2 FREMM GP por 640M de facto seriam um luxo.
Ao pegar em verbas alocadas na LPM, era possível cavar ~120M (MLU das VdG) e 150M (NAVPOL), totalizando 270M, pagando quase metade do valor das 2 FREMM.
Com jeitinho conseguíamos vender as 2 VdG a algum país que as quisesse por uns 40M, e já eram mais uns pózinhos. Cancelando a fantochada Tucânica, eram mais 200M que se podia arranjar.
Mas não dava para fazer isso. Perdemos a oportunidade, agora volta tudo à estaca zero... 10 anos à espera de alguma fragata nova... ou usada.
É certo que os navios não viriam com grande parte do seu armamento (mísseis), mas isso poderia ser adquirido paralelamente. Na loucura, e para uniformizar alguma coisa, trocavam-se os Teseo por NSM, e fazia-se o mesmo às BD.
Para ser sincero, 1200-1400M por 4 fragatas, era mesmo de aproveitar para fazer a loucura de adquirir as 4, e voltar a ter 6 fragatas na MGP - uma oportunidade única. A partir daí, era resolver de uma vez a falta de pessoal, algo que 4 fragatas bonitas e com boas condições a bordo, servem de facilitador.