Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama

• 6221 Respostas
  • 1837520 Visualizações
*

P44

• Investigador
  • 21780
  • Recebeu: 7537 vez(es)
  • Enviou: 8509 vez(es)
  • +8171/-13720
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6210 em: Novembro 02, 2025, 09:41:34 am »
Eu imagino o estado da CR e da AC, para nunca mais terem navegado...
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas

*

Duarte

• Investigador
  • 5378
  • Recebeu: 942 vez(es)
  • Enviou: 2487 vez(es)
  • +3350/-1492
« Responder #6211 em: Novembro 02, 2025, 02:41:48 pm »

Se calhar é a razão deste MLU não avançar. Tarde demais.
слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower".
"Every country has its own Mafia. In Russia the Mafia has its own country."
"L'union fait la force."
https://www.paypal.com/donate?campaign_id=STAHVCFBSB66L

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

Ghidra

• Perito
  • **
  • 435
  • Recebeu: 208 vez(es)
  • Enviou: 145 vez(es)
  • +263/-173
  • 🙈🙉🙊
« Responder #6212 em: Novembro 02, 2025, 07:52:05 pm »
Não são as minhas favoritas mas os franceses andam mal de finanças, se calhar aceitavam na boa vender algumas das suas fragatas em construção ficavam com dinheiro em caixa e ainda adiavam despesas...

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Duarte

*

Duarte

• Investigador
  • 5378
  • +3350/-1492
« Responder #6213 em: Novembro 02, 2025, 08:22:27 pm »
Não são as minhas favoritas mas os franceses andam mal de finanças, se calhar aceitavam na boa vender algumas das suas fragatas em construção ficavam com dinheiro em caixa e ainda adiavam despesas...

Poderá estar a decorrer algo do género nos bastidores, daí o MLU estar sem avançar? Os 120 M do MLU mais um reforço orçamental em 2026, 2027, 2028 e já dava pelo menos uma fragata nova, ou talvez através do SAFE e até ao fim desta LPM ficávamos com 2 ou 3 fragatas novas e as duas BD. A partir de 2034 vinham mais 2-3 fragatas novas na próxima LPM.
« Última modificação: Novembro 02, 2025, 08:23:14 pm por Duarte »
слава Україна!
"L'union fait la force."

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, P44

*

LM

• Investigador
  • 3738
  • Recebeu: 1851 vez(es)
  • Enviou: 4726 vez(es)
  • +2677/-166
« Responder #6214 em: Novembro 02, 2025, 08:27:54 pm »

O MLU foi concebido numa época "antes Ucrânia" e agora há possibilidade de outros investimentos e mais rápidos; dava jeito perceber a revisão da LPM - sem prejuízo de que as fragatas VdG devem estar num estado lastimoso e algo deve ter mesmo de ser investido para na próxima meia dúzia de anos poderem participar em operações NATO (ou mesmo em nacionais).

PS - Vi agora comentário do @Duarte, com a mesma duvida. 
« Última modificação: Novembro 02, 2025, 08:28:49 pm por LM »
Quidquid latine dictum sit, altum videtur

*

Duarte

• Investigador
  • 5378
  • +3350/-1492
« Responder #6215 em: Novembro 02, 2025, 11:38:05 pm »
Eu li algures que o que Marinha pretende são fragatas "tailor made" para as nossas necessidades e não "off the shelf", portanto comprar algo já em construção para outro país será menos provável, a não ser que ainda dê tempo de rever os equipamentos e sensores finais?

Aposto que o atraso no andamento do MLU das VdG dever-se `a próxima revisão da LPM talvez... :conf:
« Última modificação: Novembro 02, 2025, 11:38:58 pm por Duarte »
слава Україна!
"L'union fait la force."

*

P44

• Investigador
  • 21780
  • +8171/-13720
« Responder #6216 em: Hoje às 06:47:38 am »

Pois, não me admirava nada
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LightningBolt

*

P44

• Investigador
  • 21780
  • +8171/-13720
« Responder #6217 em: Hoje às 10:05:58 am »
Deviam por essa modernização das Meko de lado de uma vez por todas, transferi-la para as M num projeto conjunto com os belgas, e avançar para a aquisição das "tais" "novas fragatas"

Dizer que temos 2-3 fragatas que na verdade já não navegam sequer é mesmo enganar o zé

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Duarte, sivispacem, LightningBolt

*

Charlie Jaguar

• Investigador
  • 7308
  • Recebeu: 8307 vez(es)
  • Enviou: 5670 vez(es)
  • +10219/-2955
« Responder #6218 em: Hoje às 12:00:00 pm »
Deviam por essa modernização das Meko de lado de uma vez por todas, transferi-la para as M num projeto conjunto com os belgas, e avançar para a aquisição das "tais" "novas fragatas"

Dizer que temos 2-3 fragatas que na verdade já não navegam sequer é mesmo enganar o zé

Se a Marinha não disser nada entretanto, provavelmente só saberemos se a modernização das 2 fragatas da classe Vasco da Gama vai ou não adiante aquando da revisão da Lei de Programação Militar, em meados do ano que vem.

Pelo que tenho ouvido no decurso das últimas semanas, parece ser ponto assente que a Armada pretende encomendar 2 ou 3 novas fragatas de construção europeia. O(s) modelo(s) preferido(s)? Pois, essa é a pergunta para 1 milhão de euros, porém dá-me a sensação de que a ASWF começa a ficar para trás sobretudo por razões de custo.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

JohnM

• Investigador
  • 1837
  • Recebeu: 1276 vez(es)
  • Enviou: 561 vez(es)
  • +374/-60
« Responder #6219 em: Hoje às 12:10:20 pm »

Se a Marinha não disser nada entretanto, provavelmente só saberemos se a modernização das 2 fragatas da classe Vasco da Gama vai ou não adiante aquando da revisão da Lei de Programação Militar, em meados do ano que vem.

Pelo que tenho ouvido no decurso das últimas semanas, parece ser ponto assente que a Armada pretende encomendar 2 ou 3 novas fragatas de construção europeia. O(s) modelo(s) preferido(s)? Pois, essa é a pergunta para 1 milhão de euros, porém dá-me a sensação de que a ASWF começa a ficar para trás sobretudo por razões de custo.
Há uma mudança relativamente ao plano de comprar até 6, então?

*

Charlie Jaguar

• Investigador
  • 7308
  • Recebeu: 8307 vez(es)
  • Enviou: 5670 vez(es)
  • +10219/-2955
« Responder #6220 em: Hoje às 12:30:02 pm »

A tónica parece apontar no sentido de para já, ou seja, aparentemente querer-se avançar em breve com a assinatura do contrato para 2 a 3 fragatas novas de construção europeia. Isto pode denotar uma certa urgência face ao real estado das Vasco da Gama, e por conseguinte um possível abandono do seu programa de modernização. Vamos aguardar.

Corre muita, mas muita coisa mesmo neste momento em relação aos 3 ramos, por isso não matem o mensageiro caso o desfecho não seja bem assim. Só estou a relatar o que vou ouvindo e/ou sabendo. ;)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, Duarte, JohnM

*

sivispacem

• Investigador
  • 1753
  • Recebeu: 1000 vez(es)
  • Enviou: 1078 vez(es)
  • +464/-630
« Responder #6221 em: Hoje às 12:47:31 pm »

A tónica parece apontar no sentido de para já, ou seja, aparentemente querer-se avançar em breve com a assinatura do contrato para 2 a 3 fragatas novas de construção europeia. Isto pode denotar uma certa urgência face ao real estado das Vasco da Gama, e por conseguinte um possível abandono do seu programa de modernização. Vamos aguardar.

Corre muita, mas muita coisa mesmo neste momento em relação aos 3 ramos, por isso não matem o mensageiro caso o desfecho não seja bem assim. Só estou a relatar o que vou ouvindo e/ou sabendo. ;)

Posso a não estar a ser justo, mas enquanto observador externo destas coisas da Defesa Nacional parece-me que estamos numa fase de 'barata-tontice'.
Por vários motivos: guerra na Ucrânia e lições a retirar no que a "conflitos actuais" se refere, estado decrépito das nossas FA's, excesso de programas prioritários de substituição de meios em final de vida, programa SAFE, etc, etc.

A ser verdadeiro este frenesim, parece-me também que há uma certa falta de liderança (v.g., alguém sabe onde anda e o que faz o CEMGFA, por exemplo??)... Há que definir necessidades, ver os meis ($$$$) disponíveis, atribuir prioridades e apresentar planos.
Se depois são aprovados ou não logo se verá. Mas foco e discernimento são essenciais. E daí o papel da liderança na diminuição do 'ruído' e da entropia. Coisa que também não parece estar a correr bem.... 
« Última modificação: Hoje às 12:48:38 pm por sivispacem »
Cumprimentos,