Para o caso Portugues, com uma enorme ZEE a preferencia deveriam ser (no meu ponto de vista), Fragatas com grande autonomia, resistência e sensores de longo alcance.
Será essencial capacidade de operar helicópteros e responder a ameaças assimétricas e convencionais, para tal é necessário capacidade de defesa aérea mas sobretudo antissubmarina (ASW). Em especial porque em contexto de guerra na europa e dentro das missões NATO a nossa missão passaria por negar a operação a submarinos inimigos no Atlântico.
Neste cenário, devem por isso ser privilegiadas fragatas que permitam a integração com os nossos parceiros (de preferência comum com alguns deles).
Atendendo à pouca capacidade financeira do País para este tipo de aquisição, procurar modelos que ofereçam o melhor custo-benefício, plataformas já testadas e um possível negócio que permita envolver a industria nacional.
Como plus: Uma Fragata com um design futurista para "mostrar bandeira"

Olhando para estes requisitos reduzo as opções às ASFW, FDI, F110 e FREMM.
Onde cada um me parece que se destaca mais:
Vigilância oceânica prolongada: ASWF, FREMM, Type 31
Defesa anti-submarina (ASW): ASWF, F110, FREMM
Defesa aérea (AAW): F110, FDI, FREMM
Custo Unidade: ASFW ~1B, FDI~ 850–900 M, F110~ 850–950 M e FREMM~ €750–900 M
Orçamento sustentável (custo-benefício): ASWF (custos operacionais supostamente serão menores)
Assim a minha escolha recairia entre as FREMM e as ASFW, optando pelas ultimas pelo ultimo critério: "mostrar bandeira"

No entanto o ideal seria depois complementar com 2 FDI ou F110 com maior capacidade AAW.
A isto deverão juntar-se novos NPOs com capacidade de patrulha e já com os novos sonares rebocados para monitorização de submarinos.
Esta composição permite:
- Cobertura total do Atlântico
- Presença militar credível
- Gestão de custos operacionais
- Colaboração estreita com parceiros da UE e OTAN