A Navantia continua com o seu marketing agressivo...
Não me importava nada de construir 4 F-110 e fazer MLU a 4 F-310... 
Agora um pouco mais a sério.
Não me importava de ser 4+4, mas um do problemas são as tripulações. Hoje em dias as tripulações das 5 fragatas têm cerca de 900 militares e mesmo assim acho que não temos as tripulações completas.
4+4 significavam cerca de 1100 militares e seriam todas vocacionadas para ASW.
Seria interessante as 4 Norueguesas e 2 F110 AAW, melhor seriam 3 F110.
E considerando um MGP com mais militares, juntava 2 ou 3 Damen XO.
A ideia de ir buscar as 4 Nansen e encomendar 2 ou 3 F110 parece boa no papel. Peca é pelo facto de serem 6/7 navios ASW, com VLS insuficientes.
Sobretudo considerando que as Nansen penso que só tenham os Mk-41 "curtos", e portanto os 16 VLS das F110 tinham de carregar tudo o resto.
Se as F110 pudessem receber mais 16 VLS Mk-41, sempre se mitigava esse problema.
Sim, acho que os MK41 das Nansen são Tactical Length, nāo Strike Length… no cenário que eu coloquei, isso seria mais que adequado, porque fisicamente podem levar ESSM, SM-2 e VLA, é apenas uma questão de atualizar o CMS SCOMBA .
Quanto às F-110, concordo que deveriam ter mais 16 células Strike Length para poderem disparar SM-6 e mísseis de cruzeiro.. mais uma vez, seria uma questão de evoluir/expandIr o SCOMBA, já que o radar é perfeitamente capaz de fazer BMD.