Desculpa, não entendo a lógica (a sério, não estou a ser sarcástico). Em qualquer contrato existe um pagamento de entrada, pelo que espero que no nosso caso seria o mesmo… um dos problemas dos canadianos com a cancelamento do F-35 é que já pagaram os primeiros 16 (cerca de 20% do total), e só vão vê-los lá para 2030, ou coisa parecida. Claro que Portugal vai pagar algo de entrada… se forem 15-20% do total, só aí são logo uns 1000 milhões à cabeça. Se as obras de infraestrutura começarem em 2027, consegues gastar mais uns 500 milhões até 2028 sem te “chateares” nada. Podes desde logo comprar aramas que tanto so F-16 como o F-35 utilizem…estes são apenas alguns exemplos de como podes gastar uma quantidade significativa de Euros até2028 com o programa F-35.
A lógica é simples. Portugal tem mil e uma lacunas para resolver. Se Portugal não as resolver antes da compra (e mais concretamente os pagamentos), então vão continuar a existir essas lacunas, porque no orçamento destes primeiros anos já não vai caber mais nada.
Quanto mais próximo do recebimento dos caças fizermos os pagamentos, mais margem de erro tempos nestes primeiros 3 anos, para despachar certas lacunas graves. É preciso é gerir bem a coisa.
E eu não estou a dizer que é impossível começar a pagar pelos F-35 logo em 2026. Estou a dizer que a nível de orçamento, não faz grande sentido.