Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama

  • 6183 Respostas
  • 1823135 Visualizações
*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 10314
  • Recebeu: 5304 vez(es)
  • Enviou: 865 vez(es)
  • +5382/-1309
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, Duarte, sivispacem, Bubas

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 10314
  • Recebeu: 5304 vez(es)
  • Enviou: 865 vez(es)
  • +5382/-1309
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6181 em: Outubro 24, 2025, 01:58:38 pm »
Em caso de guerra com Espanha (ou Marrocos, etc), acham que o problema era só haver o Alfeite? Porque ter várias - atracar é fácil e temos várias localizações, agora ter estruturas como uma Base não - resolvia o problema? Com os drones, misseis de cruzeiro existentes? Que defendam uma Base nos Açores ainda posso perceber - mas uma Base custa recursos e fica a faltar em outro lado.

Num caso hipotético de conflito contra a Espanha, nenhum porto em Portugal Continental estaria seguro. Falta a profundidade territorial, faltam as capacidades defensivas, falta a capacidade de aviso antecipado, falta a capacidade de resposta.

Ter várias bases permite dispersar os meios, dar-lhes-ia um pouco mais trabalho, mas nada que não conseguissem resolver.


No nosso caso, não precisamos de ter 5 ou 6 "Alfeites" espalhados pelo país.
Precisamos de ter, além da BNL:
-Base Naval dos Açores, com apoio financeiro NATO, que tenha capacidade de absorver e abastecer a maioria da Marinha, e que possa servir para a NATO quando necessário;
-uma Base Naval na Madeira, mais pequena, capaz de receber/abastecer pelo menos 3 fragatas em simultâneo. Ideal para sustentar operações no Atlântico Sul.

De resto, precisas de uma pequena base a Norte e outra a Sul, dedicadas a navios de patrulha (NPO e/ou NPC) destacados permanentemente na respectiva região. O objectivo disto é teres navios de patrulha operados por guarnições locais, aumentando o pool de candidatos, e estes navios só teriam que voltar ao Alfeite em acções de manutenção.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Malagueta, JohnM, PTWolf, Bubas

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 21714
  • Recebeu: 7492 vez(es)
  • Enviou: 8471 vez(es)
  • +8165/-13676
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6182 em: Outubro 24, 2025, 03:08:09 pm »
6 alfeites com que navios????
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

Ghidra

  • Perito
  • **
  • 427
  • Recebeu: 200 vez(es)
  • Enviou: 143 vez(es)
  • +261/-169
  • 🙈🙉🙊
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6183 em: Outubro 24, 2025, 10:15:13 pm »
Esse cenário do "daqui a 20 anos" serve teoricamente para qualquer país e é uma boa desculpa para não se adquirir nada

( Bem o Japão sempre fica mais longe  :mrgreen: )
Agora fizeste me lembrar  do maduro nos ameaçou de guerra quando lhe cortamos as encomendas de pernil de porco por falta de pagamento  :mrgreen:
A distância não é impedimento até porque com os meios navais do japão era um passeio para eles virem cá