitir essa aprovação nos prazos.
Imagina uma empresa, pedes ao teu banco a simulação de um financiamento para determinada operação, num determinado valor.
Eles aprovam.
Tu negoceias e apresentas a proforma final do equipamento que escolheste.
Nessa altura disponibilizam o valor.

Perguntei `a IA:

Citar
For the EU's Security Action for Europe (SAFE) instrument, member states must submit a detailed National Defence Investment Plan by November 30, 2025. A generic plan, such as allocating €3 billion for "ASW frigates tbd," would likely be insufficient. The plans must outline the specific defense procurements intended.
Key details required in the proposal include:
Specific Projects: Proposals require a description of specific projects.
Targeted Products: Detailed information on the targeted defense product is necessary.
Compliance with Eligibility Rules: The plan must demonstrate compliance with SAFE eligibility rules, including requirements for joint ventures and a minimum percentage of European content.
Expenditure: Plans must describe the planned expenditure.
For large and complex equipment like frigates, details would need to include how the procurement satisfies SAFE's stricter eligibility conditions for complex defence equipment (Category 2).

For example, Greece is considering using SAFE loans for a fourth FDI-class frigate and is discussing industrial cooperation with France to meet eligibility requirements. This indicates that specific procurement details are part of the process.

Mais:
Citar
For the EU's Security Action for Europe (SAFE) instrument, armament details must include:
A description of the defence products to be procured. This includes specifying the systems and equipment being acquired.
Planned expenditure, showing how funding will be used.
Compliance with eligibility rules, which includes stricter conditions for large equipment like ships and the requirement for a minimum percentage of European components.
Targeted capabilities, such as air and missile defence systems, ground combat capabilities, or maritime equipment, which are areas prioritized for joint procurement.
The requirement for detailed product descriptions is reinforced by the need for proposals to show how they align with the EU's strategic goals, such as bolstering the European defence industry and ensuring interoperability through joint procurement. The specific nature of the armament details needed for frigates, for example, is highlighted by ongoing talks for industrial cooperation to meet eligibility criteria for specific European-built vessels.

https://eur-lex.europa.eu/legal-content/EN/TXT/?uri=CELEX%3A32025R1106
« Última modificação: Hoje às 06:32:45 pm por Duarte »
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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6977 em: Hoje às 06:27:55 pm »
Citar
(25)

Members States wishing to obtain financial assistance under the SAFE instrument should submit a request to the Commission accompanied by a European defence industry investment plan (the ‘plan’). To facilitate the preparation of plans, the Commission and Member States should engage in exchanges with a view to identifying tentative allocations of the loan amounts. The Commission should assess all requests submitted by the Member States. When verifying the plans’ compliance with the criteria set out in this Regulation, the Commission should call upon the expertise of the EDA or the EU Military Staff, where appropriate. Throughout the preparation of the plans, Member States should have the possibility to exchange with the Commission in order to adjust their draft plans before submission. Throughout the implementation of the plans, where the Commission considers that the plans do not fulfil the conditions laid down in this Regulation, Member States should have the possibility to amend those plans. The Commission should allocate the loan amounts to the Member States concerned by applying the principles of equal treatment, solidarity, proportionality and transparency, in particular if the sum of requested loan amounts exceeds the total maximum amount of financial assistance available under the SAFE instrument. Loans should be allocated among the Member States which apply in accordance with the principles of equal treatment, solidarity, proportionality and transparency. The plans should describe measures to strengthen the resilience of the European defence industrial sector, notably by facilitating the access to the defence market for SMEs, mid-caps and new defence players.



(27)

In order to facilitate the plan’s implementation, the Commission and each Member State concerned should enter into an operational arrangement with details concerning the disbursement of the financial assistance, including a tentative schedule of disbursement, and sign a loan agreement with the detailed terms of the loan support under the SAFE instrument. Pre-financing of 15 % should be provided to allow a rapid start of the implementation of the activities, expenditure and measures under the SAFE instrument.

(28)

It is appropriate to organise the financial assistance under the diversified funding strategy provided for in Article 224 of Regulation (EU, Euratom) 2024/2509 of the European Parliament and of the Council (5) (the ‘Financial Regulation’) and the established single funding method, which is expected to enhance the liquidity of Union bonds and the attractiveness and cost-effectiveness of Union issuances. The loans should be provided with a sufficiently long duration for repayment, up to a maximum of 45 years. The principal repayments might benefit from a grace period of 10 years, in principle. For prudential reasons related to loan portfolio management, the share of loans granted to the three Member States representing the largest share of the loans granted should not exceed 60 % of the SAFE instrument’s maximum financial assistance.

(29)

In order to optimise the use of available financial assistance, in cases where financial amounts remain available following the adoption of a Council implementing decision pursuant to this Regulation, it is appropriate that the Commission publish a new call for expressions of interest. In such a case, the procedures set out for the request for financial assistance should apply subject to necessary adaptations, in particular in respect of the related deadlines and the fact that an amendment of the plan should be presented.

(30)

Common procurements should involve at least two participating countries that are Member States, EEA EFTA States or Ukraine, out of which at least one should be a Member State benefiting from loan support under the SAFE instrument. In addition, acceding countries, other candidate countries and potential candidates, and other third countries with whom the Union has entered a Security and Defence Partnership (NBI) should be allowed to participate in common procurements made with a Member State supported with the financial assistance under the SAFE instrument. Common procurement may include existing procurement contracts which fulfil the same conditions. Procurements carried out by one Member State should also be eligible for support when a contract has been signed no later than 30 May 2026, provided that this Member State takes all necessary steps, to be agreed upon in the operational arrangement, to extend the benefit of that contract by actively reaching out to other Member States, EEA EFTA states and Ukraine as well as acceding countries, candidate countries, potential candidates, or other third countries with which the Union has entered into a Security and Defence Partnership. The inclusion of EEA EFTA States and Ukraine among the countries that may make up the minimum required number for a common procurement is justified respectively by those countries’ close partnership with the Union in industrial defence production and by the fact that Ukraine is directly faced with Russia’s ongoing war of aggression. Member States are also encouraged to further support Ukraine with the equipment procured with the financial assistance of the SAFE instrument. The participation of these third countries to common procurements awarded to the EDTIB or the Defence and Technology Industrial Base of Ukraine or of EEA EFTA States should help increase the level of aggregation of demand necessary to scale up industrial capacity. It would also support the interoperability of systems and products deployed by the Union’s closest partners in this area while potentially enabling the participating Member States to secure better prices.

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6978 em: Hoje às 06:40:37 pm »
Podem dizer o que quiserem da EU, mas sem dúvida que se força o cumprimento de boas práticas. Isto de vai que depois logo se vê esta cada vez mais difícil.
 
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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6979 em: Hoje às 06:41:30 pm »
https://cnnportugal.iol.pt/fragatas/fremm-evo/fragatas-italianas-que-portugal-pondera-comprar-precisam-de-mare-especial-ou-de-obras-de-dragagem-para-entrar-no-alfeite/20251126/69272cb5d34e3caad84bbd2b

Fragatas italianas que Portugal pondera comprar precisam de "maré especial" ou de obras de dragagem para entrar no Alfeite



Regulamento portuário define que o canal de acesso à Base Naval tem uma cota de serviço de seis metros e uma referência máxima de 135 metros de comprimento, limites que as fragatas italianas ultrapassam. Para não tocarem no fundo, os navios ficariam dependentes da maré alta para sair para missão ou de obras de dragagem
As fragatas italianas FREMM EVO, que o Ministério da Defesa está a considerar adquirir para renovar a frota portuguesa, ultrapassam as dimensões de referência para a navegação no canal de acesso à Base Naval do Alfeite, o que condicionará a operação destes navios no Tejo a períodos de maré alta para poderem entrar e sair da própria base.

A CNN Portugal cruzou as especificações técnicas das navios italianos que o Ministério da Defesa está a ponderar comprar com o Regulamento de Autoridade Portuária de Lisboa (APL) e detetou incompatibilidades entre os navios pretendidos e as infraestruturas atuais do Alfeite.

Segundo o Regulamento da APL, os navios que se destinam à Base Naval têm como referência um comprimento máximo de 135 metros, sendo o acesso feito através do "Canal do Alfeite", a única via de acesso, que tem "uma cota de serviço" de seis metros de profundidade. Mas com 145 metros de comprimento e um calado superior a oito metros, as fragatas italianas excedem os limites operacionais padrão, o que pode impedir a entrada ou saída em situações de emergência ou maré baixa, ficando a frota refém das "condições meteorológicas e de maré" para aceder ao cais.

Isto significa que, em condições normais de maré baixa ou média, o navio poderia tocar no fundo. O próprio regulamento da APL prevê que navios com características excecionais fiquem com as manobras "condicionadas ao período de enchente".

Para contornar estes constrangimentos seria necessário fazer a dragagem do fundo do canal, algo que não seria inédito na história da marinha portuguesa. Quando Portugal adquiriu os submarinos aos alemães da Howaldtswerke-Deutsche Werft, em 2004, foi necessário proceder à limpeza do fundo do canal.

Além disso, a largura da doca seca do Arsenal do Alfeite também se apresenta como estreita demais para a fragata italiana. A FREMM EVO tem 20 metros de largura, uma dimensão que não lhe permite ser levada para a doca seca do Alfeite para reparação, uma vez que a estrutura tem apenas 18 de largura.

Apesar de o ministro da Defesa, Nuno Melo, garantir que ainda não existe nenhuma decisão tomada acerca da compra das novas fragatas da armada, Portugal assinou esta quarta-feira um acordo de cooperação com Itália, numa cerimónia oficial no Forte de São Julião da Barra, que contou com a presença do homólogo italiano Guido Crosetto.

De acordo com declarações do ministro à agência Lusa, a decisão da escolha da fragata "é fundamentalmente técnica", sublinhando que são os três ramos das Forças Armadas e a Direção-Geral de Armamento e Património da Defesa que vão aconselhar a tutela sobre aquilo que melhor serve o país, tendo em conta o "atual contexto geopolítico", admitindo que a dimensão destes investimentos são "para uma geração".

A outra concorrente é a Fragata de Defesa e Intervenção (FDI) do grupo estatal francês Naval Group. Ao que a CNN Portugal conseguiu apurar junto da empresa francesa, a proposta chegou ao governo no final do mês passado e o negócio pode aproximar-se dos três mil milhões de euros por três embarcações, naquela que poderá ser a aquisição militar portuguesa mais cara deste século. Os valores rondam os 800 e os 900 milhões de euros por navio
 
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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6980 em: Hoje às 06:52:46 pm »
https://cnnportugal.iol.pt/fragatas/fremm-evo/fragatas-italianas-que-portugal-pondera-comprar-precisam-de-mare-especial-ou-de-obras-de-dragagem-para-entrar-no-alfeite/20251126/69272cb5d34e3caad84bbd2b

"maré especial"  ::)
 :bang:
Não deixem o P44 ver isto, que ainda lhe dá uma coisa... :mrgreen:

É incluir os custos da dragagem no concurso como contrapartida... ou construir uma base para as FREMM nos Açores.  c56x1
« Última modificação: Hoje às 06:54:34 pm por Duarte »
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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6981 em: Hoje às 06:54:25 pm »
Too late :G-bigun:

Precisam de ajuda? Quem arranja uma pá?  :new_argue:

Sempre a porem pesquins
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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6982 em: Hoje às 06:58:58 pm »
Parece que o Alfeite vai ter uma nova doca e o canal de navegação vai ser dragado... Sempre a reclamar que este não cabe que aquele tb não... pode ser que assim já caibam.

P.S. pura especulação minha...
« Última modificação: Hoje às 06:59:44 pm por Bubas »
 
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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6983 em: Hoje às 06:59:39 pm »
https://cnnportugal.iol.pt/fragatas/fremm-evo/fragatas-italianas-que-portugal-pondera-comprar-precisam-de-mare-especial-ou-de-obras-de-dragagem-para-entrar-no-alfeite/20251126/69272cb5d34e3caad84bbd2b

Fragatas italianas que Portugal pondera comprar precisam de "maré especial" ou de obras de dragagem para entrar no Alfeite



Regulamento portuário define que o canal de acesso à Base Naval tem uma cota de serviço de seis metros e uma referência máxima de 135 metros de comprimento, limites que as fragatas italianas ultrapassam. Para não tocarem no fundo, os navios ficariam dependentes da maré alta para sair para missão ou de obras de dragagem
As fragatas italianas FREMM EVO, que o Ministério da Defesa está a considerar adquirir para renovar a frota portuguesa, ultrapassam as dimensões de referência para a navegação no canal de acesso à Base Naval do Alfeite, o que condicionará a operação destes navios no Tejo a períodos de maré alta para poderem entrar e sair da própria base.

A CNN Portugal cruzou as especificações técnicas das navios italianos que o Ministério da Defesa está a ponderar comprar com o Regulamento de Autoridade Portuária de Lisboa (APL) e detetou incompatibilidades entre os navios pretendidos e as infraestruturas atuais do Alfeite.

Segundo o Regulamento da APL, os navios que se destinam à Base Naval têm como referência um comprimento máximo de 135 metros, sendo o acesso feito através do "Canal do Alfeite", a única via de acesso, que tem "uma cota de serviço" de seis metros de profundidade. Mas com 145 metros de comprimento e um calado superior a oito metros, as fragatas italianas excedem os limites operacionais padrão, o que pode impedir a entrada ou saída em situações de emergência ou maré baixa, ficando a frota refém das "condições meteorológicas e de maré" para aceder ao cais.

Isto significa que, em condições normais de maré baixa ou média, o navio poderia tocar no fundo. O próprio regulamento da APL prevê que navios com características excecionais fiquem com as manobras "condicionadas ao período de enchente".

Para contornar estes constrangimentos seria necessário fazer a dragagem do fundo do canal, algo que não seria inédito na história da marinha portuguesa. Quando Portugal adquiriu os submarinos aos alemães da Howaldtswerke-Deutsche Werft, em 2004, foi necessário proceder à limpeza do fundo do canal.

Além disso, a largura da doca seca do Arsenal do Alfeite também se apresenta como estreita demais para a fragata italiana. A FREMM EVO tem 20 metros de largura, uma dimensão que não lhe permite ser levada para a doca seca do Alfeite para reparação, uma vez que a estrutura tem apenas 18 de largura.

Apesar de o ministro da Defesa, Nuno Melo, garantir que ainda não existe nenhuma decisão tomada acerca da compra das novas fragatas da armada, Portugal assinou esta quarta-feira um acordo de cooperação com Itália, numa cerimónia oficial no Forte de São Julião da Barra, que contou com a presença do homólogo italiano Guido Crosetto.

De acordo com declarações do ministro à agência Lusa, a decisão da escolha da fragata "é fundamentalmente técnica", sublinhando que são os três ramos das Forças Armadas e a Direção-Geral de Armamento e Património da Defesa que vão aconselhar a tutela sobre aquilo que melhor serve o país, tendo em conta o "atual contexto geopolítico", admitindo que a dimensão destes investimentos são "para uma geração".

A outra concorrente é a Fragata de Defesa e Intervenção (FDI) do grupo estatal francês Naval Group. Ao que a CNN Portugal conseguiu apurar junto da empresa francesa, a proposta chegou ao governo no final do mês passado e o negócio pode aproximar-se dos três mil milhões de euros por três embarcações, naquela que poderá ser a aquisição militar portuguesa mais cara deste século. Os valores rondam os 800 e os 900 milhões de euros por navio

Como vai ser com os NRE, de 11.000t de deslocamento, 137m de comprimento e boca de 19m???

Se calhar as dimensões limitadas da doca seca do Alfeite também farão parte da modernização, não? Idem para o canal de acesso....
Cumprimentos,
 
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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6984 em: Hoje às 07:14:47 pm »
Tá feio, tá...
@LightningBolt não leias!  :-[
Espero que não, mas...

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While the official process is a competition, insider information and rumors strongly suggest the French FDI frigate is the likely winner. The final decision is expected very soon due to a looming European Union funding deadline.

Key Rumors and Insider Insights
Internal Navy Preference: An unnamed senior Portuguese Navy official, speaking on condition of anonymity, indicated an internal preference for the Naval Group's FDI frigate.

Political Alignment: The timing of the French Amiral Ronarc'h frigate's recent visit to Lisbon, coinciding with the Defence Minister's public comments, is seen by observers as a strong political signal and part of the government leaning towards the French offer.

Industrial Incentives: Naval Group has sweetened its offer with a significant industrial cooperation proposal, including investment in the Arsenal do Alfeite shipyard and the creation of a joint company for future maintenance, which is a major factor for Portuguese industry and sovereignty.

Proven Platform Argument: A major argument for the French offer is that the first-of-class FDI is already undergoing sea trials, making it a "ready-to-use" solution that meets Portugal's need for rapid operational capability.

Italian Challenges: Fincantieri of Italy remains a contender, but some reports suggest the Italian shipyards are busy with national orders, and the US Navy recently canceled several frigates from Fincantieri's US-based program (Constellation-class) due to design and construction issues, which might implicitly affect perception, even if it is a different program.

Urgent Deadline: The most pressing factor driving a decision is the end of November 2025 deadline to submit projects for European funding. This fiscal pressure means an announcement is imminent.

The consensus among defense analysts is that all signs point towards an outcome aligned with France's naval strategy and industrial influence.

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6985 em: Hoje às 07:34:02 pm »
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While the FREMM is generally a larger, established, and highly capable frigate, often considered superior in sheer capacity and range, the French FDI frigate is considered a newer, more automated, and potentially more cost-effective option that still meets Portugal's core operational needs for a multi-mission vessel.
Here is a comparison of their capabilities relative to Portugal's requirements:



Suitability for Portugal

FREMM Advantages: Its larger size, longer range, and established high-end ASW capabilities make it a potent, proven platform.

FDI Advantages: The FDI's key strengths for Portugal likely lie in its lower crew requirement (reducing personnel costs), a strong industrial cooperation proposal from Naval Group that appeals to the Portuguese government, and its status as a "ready-to-use" contemporary solution that meets the specific budget and delivery constraints.

Decision Drivers: The selection is not purely a technical one. Political, industrial, and budgetary factors, including the urgent need to secure EU funding, appear to be pushing the decision towards the more compact and cost-efficient FDI rather than the larger FREMM, which some considered "too heavy for what Portugal wanted".

In summary, the FREMM may offer superior individual capabilities in some areas, but the FDI is seen as a better fit for Portugal's overall strategic, financial, and operational requirements.

« Última modificação: Hoje às 07:51:20 pm por Duarte »
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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6986 em: Hoje às 07:41:20 pm »
Tá feio, tá...
@LightningBolt não leias!  :-[
Espero que não, mas...

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While the official process is a competition, insider information and rumors strongly suggest the French FDI frigate is the likely winner. The final decision is expected very soon due to a looming European Union funding deadline.

Key Rumors and Insider Insights
Internal Navy Preference: An unnamed senior Portuguese Navy official, speaking on condition of anonymity, indicated an internal preference for the Naval Group's FDI frigate.

Political Alignment: The timing of the French Amiral Ronarc'h frigate's recent visit to Lisbon, coinciding with the Defence Minister's public comments, is seen by observers as a strong political signal and part of the government leaning towards the French offer.

Industrial Incentives: Naval Group has sweetened its offer with a significant industrial cooperation proposal, including investment in the Arsenal do Alfeite shipyard and the creation of a joint company for future maintenance, which is a major factor for Portuguese industry and sovereignty.

Proven Platform Argument: A major argument for the French offer is that the first-of-class FDI is already undergoing sea trials, making it a "ready-to-use" solution that meets Portugal's need for rapid operational capability.

Italian Challenges: Fincantieri of Italy remains a contender, but some reports suggest the Italian shipyards are busy with national orders, and the US Navy recently canceled several frigates from Fincantieri's US-based program (Constellation-class) due to design and construction issues, which might implicitly affect perception, even if it is a different program.

Urgent Deadline: The most pressing factor driving a decision is the end of November 2025 deadline to submit projects for European funding. This fiscal pressure means an announcement is imminent.

The consensus among defense analysts is that all signs point towards an outcome aligned with France's naval strategy and industrial influence.

Qual é a fonte desse texto?
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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6987 em: Hoje às 07:41:26 pm »
De onde veio esta informação?



Tá feio, tá...
@LightningBolt não leias!  :-[
Espero que não, mas...

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While the official process is a competition, insider information and rumors strongly suggest the French FDI frigate is the likely winner. The final decision is expected very soon due to a looming European Union funding deadline.

Key Rumors and Insider Insights
Internal Navy Preference: An unnamed senior Portuguese Navy official, speaking on condition of anonymity, indicated an internal preference for the Naval Group's FDI frigate.

Political Alignment: The timing of the French Amiral Ronarc'h frigate's recent visit to Lisbon, coinciding with the Defence Minister's public comments, is seen by observers as a strong political signal and part of the government leaning towards the French offer.

Industrial Incentives: Naval Group has sweetened its offer with a significant industrial cooperation proposal, including investment in the Arsenal do Alfeite shipyard and the creation of a joint company for future maintenance, which is a major factor for Portuguese industry and sovereignty.

Proven Platform Argument: A major argument for the French offer is that the first-of-class FDI is already undergoing sea trials, making it a "ready-to-use" solution that meets Portugal's need for rapid operational capability.

Italian Challenges: Fincantieri of Italy remains a contender, but some reports suggest the Italian shipyards are busy with national orders, and the US Navy recently canceled several frigates from Fincantieri's US-based program (Constellation-class) due to design and construction issues, which might implicitly affect perception, even if it is a different program.

Urgent Deadline: The most pressing factor driving a decision is the end of November 2025 deadline to submit projects for European funding. This fiscal pressure means an announcement is imminent.

The consensus among defense analysts is that all signs point towards an outcome aligned with France's naval strategy and industrial influence.
 

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sivispacem

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6988 em: Hoje às 07:44:03 pm »
Tá feio, tá...
@LightningBolt não leias!  :-[
Espero que não, mas...

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While the official process is a competition, insider information and rumors strongly suggest the French FDI frigate is the likely winner. The final decision is expected very soon due to a looming European Union funding deadline.

Key Rumors and Insider Insights
Internal Navy Preference: An unnamed senior Portuguese Navy official, speaking on condition of anonymity, indicated an internal preference for the Naval Group's FDI frigate.

Political Alignment: The timing of the French Amiral Ronarc'h frigate's recent visit to Lisbon, coinciding with the Defence Minister's public comments, is seen by observers as a strong political signal and part of the government leaning towards the French offer.

Industrial Incentives: Naval Group has sweetened its offer with a significant industrial cooperation proposal, including investment in the Arsenal do Alfeite shipyard and the creation of a joint company for future maintenance, which is a major factor for Portuguese industry and sovereignty.

Proven Platform Argument: A major argument for the French offer is that the first-of-class FDI is already undergoing sea trials, making it a "ready-to-use" solution that meets Portugal's need for rapid operational capability.

Italian Challenges: Fincantieri of Italy remains a contender, but some reports suggest the Italian shipyards are busy with national orders, and the US Navy recently canceled several frigates from Fincantieri's US-based program (Constellation-class) due to design and construction issues, which might implicitly affect perception, even if it is a different program.

Urgent Deadline: The most pressing factor driving a decision is the end of November 2025 deadline to submit projects for European funding. This fiscal pressure means an announcement is imminent.

The consensus among defense analysts is that all signs point towards an outcome aligned with France's naval strategy and industrial influence.

Qual é a fonte desse texto?

Fonte anónima e independente da secção de Comunicação da Embaixada de França....  c56x1
Cumprimentos,
 
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Duarte

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6989 em: Hoje às 07:45:48 pm »
Qual é a fonte desse texto?

Análise IA. Vale o que vale. Espero que esteja completamente errado. Mas vou-me preparar para o pior.

« Última modificação: Hoje às 07:50:01 pm por Duarte »
слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower".
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