Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama

• 5770 Respostas
  • 1686936 Visualizações
*

sivispacem

• Investigador
  • 1601
  • Recebeu: 884 vez(es)
  • Enviou: 948 vez(es)
  • +461/-583
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #5760 em: Hoje às 02:49:47 pm »
Sou a favor do serviço militar obrigatório. A tropa prioriza regras, educa, ensina, forma. Mas dá ferramentas sociais... camaradagem, união, sentido de missão, dignidade, nobreza e solidariedade. Cria laços. A família de um soldado são seus companheiros de armas.

Agora? Nos tempos que correm? Tudo virado ao contrário. Já nem jovens são dispostos a ser homens.

Já fui contra mas dada a actual situação geo-política cada vez mais sou a favor da reintrodução de um SMO de duração não inferior a 1 ano e 4 meses (por aí), por forma a permitir um período adequado de treino e formação. Para eles e para elas, como em Israel e não só.
E aqueles que não fossem incorporados neste SMO teriam - salvo em casos devidamente fundamentado em razões médicas - de prestar um serviço comunitário por idêntico perído.
E contratados só seriam aqueles que tivessem cumprido o SMO, o qual deveria ser remunerado a valores não inferiores ao SMN (com excepção da recruta, vá...)

PS: a Estônia, Lituânia, Ucrânia, Finlândia, Noruega, Suécia, Dinamarca e Suíça já têm SMO (durações variáveis) e a Alemanha ea França cada vez estão mais perto de o reintroduzir.

Agora não hajam ilusões: isto iria aumentar e muito o orçamento da Defesa
Cumprimentos,

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23691
  • Recebeu: 4407 vez(es)
  • Enviou: 3126 vez(es)
  • +3525/-4636
« Responder #5761 em: Hoje às 03:05:30 pm »
Certo, mas volto a frisar, quantos jovens temos com idade de servir as Forças Armadas Portuguesas todos os anos? Provavelmente mais de 50.000.

Quantos seriam chamados a servir num SEN de 18 meses (ano e meio)? Uns 5000?

Qual seria o resultado final com base na experiência passada? Todos veriam o SEN como uma prisão, já que apenas uma pequeníssima minoria seria chamada.

Países com Exércitos de maior dimensão (rácio população/Exército), é que se justifica tal coisa.

https://newprofile.org/en/military-and-militarism-in-numbers/
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

*

P44

• Investigador
  • 21207
  • Recebeu: 7226 vez(es)
  • Enviou: 8182 vez(es)
  • +8137/-13390
« Responder #5762 em: Hoje às 03:10:07 pm »
SMO com que armas?
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas

*

sivispacem

• Investigador
  • 1601
  • +461/-583
« Responder #5763 em: Hoje às 03:26:38 pm »
Certo, mas volto a frisar, quantos jovens temos com idade de servir as Forças Armadas Portuguesas todos os anos? Provavelmente mais de 50.000.

Quantos seriam chamados a servir num SEN de 18 meses (ano e meio)? Uns 5000?

Qual seria o resultado final com base na experiência passada? Todos veriam o SEN como uma prisão, já que apenas uma pequeníssima minoria seria chamada.

Países com Exércitos de maior dimensão (rácio população/Exército), é que se justifica tal coisa.

https://newprofile.org/en/military-and-militarism-in-numbers/

Não acredito que cheguem a 50.000, até porque muitos dos recrutáveis poderiam pedir adiamento devido a estudos, etc, etc. E provavelmente seriam admitidos nos 3 ramos mais de 8000, considerando as actuais carências de efectivos.

Veriam o SMO como uma prisão? So what? Por acaso isso era motivo de preocupação nos tempos em que ele existia e em que as condições (alojamento, fardamento, etc? eram muito piores? Por acaso na Suíça preocupam-se com a eventual opinião negativa dos recrutas? Não, é uma obrigação que todos têm de cumprir.

Quanto à questão do P44 ela faz todo o sentido. Mas há muito que defendo que a aquisição das FN deveria ter sido pelo menos o dobro. E muitos outros artigos de defesa deveriam ser aumentados ao efectivo, presumo que todos os saibamos identificar...

A ver vamos como dizia o ceguinho. Não se esqueçam que 2025 vai funcionar um pouco como a prova dos 9 para a efectividade das medidas tomadas nas FA's e o aumento de efectivos....
Cumprimentos,

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23691
  • +3525/-4636
« Responder #5764 em: Hoje às 03:31:18 pm »
So what?!

Que efetividade é que achas que tem uma unidade com pessoal que não está minimamente motivado para estar ali? Queremos ter tropa ou "tropinha"? Queremos ter forças capazes ou forças para fazer número?

Suíça, país onde a percentagem de jovens que servem será muitíssimo maior do que no caso português. No caso português e usando os teus números a percentagem seria baixíssima.

*

sivispacem

• Investigador
  • 1601
  • +461/-583
« Responder #5765 em: Hoje às 03:36:59 pm »
So what?!

Que efetividade é que achas que tem uma unidade com pessoal que não está minimamente motivado para estar ali? Queremos ter tropa ou "tropinha"? Queremos ter forças capazes ou forças para fazer número?

Suíça, país onde aser percentagem de jovens que servem será muitíssimo maior do que no caso português. No caso português e usando os teus números a percentagem seria baixíssima.

Ó Cabeça, eu cumpri serviço militar em 1984 (esqueci-me de entregar o certificado de habilitações e lá parei na distinta EPC em Santarém :) ). Por acaso achas que alguém se preocupava com a motivação das incorporações???
Essa é uma lógica para um serviço profissional, aqui falamos de algo diferente.

Nota. não estou a sugerir que as pessoas/recrutas fossem maltratados, obviamente.

No limite podia-se recorrer, como acontecia, à figura do 'excesso de contigente' para recusar eventuais excessos de oferta....

Quanto aos 'números' deixo aqui um link para os interessados: https://www.pordata.pt/pt/estatisticas/populacao/populacao-residente/populacao-residente-por-sexo-e-grupo-etario
« Última modificação: Hoje às 03:38:42 pm por sivispacem »
Cumprimentos,

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23691
  • +3525/-4636
« Responder #5766 em: Hoje às 03:45:16 pm »
Se não forem maltratados qual é a piada?! c56x1  :-X

Em 84 as hipóteses do pessoal ir para a uma qualquer missão era zero, hoje em dia é o mais provável.

Em 84 eu devia estar no Jardim Infantil...

*

LM

• Investigador
  • 3467
  • Recebeu: 1660 vez(es)
  • Enviou: 4410 vez(es)
  • +2481/-143
« Responder #5767 em: Hoje às 04:29:15 pm »
Reintroduzir o SMO, universal, não vejo vantagem (o aumento despesa e estrutura para ter muitos mais mal treinados) ou sequer possibilidade com a atual situa geoestrategica; agora considerar que o Exército deve ter X pessoas e, após recrutamento de voluntários, fazer incorporar apenas a diferença em falta, por uns 18 meses... pagos como os voluntários, com possibilidade de servir na sua área profissional se possível... talvez a despesa até fosse a mesma do SMO mas teria mais capacidade com menos efectivos.   
Quidquid latine dictum sit, altum videtur

*

sivispacem

• Investigador
  • 1601
  • +461/-583
« Responder #5768 em: Hoje às 05:44:04 pm »

Em 84 as hipóteses do pessoal ir para a uma qualquer missão era zero, hoje em dia é o mais provável.

Pois, eu já tinha saído do jardim infantil há algum tempo.

E em 84, para que conste, estava-se em pleno período áureo da guerra fria (o muro, recordo, caíu em 89 se a memória não me falha).

E depois só enviamos para fora unidades dos paraquedistas, comandos e mais recentemente, dos fuzileiros... unidades de voluntários e, logo, fora deste escopo. Mas é claro, se um conflito mais universal se iniciar, aí vai toda a gente, SMO e profissionais (eu não, que já estou demasiado velho para essas andanças.....  :mrgreen:)
Cumprimentos,

*

Duarte

• Investigador
  • 4117
  • Recebeu: 655 vez(es)
  • Enviou: 2006 vez(es)
  • +3040/-1345
« Responder #5769 em: Hoje às 05:55:54 pm »
Eu a pensar que havia novidades sobre o EOLU (End-Of-Life Update) das fragatas VdG...  :bang:
Andam é a discutir o valor do SMO. Mesmo no tempo do SMO as melhores unidades das FA eram aquelas formadas maioritariamente por voluntários: a FAP, a Marinha, os Comandos, etc. é preciso dizer mais?
Em 1984 andava eu a ser chamado para a inspecção militar no DRMAH.  :mrgreen: PDI!  :-[
« Última modificação: Hoje às 05:56:38 pm por Duarte »
слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower".

The amount of energy needed to refute misinformation is an order of magnitude greater than the effort required to produce it.

*

Drecas

• Investigador
  • 2506
  • Recebeu: 1103 vez(es)
  • Enviou: 209 vez(es)
  • +596/-237
« Responder #5770 em: Hoje às 06:18:15 pm »

Embora não seja uma missão como as de hoje, desde 1980 que anualmente se ia ao Display Determination na Itália