Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama

• 6579 Respostas
  • 1867422 Visualizações
*

mafets

• Investigador
  • 10306
  • Recebeu: 4092 vez(es)
  • Enviou: 1290 vez(es)
  • +4173/-7029
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6570 em: Hoje às 02:38:19 pm »
Negar o acesso ao mar Português seria um motivo para um submarino russo entrar na nossa ZEE? Linhas de abastecimento, comercio mundial que passa nas nossas aguas, tudo isso seria feito a 2000km de distância? Eliminar ou "hackear" o elevado número de cabos submarinos que passam na nossa zee seria motivo para uma visita de submarinos inimigos? Se a NATO efetivamente bloquear o acesso de submarinos ao atlântico, pelo norte, por onde entrariam os submarinos inimigos para terem acesso à Europa ou ao atlântico Americano? Principalmente se os EUA controlarem o canal do Panamá...
Sim as F110 são excelentes em AAW. Mas quer as FREMM quer as FDI são muito boas nesse aspeto, sendo melhores em ASW.
A russia parece ter mais de 50 submarinos será que não lhes iria sobrar nenhum para colocarem na irrelevante e maior ZEE da Europa?
A malta que sabe mais disto por aqui não pode ajudar com uma opinião mais técnica? Eu estou só a queimar lógica...

A maior parte dos submarinos russos de ataque e com misseis balísticos são de propulsão nuclear portanto até do pacifico podem vir. O mais logico seria entrarem pelo Ártico no atlântico, como é recorrente.

Submarinos Russos na Costa Portuguesa também são vários anualmente:

https://www.msn.com/en-ie/war-and-conflicts/military/russian-submarine-monitored-in-portuguese-waters/ar-AA1wXLbx

https://www.theportugalnews.com/news/2023-10-16/navy-accompanies-russian-submarine-off-portuguese-coast/82325

https://www.newsweek.com/russian-submarines-flee-mediterranean-sea-nato-syria-2010224

NATO Maritime Command shared these pictures, announcing NATO allies from the Portuguese Navy, NRP Álvares Cabral and NRP Setúbal, had monitored the Russian submarine Novorossiysk and the Large Landing Ship (LLT) Alexander Shabalin pass through waters near Portugal.

Saudações

« Última modificação: Hoje às 02:40:26 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11655
  • Recebeu: 2673 vez(es)
  • Enviou: 3992 vez(es)
  • +1007/-1148
« Responder #6571 em: Hoje às 04:18:19 pm »
Os submarinos com mísseis balísticos podem disparar os seus mísseis de qualquer ponto do mundo, vir para perto de Portugal? Só se acharem que é uma parte de mar menos vigiada e que podem andar submergidos mais à vontade...

Eu via mais os submarinos de propulsão nuclear mas de ataque, isto é, para atacar com torpedos comboios de navios que pudessem vir da América para a Europa, como os alemães tentaram fazer na 2a guerra mundial, ou isto já não faz sentido nos dias de hoje?

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 24515
  • Recebeu: 4800 vez(es)
  • Enviou: 3375 vez(es)
  • +3875/-4708
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Bubas

*

P44

• Investigador
  • 21913
  • Recebeu: 7646 vez(es)
  • Enviou: 8612 vez(es)
  • +8181/-13816
« Responder #6573 em: Hoje às 05:08:08 pm »
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Duarte, Lampuka

*

RABN

• Membro
  • *
  • 168
  • Recebeu: 190 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +49/-37
« Responder #6574 em: Hoje às 05:10:17 pm »
Eu ainda me lembro de suspirarem por umas 3 Meko A200 ou AH140 em configuração baratinha, até umas fragatas turcas aceitávamos e agora de repente já nem as FREMM Evo ou as F110 servem?

No panorama da marinha, qualquer uma das duas é uma excelente escolha.

*

Duarte

• Investigador
  • 5709
  • Recebeu: 1007 vez(es)
  • Enviou: 2588 vez(es)
  • +3434/-1541
« Responder #6575 em: Hoje às 06:16:53 pm »
Eu ainda me lembro de suspirarem por umas 3 Meko A200 ou AH140 em configuração baratinha, até umas fragatas turcas aceitávamos e agora de repente já nem as FREMM Evo ou as F110 servem?

No panorama da marinha, qualquer uma das duas é uma excelente escolha.

Agora andamos armados em nouveau riche com os fundos SAFE.  :mrgreen:
слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower".
"Every country has its own Mafia. In Russia the Mafia has its own country."
"L'union fait la force."
https://www.paypal.com/donate?campaign_id=STAHVCFBSB66L

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lampuka

*

Drecas

• Investigador
  • 2630
  • Recebeu: 1192 vez(es)
  • Enviou: 214 vez(es)
  • +600/-249
« Responder #6576 em: Hoje às 06:41:38 pm »
Os submarinos com mísseis balísticos podem disparar os seus mísseis de qualquer ponto do mundo, vir para perto de Portugal? Só se acharem que é uma parte de mar menos vigiada e que podem andar submergidos mais à vontade...

Eu via mais os submarinos de propulsão nuclear mas de ataque, isto é, para atacar com torpedos comboios de navios que pudessem vir da América para a Europa, como os alemães tentaram fazer na 2a guerra mundial, ou isto já não faz sentido nos dias de hoje?

Sem dúvida que ainda faz sentido e é uma ameaça, daí ser vital ter controlo sobre o Báltico e o GIUK gap

*

Lampuka

• Investigador
  • 1616
  • Recebeu: 611 vez(es)
  • Enviou: 689 vez(es)
  • +408/-1996
« Responder #6577 em: Hoje às 08:07:24 pm »
https://x.com/Defence360/status/1991594469595181212?t=tlEhDQS7jLgwtSUYhn2WmQ&s=19

A confirmar-se tenho pena... mas venham elas.

Serão, das disponíveis, as mais "próximas" do que nós temos, em dimensões.

« Última modificação: Hoje às 08:18:18 pm por Lampuka »
João Pereira

*

Lampuka

• Investigador
  • 1616
  • Recebeu: 611 vez(es)
  • Enviou: 689 vez(es)
  • +408/-1996
« Responder #6578 em: Hoje às 08:11:41 pm »
Provavelmente "outros voos" seriam um salto demasiado grande nesta altura.

Que venham na configuração grega e que daqui a uns anos cheguem as meninas de 6000t.
João Pereira

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 24515
  • Recebeu: 4800 vez(es)
  • Enviou: 3375 vez(es)
  • +3875/-4708
« Responder #6579 em: Hoje às 08:55:11 pm »
Aposto que vêm como as Francesas...originais, porque as que serão construídas a partir de agora para a Marinha francesa terão 36 células VLS.
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...