Substituição dos Falcon 50

• 415 Respostas
  • 136578 Visualizações
*

Charlie Jaguar

• Investigador
  • 7248
  • Recebeu: 8199 vez(es)
  • Enviou: 5620 vez(es)
  • +10217/-2955
Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #405 em: Outubro 15, 2025, 10:25:00 am »
Vou repetir-me, mas ainda não mudei de opinião: as palavras chaves são "transporte VIP"... e o receio da manchete do Correio da Manhã "Governo gasta X milhões para aviões dos ministros". E como oposição responsável e não populista é rara, pior.

Não seja por isso: Transporte VIP e Fast MEDEVAC/Evacuação Sanitária/Médica Urgente (mais o transporte de órgãos), configura um claro caso de duplo uso. É vender a ideia, eu cedo a patente sem problemas.  :mrgreen:
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: yuwanko

*

LM

• Investigador
  • 3680
  • Recebeu: 1806 vez(es)
  • Enviou: 4645 vez(es)
  • +2603/-164
« Responder #406 em: Outubro 15, 2025, 10:47:25 am »
E das duas missões... qual era, previsivelmente, a que fazia manchete no CM...?  ;)

Mas sim, tens razão, é fazer "campanha" a explicar.
Quidquid latine dictum sit, altum videtur

*

nelson38899

• Investigador
  • 5690
  • Recebeu: 983 vez(es)
  • Enviou: 912 vez(es)
  • +761/-2759
« Responder #407 em: Outubro 15, 2025, 10:54:17 am »
Por muito que tenhas a melhor explicação do mundo, as pessoas não querem saber!

Ainda hoje, há muita gente contra os submarinos.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva

*

Red Baron

• Investigador
  • 3081
  • Recebeu: 695 vez(es)
  • Enviou: 382 vez(es)
  • +197/-507
« Responder #408 em: Outubro 15, 2025, 11:24:46 am »
É ser criativo como o Trump.

"Governo de Angola oferece A330 a almirante das picas"

*

Charlie Jaguar

• Investigador
  • 7248
  • Recebeu: 8199 vez(es)
  • Enviou: 5620 vez(es)
  • +10217/-2955
« Responder #409 em: Outubro 15, 2025, 11:30:50 am »
E das duas missões... qual era, previsivelmente, a que fazia manchete no CM...?  ;)

É óbvio que todos sabemos qual seria.

Imagino então se algum dia se materializar algo como um A330 MRTT. ::)

P.S. Ainda me recordo de uma manchete do CM de 1988 ou 89 que apelidava o 1º P-3P de "avião espião", e das pessoas se indagarem porque raio precisava Portugal de um avião espião como tinham os norte-americanos.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, Anthropos

*

yuwanko

• Perito
  • **
  • 423
  • Recebeu: 215 vez(es)
  • Enviou: 218 vez(es)
  • +71/-57
« Responder #410 em: Outubro 15, 2025, 12:52:07 pm »
Vou repetir-me, mas ainda não mudei de opinião: as palavras chaves são "transporte VIP"... e o receio da manchete do Correio da Manhã "Governo gasta X milhões para aviões dos ministros". E como oposição responsável e não populista é rara, pior.

Não seja por isso: Transporte VIP e Fast MEDEVAC/Evacuação Sanitária/Médica Urgente (mais o transporte de órgãos), configura um claro caso de duplo uso. É vender a ideia, eu cedo a patente sem problemas.  :mrgreen:

Sim, é só vender isto como Medvac, transporte de órgãos, apoio à coordenação de incêndios florestais e a coisa passa, principalmente se conseguirem apresentar números. O dinheiro que já se gastou nisto é absurdo.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, Anthropos

*

Anthropos

• Perito
  • **
  • 443
  • Recebeu: 686 vez(es)
  • Enviou: 176 vez(es)
  • +240/-28
« Responder #411 em: Outubro 15, 2025, 01:10:08 pm »

P.S. Ainda me recordo de uma manchete do CM de 1988 ou 89 que apelidava o 1º P-3P de "avião espião", e das pessoas se indagarem porque raio precisava Portugal de um avião espião como tinham os norte-americanos.

Absolutamente incrível  :mrgreen:

Cheguei a ter algumas "discussões" com amigos e familiares que me garantiam que Portugal tem desde porta-aviões a "bombardeiros raia" (acho que se referiam ao B2. Talvez F117?), só estavam eram muito secretos  :mrgreen:

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, Lightning

*

Anthropos

• Perito
  • **
  • 443
  • +240/-28
« Responder #412 em: Outubro 15, 2025, 01:11:05 pm »

Sim, é só vender isto como Medvac, transporte de órgãos, apoio à coordenação de incêndios florestais e a coisa passa, principalmente se conseguirem apresentar números. O dinheiro que já se gastou nisto é absurdo.

Acho que se enfrenta o mesmo problema de sempre: a absoluta incapacidade das FFAA comunicarem aberta, clara e decisivamente o que fazem, para que servem, e quais os seus meios.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, yuwanko

*

yuwanko

• Perito
  • **
  • 423
  • Recebeu: 215 vez(es)
  • Enviou: 218 vez(es)
  • +71/-57
« Responder #413 em: Outubro 15, 2025, 01:17:00 pm »

Cheguei a ter algumas "discussões" com amigos e familiares que me garantiam que Portugal tem desde porta-aviões a "bombardeiros raia" (acho que se referiam ao B2. Talvez F117?), só estavam eram muito secretos  :mrgreen:
Também já discuti com um, a propósito dos incêndios florestais, que dizia que as FA tinham centenas de helicópteros.

Há uma total incapacidade de comunicação ou talvez falta de vontade.

Nas últimas décadas sempre que quis passar a mensagem que eram muito bons e estavam bem preparados para tudo.

A percepção do cidadão comun está totalmente desfasada da realidade.
Isto talvez seja bom para os ordenados dos generais mas não o é para o equipamento das FA.

*

Anthropos

• Perito
  • **
  • 443
  • +240/-28
« Responder #414 em: Outubro 15, 2025, 09:47:49 pm »

Também já discuti com um, a propósito dos incêndios florestais, que dizia que as FA tinham centenas de helicópteros.

Nas últimas décadas sempre que quis passar a mensagem que eram muito bons e estavam bem preparados para tudo.

Isto talvez seja bom para os ordenados dos generais mas não o é para o equipamento das FA.

Há uns bons anos, estava a beber uma cerveja com dois amigos numa esplanada, e estavam-me a perguntar como era a tropa e mais não sei quê. Comentei o dia a dia, e lá veio a típica pergunta das armas e como era disparar e coisas dessas. Com muitas perguntas e risadas, lá fui dizendo que não, não tínhamos cenas de ver através das paredes, que o máximo que tínhamos era uns NVG de 1985, e se calhar uns quatro por batalhão. A mesma conversa sobre coletes balísticos (tinham visto na altura aquele programa do Future Weapons a mostrar o "DragonSkin") e eu mencionei que os nossos eram velhos, insuficientes e ultrapassados. Endim, um conjunto de coisas, mas nada que não se pudesse confirmar em 5 minutos na wikipédia. Revelei 0 sobre reais capacidades, TTPs ou quaisquer outras informações sensíveis.

Para meu espanto, um senhor de alguma idade que era o único outro presente na esplanada, que aparentemente trabalhava no MDN, veio dar-me um chá sobre estar a revelar segredos de estado, de estar a servir de informador, e mais uma série de coisas. Expliquei que literalmente 0 do que eu disse era confidencial ou reservado, mas mesmo assim, levei o chá.
Já na altura achei completamente absurdo as pessoas fingirem que revelar que os M577 são, essencialmente, sucata ultrapassada, é pôr em causa a segurança nacional. Vissem os relatórios publicados pelas FFAA americanas, por exemplo, e tinham uma síncope cardíaca... Acredito mais que não se revela por vergonha, mais do que por algum sentido de secretismo.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

sivispacem

• Investigador
  • 1707
  • Recebeu: 975 vez(es)
  • Enviou: 1041 vez(es)
  • +464/-618
« Responder #415 em: Outubro 15, 2025, 10:24:44 pm »

Há uns bons anos, estava a beber uma cerveja com dois amigos numa esplanada, e estavam-me a perguntar como era a tropa e mais não sei quê. Comentei o dia a dia, e lá veio a típica pergunta das armas e como era disparar e coisas dessas. Com muitas perguntas e risadas, lá fui dizendo que não, não tínhamos cenas de ver através das paredes, que o máximo que tínhamos era uns NVG de 1985, e se calhar uns quatro por batalhão. A mesma conversa sobre coletes balísticos (tinham visto na altura aquele programa do Future Weapons a mostrar o "DragonSkin") e eu mencionei que os nossos eram velhos, insuficientes e ultrapassados. Endim, um conjunto de coisas, mas nada que não se pudesse confirmar em 5 minutos na wikipédia. Revelei 0 sobre reais capacidades, TTPs ou quaisquer outras informações sensíveis.

Para meu espanto, um senhor de alguma idade que era o único outro presente na esplanada, que aparentemente trabalhava no MDN, veio dar-me um chá sobre estar a revelar segredos de estado, de estar a servir de informador, e mais uma série de coisas. Expliquei que literalmente 0 do que eu disse era confidencial ou reservado, mas mesmo assim, levei o chá.
Já na altura achei completamente absurdo as pessoas fingirem que revelar que os M577 são, essencialmente, sucata ultrapassada, é pôr em causa a segurança nacional. Vissem os relatórios publicados pelas FFAA americanas, por exemplo, e tinham uma síncope cardíaca... Acredito mais que não se revela por vergonha, mais do que por algum sentido de secretismo.

Convém não esquecer que o secretismo que normalmente rodeia as questões militares em Portugal (e já foi muito pior...) destina-se a ocultar a obsolescência dos equipamentos e dos meios em geral, a falta de manutenção e a penúria aviltante e endémica! :mrgreen: :mrgreen:
Cumprimentos,

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar