Há uma mudança relativamente ao plano de comprar até 6, então?
A tónica parece apontar no sentido de para já, ou seja, aparentemente querer-se avançar em breve com a assinatura do contrato para 2 a 3 fragatas novas de construção europeia. Isto pode denotar uma certa urgência face ao real estado das Vasco da Gama, e por conseguinte um possível abandono do seu programa de modernização. Vamos aguardar.
Corre muita, mas muita coisa mesmo neste momento em relação aos 3 ramos, por isso não matem o mensageiro caso o desfecho não seja bem assim. Só estou a relatar o que vou ouvindo e/ou sabendo. 
Posso a não estar a ser justo, mas enquanto observador externo destas coisas da Defesa Nacional parece-me que estamos numa fase de 'barata-tontice'.
Por vários motivos: guerra na Ucrânia e lições a retirar no que a "conflitos actuais" se refere, estado decrépito das nossas FA's, excesso de programas prioritários de substituição de meios em final de vida, programa SAFE, etc, etc.
A ser verdadeiro este frenesim, parece-me também que há uma certa falta de liderança (v.g., alguém sabe onde anda e o que faz o CEMGFA, por exemplo??)... Há que definir necessidades, ver os meis ($$$$) disponíveis, atribuir prioridades e apresentar planos.
Se depois são aprovados ou não logo se verá. Mas foco e discernimento são essenciais. E daí o papel da liderança na diminuição do 'ruído' e da entropia. Coisa que também não parece estar a correr bem....