REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS

• 3665 Respostas
  • 835361 Visualizações
*

dc

• Investigador
  • 9866
  • Recebeu: 5045 vez(es)
  • Enviou: 846 vez(es)
  • +5367/-1113
Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Responder #3660 em: Junho 10, 2025, 01:51:43 pm »
Desculpa, não entendo a lógica (a sério, não estou a ser sarcástico). Em qualquer contrato existe um pagamento de entrada, pelo que espero que no nosso caso seria o mesmo… um dos problemas dos canadianos com a cancelamento do F-35 é que já pagaram os primeiros 16 (cerca de 20% do total), e só vão vê-los lá para 2030, ou coisa parecida. Claro que Portugal vai pagar algo de entrada… se forem 15-20% do total, só aí são logo uns 1000 milhões à cabeça. Se as obras de infraestrutura começarem em 2027, consegues gastar mais uns 500 milhões até 2028 sem te “chateares” nada. Podes desde logo comprar aramas que tanto so F-16 como o F-35 utilizem…estes são apenas alguns exemplos de como podes gastar uma quantidade significativa de Euros até2028 com o programa F-35.

A lógica é simples. Portugal tem mil e uma lacunas para resolver. Se Portugal não as resolver antes da compra (e mais concretamente os pagamentos), então vão continuar a existir essas lacunas, porque no orçamento destes primeiros anos já não vai caber mais nada.

Quanto mais próximo do recebimento dos caças fizermos os pagamentos, mais margem de erro tempos nestes primeiros 3 anos, para despachar certas lacunas graves. É preciso é gerir bem a coisa.

E eu não estou a dizer que é impossível começar a pagar pelos F-35 logo em 2026. Estou a dizer que a nível de orçamento, não faz grande sentido.

*

dc

• Investigador
  • 9866
  • Recebeu: 5045 vez(es)
  • Enviou: 846 vez(es)
  • +5367/-1113
« Responder #3661 em: Junho 10, 2025, 01:55:56 pm »
Que amostra de presidente miserável

Um cata-vento esclerosado que tanto diz uma coisa hoje como o seu contrário amanhã. Às segunda-feiras diz que é preciso reforçar as FA's, etc, etc, etc; às terças diz alarvidades destas....
Além de se estar a imiscuir na espera das políticas orçamentais que são responsabilidade do Governo é de um xico-espertismo  bacoco. Nem falo sobre a questão das aldrabice já praticadas, com os custos com a GNR, rendas de instalações militares, etc  Mas os nossos parceiros europeus devem ter registado o brilhante exmeplo de solidariedade português......  :bang: :bang: :bang:

Essa ideia voltou a ser reforçada durante o desfile militar do 10 de Junho, na RTP, em que se fala num "acréscimo de 2000M" e que "devíamos procurar maneiras de contabilizar gastos noutras áreas que impactam a Defesa".

É uma autêntica palhaçada. Como se os truques já usados em Portugal não fossem suficientes.

*

JohnM

• Investigador
  • 1417
  • Recebeu: 931 vez(es)
  • Enviou: 434 vez(es)
  • +215/-47
« Responder #3662 em: Junho 10, 2025, 01:56:48 pm »
Desculpa, não entendo a lógica (a sério, não estou a ser sarcástico). Em qualquer contrato existe um pagamento de entrada, pelo que espero que no nosso caso seria o mesmo… um dos problemas dos canadianos com a cancelamento do F-35 é que já pagaram os primeiros 16 (cerca de 20% do total), e só vão vê-los lá para 2030, ou coisa parecida. Claro que Portugal vai pagar algo de entrada… se forem 15-20% do total, só aí são logo uns 1000 milhões à cabeça. Se as obras de infraestrutura começarem em 2027, consegues gastar mais uns 500 milhões até 2028 sem te “chateares” nada. Podes desde logo comprar aramas que tanto so F-16 como o F-35 utilizem…estes são apenas alguns exemplos de como podes gastar uma quantidade significativa de Euros até2028 com o programa F-35.

A lógica é simples. Portugal tem mil e uma lacunas para resolver. Se Portugal não as resolver antes da compra (e mais concretamente os pagamentos), então vão continuar a existir essas lacunas, porque no orçamento destes primeiros anos já não vai caber mais nada.

Quanto mais próximo do recebimento dos caças fizermos os pagamentos, mais margem de erro tempos nestes primeiros 3 anos, para despachar certas lacunas graves. É preciso é gerir bem a coisa.

E eu não estou a dizer que é impossível começar a pagar pelos F-35 logo em 2026. Estou a dizer que a nível de orçamento, não faz grande sentido.
Ok, não tinha percebido. Tudo vai depender de quanto dinheiro houver disponível…

*

typhonman

• Investigador
  • 5148
  • Recebeu: 747 vez(es)
  • Enviou: 1656 vez(es)
  • +8550/-4173
« Responder #3663 em: Junho 10, 2025, 02:15:40 pm »
Sem comentários....Uma vergonha ao vivo....

*

JohnM

• Investigador
  • 1417
  • Recebeu: 931 vez(es)
  • Enviou: 434 vez(es)
  • +215/-47
« Responder #3665 em: Hoje às 12:43:10 am »

O comentário inicial era algo como “se vierem mais não sei quantas centenas de milhões até 2028 vamos ter problemas em gastar tudo”… foi a esse comentário que respondi, mostrando que, se quiserem, gastar dinheiro em pouco tempo é sempre possível… as prioridades podem ser debatidas, mas gastar é fácil.