Fuzileiros da Armada Portuguesa

• 2477 Respostas
  • 915118 Visualizações
*

Lightning

• Moderador Global
  • 11521
  • Recebeu: 2597 vez(es)
  • Enviou: 3797 vez(es)
  • +984/-1117
(sem assunto)
« Responder #345 em: Agosto 24, 2008, 12:30:23 am »
Citação de: "Cabecinhas"
"Nós" temos piranha III???

Não, isso são fotos dos testes que foram feitos ao Piranha, ao Pandur e ao Patria AMV, concorrentes à substituição da Chaimite, penso que todos devem saber quem foi o vencedor por isso...

*

jmg

• Analista
  • 640
  • Enviou: 15 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #346 em: Agosto 24, 2008, 11:21:13 am »
A versão do PANDUR reservada aos fuzileiros vem com algum tratamento específico contra corrosão, agua do mar e afins?
Todos sabemos como o ambiente máritimo pode ser exigente e até as areias para os sensores das torres de armamento.
Não te fies de mim, se te faltar valentia.
(Inscrição gravada num antigo punhal.Autor desconhecido)

ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ

*

Pedro Monteiro

• Analista
  • 893
  • Recebeu: 154 vez(es)
  • Enviou: 19 vez(es)
  • +27/-20
    • http://www.pedro-monteiro.com
(sem assunto)
« Responder #347 em: Agosto 24, 2008, 12:22:09 pm »
Citação de: "Lightning"
Citação de: "Cabecinhas"
"Nós" temos piranha III???

Não, isso são fotos dos testes que foram feitos ao Piranha, ao Pandur e ao Patria AMV, concorrentes à substituição da Chaimite, penso que todos devem saber quem foi o vencedor por isso...

Na verdade, são de uma demonstração anterior da Mowag ao Corpo de Fuzileiros com um Piranha IIIC. Na altura, foi publicado um trabalho pelo Military Zone com mais fotos:
http://www.geocities.com/militaryzone_p ... -fuzos.htm

Cumprimentos,
Pedro Monteiro

*

HSMW

• Moderador Global
  • 12991
  • Recebeu: 3357 vez(es)
  • Enviou: 7963 vez(es)
  • +1260/-2114
    • http://youtube.com/HSMW
(sem assunto)
« Responder #348 em: Agosto 25, 2008, 12:59:47 am »
Engraçado.
"Armada Portuguesa na actualidade" (2004)
Bem já lá vão 4 anos.  :roll:
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."

*

Pedro Monteiro

• Analista
  • 893
  • Recebeu: 154 vez(es)
  • Enviou: 19 vez(es)
  • +27/-20
    • http://www.pedro-monteiro.com
(sem assunto)
« Responder #349 em: Agosto 25, 2008, 08:05:50 am »
Citação de: "HSMW"
Engraçado.
Bem já lá vão 4 anos.  :wink: Felizmente, esse artigo já precisava de algumas actualizações.  :)

Cumprimentos,
Pedro Monteiro

*

HSMW

• Moderador Global
  • 12991
  • Recebeu: 3357 vez(es)
  • Enviou: 7963 vez(es)
  • +1260/-2114
    • http://youtube.com/HSMW
(sem assunto)
« Responder #350 em: Agosto 25, 2008, 04:07:23 pm »
Citação de: "Pedro Monteiro"
Citação de: "HSMW"
Engraçado.
Bem já lá vão 4 anos.  :wink: Felizmente, esse artigo já precisava de algumas actualizações.  :)

Cumprimentos,
Pedro Monteiro

É pena porque tem um artigos muito interessantes.
E o dossier da 2ª Guerra Mundial deu-me uma grande ajuda para um trabalho de História e Geografia Militar na ESE.
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."

*

Cabecinhas

• Investigador
  • 1505
  • Recebeu: 5 vez(es)
  • Enviou: 11 vez(es)
  • +4/-0
(sem assunto)
« Responder #351 em: Agosto 25, 2008, 04:37:51 pm »
Em relação às condições de recrutemento para o CFO FZ existe um parâmetro que é diferente de qualquer CFO existente das nossas Forças Armadas (pelo menos não ví mais nenhum), que é o facto de ser só necessário possuir-se como habilitações literárias o 12º ano.
A minha questão prendesse em saber quais as vantagens e desvantagens do CFO FZ admitir pessoas que tenham o 12º.
Só acho estranho assim ser, porque o CFO OE (espero não me ter enganado no nome) pessoas com o bacharelato só são admitidas para o curso de sargentos.

PS: Já aqui tinha colocado um post sobre esta questão, mas desapareceu  :?
Um galego é um português que se rendeu ou será que um português é um galego que não se rendeu?
---

(sem assunto)
« Responder #352 em: Agosto 27, 2008, 07:24:11 pm »
Vái ao site da Marinha portuguesa, escolher anfíbios e ver historial tens lá toda a informação

*

fuzo 90

• 41
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #353 em: Agosto 27, 2008, 10:15:23 pm »
alguem sabe aonde foram tiradas estas fotos? :D
fuzileiro uma vez, fuzileiro para sempre!!!

*

Cabecinhas

• Investigador
  • 1505
  • +4/-0
(sem assunto)
« Responder #354 em: Agosto 27, 2008, 10:20:26 pm »
Citação de: "João Beja Coelho"
Vái ao site da Marinha portuguesa, escolher anfíbios e ver historial tens lá toda a informação

Estive a ler o que me indicou e não conseguí ver esclarecida a minha questão, que é o porquê de o CFO FZ ser o único curso de oficiais das forças armadas onde se pode concorrer só com o 12º ano (Excepto claro está as academias)
Um galego é um português que se rendeu ou será que um português é um galego que não se rendeu?
---

*

tyr

• Analista
  • 880
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #355 em: Agosto 28, 2008, 06:41:36 am »
Porque possivelmente, devido à falta de oficias RV/RC Fz, não terem subido a fasquia.

No exército ha bem pouco tempo ainda se entrava para oficial RV/RC só com o 12º ano, mas como o numero de pessoal a concorrer a oficial foi aumentando (e em simultaneo a necessidade de oficias contratados diminuindo), tambem aumentaram o nivel de escolaridade exigido.
A morte só é terrivel para quem a teme!!

*

Cabecinhas

• Investigador
  • 1505
  • +4/-0
(sem assunto)
« Responder #356 em: Agosto 28, 2008, 12:32:21 pm »
Sim isso foi a conclusão a que eu cheguei, mas por exemplo se aumentassem a idade para quem tem licenciatura (mestrado pós-bolonha) para o CFO FZ talvez assim houvesse uma maior escolaridade os FZ.

Agora a minha dúvida não se prende com o facto das escolaridade em sí, mas em quais as vantagens que isso acarreta e desvantagem.

A meu ver um oficial que não tenha frequentado um curso superior ou curso técnico superior, não consiguirá o mesmo respeito que estes.
Um miudo que vá para uma das academias, antes de poder comandar o quer que seja leva no lombo 5 anos de estudos superiores e só quando tem uma idade mínima de 23 anos sensívelmente é que terá a seu cargo homens para comandar. Enquanto um míudo que saia do 12º ano e vá para um CFO terá em muitos ds casos 18-19 anos e passados alguns meses terá à sua resposabilidade um pelotão.
Não estou com isto a querer menosprezar as pessoas que tenham o 12º ano, cada um sabe de sí e a vida por vezes não permite às pessoas ter semelhante escolaridade ou ingressar no ensino superior.
---

*

Cabecinhas

• Investigador
  • 1505
  • +4/-0
(sem assunto)
« Responder #357 em: Agosto 28, 2008, 12:33:01 pm »
Sim isso foi a conclusão a que eu cheguei, mas por exemplo se aumentassem a idade para quem tem licenciatura (mestrado pós-bolonha) para o CFO FZ talvez assim houvesse uma maior escolaridade os FZ.

Agora a minha dúvida não se prende com o facto das escolaridade em sí, mas em quais as vantagens que isso acarreta e desvantagem.

A meu ver um oficial que não tenha frequentado um curso superior ou curso técnico superior, não consiguirá o mesmo respeito que estes.
Um miudo que vá para uma das academias, antes de poder comandar o quer que seja leva no lombo 5 anos de estudos superiores e só quando tem uma idade mínima de 23 anos sensívelmente é que terá a seu cargo homens para comandar. Enquanto um míudo que saia do 12º ano e vá para um CFO terá em muitos ds casos 18-19 anos e passados alguns meses terá à sua resposabilidade um pelotão.
Não estou com isto a querer menosprezar as pessoas que tenham o 12º ano, cada um sabe de sí e a vida por vezes não permite às pessoas ter semelhante escolaridade ou ingressar no ensino superior.
---

*

tyr

• Analista
  • 880
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #358 em: Agosto 28, 2008, 01:37:08 pm »
A universidade não torna as pessoas ,mas inteligentes (eu dou baile a muitos licenciados a falar da area deles (que obviamente é diferente da minha), pois tiraram o curso ou com a tecnica ficha (apos cada exame fazem a descarga à terra) ou uzando a tecnica alcool e borga.
quem acaba o 12º ano ja tem uma bagagem cultural mais que suficiente para poder assimilar o que precisa saber para ser oficial.
o factor idade, esse concordo, pois um individuo de 25 anos ja não tera muitos impulsos de adolescente (apesar de ser mais dificil de endoutrinar).
A morte só é terrivel para quem a teme!!

*

jmg

• Analista
  • 640
  • Enviou: 15 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #359 em: Agosto 28, 2008, 09:11:20 pm »
Eu não iria tanto por aí.
Enquanto eu concordo que para ser comandante de homens a formação académica de 12º possa ser suficiente e cursos superiores civis não fazem a diferença, acho por outro lado que a formação superior ministrada nas academias fornecem muitas ferramentas necessárias (nem sempre aplicadas da melhor maneira).
Mas também convem relembrar um passado recente da nossa historia.
No conflito das ex-colonias quem dava cartas no mato eram principalmente os milicianos e não o pessoal da academia.
Não te fies de mim, se te faltar valentia.
(Inscrição gravada num antigo punhal.Autor desconhecido)

ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ