P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa

  • 1015 Respostas
  • 305596 Visualizações
*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 7419
  • Recebeu: 8536 vez(es)
  • Enviou: 5801 vez(es)
  • +10231/-2955
Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #1005 em: Novembro 28, 2025, 12:39:00 pm »
Ok, obrigado pelo esclarecimento. Já agora, na tua opinião, faz sentido, para um país como Portugal, ter 6 KC-390, 4 C-130 (sendo que, pelo que eu sei, só foram adquiridos dois sistemas MAFFS II e entretanto os Canadair vão acabar por chegar) e outros tantos C-295 (eu sei que estes são usados maioritariamente nas ilhas para outro tipo de missões)? Obrigado.

Se olharmos somente aos números em bruto, obviamente parece demasiado. Todavia, dos 6 KC-390 encomendados ainda só temos 3, e que naturalmente não estarão sempre disponíveis por razões de manutenção, hipotética avaria ou acidente, etc. O mesmo com os C-130H/H-30, que possuímos neste momento 3 operacionais (embora o 4º esteja quase pronto), e que também nem sempre estarão disponíveis pelas mesmas razões que adiantei em relação ao Millennium.

Em relação aos C-295M, para além destes mesmos fatores, há também que ter em conta que é uma frota com conhecidos problemas de disponibilidade, que por vezes as células passam muito tempo em manutenção tanto cá, como em Sevilha, e que nesta altura nem sequer se encontra completa. Logo, por esse prisma, ainda não serão demasiados, e muitos duvidam dentro e fora da FAP que os C-130 aguentem até 2040, ainda para mais na exigente missão que os irão agora colocar.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: EdWeise

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 7419
  • Recebeu: 8536 vez(es)
  • Enviou: 5801 vez(es)
  • +10231/-2955
Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #1006 em: Novembro 28, 2025, 12:43:20 pm »
O pessoal do P-3 Orion Research Group perguntou diretamente à Marinha Alemã o que se passa com o "60+30/24812". Eis a (curta) resposta do Comandante Björn Malmus, responsável máximo da Aviação Naval Germânica:

Citar
The plane is still there (Bermudas), needs a bit more investment into the damage/repair evaluation.

Ou seja, dá um pouco a sensação de que nos querem passar a batata quente para as mãos.  :-\
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: wyldething, goncalobmartins

*

Lampuka

  • Investigador
  • *****
  • 1723
  • Recebeu: 721 vez(es)
  • Enviou: 732 vez(es)
  • +435/-2035
Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #1007 em: Novembro 28, 2025, 12:43:52 pm »
2 Canadair e 2 C130 MAFF's são uma gota no oceano dos incêndios...
João Pereira
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11680
  • Recebeu: 2687 vez(es)
  • Enviou: 4045 vez(es)
  • +1008/-1158
Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #1008 em: Novembro 28, 2025, 04:18:16 pm »
Faz sentido fazer o mesmo com as tripulações do C295 versão maritime patrol para os P3?

Penso que não, os C295 de vigilância marítima não vão acabar...

E no caso dos pilotos, eles podem voar nos C295 tácticos, não existem pilotos só de C295 vigilância marítima.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11680
  • Recebeu: 2687 vez(es)
  • Enviou: 4045 vez(es)
  • +1008/-1158
Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #1009 em: Novembro 28, 2025, 04:19:43 pm »
O pessoal do P-3 Orion Research Group perguntou diretamente à Marinha Alemã o que se passa com o "60+30/24812". Eis a (curta) resposta do Comandante Björn Malmus, responsável máximo da Aviação Naval Germânica:

Citar
The plane is still there (Bermudas), needs a bit more investment into the damage/repair evaluation.

Ou seja, dá um pouco a sensação de que nos querem passar a batata quente para as mãos.  :-\

Vai lá uma equipa de mecânicos e desmonta as peças todas e trás num KC390 ou C-130.  :mrgreen:
 

*

wyldething

  • Membro
  • *
  • 273
  • Recebeu: 203 vez(es)
  • Enviou: 237 vez(es)
  • +30/-44
Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #1010 em: Novembro 28, 2025, 04:41:38 pm »
Caro CJ: já o "sistemas de acústicos actualizado" presumo que passe por mais umas deslocações até Halifax, não??

Não necessariamente. Penso que poderá, e deverá, ser feito na OGMA.

A modernização do sistema de acústicos da frota CUP+ foi um aditamento ao contrato com a General Dynamics Mission Systems-Canada.
Desconheço se a OGMA tem capacidade para fazer esse trabalho.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, goncalobmartins

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10936
  • Recebeu: 6475 vez(es)
  • Enviou: 5042 vez(es)
  • +8584/-2130
Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #1011 em: Novembro 28, 2025, 05:22:13 pm »
O pessoal do P-3 Orion Research Group perguntou diretamente à Marinha Alemã o que se passa com o "60+30/24812". Eis a (curta) resposta do Comandante Björn Malmus, responsável máximo da Aviação Naval Germânica:

Citar
The plane is still there (Bermudas), needs a bit more investment into the damage/repair evaluation.

Ou seja, dá um pouco a sensação de que nos querem passar a batata quente para as mãos.  :-\

Amigo CG, ja a passaram.

Abraco
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, goncalobmartins

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10936
  • Recebeu: 6475 vez(es)
  • Enviou: 5042 vez(es)
  • +8584/-2130
Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #1012 em: Novembro 28, 2025, 05:23:11 pm »
Faz sentido fazer o mesmo com as tripulações do C295 versão maritime patrol para os P3?

Penso que não, os C295 de vigilância marítima não vão acabar...

E no caso dos pilotos, eles podem voar nos C295 tácticos, não existem pilotos só de C295 vigilância marítima.

Enfim......
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 7419
  • Recebeu: 8536 vez(es)
  • Enviou: 5801 vez(es)
  • +10231/-2955
Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #1013 em: Novembro 28, 2025, 06:04:06 pm »
A modernização do sistema de acústicos da frota CUP+ foi um aditamento ao contrato com a General Dynamics Mission Systems-Canada.
Desconheço se a OGMA tem capacidade para fazer esse trabalho.

I stand corrected.  :)

Então sim, dessa forma vai tudo passar por Halifax.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 10505
  • Recebeu: 5425 vez(es)
  • Enviou: 877 vez(es)
  • +5384/-1368
Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #1014 em: Novembro 29, 2025, 02:31:56 pm »
Faz sentido fazer o mesmo com as tripulações do C295 versão maritime patrol para os P3?

Penso que não, os C295 de vigilância marítima não vão acabar...

E no caso dos pilotos, eles podem voar nos C295 tácticos, não existem pilotos só de C295 vigilância marítima.

Na minha opinião, uma modernização dos VIMAR para padrão MPA podia ter as suas vantagens.

Particularmente na medida em que ao terem custos de operação e tripulação muito mais reduzida que um P-3, permitiria criar mais facilmente um destacamento nos Açores.
 

*

goncalobmartins

  • Investigador
  • *****
  • 1317
  • Recebeu: 655 vez(es)
  • Enviou: 857 vez(es)
  • +96/-10
Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #1015 em: Hoje às 10:10:49 pm »
Citar
SERVIÇO DE TRANSFERÊNCIA DE PLATAFORMAS DE MANUTENÇÃO DA MARINHA ALEMÃ PARA O SISTEMA DE ARMAS P-3C   Ajuste Direto Regime Geral   Estado Maior da Força Aérea   ORION TECHNIK - Maintenance & Engineering   96.000,00 €   04-12-2025