Em relação às condições de recrutemento para o CFO FZ existe um parâmetro que é diferente de qualquer CFO existente das nossas Forças Armadas (pelo menos não ví mais nenhum), que é o facto de ser só necessário possuir-se como habilitações literárias o 12º ano.
A minha questão prendesse em saber quais as vantagens e desvantagens do CFO FZ admitir pessoas que tenham o 12º.
Só acho estranho assim ser, porque o CFO OE (espero não me ter enganado no nome) pessoas com o bacharelato só são admitidas para o curso de sargentos.
PS: Já aqui tinha colocado um post sobre esta questão, mas desapareceu 
Bem camarada posso he responder, a essa questao.
Aquando do SEN, poder-se ia pertencer á classe de oficial, todos os que tivessem frquentado a universidade (nem que fosse so um ano) e quem tivesse o 12º e boas capacidades demonstradas durantes as suas provas. Quem tivesse o 11º ou 12º e umas capacidades relativas seria enviado para a classe de sarfentos (furrieis).
Depois do fim do SEN, viu-se durante um tempo essas regras continuarem a ser aplicadas. Particularmente no caso dos Oficais das Forças Especiais, pk?
Ate á poucos anos, via-se CFO's para os Paraquedistas, OE's, e presumo Comandos, em que a habilitaçao literaria minima era o 12º ano. Isso actualmente ja nao acontece pk?!?! Porque a meu ver o Exercito, forma muitos Oficiais proveniente da AM capazes de prencher essas necessidades (20 a 30 por ano) e para as resntantes funçoes de Tropa regular seria apenas necessario pessoa com formaçao superior para fazer o trabalho de subalterno durante uns anos... podem se quisesse concorrer aos CFO's de OE CMD e PQ se quisesse... por sua conta e risco!!
No Caso dos Fuzileiros e diferente!! A escola Naval so forma 2 a 3 Oficiais por ano, o que e manifestamente pouco para prencher as vagas necessarias de oficiais subalternos no Corpo de Fuzileiros que compreende 2000 homens, em varias unidades e diferentes funçoes!
Dai se abrir concurso para um CFO Fz a pessoal externo, para prencherem essas lacunas, servirem como subalternoe e depois... rua... venham outros!!
Porque o 12º ano??? Compreendo a pergunta.. alias eu ja me a fiz a mim mesmo ( eu fui CAD FZ RC).. mas tive a resposta rapido!! SAbe quantos licenciados se apresentaram no concurso?? se foi 1... foi muito!!! Porque?? Concorrer a Fuzileiro... nao e andar nao e um emprego assim tao desejavel para um Licenciado.. a nao ser que tenha algum desejo Masoquista!!
Pois a realidade e que a licenciatura de nada iria servir ao Cadete! Vai Aprender materias que nunca lhe surgiram na frente e vai ter de sabe-las, quer queira quer nao (a custa de fins de semana, e de uns "incentivos"). Vai Lhe sair muito caro do pelo.. e duvido que na faculdade tenha feito muito exercicio fisico, nao contando com o levantamento do copo. Vai ver que ser digno de usar a boina azul ferrete e muito mais complicado e vai pensar duas vezes.. de vale memso a pena passar por akilo tudo.. para receber o memos que iria receber no Exercito Regular.. como oficial!!! Provavelmente mandaria akilo tudo dar uma curva!!
E isso e coisa que nao se quer num Oficial Fuzileiro.. podi pede-se determinação, valor, coragem, desembaraço fisico e capacidade mental, camaradagem e todas akelas coisas que nao infelizmente se ensinam na faculdade!!
O Corpo de Fuzileiros precisa de Oficiais contractados... pois nao tem quadro para muitos oficias do QP. E quem tem essa determinaçao de lutar tanto...mais por um ideal e sonho que por uma realidade.. sao akeles que saem da escola secundaria, sem futuro á vista ou estao no desmprego e querem fazer algo que se orgulhem um dia mais tarde.. e nesse patamar nao estao os licenciados!!!
So tenho pena e que esses valentes.. nao tenham a direito akilo que merecem... porque realmente serao 6 anos e rua!!! Com uma mo a frente e outra atras... depois de darem tanto por um sonho!!
bem cumps