F-35A Lightning II na FAP

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saabGripen

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #4050 em: Novembro 26, 2025, 02:30:55 pm »
Para quem ainda tem dúvidas.. leitura interessante

https://www.newsweek.com/f-35-jet-strikes-iran-nuclear-sites-11105347?utm_medium=Social&utm_source=Threads%23Echobox%3D1764103965

https://www.airandspaceforces.com/air-force-sead-role-f-35s-midnight-hammer/?mc_cid=25cf42a7de&mc_eid=7f9ef3cbad

Eu não tenho dúvidas quando ás capacidades do avião.
Tenho dúvidas quanto ao processo para o adquirir.
A ser verdade a certeza que se tem por aqui que vamos ter 20 F-35 e que a assinatura do contrato já tem data marcada:  eu penso que é porque alguém conseguiu convencer o Nuno Melo de que "uhhhhh  - é assim porque tem que ser Sr. MDN".

What could go wrong with that?


 
 
 

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LightningBolt

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #4051 em: Novembro 27, 2025, 12:46:19 am »
Só 20??  ;)
 

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Duarte

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #4052 em: Novembro 27, 2025, 01:31:15 am »
Eu não tenho dúvidas quando ás capacidades do avião.
Tenho dúvidas quanto ao processo para o adquirir.
A ser verdade a certeza que se tem por aqui que vamos ter 20 F-35 e que a assinatura do contrato já tem data marcada:  eu penso que é porque alguém conseguiu convencer o Nuno Melo de que "uhhhhh  - é assim porque tem que ser Sr. MDN".

What could go wrong with that?


Se se abrisse concurso internacional para 20 caças de quinta geração, quais seriam os concorrentes?

I rest my case.

20 5G e 20 4,5G usados é o mais lógico neste momento. Assim ficamos a substituir caças  de 15 ou 20 anos em cada 15-20 anos, e teremos sempre dois tipos de caças de gerações e capacidades diferentes.
« Última modificação: Novembro 27, 2025, 01:35:15 am por Duarte »
слава Україна!
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #4053 em: Novembro 27, 2025, 01:35:17 am »
Eu não tenho dúvidas quando ás capacidades do avião.
Tenho dúvidas quanto ao processo para o adquirir.
A ser verdade a certeza que se tem por aqui que vamos ter 20 F-35 e que a assinatura do contrato já tem data marcada:  eu penso que é porque alguém conseguiu convencer o Nuno Melo de que "uhhhhh  - é assim porque tem que ser Sr. MDN".

What could go wrong with that?


Se se abrisse concurso internacional para 20 caças de quinta geração, quais seriam os concorrentes?

I rest my case.

20 5G e 20 4,5G usados é o mais lógico neste momento.

Sim até porque a 6G é na verdade uma grande incógnita em termos de prazos.
 

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Ghidra

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #4054 em: Novembro 27, 2025, 02:45:00 am »
Se o f35 for escolhido acho que seria mais barato aproveitar estas sinergias criadas com a Itália para escolher o M-346 para caça de treino e segunda linha? Dado os pilotos que formamos 6 caças de treino chegavam e adquirimos mais uns 8 a 10 para fazer tarefas simples onde f35 era over kill?
Um caça europeu em segunda mão ficava mais caro de manter...
 

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miguelbud

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #4055 em: Novembro 27, 2025, 07:53:57 am »
Se o f35 for escolhido acho que seria mais barato aproveitar estas sinergias criadas com a Itália para escolher o M-346 para caça de treino e segunda linha? Dado os pilotos que formamos 6 caças de treino chegavam e adquirimos mais uns 8 a 10 para fazer tarefas simples onde f35 era over kill?
Um caça europeu em segunda mão ficava mais caro de manter...
Para ter F-35 e M-346FA em vez de F-35 e Eurofighters?
 

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Red Baron

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #4056 em: Novembro 27, 2025, 10:46:02 am »
Se o f35 for escolhido acho que seria mais barato aproveitar estas sinergias criadas com a Itália para escolher o M-346 para caça de treino e segunda linha? Dado os pilotos que formamos 6 caças de treino chegavam e adquirimos mais uns 8 a 10 para fazer tarefas simples onde f35 era over kill?
Um caça europeu em segunda mão ficava mais caro de manter...

Para treino a FAP parece que ainda não desistiu do POWER BY TH HOUR.
Um M-346FA é mais caro que um F-16MLU.
 

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aasg

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #4057 em: Novembro 27, 2025, 11:47:17 am »
Para quem ainda tem dúvidas.. leitura interessante

https://www.newsweek.com/f-35-jet-strikes-iran-nuclear-sites-11105347?utm_medium=Social&utm_source=Threads%23Echobox%3D1764103965

https://www.airandspaceforces.com/air-force-sead-role-f-35s-midnight-hammer/?mc_cid=25cf42a7de&mc_eid=7f9ef3cbad

Depois de ler isto e de ver simulações em dcs e ler depoimentos de pilotos, a adquirir novo, a única aeronave que faz sentido é mesmo o f-35. Todas as outras será uma parvoíce, porque, para a capacidade operacional adquirida e a velocidade da obsolescência dessa capacidade face ao custo, mais vale ficar com o f-16 modernizado para Blk 72.
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #4058 em: Novembro 27, 2025, 04:21:37 pm »
Se se abrisse concurso internacional para 20 caças de quinta geração, quais seriam os concorrentes?

I rest my case.

20 5G e 20 4,5G usados é o mais lógico neste momento. Assim ficamos a substituir caças  de 15 ou 20 anos em cada 15-20 anos, e teremos sempre dois tipos de caças de gerações e capacidades diferentes.

A opção mais lógica é de longe comprar uma frota completa de F-35.

40 F-35 novos saem mais baratos do que 20 F-35 novos + 20 Typhoon usados a precisar de modernização. A contar com custos de operação, F-35 + Typhoon ficam ainda mais caros.


Se queremos uma solução "hi-low" na aviação de caça, faz mais sentido optar por 27-35 F-35 novos (2-3 nos EUA para formação), e ir buscar um jacto de treino avançado (10-12 aeronaves) com capacidade de combate, com custos de operação muito inferiores ao Typhoon.

Neste caso, uns TA-50 ou FA-50 ficariam mais baratos que o M-346FA. O Hurjet também deve ser mais barato.

Mas tem que haver um plano com pés e cabeça, não é comprar só por comprar.
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #4059 em: Novembro 27, 2025, 06:59:51 pm »
Se se abrisse concurso internacional para 20 caças de quinta geração, quais seriam os concorrentes?

I rest my case.

20 5G e 20 4,5G usados é o mais lógico neste momento. Assim ficamos a substituir caças  de 15 ou 20 anos em cada 15-20 anos, e teremos sempre dois tipos de caças de gerações e capacidades diferentes.

A opção mais lógica é de longe comprar uma frota completa de F-35.

40 F-35 novos saem mais baratos do que 20 F-35 novos + 20 Typhoon usados a precisar de modernização. A contar com custos de operação, F-35 + Typhoon ficam ainda mais caros.


Se queremos uma solução "hi-low" na aviação de caça, faz mais sentido optar por 27-35 F-35 novos (2-3 nos EUA para formação), e ir buscar um jacto de treino avançado (10-12 aeronaves) com capacidade de combate, com custos de operação muito inferiores ao Typhoon.

Neste caso, uns TA-50 ou FA-50 ficariam mais baratos que o M-346FA. O Hurjet também deve ser mais barato.

Mas tem que haver um plano com pés e cabeça, não é comprar só por comprar.

40 F-35's??? By al means, estou nessa mas, se o Ministro diz quer ser voyeur para os projectos de 6G europeus, não seria de todo um auspicioso logo a seguir fazer anuncio de uma enorme encomenda à concorrência. gostava mas não acredito.
« Última modificação: Novembro 27, 2025, 07:00:19 pm por Pilotasso »
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #4060 em: Novembro 27, 2025, 08:13:58 pm »
Investir em 40 caças 5G agora ia custar quanto? E depois íamos ficar presos na quinta geração durante 40 anos?
Se os aumentos de OE para a defesa permitissem, seria bom: 2 Esq. 5G e uma 6G mais tarde (onde é que assino?) mas estou achar muita fruta...

Talvez uma situação em que se preconizasse 3 Esq. de caça (alguém sabe quais são so targets NATO para a FAP?), comprávamos 27 caças 5G, para duas esquadras como as atuais, e se continuasse com uma de F-16 para durar até `as lonas e a ser substituída por uma de  Eurofighter usados no médio prazo (7-10 anos)? Eventualmente uma de 6G daqui a 18-20 anos? Ficaríamos com 4 esquadras no fim (duas 5G e duas 6G) a 12-16 aeronaves (`a la RAF) cada eventualmente... é sonhar muito? c56x1

« Última modificação: Novembro 27, 2025, 08:21:09 pm por Duarte »
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #4061 em: Novembro 27, 2025, 08:59:49 pm »
devíamos de facto ir de cabeça para o F-35 já mediante a obsolescência do nossos F-16 e as potenciais ameaças atuais.
Os de 6G, neste caso logo o GCAP são uma incognita total relativamente a quando vão entrar em serviço, não devíamos estar à espera que isso aconteça adiando uma decisão durante décadas para uma necessidade que hoje já é urgente.  Além disso tenho muitas duvidas quando o primeiro GCAP sair da linha de série teremos o mesmos motivos e incentivos para comprar um caça que basicamente podia ser um substituto do F-22. Não estou a ver isso a acontecer honestamente, e o puto dentro de mim fica triste. Por isso o melhor é assegurar 5G já.
« Última modificação: Novembro 27, 2025, 09:00:56 pm por Pilotasso »
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #4062 em: Hoje às 04:08:35 pm »
40 F-35's??? By al means, estou nessa mas, se o Ministro diz quer ser voyeur para os projectos de 6G europeus, não seria de todo um auspicioso logo a seguir fazer anuncio de uma enorme encomenda à concorrência. gostava mas não acredito.

Falei nos 40 F-35, para comparar com os custos de 20 Typhoon + 20 Typhoon.

Um número de 32 + 2/3 nos EUA para treino, já era bem bom. Depois o resto investes em Loyal Wingman.

O interesse nos 6G tem a sua piada, mas com os custos de aquisição que se prevêem, é muito difícil dar valor às afirmações feitas por um MDN em 2025, acerca da compra de caças entre 2040-2050.

Mais difícil fica vislumbrar o país gastar 3500-4000M em 20 F-35, 1500-3000M em 20 Typhoons usados (o valor mais elevado se incluir upgrade), e 10/15 anos depois substituir os Typhoon por uns 16-20 GCAP por 4000M+.

Com estes valores absurdos, dava para comprar uma frota absurda de F-35 (tipo 60) e ainda sobrava dinheiro.

Se o Governo realmente quer entrar no GCAP, tem que arranjar uma solução barata (não Typhoons a precisar de modernização, a custar até 3000M) com F-16 usados, para aí sim ter verba para participar no programa.

Participar no programa não é só comprar os aviões, é injectar dinheiro na sua fase de desenvolvimento.

Até agora não vi um plano coerente, apenas propostas em que se finge que o dinheiro é infinito, e que os governos cumprem sempre as suas promessas.

PS: uma opção GCAP + F-35, só me parece financeiramente plausível, se comprássemos os tais 20 F-35 a curto prazo, e se mantivesse os F-16 mais "folgados" em serviço até 2040/45 à espera do GCAP, não gastando aquela verba absurda nos Typhoon.

Investir em 40 caças 5G agora ia custar quanto? E depois íamos ficar presos na quinta geração durante 40 anos?
Se os aumentos de OE para a defesa permitissem, seria bom: 2 Esq. 5G e uma 6G mais tarde (onde é que assino?) mas estou achar muita fruta...

Talvez uma situação em que se preconizasse 3 Esq. de caça (alguém sabe quais são so targets NATO para a FAP?), comprávamos 27 caças 5G, para duas esquadras como as atuais, e se continuasse com uma de F-16 para durar até `as lonas e a ser substituída por uma de  Eurofighter usados no médio prazo (7-10 anos)? Eventualmente uma de 6G daqui a 18-20 anos? Ficaríamos com 4 esquadras no fim (duas 5G e duas 6G) a 12-16 aeronaves (`a la RAF) cada eventualmente... é sonhar muito? c56x1

Que grande complicação.

3 esquadras de caças nunca seriam. 2 esquadras com 2 modelos diferentes já seria um desafio logístico brutal. Só se justificam 2 modelos, se houver vantagens práticas de optar por 2 ao invés de uma frota uniforme.

Uma 3ª esquadra só seria possível, num contexto em que compras F-35, num comprar de 42/43 caças, em que tens 2 esquadras no continente (16 cada), 1 esquadra nos Açores apoiada pelos EUA (8 aeronaves), e os 2/3 aviões nos EUA para formação. Mas isto é xadrez 90D, não deve acontecer. Também seria um desafio arranjar pessoal para aquilo tudo.

Na realidade, com a necessidade de criar uma esquadra de UCAVs, e eventualmente com a integração de drones Loyal Wingman nas esquadras de caça, fica difícil vislumbrar 3 esquadras (muito menos 4) de caças.