Substituição dos Falcon 50

  • 389 Respostas
  • 105787 Visualizações
*

goncalobmartins

  • Especialista
  • ****
  • 908
  • Recebeu: 423 vez(es)
  • Enviou: 575 vez(es)
  • +65/-7
Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #375 em: Maio 26, 2025, 02:35:39 pm »
Não vos percebo!

Se se compra novo é porque se anda a gastar dinheiro à toa, se não se compra o estado não serve para nada, se se compra em segunda mão e é modernizado é a mesma coisa.

Este avião foi a compra de oportunidade, para dar descanso aos falcon 50.

Esperemos com a nova lei, o estado possa substituir os falcon 50, por algum dos aviões encostados nos aeroportos nacionais

Quem é que critica por comprar novo?

Por favor, não inventes histórias. Esta aeronave não foi nenhuma compra de oportunidade, não sei onde foste buscar essa ideia. O seu proprietário tinha uma divida ao Estado e ele entregou este "charuto" como pagamento dessa divida. O que foi um óptimo negócio para ele que safou-se de um chaço que não valia nada e um negócio ruinoso para os contribuintes. Como se veio a confirmar.

"Foi para dar descanso aos Falcon 50", Fdx! Não inventes. O Falcon 900 estava mais estafado que os 50, basta ver a reparação que levou.

A introdução do Falcon 900 em operação não foi uma adição á esquadra 504.
Foi uma substituição! O Falcon 50, n/c 17402, já está desmontado e " embrulhado", o que resta, em Alverca.
Ao que parece, o seu estado não justificava a modernização pela qual, supostamente, estaria a passar em tires! Quem tiver mais informações que se chegue à frente!

Não sei se ajuda a compreender o estado do 17402, mas...

Citar
FALCON – ALUGUER DE FERRAMENTAS PARA DESMONTAGEM DOS ESTABILIZADORES DO FALCON 50 N/C 17402   Ajuste Direto Regime Geral   Estado Maior da Força Aérea   DASSAULT AVIATION BUSINESS SERVICES   82.113,82 €   19-05-2025

Citar
SERVIÇO DE TRANSPORTE DA AERONAVE FALCON 50   Ajuste Direto Regime Geral   Estado Maior da Força Aérea   LASO Transportes SA   8.000,00 €   16-04-2025

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: wyldething

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6810
  • Recebeu: 7515 vez(es)
  • Enviou: 5097 vez(es)
  • +10188/-2930
Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #376 em: Maio 27, 2025, 09:29:04 am »
O Dassault Falcon 900B "27404" fotografado à chegada a Lisboa no passado dia 23 de Maio.

(Foto: Rui Miguel)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Major Alvega

*

Major Alvega

  • Especialista
  • ****
  • 960
  • Recebeu: 1191 vez(es)
  • Enviou: 716 vez(es)
  • +10785/-1763
Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #377 em: Maio 28, 2025, 12:39:17 am »
O Dassault Falcon 900B "27404" fotografado à chegada a Lisboa no passado dia 23 de Maio.

(Foto: Rui Miguel)


A pintura recente disfarça claramente a vetustez. Vi o video da FAP que mostrou as imagens do interior em que fiquei incrédulo. Com o balurdio que gastaram na reparação, relembro, tanto quanto ele vale no mercado "pre-owned". E não mudaram as alcatifas que parece estarem encardidas e os o resto dos interiores. É embaraçoso, o interior está um nojo. Será que esta gente não tem um bocadinho de brio. Que vergonha.
 

*

mayo

  • Perito
  • **
  • 547
  • Recebeu: 64 vez(es)
  • Enviou: 1157 vez(es)
  • +233/-1493
Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #378 em: Maio 28, 2025, 10:57:56 am »
O Dassault Falcon 900B "27404" fotografado à chegada a Lisboa no passado dia 23 de Maio.

(Foto: Rui Miguel)


A pintura recente disfarça claramente a vetustez. Vi o video da FAP que mostrou as imagens do interior em que fiquei incrédulo. Com o balurdio que gastaram na reparação, relembro, tanto quanto ele vale no mercado "pre-owned". E não mudaram as alcatifas que parece estarem encardidas e os o resto dos interiores. É embaraçoso, o interior está um nojo. Será que esta gente não tem um bocadinho de brio. Que vergonha.

Onde está as imagens do interior ?

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 23141
  • Recebeu: 4200 vez(es)
  • Enviou: 2949 vez(es)
  • +2916/-4529
Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #379 em: Maio 28, 2025, 11:10:56 am »
O Dassault Falcon 900B "27404" fotografado à chegada a Lisboa no passado dia 23 de Maio.

(Foto: Rui Miguel)


A pintura recente disfarça claramente a vetustez. Vi o video da FAP que mostrou as imagens do interior em que fiquei incrédulo. Com o balurdio que gastaram na reparação, relembro, tanto quanto ele vale no mercado "pre-owned". E não mudaram as alcatifas que parece estarem encardidas e os o resto dos interiores. É embaraçoso, o interior está um nojo. Será que esta gente não tem um bocadinho de brio. Que vergonha.

Onde está as imagens do interior ?

 :arrow: https://x.com/fap_pt/status/1926384846043009182
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...[/u].

 

*

mayo

  • Perito
  • **
  • 547
  • Recebeu: 64 vez(es)
  • Enviou: 1157 vez(es)
  • +233/-1493
Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #380 em: Maio 28, 2025, 11:33:10 am »
É um avião militar, o interior está ok para o serviço que deve prestar ! Eu voei um Etendard mais velho que que eu  e ainda aqui estou !
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Bubas

*

Pneucareca

  • Membro
  • *
  • 96
  • Recebeu: 58 vez(es)
  • Enviou: 758 vez(es)
  • +166/-124
Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #381 em: Maio 28, 2025, 11:05:39 pm »
É um avião militar, o interior está ok para o serviço que deve prestar ! Eu voei um Etendard mais velho que que eu  e ainda aqui estou !
Para o serviço que deve prestar é o avião que em melhores condições INTERIORES haverá de estar em toda a FAP.
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6810
  • Recebeu: 7515 vez(es)
  • Enviou: 5097 vez(es)
  • +10188/-2930
Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #382 em: Maio 29, 2025, 03:03:17 am »
Cada vez dá mais a sensação que o 900B ficará quase em exclusivo reservado para o transporte VIP, libertando assim os Falcon 50 que restam primordialmente para o transporte médico/evacuação médica urgente.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning, Pneucareca, goncalobmartins

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6810
  • Recebeu: 7515 vez(es)
  • Enviou: 5097 vez(es)
  • +10188/-2930
Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #383 em: Maio 29, 2025, 10:24:56 am »
O "04" foi ontem dar uma voltinha às regiões autónomas. Descolou de Lisboa e aterrou nas Lajes, depois foi da BA4 até ao AM3 em Porto Santo.

O mais novo Lince a mostrar que está aí para as curvas.

Aterragem ontem nas Lajes (Foto: Kurt Mendonça)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Tiamate, Nighthawk

*

Pneucareca

  • Membro
  • *
  • 96
  • Recebeu: 58 vez(es)
  • Enviou: 758 vez(es)
  • +166/-124
Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #384 em: Maio 29, 2025, 01:07:37 pm »
Cada vez dá mais a sensação que o 900B ficará quase em exclusivo reservado para o transporte VIP, libertando assim os Falcon 50 que restam primordialmente para o transporte médico/evacuação médica urgente.
Se assim for, menos mal.
 

*

Major Alvega

  • Especialista
  • ****
  • 960
  • Recebeu: 1191 vez(es)
  • Enviou: 716 vez(es)
  • +10785/-1763
Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #385 em: Maio 29, 2025, 10:00:58 pm »
Cada vez dá mais a sensação que o 900B ficará quase em exclusivo reservado para o transporte VIP, libertando assim os Falcon 50 que restam primordialmente para o transporte médico/evacuação médica urgente.

Este 900B é que deveria ser transformado exclusivamente para missões MEDEVAC, porque tem uma fuselagem larga e espaçosa para acomodar duas macas e os dispositivos de apoio. Com espaço para o pessoal médico movimentar-se sem estar a encalhar em ninguém.

O Montenegro, saloio como ele é. Estou a vê-lo a chegar a uma reunião europeia ou da NATO todo inchado, convencido que está a fazer um figurão com este chaço com uma cabine retro dos anos 90. Enquanto a placa está cheia de 7X's, Global Express, Gulfstreams e Airbus ACJ's.
Mas o tuga das últimas gerações, adoram fazer grandes figuras de pelintras.
« Última modificação: Maio 29, 2025, 11:17:11 pm por Major Alvega »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, Nighthawk

*

yuwanko

  • Membro
  • *
  • 123
  • Recebeu: 73 vez(es)
  • Enviou: 55 vez(es)
  • +17/-17
Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #386 em: Maio 30, 2025, 04:56:53 pm »
Cada vez dá mais a sensação que o 900B ficará quase em exclusivo reservado para o transporte VIP, libertando assim os Falcon 50 que restam primordialmente para o transporte médico/evacuação médica urgente.

Este 900B é que deveria ser transformado exclusivamente para missões MEDEVAC, porque tem uma fuselagem larga e espaçosa para acomodar duas macas e os dispositivos de apoio. Com espaço para o pessoal médico movimentar-se sem estar a encalhar em ninguém.

O Montenegro, saloio como ele é. Estou a vê-lo a chegar a uma reunião europeia ou da NATO todo inchado, convencido que está a fazer um figurão com este chaço com uma cabine retro dos anos 90. Enquanto a placa está cheia de 7X's, Global Express, Gulfstreams e Airbus ACJ's.
Mas o tuga das últimas gerações, adoram fazer grandes figuras de pelintras.

Para isso tinha que ser reconfigurado, porventura ainda tinham que gastar mais uns milhões.
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6810
  • Recebeu: 7515 vez(es)
  • Enviou: 5097 vez(es)
  • +10188/-2930
Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #387 em: Maio 30, 2025, 05:44:06 pm »
Citar
Portugal inducts Falcon 900B for VIP and medevac missions

The Portuguese Air Force (Força Aérea Portuguesa) has inducted a Falcon 900B to support VIP and medical evacuation missions.

The 31.1-year-old Dassault Aviation aircraft, 27404 (msn 135), arrived at Lisbon on May 23 from Geneva, following acceptance flights between Switzerland and Beja the previous day.

The trijet had been parked at Geneva since May 22, 2023, undergoing maintenance with Dassault Aviation Business Services under three contracts totalling up to EUR3.07 million euros (USD3.45 million). The work addressed multiple findings, including structural airframe repairs and modifications to the central wing tank.

Now assigned to Squadron 504 (Esquadra 504 Linces), the aircraft will be used by the Portuguese Air Force for the transportation of state officials, medical evacuations, and organ transport missions. The squadron currently operates two Falcon 50s, averaging 34.6 years old, following the 2022 retirement and scrapping of a third unit at Cascais.

The Falcon 900B was delivered to the air force in early 2023 after being transferred to the Portuguese state to settle debts owed by the jet's former owner, OMNI Aviação (OAV, Cascais), to Parvalorem, a state-owned entity established to manage non-performing assets of Banco Português de Negócios (BPN), nationalised in 2008.

In February 2021, the aircraft, then registered as CS-DTP, was seized by Brazilian authorities at Salvador International ahead of a planned departure to Cascais, after half a ton of cocaine was found on board.

https://www.ch-aviation.com/news/154171-portugal-inducts-falcon-900b-for-vip-and-medevac-missions
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, Major Alvega, wyldething, Bubas, Nighthawk