Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama

• 5689 Respostas
  • 1608571 Visualizações
*

dc

• Investigador
  • 10071
  • Recebeu: 5154 vez(es)
  • Enviou: 853 vez(es)
  • +5369/-1209
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #5685 em: Hoje às 05:45:37 pm »
Isso é a via burocrática. Ainda por cima a via burocrática tuga.

Se formos pela via burocrática, então nem com um ajuste directo "governo-a-governo" consegues algo até ao fim do ano, ao ponto de se começar já a pagar alguma coisa. O TC pode igualmente chumbar, o parlamento pode não aprovar, etc.

Conclusão, todas as opções são impossíveis até ao fim do ano. Logo ou o ministro mentiu, ou pôs os pés pelas mãos, e referia-se à (ridícula) modernização das VdG.

Ou então, tornam-se estes processos mais agilizados.

O que eu propunha, era sondar diversos estaleiros/governos acerca do que podem propor. Com base no que for apresentado, escolher aí sim a opção que faz mais sentido para nós. Talvez 1 mês seja exagero, mas 2 ou 3 faz-se.

Um ajuste directo às cegas pode não fazer grande sentido, se depois nos sair algo que a Marinha não quer, só porque o Governo assim decidiu.

Só com uma tremenda agilização de processos é que estaremos a pagar em 2025 por fragatas novas.
E 2 anos para um concurso é simplesmente absurdo.

*

JohnM

• Investigador
  • 1544
  • Recebeu: 1016 vez(es)
  • Enviou: 463 vez(es)
  • +289/-55
« Responder #5686 em: Hoje às 06:03:39 pm »
Isso é a via burocrática. Ainda por cima a via burocrática tuga.

Se formos pela via burocrática, então nem com um ajuste directo "governo-a-governo" consegues algo até ao fim do ano, ao ponto de se começar já a pagar alguma coisa. O TC pode igualmente chumbar, o parlamento pode não aprovar, etc.

Conclusão, todas as opções são impossíveis até ao fim do ano. Logo ou o ministro mentiu, ou pôs os pés pelas mãos, e referia-se à (ridícula) modernização das VdG.

Ou então, tornam-se estes processos mais agilizados.

O que eu propunha, era sondar diversos estaleiros/governos acerca do que podem propor. Com base no que for apresentado, escolher aí sim a opção que faz mais sentido para nós. Talvez 1 mês seja exagero, mas 2 ou 3 faz-se.

Um ajuste directo às cegas pode não fazer grande sentido, se depois nos sair algo que a Marinha não quer, só porque o Governo assim decidiu.

Só com uma tremenda agilização de processos é que estaremos a pagar em 2025 por fragatas novas.
E 2 anos para um concurso é simplesmente absurdo.
Não é a via burocrática, é a única via, que existe em todos os lugares do mundo. Portugal não é diferente dos outros países, talvez um pouco mais burocrático, mas este processo acontece em todo o lado.

Que eu saiba, neste momento a Marinha está no estágio de falar com possíveis concorrentes, para ver as possíveis soluções existentes no mercado. Ainda nem sequer começaram a redigir o caderno de encargos, por isso, duvido que houvesse concurso lançado este ano, nem que quisessem. O mais provável seria início/meados de 2026.

O ponto do meu post era duplo: i) Não se consegue resolver nada em um mês, muito menos gastar centenas de milhões até ao final do ano, através de um concurso; ii) Se queres gastar dinheiro ainda este ano, a única opção é um acordo Estado-a-Estado, com um pagamento substancial de entrada. Que Estado e em que termos, terá que ser o governo a decidir, com base no parecer técnico da Marinha e tendo em conta fatores financeiros, industriais e políticos. Aguardemos para evr.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM

*

LM

• Investigador
  • 3436
  • Recebeu: 1633 vez(es)
  • Enviou: 4361 vez(es)
  • +2416/-136
« Responder #5687 em: Hoje às 06:41:57 pm »
Nem nenhum governo - salvo que estiver num país em guerra ou "pré-guerra" - abdica de um processo de compra regular, muito menos cá (que era dar argumentos para o acusarem de tudo e mais alguma coisa).

Talvez a única hipótese que vejo é um acordo entre Estados, com outras variáveis incluídas (compra de outro equipamento, contrapartidas, etc) e que é mais fácil de justificar... com uns estaleiros / empresa estrangeira não arriscam, compreensivelmente. 
Quidquid latine dictum sit, altum videtur

*

P44

• Investigador
  • 21132
  • Recebeu: 7192 vez(es)
  • Enviou: 8167 vez(es)
  • +8133/-13303
« Responder #5688 em: Hoje às 06:55:02 pm »
Não há a hipótese de adquirir fragatas que estejam a ser construídas para as suas marinhas, e sejam de imediato transferidas? Como a Itália fez com os 2 PPA indonésios e o Japão vai também fazer com uma Mogami para a Austrália, se não me engano?
:|
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas

*

JohnM

• Investigador
  • 1544
  • Recebeu: 1016 vez(es)
  • Enviou: 463 vez(es)
  • +289/-55
« Responder #5689 em: Hoje às 07:02:25 pm »
Não há a hipótese de adquirir fragatas que estejam a ser construídas para as suas marinhas, e sejam de imediato transferidas? Como a Itália fez com os 2 PPA indonésios e o Japão vai também fazer com uma Mogami para a Austrália, se não me engano?
:|
Realisticamente, na Europa e neste momento, temos as T31 inglesas, FDI francesas (mas esses já deram lugares na fila aos gregos e não sei se terão disponibilidade para mais), FREMM EVO ou PPA italianas (esses estão sempre dispostos a dar o lugar a outros) e, possivelmente, as ASWF holandesas e as F-110 espanholas. Destas opções todas, eu preferia, de longe, as F-110 ou as T31, mas estas últimas teriam que ser armadas decentemente e não são ASW, que é a prioridade da Marinha. Venham 5-6 F-110 e fica o assunto resolvido. Se, ainda por cima, conseguisses envolver a Navantia na requalificação do Arsenal do Alfeite e passar a fazer toda a manutenção das duas frotas de F-110 cá, seria ouro sobre azul.