... ? Ninguem viu as matriculas russas, as bandeiras pintadas nos BTR ou as insignias dos helicopteros que passaram em esquadrão da Russia para a Crimeia? Os soldados não falam Russo? O tipo de equipamento é americano, chinês, coreano? Andamos falar de insignias para que? qual era a diferença numa situação que cria apenas dúvida em lideres incapazes e incompetentes de forma a nada fazerem ou decidirem quando não pode existir qualquer dúvida?
A questão tem que ser colocada ao Vladimir Putin ...
Foi ele que afirmou claramente que não há tropas russas na Crimeia, que as unicas tropas que lá estão são as da frota do Mar Negro e que qualquer um pode ir a uma loja e comprar um uniforme do exército russo e uma espingarda automática que só o exército russo utiliza.
Eu não sei o que passa pela cabeça do Putin...
Mas se você sabe, todos agradecemos seguramente, porque até agora só a Merkel se aventurou a dizer que ele estava passado do miolo ... :shock:

e estão afogados em petróleo e gás.
A segunda reincarnação de Putin não está a funcionar como a primeira. Aliás, como sabe a própria eleição foi duvidosa e resultou de uma gigantesca chapelada eleitoral.
Então, o que está Putin a fazer ?
Ele não está a invadir a Crimeia ele está a tentar ganhar pontos dentro da Russia.
Isto por sua vez implica aquilo que eu já tenho dito, as conquistas não são da Russia são conquistas do regime de Putin.
Se Putin perde popularidade, ouro líder pode não gostar dos Kadirov, pode não perceber porque os russos têm que sustentar regiões minimas na Georgia, sem vantagens claras.
Esse líder vai herdar uma Russia cuja industria está arruinada, que não produz nada que não seja petróleo, que tem uma imagem internacional por terra, que só consegue vender armas cada vez mais antiquadas, que tem uma agricultura completamente obsoleta e que tem armas atómicas.
Portanto, o facto de Putin ser da KGB, o facto de ter tido uma educação que o transforma num algoz sem principios e sem moral, explica porque a Merkel disse que Putin tinha perdido o contacto com a realidade.
Os países ocidentais vão apenas apressar as politicas conducentes a cortar a maior parte dos laços com a Russia e depois, os russos vão vender o gás e o petróleo a quem ?
Aos sauditas ?
E se quiserem vender petroleo no mercado internacional, o que é que isso vai fazer aos preços ?
E esqueça a China. A China também não vai querer ficar muito dependente dos russos. É claro que eles não são de confiança e os chineses nos negócios são muito institucionais, e têm uma economia que não se pode dar ao luxo de ter problemas.
Para somar a isso os nacionalismos funcionam em duas direções e a China, seguramente que não esqueceu as ocupações russas do extremo oriente.
Os russos já estavam em Sebastopol quando impuseram a ocupação de Vladivostok.
Portanto, o que está em causa é a irresponsabilidade dos russos, porque parece que estão a forçar os países ocidentais a isolar a Russia.
É dificil encontrar na Europa e nos EUA, pessoas favoráveis à Russia neste momento. Os ditadorzecos por esse mundo podem estar contentes, mas esses morrem ou são chacinados durante uma revolução qualquer.