mas percebe-se porque tudo isto gera por vezes grande confusão quando uma plataforma seria capaz de executar todas as 3 funções e por cá não é esse o caso.
E a juntar a isso os paises com C295 equipados e armados para ASW.
Sim, exacto. Embora não seja líquido, no caso do Persuader até pode ser um pouco mais fácil distinguir se fazem VIMAR ou Patrulhamento Marítimo: basta olhar para a cauda e ver se têm o MAD instalado. Caso não tenham, na maior parte dos casos serão aeronaves puramente de fiscalização pesqueira, vigilância marítima, controlo de poluição, etc, sem capacidade de cumprir missões ofensivas, muito embora os C-295 de Omã não tenham MAD instalado e sejam MPA.

Real Força Aérea de Omã, Persuader MPA sem MAD

Marinha Chilena, Persuader MPA com MAD.

No fundo as nossas versões PG02 e PG03 serão Persuader MSA à semelhança dos C-105 Amazonas que a FAB utiliza para SAR, os que estão encomendados para o Irish Air Corps, etc, etc.
Só por curiosidade, a FAP chegou a ter um Aviocar equipado com MAD, o 16524, para missões de fotogrametria, detecção de movimentos tectónicos, etc, na Esq. 401 "Cientistas", mas nunca fez ou sequer era equipado para patrulhamento marítimo.

