Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama

• 5673 Respostas
  • 1501505 Visualizações
*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23518
  • Recebeu: 4344 vez(es)
  • Enviou: 3066 vez(es)
  • +3354/-4599
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #5625 em: Julho 19, 2025, 11:03:08 pm »
Dc, economia de escala por causa da Noruega quando as Type 26 já venceram no RU, Canadá e Austrália? Uma Fragata de 8000 toneladas e desenhada de raiz para ser tão silencioso como os submarinos a custar tanto como as AWSF ou as F110? Não estou a ver como.
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

*

Ghidra

• Membro
  • *
  • 291
  • Recebeu: 121 vez(es)
  • Enviou: 88 vez(es)
  • +219/-131
  • 🙈🙉🙊
« Responder #5626 em: Julho 19, 2025, 11:13:35 pm »
Eu tenho dificuldade em considerar as ASWF, FDI e F110 fragatas "high".
Na doutrina dos países de origem fazem sentido, porque vão operar sempre com cobertura anti-aérea dos navios AAW que possuem. No caso português, não haveria esse luxo, se estas fosse o "high" da equação.

Pelo menos as f110 têm capacidade para 32 células, a armada espanhola é não quis pôr razões que desconheço provavelmente financeiras
« Última modificação: Julho 19, 2025, 11:14:09 pm por Ghidra »

*

Drecas

• Investigador
  • 2465
  • Recebeu: 1083 vez(es)
  • Enviou: 208 vez(es)
  • +591/-233
« Responder #5627 em: Julho 19, 2025, 11:48:51 pm »
As fragatas são certas e, aparentemente, antes de F-35... quais e para quando é outra questão; e duvido que antes da revisão da LPM haja decisões - pistas talvez.
O facto do Ministro ter reforçado a necessidade de investimento no Alfeite, Portugal já operar fragatas Meko e o Alfeite ter algum know how nos actuais submarinos, nao pode ser uma pista para fragatas da TKMS?

Se fosse por isso então a Damen, a STM ou mesmo a  Hyundai Heavy Industries, também estariam em pé de igualdade.

O problema da Damen é que estão basicamente na bancarrota..... :-[

*

P44

• Investigador
  • 21056
  • Recebeu: 7151 vez(es)
  • Enviou: 8143 vez(es)
  • +8130/-13214
« Responder #5628 em: Julho 20, 2025, 10:37:51 am »
Fiquei desmoralizado... só quero o melhor para a DN...

Não desanimes. Deixa os velhos do Restelo gastar fôlego... 8)

Tens que idade? 20 anos?
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente

*

P44

• Investigador
  • 21056
  • Recebeu: 7151 vez(es)
  • Enviou: 8143 vez(es)
  • +8130/-13214
« Responder #5629 em: Julho 20, 2025, 10:40:33 am »
P44 onde andas?

vem-me dar um abraço de solidariedade... estou a precisar  :mrgreen:

Eu também já fui jovem e entusiasta como alguns gaiatos que por aqui andam, ao que parece.
Deixa lá, quantos mais anos passarem e virem nada acontecer, irão abrindo os olhos aos poucos.

É a inocência e a ingenuidade próprias da juventude
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23518
  • Recebeu: 4344 vez(es)
  • Enviou: 3066 vez(es)
  • +3354/-4599
« Responder #5630 em: Julho 20, 2025, 11:12:48 am »
As fragatas são certas e, aparentemente, antes de F-35... quais e para quando é outra questão; e duvido que antes da revisão da LPM haja decisões - pistas talvez.
O facto do Ministro ter reforçado a necessidade de investimento no Alfeite, Portugal já operar fragatas Meko e o Alfeite ter algum know how nos actuais submarinos, nao pode ser uma pista para fragatas da TKMS?

Se fosse por isso então a Damen, a STM ou mesmo a  Hyundai Heavy Industries, também estariam em pé de igualdade.

F126...
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

*

tenente

• Investigador
  • 10817
  • Recebeu: 6360 vez(es)
  • Enviou: 4955 vez(es)
  • +8578/-2082
« Responder #5631 em: Julho 20, 2025, 11:19:13 am »
Fiquei desmoralizado... só quero o melhor para a DN...

Não desanimes. Deixa os velhos do Restelo gastar fôlego... 8)

Tens que idade? 20 anos?

Tantos??
Olha que ainda deve ter cueiros .

Abraço
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

tenente

• Investigador
  • 10817
  • +8578/-2082
« Responder #5632 em: Julho 20, 2025, 11:25:43 am »

Mais uma boa informação sobre a situação financeira do estaleiro que concorreu e ganhou a construção do D. João II.
Boa pontaria!!

Abraço
« Última modificação: Julho 20, 2025, 11:27:27 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!

*

tenente

• Investigador
  • 10817
  • +8578/-2082
« Responder #5633 em: Julho 20, 2025, 11:48:52 am »
P44 onde andas?

vem-me dar um abraço de solidariedade... estou a precisar  :mrgreen:

Eu também já fui jovem e entusiasta como alguns gaiatos que por aqui andam, ao que parece.
Deixa lá, quantos mais anos passarem e virem nada acontecer, irão abrindo os olhos aos poucos.

É a inocência e a ingenuidade próprias da juventude

Tem muito que aprender!!
Desengane-se quem pensa que vão ocorrer grandes mudanças em termos de grandes aumentos de capacidades de combate nas FFAA.
O que a realidade me tem ensinado ao fim destes 50 anos é só esta verdade, os políticos estão-se a borrifar para os Militares e a Defesa Nacional!!

Abraço

*

Charlie Jaguar

• Investigador
  • 6961
  • Recebeu: 7730 vez(es)
  • Enviou: 5309 vez(es)
  • +10197/-2941
« Responder #5634 em: Julho 20, 2025, 12:02:06 pm »
Já estou como o P44: pelo andar da carruagem, não me admiraria nada se viermos a acabar todos corridos a Tamandarés e Gripens...  ::)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, Sintra, tenente

*

LM

• Investigador
  • 3381
  • Recebeu: 1601 vez(es)
  • Enviou: 4289 vez(es)
  • +2371/-133
« Responder #5635 em: Julho 20, 2025, 12:29:39 pm »

Mais uma boa informação sobre a situação financeira do estaleiro que concorreu e ganhou a construção do D. João II.
Boa pontaria!!

"Too big to fail"?

According to Dutch media, the parliament in The Hague has already approved financial support for the largest Dutch shipbuilder, which is expected to make a significant contribution to the modernization of its own navy.
Quidquid latine dictum sit, altum videtur

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Duarte, Cabeça de Martelo

*

tenente

• Investigador
  • 10817
  • +8578/-2082
« Responder #5636 em: Julho 20, 2025, 12:40:10 pm »

Boa pontaria!!

"Too big to fail"?

According to Dutch media, the parliament in The Hague has already approved financial support for the largest Dutch shipbuilder, which is expected to make a significant contribution to the modernization of its own navy.

Ainda bem, senão era mais um flop !

Abraço

*

tenente

• Investigador
  • 10817
  • +8578/-2082
« Responder #5637 em: Julho 20, 2025, 12:42:55 pm »
Já estou como o P44: pelo andar da carruagem, não me admiraria nada se viermos a acabar todos corridos a Tamandarés e Gripens...  ::)

Admira-te, eu já acredito em que tudo é possível, bem tudo menos a aquisição dos meios adequados, tanto na Marinha como na FAP !!

Abr
« Última modificação: Julho 20, 2025, 12:43:40 pm por tenente »

*

dc

• Investigador
  • 10017
  • Recebeu: 5128 vez(es)
  • Enviou: 851 vez(es)
  • +5369/-1183
« Responder #5638 em: Julho 20, 2025, 01:47:18 pm »
Acho que um mix de 3 hi e 3 low seria melhor. Ter uma classe com apenas 2 navios resulta em problemas de operacionalidade no longo termo. Basta ver os Tridente.
Aliás 3 hi + 4 (mesmo usadas) low seria ainda melhor. Tipo 3 A320 + 4 Nansen.  8)

Queres Comprar 3 Airbus A320 porquê?  :mrgreen:

Sim, 3 + 3 seria o ideal. Mas também é mais caro, e talvez a única hipótese de ter 6 seja com 2 + 4.
Também ninguém se queixava se fossem 6 A210 ou equivalentes.

De qualquer das formas, com o Alfeite a funcionar como deve ser, não devia haver problema em conseguir ter pelo menos 1 de 2 navios operacionais permanentemente.

Dc, economia de escala por causa da Noruega quando as Type 26 já venceram no RU, Canadá e Austrália? Uma Fragata de 8000 toneladas e desenhada de raiz para ser tão silencioso como os submarinos a custar tanto como as AWSF ou as F110? Não estou a ver como.

O problema é que a economia de escala perde-se quando as 3 classes são feitas em 3 estaleiros distintos, e em variantes completamente diferentes umas das outras.

A proposta para a Noruega, vai ditar o custo real dos navios para clientes externos e já com economia de escala do modelo britânico.

Eu não acho que as T26 ficassem exactamente ao mesmo preço das F110 ou ASWF, mas com a economia de escala, e pelo facto de serem fragatas com um mastro simples e apenas 1 radar rotativo, a diferença de preço poderá ser reduzida, e portanto compensar mais as T26.

Mas vai tudo depender do formato do negócio, em que vão entrar factores como o possível financiamento UE, envolvimento da indústria nacional, etc.
Se nós pretendermos construção no Alfeite, e um estaleiro não for flexível para isso, dificilmente ganha.

Neste momento, se ainda não foi feito, já deviam estar a elaborar critérios. Nomeadamente um número mínimo de 5 fragatas, e que o número mínimo de VLS devia ser 112.

Na pior das hipóteses saíamos dali com 2 fragatas com 32 VLS + 3 com 16.
Desde que (pelo menos parte deles) permita quadpack dos ESSM Block 2.

Em termos de VLS, as A300 são as melhores, com as 36 células Mk-56 a poder receber 36 ESSM, e os restantes 32 VLS a poderem ser configurados consoante a missão.

E também poderão ser possíveis configurações com ExLS a complementar os Mk-41.
6-12 células ExLS (com RAM block II ou CAMM) dedicadas podem eliminar a necessidade do RAM como CIWS, podendo trocá-los por um sistema mais barato de canhões.

Mas aqui entramos no tema do armamento, e opções não faltam.

*

sivispacem

• Investigador
  • 1550
  • Recebeu: 861 vez(es)
  • Enviou: 916 vez(es)
  • +460/-562
« Responder #5639 em: Julho 20, 2025, 03:51:50 pm »

Vade retro, Satana, abrenúncio!!!!! (e até sou agnóstico, o que me levam a dizer.....  :D )
Cumprimentos,

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Duarte, Charlie Jaguar