Acho que um mix de 3 hi e 3 low seria melhor. Ter uma classe com apenas 2 navios resulta em problemas de operacionalidade no longo termo. Basta ver os Tridente.
Aliás 3 hi + 4 (mesmo usadas) low seria ainda melhor. Tipo 3 A320 + 4 Nansen. 
Queres Comprar 3 Airbus A320 porquê?

Sim, 3 + 3 seria o ideal. Mas também é mais caro, e talvez a única hipótese de ter 6 seja com 2 + 4.
Também ninguém se queixava se fossem 6 A210 ou equivalentes.
De qualquer das formas, com o Alfeite a funcionar como deve ser, não devia haver problema em conseguir ter pelo menos 1 de 2 navios operacionais permanentemente.
Dc, economia de escala por causa da Noruega quando as Type 26 já venceram no RU, Canadá e Austrália? Uma Fragata de 8000 toneladas e desenhada de raiz para ser tão silencioso como os submarinos a custar tanto como as AWSF ou as F110? Não estou a ver como.
O problema é que a economia de escala perde-se quando as 3 classes são feitas em 3 estaleiros distintos, e em variantes completamente diferentes umas das outras.
A proposta para a Noruega, vai ditar o custo real dos navios para clientes externos e já com economia de escala do modelo britânico.
Eu não acho que as T26 ficassem exactamente ao mesmo preço das F110 ou ASWF, mas com a economia de escala, e pelo facto de serem fragatas com um mastro simples e apenas 1 radar rotativo, a diferença de preço poderá ser reduzida, e portanto compensar mais as T26.
Mas vai tudo depender do formato do negócio, em que vão entrar factores como o possível financiamento UE, envolvimento da indústria nacional, etc.
Se nós pretendermos construção no Alfeite, e um estaleiro não for flexível para isso, dificilmente ganha.
Neste momento, se ainda não foi feito, já deviam estar a elaborar critérios. Nomeadamente um número mínimo de 5 fragatas, e que o número mínimo de VLS devia ser 112.
Na pior das hipóteses saíamos dali com 2 fragatas com 32 VLS + 3 com 16.
Desde que (pelo menos parte deles) permita quadpack dos ESSM Block 2.
Em termos de VLS, as A300 são as melhores, com as 36 células Mk-56 a poder receber 36 ESSM, e os restantes 32 VLS a poderem ser configurados consoante a missão.
E também poderão ser possíveis configurações com ExLS a complementar os Mk-41.
6-12 células ExLS (com RAM block II ou CAMM) dedicadas podem eliminar a necessidade do RAM como CIWS, podendo trocá-los por um sistema mais barato de canhões.
Mas aqui entramos no tema do armamento, e opções não faltam.