Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6405 em: Novembro 14, 2025, 06:33:49 pm »
Há dias foi referido que as FREMM EVO eram as favoritas
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6406 em: Novembro 14, 2025, 06:36:30 pm »
Há dias foi referido que as FREMM EVO eram as favoritas
Nesse caso, provavelmente seriam as duas que estão ser construídas para substituir as duas vendidas à Grécia. Do ponto de vista puramente ASW, seriam possivelmente a melhor opção, juntamente com a F-110.
 
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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6407 em: Novembro 14, 2025, 06:43:53 pm »
É um pedaço de navio...
Em ASW, supostamente do melhor que existe.
João Pereira
 

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6408 em: Novembro 14, 2025, 06:49:56 pm »
Citar
Nesse caso, provavelmente seriam as duas que estão ser construídas para substituir as duas vendidas à Grécia.
Estas, e na mesma altura o Camões e o Dinis... junto com os Tridente e Arpão,  começamos a parecer novamente uma Marinha oceânica...
João Pereira
 
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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6409 em: Novembro 14, 2025, 06:52:47 pm »
O meu entendimento é que o governo tem que dizer até ao final do mês, quanto pretende gastar em fragatas, não qual o modelo que vai comprar… ainda muita àgua vai correr debaixo desta ponte… se é preciso ter pelo menos mais um país elegível para entrar no SAFE, as possíveis concorrentes serão a F-110 (Espanha), FREMM evo e PPA Evo (Itália), FDI (França e Grécia), ASWF (Holanda e Bélgica) e AH140 (Reino Unido e Polónia) e T26  (Reino Unido e Noruega). Vejo a coisa mal parada para as Meko, sejam elas A200, A210 ou A300…

Falou-se a qui que as Meko A2x0/ A300 eram as preferidas da Marinha, mas parece que não estão na corrida... ?   As type 26 podemos eliminar pelo preço e prazos de entrega..  ficamos com as AH130, FDI, FREMM e F110...  sendo as FREMM e FDI  :mrgreen: as mais prováveis se pensarmos bem nas quantias disponíveis do SAFE, no orçamento  e sabendo o que a casa gasta...

Uma pena... as Type 26... era brutal Portugal ficar com essas bicharocas... mas talvez seja demasiado areia para a nossa camioneta... além de serem lindas... e boas.... e e... e lindas e...boas...e... já disse boas?!? 😉
« Última modificação: Novembro 14, 2025, 06:55:39 pm por LightningBolt »
 

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6410 em: Novembro 14, 2025, 07:06:24 pm »
Lendo o artigo do Expresso, parece-me que o governo tem até ao final do mês para incluir as fragatas no programa (dá a entender que deverão ser até 3 Bi, já que fala em 2+1 fragatas) e depois o dinheiro tem que estar gasto até 2030. Isso, no meu entender, obriga a a uma decisão e assinatura de contrato em 2026 e entrega dos navios em 2030/31. Em termos das possíveis candidatas que eu referi acima, os prazos obrigam a que tenha que ser uma linha de produção ativa e o desvio de alguns dos navios do cliente original para Portugal. Basicamente, as T26 e ASWF são eliminadas, a T26 porque a BAe só conseguiria garantir entregas depois de 2030 (A RN precisa das primeiras três como de pão para a boca porque as T23 estão a cair de podres, e não vai desviá-las para PT), a segunda porque ainda não saiu do papel. Isso deixa as F-110, FDI, AH140, FREMM Evo e PPA Evo como alternativas para entregar pelo menos duas até 2030… vamos ver o que vais resultar daqui. Se estamos a falar de preponderância ASW, então as F-110 e FREMM Evo são as favoritas, mas parece que o Governo quer, e bem, incluir o Alfeite e inclusão de indústria português no pacote, portanto não sei… qualquer dos cinco modelos seria aceitável. se é preciso ter pelo menos mais um país elegível para entrar no SAFE, as possíveis concorrentes serão a F-110 (Espanha), FREMM evo e PPA Evo (Itália), FDI (França e Grécia), ASWF (Holanda e Bélgica) e AH140 (Reino Unido e Polónia) e T26  (Reino Unido e Noruega). Vejo a coisa mal parada para as Meko, sejam elas A200, A210 ou A300…

Sim, tem que estar tudo entregue até 30 de Novembro.

E como já escrevi aqui anteriormente, aparentemente as FREMM-EVO são agora as preferidas da Marinha, isto apesar da forte pressão que os espanhóis estão a exercer para que optemos pelas F-110.

Veremos se se conseguirá levantar um pouco o véu ainda este ano, ou se só conheceremos a opção definitiva durante 2026.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
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Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6411 em: Novembro 14, 2025, 08:17:03 pm »
Lendo o artigo do Expresso, parece-me que o governo tem até ao final do mês para incluir as fragatas no programa (dá a entender que deverão ser até 3 Bi, já que fala em 2+1 fragatas) e depois o dinheiro tem que estar gasto até 2030. Isso, no meu entender, obriga a a uma decisão e assinatura de contrato em 2026 e entrega dos navios em 2030/31. Em termos das possíveis candidatas que eu referi acima, os prazos obrigam a que tenha que ser uma linha de produção ativa e o desvio de alguns dos navios do cliente original para Portugal. Basicamente, as T26 e ASWF são eliminadas, a T26 porque a BAe só conseguiria garantir entregas depois de 2030 (A RN precisa das primeiras três como de pão para a boca porque as T23 estão a cair de podres, e não vai desviá-las para PT), a segunda porque ainda não saiu do papel. Isso deixa as F-110, FDI, AH140, FREMM Evo e PPA Evo como alternativas para entregar pelo menos duas até 2030… vamos ver o que vais resultar daqui. Se estamos a falar de preponderância ASW, então as F-110 e FREMM Evo são as favoritas, mas parece que o Governo quer, e bem, incluir o Alfeite e inclusão de indústria português no pacote, portanto não sei… qualquer dos cinco modelos seria aceitável. se é preciso ter pelo menos mais um país elegível para entrar no SAFE, as possíveis concorrentes serão a F-110 (Espanha), FREMM evo e PPA Evo (Itália), FDI (França e Grécia), ASWF (Holanda e Bélgica) e AH140 (Reino Unido e Polónia) e T26  (Reino Unido e Noruega). Vejo a coisa mal parada para as Meko, sejam elas A200, A210 ou A300…

Sim, tem que estar tudo entregue até 30 de Novembro.

E como já escrevi aqui anteriormente, aparentemente as FREMM-EVO são agora as preferidas da Marinha, isto apesar da forte pressão que os espanhóis estão a exercer para que optemos pelas F-110.

Veremos se se conseguirá levantar um pouco o véu ainda este ano, ou se só conheceremos a opção definitiva durante 2026.

 Aqui não há muita discusão. A opção mais viável e adequada para as nossas necessidades e requisitos. É sem dúvida a AH140 com um pacote de sensores com capacidade aceitável. A FREEM Evo deverá ser caríssima e a F110 só se vier com os sensores todos "ratados" para embaratecer. O que não é uma opção.
 
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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6412 em: Novembro 14, 2025, 08:25:03 pm »
E a 140 está a ser considerada sequer?

Não me parece
« Última modificação: Novembro 14, 2025, 08:26:29 pm por P44 »
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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6413 em: Novembro 14, 2025, 08:32:33 pm »
Lendo o artigo do Expresso, parece-me que o governo tem até ao final do mês para incluir as fragatas no programa (dá a entender que deverão ser até 3 Bi, já que fala em 2+1 fragatas) e depois o dinheiro tem que estar gasto até 2030. Isso, no meu entender, obriga a a uma decisão e assinatura de contrato em 2026 e entrega dos navios em 2030/31. Em termos das possíveis candidatas que eu referi acima, os prazos obrigam a que tenha que ser uma linha de produção ativa e o desvio de alguns dos navios do cliente original para Portugal. Basicamente, as T26 e ASWF são eliminadas, a T26 porque a BAe só conseguiria garantir entregas depois de 2030 (A RN precisa das primeiras três como de pão para a boca porque as T23 estão a cair de podres, e não vai desviá-las para PT), a segunda porque ainda não saiu do papel. Isso deixa as F-110, FDI, AH140, FREMM Evo e PPA Evo como alternativas para entregar pelo menos duas até 2030… vamos ver o que vais resultar daqui. Se estamos a falar de preponderância ASW, então as F-110 e FREMM Evo são as favoritas, mas parece que o Governo quer, e bem, incluir o Alfeite e inclusão de indústria português no pacote, portanto não sei… qualquer dos cinco modelos seria aceitável. se é preciso ter pelo menos mais um país elegível para entrar no SAFE, as possíveis concorrentes serão a F-110 (Espanha), FREMM evo e PPA Evo (Itália), FDI (França e Grécia), ASWF (Holanda e Bélgica) e AH140 (Reino Unido e Polónia) e T26  (Reino Unido e Noruega). Vejo a coisa mal parada para as Meko, sejam elas A200, A210 ou A300…

Sim, tem que estar tudo entregue até 30 de Novembro.

E como já escrevi aqui anteriormente, aparentemente as FREMM-EVO são agora as preferidas da Marinha, isto apesar da forte pressão que os espanhóis estão a exercer para que optemos pelas F-110.

Veremos se se conseguirá levantar um pouco o véu ainda este ano, ou se só conheceremos a opção definitiva durante 2026.

 Aqui não há muita discusão. A opção mais viável e adequada para as nossas necessidades e requisitos. É sem dúvida a AH140 com um pacote de sensores com capacidade aceitável. A FREEM Evo deverá ser caríssima e a F110 só se vier com os sensores todos "ratados" para embaratecer. O que não é uma opção.
Depende do valor afetado à aquisição. Se for mais próximo dos 3000 milhões, então deve dar para três fragatas ASW de topo, i.e., FREMM EVO ou F-110. Se fôr mais próximo dos 2000 milhões, então só vai dar para duas dessas, ou para três mais baratas, uma mistura de GP e ASW, como a versão ASW da AH140 ou a FDI na configuração francesa (a grega atira-se para os 1000 milhões por navio). Acho que no final do mês, quando virmos o que está orçamentado e o número de navios a adquirir, já vamos ter uma ideia melhor dos possíveis concorrentes.
 

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6414 em: Novembro 14, 2025, 09:34:10 pm »
Lendo o artigo do Expresso, parece-me que o governo tem até ao final do mês para incluir as fragatas no programa (dá a entender que deverão ser até 3 Bi, já que fala em 2+1 fragatas) e depois o dinheiro tem que estar gasto até 2030. Isso, no meu entender, obriga a a uma decisão e assinatura de contrato em 2026 e entrega dos navios em 2030/31. Em termos das possíveis candidatas que eu referi acima, os prazos obrigam a que tenha que ser uma linha de produção ativa e o desvio de alguns dos navios do cliente original para Portugal. Basicamente, as T26 e ASWF são eliminadas, a T26 porque a BAe só conseguiria garantir entregas depois de 2030 (A RN precisa das primeiras três como de pão para a boca porque as T23 estão a cair de podres, e não vai desviá-las para PT), a segunda porque ainda não saiu do papel. Isso deixa as F-110, FDI, AH140, FREMM Evo e PPA Evo como alternativas para entregar pelo menos duas até 2030… vamos ver o que vais resultar daqui. Se estamos a falar de preponderância ASW, então as F-110 e FREMM Evo são as favoritas, mas parece que o Governo quer, e bem, incluir o Alfeite e inclusão de indústria português no pacote, portanto não sei… qualquer dos cinco modelos seria aceitável. se é preciso ter pelo menos mais um país elegível para entrar no SAFE, as possíveis concorrentes serão a F-110 (Espanha), FREMM evo e PPA Evo (Itália), FDI (França e Grécia), ASWF (Holanda e Bélgica) e AH140 (Reino Unido e Polónia) e T26  (Reino Unido e Noruega). Vejo a coisa mal parada para as Meko, sejam elas A200, A210 ou A300…

Sim, tem que estar tudo entregue até 30 de Novembro.

E como já escrevi aqui anteriormente, aparentemente as FREMM-EVO são agora as preferidas da Marinha, isto apesar da forte pressão que os espanhóis estão a exercer para que optemos pelas F-110.

Veremos se se conseguirá levantar um pouco o véu ainda este ano, ou se só conheceremos a opção definitiva durante 2026.

 Aqui não há muita discusão. A opção mais viável e adequada para as nossas necessidades e requisitos. É sem dúvida a AH140 com um pacote de sensores com capacidade aceitável. A FREEM Evo deverá ser caríssima e a F110 só se vier com os sensores todos "ratados" para embaratecer. O que não é uma opção.

Mais cara que a type 26?
« Última modificação: Novembro 14, 2025, 10:01:29 pm por LightningBolt »
 

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6415 em: Novembro 14, 2025, 09:57:08 pm »
Lendo o artigo do Expresso, parece-me que o governo tem até ao final do mês para incluir as fragatas no programa (dá a entender que deverão ser até 3 Bi, já que fala em 2+1 fragatas) e depois o dinheiro tem que estar gasto até 2030. Isso, no meu entender, obriga a a uma decisão e assinatura de contrato em 2026 e entrega dos navios em 2030/31. Em termos das possíveis candidatas que eu referi acima, os prazos obrigam a que tenha que ser uma linha de produção ativa e o desvio de alguns dos navios do cliente original para Portugal. Basicamente, as T26 e ASWF são eliminadas, a T26 porque a BAe só conseguiria garantir entregas depois de 2030 (A RN precisa das primeiras três como de pão para a boca porque as T23 estão a cair de podres, e não vai desviá-las para PT), a segunda porque ainda não saiu do papel. Isso deixa as F-110, FDI, AH140, FREMM Evo e PPA Evo como alternativas para entregar pelo menos duas até 2030… vamos ver o que vais resultar daqui. Se estamos a falar de preponderância ASW, então as F-110 e FREMM Evo são as favoritas, mas parece que o Governo quer, e bem, incluir o Alfeite e inclusão de indústria português no pacote, portanto não sei… qualquer dos cinco modelos seria aceitável. se é preciso ter pelo menos mais um país elegível para entrar no SAFE, as possíveis concorrentes serão a F-110 (Espanha), FREMM evo e PPA Evo (Itália), FDI (França e Grécia), ASWF (Holanda e Bélgica) e AH140 (Reino Unido e Polónia) e T26  (Reino Unido e Noruega). Vejo a coisa mal parada para as Meko, sejam elas A200, A210 ou A300…

Sim, tem que estar tudo entregue até 30 de Novembro.

E como já escrevi aqui anteriormente, aparentemente as FREMM-EVO são agora as preferidas da Marinha, isto apesar da forte pressão que os espanhóis estão a exercer para que optemos pelas F-110.

Veremos se se conseguirá levantar um pouco o véu ainda este ano, ou se só conheceremos a opção definitiva durante 2026.

 Aqui não há muita discusão. A opção mais viável e adequada para as nossas necessidades e requisitos. É sem dúvida a AH140 com um pacote de sensores com capacidade aceitável. A FREEM Evo deverá ser caríssima e a F110 só se vier com os sensores todos "ratados" para embaratecer. O que não é uma opção.

Mais cara que a type 26?
Andam as duas pouco acima dos 1000 milhões. Mas o principal impedimento da T26 é que não iria conseguir entregar duas fragatas até 2030. A RN precisa desesperadamente das primeiras três e não me parece que esteja disposta a protelar mais. Além disso, com a encomenda Norueguesa, a linha está ocupada a 100% da capacidade até 2030. Já an FREMM tem duas em construção e prontas em 2029 e 2030, das quais a Marinha Italiana podia abdicar porque já tem seis outras ASW. Pode dar-se ao luxo de encomendar duas outras para entrega em 2031 e 2032… an T26 seria um sonho lindo, mas não me parece realista.
 
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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6416 em: Novembro 14, 2025, 10:03:30 pm »
Citar
Nesse caso, provavelmente seriam as duas que estão ser construídas para substituir as duas vendidas à Grécia.
Estas, e na mesma altura o Camões e o Dinis... junto com os Tridente e Arpão,  começamos a parecer novamente uma Marinha oceânica...

que modelos poderão ser os dois ou o novo submarino? hyunday heavy industries? HDS-2300 era top. 2!


News
Hyundai Heavy Industries and Portuguese Navy to jointly develop small submarines.
May 30, 2025
1 minutes
HD Hyundai Heavy Industries and the Portuguese Navy have signed a memorandum of understanding for a strategic partnership with the Portuguese Navy at the Marine Defense Exhibition 2025 (MADEX), reports ChosunBiz (1).

The South Korean company presented three types of export models submarines at MADEX25 in Busan, one with 2300tons, the second with 1500 and a third with 800.

The Portuguese Navy operates two Tridente Class submarines but as always desired to operate 4 submarines or at least 3. Last year the Navy magazine also reported in their December issue closer ties with Turkish and South Korea industry for the development and sustainment of the submarine branch(2).


NRP Tridente, via Marinha
The call for more submarines as gained some strength in recent times as both the previous Chief of Staff, Admiral Gouveia e Melo (3), and current one, Admiral Jorge Nobre de Sousa (4), have called for the procurement of a further two submarines, both admitting they could be of the same size or smaller than the Tridente.
« Última modificação: Novembro 14, 2025, 10:06:40 pm por LightningBolt »
 

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6417 em: Novembro 14, 2025, 11:06:59 pm »
Se o Exército tem 1,27 MM em fundos SAFE, restam 4,6 MM  para a FAP e Exército. Os adivinhas  c56x1 da casa especulam que a FAP vai voar com os Eurofighers. Uma esquadra de Eurofighter fica em que preço? Segundo a IA: "Portugal could potentially acquire approximately 18 Eurofighter Typhoons with a budget of 2.5 billion euros". Let's run with that number.  Poderá (muito provavelmente) ser mais, e dificilmente menos.. mas a Alemanha vai pagar 3,75 MM por 20. "Germany has approved the procurement of 20 Eurofighters of the Tranche 5 for €3.75 billion", nest caso 16 Eurofighter tranche 5 ao mesmo preço ficam em 3 MM Euros +/-. Portanto entre 2,5 e 3 MM para a FAP. Restam 1,6 MM e 2,1 MM para a Marinha.  Só prevejo 3 FDI novas a estes preços...   há outras opções? Se reduzirem o número de fragatas novas para 2, talvez... + uma de opção, para empurrar com a barriga, (coisa inédita!)  ::)

As type 31/ Arrowhead 140 custam quanto se for para encomendar e 2026? 350M- 400 M cada?  :conf:

Ficam para a próxima LPM (2033-2042?) uma segunda esquadra de caças e mais 3-4 fragatas (novas, usadas, em construção, negócio de ocasião, etc.

Estarei longe da verdade?  8)


« Última modificação: Novembro 14, 2025, 11:26:53 pm por Duarte »
слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower".
"Every country has its own Mafia. In Russia the Mafia has its own country."
"L'union fait la force."
https://www.paypal.com/donate?campaign_id=STAHVCFBSB66L
 

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6418 em: Novembro 14, 2025, 11:15:55 pm »
Se o Exército tem 1,27 MM em fundos SAFE, restam 4,6 MM  para a FAP e Exército. Os adivinhas  c56x1 da casa especulam que a FAP vai voar com os Eurofighers. Uma esquadra de Eurofighter fica em que preço? Segundo a IA: "Portugal could potentially acquire approximately 18 Eurofighter Typhoons with a budget of 2.5 billion euros". Let's run with that number.  Poderá (muito provavelmente) ser mais, e dificilmente menos.. mas a Alemanha vai pagar 3,75 MM por 20. "Germany has approved the procurement of 20 Eurofighters of the Tranche 5 for €3.75 billion", nest caso 16 Eurofighter tranche 5 ao mesmo preço ficam em 3 MM Euros +/-. Portanto entre 2,5 e 3 MM para a FAP. Restam 1,6 MM e 2,1 MM para a Marinha.  Só prevejo 3 FDI novas a estes preços...   há outras opções? Se reduzirem o número de fragatas novas para 2, talvez... + uma de opção, para empurrar com a barriga, (coisa inédita!)  ::)

Ficam para a próxima LPM (2033-2042?) uma segunda esquadra de caças e mais 3-4 fragatas (novas, usadas, em construção, negócio de ocasião, etc.

Estarei longe da verdade?  8)
Já aqui alguém disse, não me lembro quem, que a FAP não incluiu os novos caças no SAFE. E também acho que compras de equipamento usado não cabem no SAFE (alguém pode confirmar?). Acho que quando o plano fôr submetido se fará luz sobre muitos assuntos, mesmo os que não vão estar no SAFE. Neste momento apenas se pode especular...
 
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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6419 em: Novembro 14, 2025, 11:19:24 pm »
As 2 FREMM EVO que a Italia está a construir vao custar €1.5bn.