Combate a fogos pela F.A.P.

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Charlie Jaguar

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1035 em: Julho 20, 2020, 12:26:49 pm »
mas percebe-se porque tudo isto gera por vezes grande confusão quando uma plataforma seria capaz de executar todas as 3 funções e por cá não é esse o caso.

E a juntar a isso os paises com C295 equipados e armados para ASW.

Sim, exacto. Embora não seja líquido, no caso do Persuader até pode ser um pouco mais fácil distinguir se fazem VIMAR ou Patrulhamento Marítimo: basta olhar para a cauda e ver se têm o MAD instalado. Caso não tenham, na maior parte dos casos serão aeronaves puramente de fiscalização pesqueira, vigilância marítima, controlo de poluição, etc, sem capacidade de cumprir missões ofensivas, muito embora os C-295 de Omã não tenham MAD instalado e sejam MPA.



Real Força Aérea de Omã, Persuader MPA sem MAD


Marinha Chilena, Persuader MPA com MAD.


No fundo as nossas versões PG02 e PG03 serão Persuader MSA à semelhança dos C-105 Amazonas que a FAB utiliza para SAR, os que estão encomendados para o Irish Air Corps, etc, etc.


Só por curiosidade, a FAP chegou a ter um Aviocar equipado com MAD, o 16524, para missões de fotogrametria, detecção de movimentos tectónicos, etc, na Esq. 401 "Cientistas", mas nunca fez ou sequer era equipado para patrulhamento marítimo.  :)

« Última modificação: Julho 20, 2020, 12:27:45 pm por Charlie Jaguar »
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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1036 em: Julho 20, 2020, 12:36:38 pm »
No DN de hoje.

https://www.dn.pt/edicao-do-dia/18-jul-2020/incendios-drones-made-in-portugal-nascem-a-contrarrelogio-12435892.html?target=conteudo_fechado

"Uma pequena empresa bateu os grandes da indústria aeronáutica"  :mrgreen:

Faz lembrar os NPO "do melhor que se faz no mundo". Só falta dizer que têm a complexidade de um Global Hawk.

É importante esclarecer as coisas.
Ficção: O UAVision bateu os grandes da indústria aeronáutica, AKA é o melhor UAV do mundo.
Realidade: O orçamento era baixo e o prazo ridiculamente curto, de entre os UAV a concurso, escolheu-se o que cabia neste orçamento, com vantagem de ser produto nacional.
 
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LM

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1037 em: Julho 20, 2020, 12:41:51 pm »
E, talvez impressão minha, uma empresa (UAVision) com menos "capacidade instalada autónoma" que o outro possível concorrente nacional (TEKEVER) mas com muito maior cooperação em projectos com a Força Aérea (e Marinha)? 
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

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Lightning

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1038 em: Julho 20, 2020, 12:44:46 pm »
Estava a esquecer-me do MAD :G-beer2:, pois os P-3 têm e os nossos C295 não, é a tal coisa, o MAD já entra na parte sub-superficie, junta-se aos torpedos, sonoboias, etc.

Depois tinhas que vir com um C295 MPA sem MAD, só trazes mais confusão  :mrgreen:.

Cheguei a ver esse Aviocar em 2005 ou 2006 mas os equipamentos interiores já tinham sido todos removidos, os Aviocar ECM, também acho que já não operavam.
Os Aviocar chegaram a ter umas versões bem interessantes.
 

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Charlie Jaguar

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1039 em: Julho 20, 2020, 01:05:31 pm »
Estava a esquecer-me do MAD :G-beer2:, pois os P-3 têm e os nossos C295 não, é a tal coisa, o MAD já entra na parte sub-superficie, junta-se aos torpedos, sonoboias, etc.

Depois tinhas que vir com um C295 MPA sem MAD, só trazes mais confusão  :mrgreen:.

Cheguei a ver esse Aviocar em 2005 ou 2006 mas os equipamentos interiores já tinham sido todos removidos, os Aviocar ECM, também acho que já não operavam.
Os Aviocar chegaram a ter umas versões bem interessantes.

 :mrgreen:

A confusão com a presença ou ausência do MAD é mais uma questão doutrinária do que outra coisa: se há quem julgue que se trata de um sensor a caminho da obsolescência, outros operadores há que os consideram essenciais; vejam-se os exemplos dos P-8A sem MAD instalado da USN, RAAF e RAF, e o P-8I da Marinha Indiana com.

Quanto ao Aviocar é verdade, 26 aeronaves com 5 versões distintas ao serviço da FAP:

CASA C-212-100-A1 AVIOCAR
CASA C-212-100-A2P AVIOCAR
CASA C-212-100 ECM AVIOCAR
CASA C-212-100-B2 AVIOCAR
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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1040 em: Julho 20, 2020, 01:27:50 pm »
Estava a esquecer-me do MAD :G-beer2:, pois os P-3 têm e os nossos C295 não, é a tal coisa, o MAD já entra na parte sub-superficie, junta-se aos torpedos, sonoboias, etc.

Depois tinhas que vir com um C295 MPA sem MAD, só trazes mais confusão  :mrgreen:.

Cheguei a ver esse Aviocar em 2005 ou 2006 mas os equipamentos interiores já tinham sido todos removidos, os Aviocar ECM, também acho que já não operavam.
Os Aviocar chegaram a ter umas versões bem interessantes.

 :mrgreen:

A confusão com a presença ou ausência do MAD é mais uma questão doutrinária do que outra coisa: se há quem julgue que se trata de um sensor a caminho da obsolescência, outros operadores há que os consideram essenciais; vejam-se os exemplos dos P-8A sem MAD instalado da USN, RAAF e RAF, e o P-8I da Marinha Indiana com.

Quanto ao Aviocar é verdade, 26 aeronaves com 5 versões distintas ao serviço da FAP:

CASA C-212-100-A1 AVIOCAR
CASA C-212-100-A2P AVIOCAR
CASA C-212-100 ECM AVIOCAR
CASA C-212-100-B2 AVIOCAR
CASA C-212-300 AVIOCAR

Nos P-8 acabaram com o MAD devido a altitude operacional do P-8 ser maior e a essa altitude o MAD era pouco eficaz. Já os indianos provavelmente deve ter sido por doutrina, ou então vão operar a um altitude mais baixa.

O mais importante em despachar o AVIOCAR era acabar com os Cientistas. Mas espero que no futuro se volte a abrir a 401, já com meios para ELINT e quem sabe AEW.
 
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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1041 em: Julho 20, 2020, 01:47:12 pm »
ELINT, SIGINT e COMINT ainda poderia ser garantida pelos MRTT. AEW é que é mais complicado, apesar de existir uma versão AEW do C-295, e dos americanos terem alguns E-2 em stock.
 

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1042 em: Julho 20, 2020, 01:49:45 pm »
Acho que os nossos Persuader estão bem como estão. E em termos de simplificação de cadeias logísticas, utilizam sensores comuns a outras plataformas: radar de vigilância marítima Elta EL/M 2022A(V)3 e countermeasures dispenser AN/ALE-47 (P-3C CUP+); radar meteorológico AN/APN-241 (PG01 e C-130H); FLIR Star SAFIRE III (Star SAFIRE II nos Merlin).
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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1043 em: Julho 20, 2020, 01:55:43 pm »
Acho que os nossos Persuader estão bem como estão. E em termos de simplificação de cadeias logísticas, utilizam sensores comuns a outras plataformas: radar de vigilância marítima Elta EL/M 2022A(V)3 e countermeasures dispenser AN/ALE-47 (P-3C CUP+); radar meteorológico AN/APN-241 (PG01 e C-130H); FLIR Star SAFIRE III (Star SAFIRE II nos Merlin).

Um Link 16 acho que não lhe ficava mal.  :mrgreen:
 

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Lightning

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1044 em: Julho 20, 2020, 02:30:38 pm »
Mas espero que no futuro se volte a abrir a 401, já com meios para ELINT e quem sabe AEW.

Eu gostava que houvesse uma Esquadra Special Operations Aviation, podiamos ter C295 táctico, AC295 e Reabastecedor de helicópteros, tudo com C295.

Claro que também acho interessante o C295 AEW, mas depois acordo e vejo que somos uns pobretanas  :mrgreen:

E aproveitando para voltar ao tópico.

C295 Fire Fighting  ;D... Não me agrada, prefiro Canadairs.
« Última modificação: Julho 20, 2020, 02:32:19 pm por Lightning »
 

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mafets

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1045 em: Julho 20, 2020, 02:53:43 pm »

Mafets mas os aviões têm que possuir as ligações e encaixes físicos além de software, etc, para operar esses equipamentos. Senão os F-16 OCU não precisavam do upgrade para equipar com AMRAAM, bombas inteligentes, Targeting Pod, capacete JHMCS, etc. Bastava só encaixar os equipamentos.

Os nossos C295 possuem várias configurações, com módulos que se podem inserir no avião, mas nenhuma inclui armamento, são a vigilância marítima, a fotografia aérea, a instrução de navegadores, e pode equipar com pods ECM, o avião foi construído para essas possibilidades, não para outras.
Lightning, a versão M e inclusive a 235 foram armadas. Também a AEW foi inicialmente o M que recebeu o upgrade do W. Ou seja, existe o que vem de fábrica, o opcional e o que é possível converter pagando uma boa verba.  ;)


Citar

Airbus Military to add Winglets on all C295 in 2014 - Defense Update:


Citar
Airbus C295 AEW - RIAT 2011

https://en.wikipedia.org/wiki/EADS_CASA_C-295

Saudações

"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
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Get_It

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1046 em: Julho 20, 2020, 05:50:52 pm »
A confusão com a presença ou ausência do MAD é mais uma questão doutrinária do que outra coisa: se há quem julgue que se trata de um sensor a caminho da obsolescência, outros operadores há que os consideram essenciais; vejam-se os exemplos dos P-8A sem MAD instalado da USN, RAAF e RAF, e o P-8I da Marinha Indiana com.
Nos P-8 acabaram com o MAD devido a altitude operacional do P-8 ser maior e a essa altitude o MAD era pouco eficaz. Já os indianos provavelmente deve ter sido por doutrina, ou então vão operar a um altitude mais baixa.
Será possível que isso também esteja relacionado com o acesso a sensores de última geração que é dado a aliados como a RAAF e RAF enquanto os indianos já não têm acesso a sistemas que tornem o MAD desnecessário?

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1047 em: Julho 20, 2020, 06:10:22 pm »
A confusão com a presença ou ausência do MAD é mais uma questão doutrinária do que outra coisa: se há quem julgue que se trata de um sensor a caminho da obsolescência, outros operadores há que os consideram essenciais; vejam-se os exemplos dos P-8A sem MAD instalado da USN, RAAF e RAF, e o P-8I da Marinha Indiana com.
Nos P-8 acabaram com o MAD devido a altitude operacional do P-8 ser maior e a essa altitude o MAD era pouco eficaz. Já os indianos provavelmente deve ter sido por doutrina, ou então vão operar a um altitude mais baixa.
Será possível que isso também esteja relacionado com o acesso a sensores de última geração que é dado a aliados como a RAAF e RAF enquanto os indianos já não têm acesso a sistemas que tornem o MAD desnecessário?

Cumprimentos,

O radar é diferente, mas acho que foi mais por doutrina. Visto que estava nos encargos do concurso.

O facto de não terem o radar da Raytheon pode ser por questões estratégicas da NATO.
 

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1048 em: Julho 26, 2020, 03:01:05 pm »
Assunto - Helis para combate a incêndios
No portal memória defesa encontra-se um documento interessante, o mais antigo que conheço sobre esta temática;

Documento do estado-maior-general das Forças Armadas, de 16/06/1975
Assunto: Helis para combate a incêndios
Ref.: MSG nº 1225/3/C de CHEMILSUL

‘Em referência á mensagem acima citada, solicita-se a máxima atenção pelo problema nela apresentado’

Assinado
pelo chefe da 5.ª Divisão
Coronel Robin de Andrade
Eis aqui
quase cume da cabeça da Europa toda
O Reino Lusitano
onde a Terra se acaba
e o Mar começa.

Versos de Camões
 

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1049 em: Agosto 04, 2020, 03:50:24 pm »
Uma polivalência digna de menção, ainda alguns falam das capacidades multimissao dos Ka-Ce, estes P3 batem-nos por IPPON.

https://mobile.twitter.com/Defence360/status/1290625715843543042

Abraços
« Última modificação: Agosto 04, 2020, 05:26:38 pm por tenente »
 

 

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