Substituição dos Falcon 50

  • 387 Respostas
  • 105443 Visualizações
*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 9894
  • Recebeu: 3912 vez(es)
  • Enviou: 1205 vez(es)
  • +4130/-7023
Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #330 em: Abril 30, 2025, 09:54:15 am »
Pergunta de leigo:

Faz algum sentido o dinheiro que se está a gastar com esse avião? Tendo em conta a idade e o estado, não me tem parecido... Ele já cumpriu algumas missões, sequer?

Não cumpriu ainda qualquer missão operacional, nem faz qualquer sentido todo este investimento numa aeronave que começou a ser construída em série há cerca de 40 anos. Isto para quem tenha 3 alqueires de testa, o que naturalmente descarta toda a nossa oportunista classe política, porque neste caso é de oportunismo saloio e miserável de que estamos a falar.

Para isto não se viram para a Embraer, o que não deixa de ser curioso dado o fabricante brasileiro ser até considerado como um dos líderes neste segmento.

A Politicada Populista veio com pompa e circunstância anunciar para a TV e os Jornais, o "novo avião da FAP". Agora é a força aérea que tem de pagar (pois também não soube dizer não), a incompetência do costume. Um verdadeiro apagão esta gentalha.

 https://www.publico.pt/2023/02/27/sociedade/noticia/falcon-alugado-traficar-droga-entregue-forca-aerea-2040375

Citar
Falcon alugado para traficar droga foi entregue à Força Aérea
O Falcon 900 que aterrou na passada quinta-feira, 23 de Fevereiro, no Aeródromo de Trânsito N.º 1, na Portela, e que vai reforçar a Esquadra 504 - "Linces", da Base Aérea N.º 6, já esteve envolvido em tráfico de droga e foi entregue ao Estado na sequência de uma dívida de 4,8 milhões de euros da empresa OMNI, proprietária da aeronave, à Parvalorem.
https://www.publico.pt/2023/02/27/sociedade/noticia/falcon-alugado-traficar-droga-entregue-forca-aerea-2040375


https://www.emfa.pt/noticia-4028-novo-aviao-entregue-a-forca-aerea



Saudações









"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

mayo

  • Perito
  • **
  • 543
  • Recebeu: 64 vez(es)
  • Enviou: 1152 vez(es)
  • +232/-1471
Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #331 em: Abril 30, 2025, 10:01:52 am »
O avião veio de graça, agora é só fazer um upgrade e fica como novo ! Não estou a ver o problema ! Devem fazer o mesmo com os F-16 e comprar mais alguns ao standard Block 70 V, para terem uns 60 e ficarem a espera dum 6º geração !

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6809
  • Recebeu: 7511 vez(es)
  • Enviou: 5096 vez(es)
  • +10188/-2930
Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #332 em: Abril 30, 2025, 10:32:50 am »
O avião veio de graça, agora é só fazer um upgrade e fica como novo ! Não estou a ver o problema !

Claro, claro, veio de graça. Os milhões que estão a ser desnecessariamente gastos na sua recuperação é que não interessam absolutamente para nada.

E como se trata de um avião de fabrico francês, veio aqui imediatamente dar o seu bitaite. E porque não se este fórum está cheio de delegados de vendas, não é?  ::)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Major Alvega

*

Drecas

  • Investigador
  • *****
  • 2362
  • Recebeu: 1010 vez(es)
  • Enviou: 203 vez(es)
  • +559/-224
Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #333 em: Abril 30, 2025, 02:07:12 pm »
Até ao momento estão presentes no portal base.gov 13 contratos para o Falcon 900B

Por um total de gastos de 2 480 945 euros

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, Charlie Jaguar, wyldething, PTWolf, Pneucareca, goncalobmartins, Nighthawk

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5594
  • Recebeu: 915 vez(es)
  • Enviou: 874 vez(es)
  • +730/-2707
Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #334 em: Abril 30, 2025, 06:48:04 pm »
Não querendo defender ninguém, mas eu percebo a estratégia do estado.

A compra desta sucata, teve como objectivo substituir os falcon 50, porque os mesmos estão no seu limite, e a compra de um avião novo cai sempre mal junto da extrema direita e esquerda que passam a vida a berrar na comunicação social.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6809
  • Recebeu: 7511 vez(es)
  • Enviou: 5096 vez(es)
  • +10188/-2930
Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #335 em: Abril 30, 2025, 07:57:53 pm »
Não querendo defender ninguém, mas eu percebo a estratégia do estado.

A compra desta sucata, teve como objectivo substituir os falcon 50, porque os mesmos estão no seu limite, e a compra de um avião novo cai sempre mal junto da extrema direita e esquerda que passam a vida a berrar na comunicação social.

Uma única aeronave para substituir 3?  ???
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 3146
  • Recebeu: 1417 vez(es)
  • Enviou: 4127 vez(es)
  • +2076/-116
Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #336 em: Abril 30, 2025, 07:59:06 pm »
Não querendo defender ninguém, mas eu percebo a estratégia do estado.

A compra desta sucata, teve como objectivo substituir os falcon 50, porque os mesmos estão no seu limite, e a compra de um avião novo cai sempre mal junto da extrema direita e esquerda que passam a vida a berrar na comunicação social.

Isto; se investimentos em Defesa "queimam" num "Falcon" (ie neste segmento) é apocalítico... "avião VIP dos políticos, "táxi aéreo ao serviço do Governo" abafa qualquer hipótese de demonstrar o racional de ter algo mais moderno. Apareceu este e aproveitaram, que "Estado ficou com ele, apreendido a traficante" exige poucas ou nenhumas explicações.   
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6809
  • Recebeu: 7511 vez(es)
  • Enviou: 5096 vez(es)
  • +10188/-2930
Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #337 em: Abril 30, 2025, 09:42:24 pm »
Isto; se investimentos em Defesa "queimam" num "Falcon" (ie neste segmento) é apocalítico... "avião VIP dos políticos, "táxi aéreo ao serviço do Governo" abafa qualquer hipótese de demonstrar o racional de ter algo mais moderno. Apareceu este e aproveitaram, que "Estado ficou com ele, apreendido a traficante" exige poucas ou nenhumas explicações.

É óbvio que nessa ótica até poderá ter sido um aceitável negócio de ocasião, é verdade.

A falha em justificar a racionalidade do investimento em aeronaves deste género parte acima de tudo dos governantes, que não possuem o engenho, destreza ou vontade para explicar e mostrar à opinião pública que, sim senhor, é um facto que servem para transportar altas individualidades, mas que também são igualmente muitíssimo importantes numa vertente mais nobre e vital como é o caso da missão de evacuação médica urgente/rápida, transporte de órgãos humanos para transplante, repatriamento, etc, etc.
« Última modificação: Abril 30, 2025, 09:43:52 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM

*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 3146
  • Recebeu: 1417 vez(es)
  • Enviou: 4127 vez(es)
  • +2076/-116
Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #338 em: Abril 30, 2025, 11:39:24 pm »
Tens razão; o problema é que a capa do Correio da Manhã iria ser "avião VIP dos políticos, táxi aéreo ao serviço do Governo" e, com alguma sorte, algures no meio do texto estaria "missão de evacuação médica urgente/rápida, transporte de órgãos humanos para transplante, repatriamento, etc" - e o político passa bem sem isso.
 
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

mayo

  • Perito
  • **
  • 543
  • Recebeu: 64 vez(es)
  • Enviou: 1152 vez(es)
  • +232/-1471
Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #339 em: Maio 01, 2025, 02:29:20 am »
Até ao momento estão presentes no portal base.gov 13 contratos para o Falcon 900B

Por um total de gastos de 2 480 945 euros

2,5M e tens um avião como novo !
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Bubas

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 9833
  • Recebeu: 5029 vez(es)
  • Enviou: 845 vez(es)
  • +5364/-1096
Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #340 em: Maio 01, 2025, 12:48:53 pm »
Mas mais tarde ou mais cedo vai ser necessário substituir os Falcon, e vai ter que se arranjar uma boa explicação/justificação para o fazer.

O transporte VIP pode ser desempenhado pelos C-295 e KC-390 quando configurados para tal, e a aquisição de um par de MRTT permitia fazer transporte VIP em grande volume e a longas distâncias.

Resta o transporte de emergência, que é a missão principal.
Para isto, podemos optar por fazer leasing a 3 aeronaves (leasing a aeronaves civis para missões de nicho faz muito mais sentido do que leasing de caças).
Ou, caso o nível de ambição seja maior, podemos adquirir 3 aeronaves base e 3 AEW, tudo do mesmo modelo, em que as 3 aeronaves base possam também ser configuradas para SIGINT.
 

*

goncalobmartins

  • Especialista
  • ****
  • 907
  • Recebeu: 423 vez(es)
  • Enviou: 575 vez(es)
  • +65/-7
Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #341 em: Maio 14, 2025, 11:43:31 am »
Citar
FALCON – EXCHANGE DE MATERIAL DIVERSO À EMPRESA DASSAULT AVIATION BUSINESS SERVICES   Ajuste Direto Regime Geral   Estado Maior da Força Aérea   DASSAULT AVIATION BUSINESS SERVICES   727.846,37 €   14-05-2025
 

*

Bubas

  • Perito
  • **
  • 335
  • Recebeu: 61 vez(es)
  • Enviou: 314 vez(es)
  • +81/-50
Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #342 em: Maio 14, 2025, 05:11:09 pm »
Mas mais tarde ou mais cedo vai ser necessário substituir os Falcon, e vai ter que se arranjar uma boa explicação/justificação para o fazer.

O transporte VIP pode ser desempenhado pelos C-295 e KC-390 quando configurados para tal, e a aquisição de um par de MRTT permitia fazer transporte VIP em grande volume e a longas distâncias.

Resta o transporte de emergência, que é a missão principal.
Para isto, podemos optar por fazer leasing a 3 aeronaves (leasing a aeronaves civis para missões de nicho faz muito mais sentido do que leasing de caças).
Ou, caso o nível de ambição seja maior, podemos adquirir 3 aeronaves base e 3 AEW, tudo do mesmo modelo, em que as 3 aeronaves base possam também ser configuradas para SIGINT.

Concordo com esta ultima parte, sem duvida. Mas estar a reclamar de ter um Falcon 900B ao serviço do estado, tendo sofrido uma renovação, deverá ainda ter uns bons anos de serviço (10 anos?), por 2,5M€?? Não entendo.
Com valores (internet) de 7000$ hora para o leasing, isso paga o investimento em 120 viagens porto-lisboa. Se o avião voar 10 anos são 12 viagens ano.
No relatório anual de atividades de 2023 os dois falcon voaram cerca de 1000 horas. Ou seja este avião ficava mais barato que o leasing de um só ano. (500h/ano com um leasing de 5000€ hora).



Quanto às missões serem executadas por outros meios, concordo que seja uma possibilidade, aliás o múltiplo uso das aeronaves é algo que me parece lógico. Mas uma vez mais é um meio que custou 2,5M€ não 80M€.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: mayo, Tiamate

*

Tiamate

  • Membro
  • *
  • 223
  • Recebeu: 73 vez(es)
  • Enviou: 305 vez(es)
  • +230/-3974
Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #343 em: Maio 14, 2025, 05:24:08 pm »


O transporte VIP pode ser desempenhado pelos C-295 e KC-390 quando configurados para tal, e a aquisição de um par de MRTT permitia fazer transporte VIP em grande volume e a longas distâncias.


Mas que MRTT a fazer transporte VIP!?!??!  Um A330 para transportar uma dúzia de pessoas?!
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 9894
  • Recebeu: 3912 vez(es)
  • Enviou: 1205 vez(es)
  • +4130/-7023
Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #344 em: Maio 15, 2025, 09:36:46 am »
Mas a Embraer que vai fazer o ST N não podia fazer um executivo com maior alcance e uma porta de carga maior? Se calhar justificava-se mais...  ::)

https://executive.embraer.com/



Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/