MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses

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dc

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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #2925 em: Dezembro 14, 2025, 03:12:46 pm »
As melhoras... dc (?)

E ainda queres ser tu levado a sério quando respondes como uma criança mimada de 3 anos, por teres falta de argumentos para justificares as tuas teorias da batata frita. Scroll down indeed. ::)

Quem me dera ser como ele!

Corrigido.
 

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saabGripen

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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #2926 em: Dezembro 14, 2025, 03:56:18 pm »
Irra, que já não se aguenta tanta cacofonia e ideias absurdas e delirantes por quem se considera a última bolacha do pacote (logo, partida, em bocados, bafienta e sem sabor).

Mas a 4ª voz dentro da minha cabeça (também tenho direito) fez-me ver a luz: proponho a criação de um novo tópico exclusivamente dedicado ao maluco de serviço - estou-me naturalmente a referir ao Saab Gripen, para ser claro - onde ela posso perorar à vontade e sem limite. e assim dar vazão às suas necessidade de protagonismo (Freud explica).
Da minha parte, caso esta minha sugestão seja aceite, comprometo-me a ir lá de 15 em 15 dias e deixar um "Ya", ou "tásse" ou qualquer outra tirada profunda do género....

Podiam chamar-lhe "O Speaker's Corner do Saab Gripen"


Pronto,

Lá vou eu ter que ser expulso outra vez.

« Última modificação: Dezembro 14, 2025, 11:57:39 pm por HSMW »
 

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JohnM

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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #2927 em: Dezembro 14, 2025, 05:30:04 pm »
Até lá, temos a oportunidade de ter um negócio melhor.

Primeiro, não sabes se o pacote proposto pela Fincantieri não é mais abrangente e vantajoso para o nosso país, e por conseguinte para a Marinha e Arsenal do Alfeite (AA). O Naval Group alardeou na comunicação social que ia fazer isto e aquilo, enquanto que a Fincantieri foi mais discreta mas confirmou que investiria igualmente no AA, por exemplo.

Segundo, não podes querer estar seriamente a comparar a FDI com a FREMM-EVO. A fragata italiana está um patamar acima da francesa, conferindo finalmente uma verdadeira vertente oceânica à nossa frota de combate de superfície. O fabricante francês bem pode estar a anunciar aos 4 ventos que a FDI irá ter mais mísseis, etc, que a margem de evolução da fragata italiana será sempre superior.

Em Portugal até poderia haver o compromisso de, ao abrigo de um hipotético SAFE 2.0, serem as FDI as futuras substitutas da classe Bartolomeu Dias. No entanto, com as EPC em cima da mesa, isso poderá ser mais difícil. E o histórico do Naval Group recentemente deixa um pouco a desejar, veja-se o exemplo das Gowind que a Roménia encomendou mas que se viu obrigada a cancelar devido a múltiplos atrasos, preferindo antes corvetas turcas.

Por isso, se o teu único argumento é o de que "temos a oportunidade de ter um negócio melhor", das duas uma: ou estás a par de dados que não são conhecidos da esfera pública, ou estás a deixar-te levar (novamente) pelas vozes na tua cabeça. Qual destas hipóteses está correta?
Apenas para complementar, de certeza que ao longo deste processo, já no finalzinho, a Marinha terá pedido BAFOs aos dois concorrentes, por isso das duas uma: ou o NG fez a melhor oferta possível e perdeu fair and square, ou veio agora, à 25a hora melhorar a proposta, fora de prazo e demonstrando desonestidade, porque afinal a BAFO não seria uma BAFO a sério. De qualquer dos modos, se eu fosse a Marinha mostrava-lhe a um valente manguito, que é o que estão a fazer. Das coisas que mais me lixa é quando eu quero fazer obras em casa e levo a vários construtores as BAFO, no final vir sempre um dos perdedores dizer que afinal podia fazer mais barato… está a querer-me comer por  parvo e parece ser isso que o NG está a querer fazer com a Marinha.
 
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JohnM

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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #2928 em: Dezembro 14, 2025, 09:52:47 pm »
Até lá, temos a oportunidade de ter um negócio melhor.

Primeiro, não sabes se o pacote proposto pela Fincantieri não é mais abrangente e vantajoso para o nosso país, e por conseguinte para a Marinha e Arsenal do Alfeite (AA). O Naval Group alardeou na comunicação social que ia fazer isto e aquilo, enquanto que a Fincantieri foi mais discreta mas confirmou que investiria igualmente no AA, por exemplo.

Segundo, não podes querer estar seriamente a comparar a FDI com a FREMM-EVO. A fragata italiana está um patamar acima da francesa, conferindo finalmente uma verdadeira vertente oceânica à nossa frota de combate de superfície. O fabricante francês bem pode estar a anunciar aos 4 ventos que a FDI irá ter mais mísseis, etc, que a margem de evolução da fragata italiana será sempre superior.

Em Portugal até poderia haver o compromisso de, ao abrigo de um hipotético SAFE 2.0, serem as FDI as futuras substitutas da classe Bartolomeu Dias. No entanto, com as EPC em cima da mesa, isso poderá ser mais difícil. E o histórico do Naval Group recentemente deixa um pouco a desejar, veja-se o exemplo das Gowind que a Roménia encomendou mas que se viu obrigada a cancelar devido a múltiplos atrasos, preferindo antes corvetas turcas.

Por isso, se o teu único argumento é o de que "temos a oportunidade de ter um negócio melhor", das duas uma: ou estás a par de dados que não são conhecidos da esfera pública, ou estás a deixar-te levar (novamente) pelas vozes na tua cabeça. Qual destas hipóteses está correta?
Apenas para complementar, de certeza que ao longo deste processo, já no finalzinho, a Marinha terá pedido BAFOs aos dois concorrentes, por isso das duas uma: ou o NG fez a melhor oferta possível e perdeu fair and square, ou veio agora, à 25a hora melhorar a proposta, fora de prazo e demonstrando desonestidade, porque afinal a BAFO não seria uma BAFO a sério. De qualquer dos modos, se eu fosse a Marinha mostrava-lhe a um valente manguito, que é o que estão a fazer. Das coisas que mais me lixa é quando eu quero fazer obras em casa e levo a vários construtores as BAFO, no final vir sempre um dos perdedores dizer que afinal podia fazer mais barato… está a querer-me comer por  parvo e parece ser isso que o NG está a querer fazer com a Marinha.


O finalzinho é em fevereiro.
Não, não é… mesmo que a escolha não seja pública, já teve que ser feita, para o Governo saber os parâmetros financeiros que teve que submeter a Bruxelas . Isso quer dizer que as BAFO já foram feitas e a decisão já está tomada; presumivelmente será anunciada quando for dada luz verde de Bruxelas.
 
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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #2929 em: Dezembro 14, 2025, 10:00:05 pm »
Também não me parece que exista impedimentos a assinar contrato agora
 

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JohnM

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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #2930 em: Dezembro 14, 2025, 10:39:08 pm »
Até lá, temos a oportunidade de ter um negócio melhor.

Primeiro, não sabes se o pacote proposto pela Fincantieri não é mais abrangente e vantajoso para o nosso país, e por conseguinte para a Marinha e Arsenal do Alfeite (AA). O Naval Group alardeou na comunicação social que ia fazer isto e aquilo, enquanto que a Fincantieri foi mais discreta mas confirmou que investiria igualmente no AA, por exemplo.

Segundo, não podes querer estar seriamente a comparar a FDI com a FREMM-EVO. A fragata italiana está um patamar acima da francesa, conferindo finalmente uma verdadeira vertente oceânica à nossa frota de combate de superfície. O fabricante francês bem pode estar a anunciar aos 4 ventos que a FDI irá ter mais mísseis, etc, que a margem de evolução da fragata italiana será sempre superior.

Em Portugal até poderia haver o compromisso de, ao abrigo de um hipotético SAFE 2.0, serem as FDI as futuras substitutas da classe Bartolomeu Dias. No entanto, com as EPC em cima da mesa, isso poderá ser mais difícil. E o histórico do Naval Group recentemente deixa um pouco a desejar, veja-se o exemplo das Gowind que a Roménia encomendou mas que se viu obrigada a cancelar devido a múltiplos atrasos, preferindo antes corvetas turcas.

Por isso, se o teu único argumento é o de que "temos a oportunidade de ter um negócio melhor", das duas uma: ou estás a par de dados que não são conhecidos da esfera pública, ou estás a deixar-te levar (novamente) pelas vozes na tua cabeça. Qual destas hipóteses está correta?
Apenas para complementar, de certeza que ao longo deste processo, já no finalzinho, a Marinha terá pedido BAFOs aos dois concorrentes, por isso das duas uma: ou o NG fez a melhor oferta possível e perdeu fair and square, ou veio agora, à 25a hora melhorar a proposta, fora de prazo e demonstrando desonestidade, porque afinal a BAFO não seria uma BAFO a sério. De qualquer dos modos, se eu fosse a Marinha mostrava-lhe a um valente manguito, que é o que estão a fazer. Das coisas que mais me lixa é quando eu quero fazer obras em casa e levo a vários construtores as BAFO, no final vir sempre um dos perdedores dizer que afinal podia fazer mais barato… está a querer-me comer por  parvo e parece ser isso que o NG está a querer fazer com a Marinha.


O finalzinho é em fevereiro.
Não, não é… mesmo que a escolha não seja pública, já teve que ser feita, para o Governo saber os parâmetros financeiros que teve que submeter a Bruxelas . Isso quer dizer que as BAFO já foram feitas e a decisão já está tomada; presumivelmente será anunciada quando for dada luz verde de Bruxelas.


Não necessariamente.

A fase após a que acabou em Novembro 30 é tratada no Article 8.

Article 8

Decision on the request for financial assistance

1.   The Commission shall assess the request for financial assistance accompanied by the plan without undue delay.

2.   Where the Commission finds that the request fulfils the conditions laid down in this Regulation, in particular those provided for in Article 4, Article 7(2) and Article 16, the Commission shall submit a proposal for a Council implementing decision making the financial assistance available.

Se Portugal disse (por exemplo) tanto á NAVAL como á Fincatieri que queria propostas para um orçamento de 3.5 Bi, então pode ter (e devia ter) comunicado á Comissão que quer fragatas no valor de 3.5 Bi e que já tem contactos avançados com dois fornecedores.
O BAFO pede a seguir a 30 de Novembro.
Até pode pedir depois de a Comissão aprovar e passar a bola para o Concelho.

E se o BAFO da NAVAL for para 4 fragatas?
Não… o orçamento é o modelos já têm que estar definidos para a UE saber se a proposta obedece às regras do SAFE.  Tanto é que k governo já veio dizer a que países vai adquirir o material do SAFE; ninguém Jó seu perfeito juízo iria dizer um a coisa dessas se não fosse acompanhada de uma proposta específica de aquisição. Garanto-te que a União Europeia não aprova uma declaração de intenções do tipo “epá, queremos 3100 M€, para três fragatas, mas ainda não temos um plano de investimento e calendários definidos e ainda não temos be a certeza que modelo queremos, mas não se preocupem que vai estar tudo assinado e as fragatas entregues em 2030”… o modelo está definido e o plano financeiro e calendários de investimentos e desembolso também… se não for assim, andam a brincar com a UE e arriscam-se a 99% a levar uma nega
« Última modificação: Dezembro 14, 2025, 10:42:03 pm por JohnM »
 
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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #2931 em: Dezembro 14, 2025, 11:58:08 pm »
Irra, que já não se aguenta tanta cacofonia e ideias absurdas e delirantes por quem se considera a última bolacha do pacote (logo, partida, em bocados, bafienta e sem sabor).

Mas a 4ª voz dentro da minha cabeça (também tenho direito) fez-me ver a luz: proponho a criação de um novo tópico exclusivamente dedicado ao maluco de serviço - estou-me naturalmente a referir ao Saab Gripen, para ser claro - onde ela posso perorar à vontade e sem limite. e assim dar vazão às suas necessidade de protagonismo (Freud explica).
Da minha parte, caso esta minha sugestão seja aceite, comprometo-me a ir lá de 15 em 15 dias e deixar um "Ya", ou "tásse" ou qualquer outra tirada profunda do género....

Podiam chamar-lhe "O Speaker's Corner do Saab Gripen"


Pronto,

Lá vou eu ter que ser expulso outra vez.

Já que insiste tanto, seja feita a vontade.
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 
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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #2932 em: Dezembro 15, 2025, 07:08:33 am »
Também não me parece que exista impedimentos a assinar contrato agora

A UE não tem de dar o OK final?
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #2933 em: Dezembro 15, 2025, 09:52:14 am »
O saab parece ter problemas mentais graves.
 
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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #2934 em: Dezembro 15, 2025, 11:27:26 am »
Também não me parece que exista impedimentos a assinar contrato agora

A UE não tem de dar o OK final?
A Croácia já assinou dois contratos que vão ser pagos pelo SAFE, o dos Caesar e o dos Leo

Idem para a Lituânia com a recente compra de 30 Caesar
 
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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #2935 em: Dezembro 15, 2025, 11:37:37 am »
Também não me parece que exista impedimentos a assinar contrato agora

A UE não tem de dar o OK final?
A Croácia já assinou dois contratos que vão ser pagos pelo SAFE, o dos Caesar e o dos Leo

Idem para a Lituânia com a recente compra de 30 Caesar

Os contratos são assinados pelos países, mas o 'cacau' vem da UE, se tudo estiver bem e de acordo com as regras do SAFE, que tem até ao final do 1Q 2026 para se pronunciar se o plano apresentado está conforme os requisitos e assim desbloquear o montante pré-aprovado.
Claro, se Portugal quiser desde já assumir a responsabilidade (leia-se vinculação contratual e financeira) desde já, é livre de o fazer a qualquer momento. Mas não sei se depois o SAFE poderia fazer o financiamento solicitado (na realidade, não haveria nada para financiar, uma vez que já teria sido celebrado um contrato).

Por isso, será mais prudente aguardar luz verde (espera-se) da UE para concluir os negócios.
Cumprimentos,
 

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Charlie Jaguar

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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #2936 em: Dezembro 20, 2025, 12:12:31 pm »
Também na edição de hoje do semanário "Expresso".

Citar
Fornecedor israelita das fragatas portuguesas afetado por caso de corrupção na NATO
Contratada pela agência da NATO para modernizar as fragatas portuguesas, a Elbit Systems foi suspensa

11 dezembro 2025    22:57

A maior empresa israelita na área da defesa, a Elbit Systems foi suspensa a 31 de julho pela NATO Support and Procurement Agency (NSPA) — a agência de compras da NATO —, revelou esta semana uma investigação de um consórcio de jornalistas de “La Lettre”, “Follow the Money”, “Le Soir” e “Knak”. A companhia é suspeita de estar envolvida numa teia de subornos, que já levou a detenções em vários países. Segundo a documentação recolhida por estas publicações, um dos 15 contratos que se destacava, pela sua dimensão, na lista da Elbit Systems, era o Mid-Life Upgrade (MLU) de duas fragatas portuguesas da classe Vasco da Gama e equipamentos para os navios de patrulha oceânicos, cuja contratação Portugal externalizou, delegando o processo na NSPA.

https://expresso.pt/politica/defesa/2025-12-11-fornecedor-israelita-das-fragatas-portuguesas-afetado-por-caso-de-corrupcao-na-nato-e4bff175

O que o Vítor Matos afirmou ao podcast "Expresso da Manhã" é que embora a Elbit Systems seja suspeita de um grave caso internacional de corrupção, tendo inclusivamente forçado a NATO a suspender a participação desta empresa israelita em novos concursos, segundo o que apuraram junto das nossas entidades a execução dos programas com a Marinha Portuguesa irá aparentemente continuar.

O artigo na íntegra:

Citar
Fornecedor israelita das fragatas portuguesas afetado por caso de corrupção na NATO
Contratada pela agência da NATO para modernizar as fragatas portuguesas, a Elbit Systems foi suspensa

11 dezembro 2025    22:57

A maior empresa israelita na área da defesa, a Elbit Systems foi suspensa a 31 de julho pela NATO Support and Procurement Agency (NSPA) — a agência de compras da NATO —, revelou esta semana uma investigação de um consórcio de jornalistas de “La Lettre”, “Follow the Money”, “Le Soir” e “Knak”. A companhia é suspeita de estar envolvida numa teia de subornos, que já levou a detenções em vários países. Segundo a documentação recolhida por estas publicações, um dos 15 contratos que se destacava, pela sua dimensão, na lista da Elbit Systems, era o Mid-Life Upgrade (MLU) de duas fragatas portuguesas da classe Vasco da Gama e equipamentos para os navios de patrulha oceânicos, cuja contratação Portugal externalizou, delegando o processo na NSPA.

Para já, a Armada tem a garantia da NSPA de que não haverá mudanças no processo de modernização das fragatas e dos “patrulhões”. “Depois de se ter tido conhecimento destas notícias, a Marinha contactou o gestor do contrato da NSPA, que transmitiu não ter qualquer informação sobre suspensão desse contrato”, afirmou fonte oficial daquele ramo das Forças Armadas ao Expresso. “Neste momento, pela informação que a Marinha tem da NSPA, não estão identificadas quaisquer irregularidades no âmbito do seu contrato,” que, segundo a agência da NATO, apesar da suspensão da empresa, vai seguir o seu curso normal.


A Marinha diz que “não estão identificadas irregularidades” no contrato de €170 milhões

Segundo a Marinha, “a NSPA foi contratada para adquirir equipamentos e sistemas para a modernização das fragatas Vasco da Gama e para os novos navios de patrulha oceânicos, por cerca de €170 milhões. A NSPA, por sua vez, contratou a Elbit. Releva-se que a Marinha não tem qualquer relação com Elbit, apenas com a NSPA”, ressalva a mesma fonte do gabinete do chefe do Estado-Maior da Armada. Uma fonte oficial da Polícia Judiciária garante que o caso não está a ser investigado em Portugal, pelo menos por enquanto. Até ao fecho desta edição, o Ministério Público não confirmou se tinha este dossiê. As fragatas em processo de modernização são a “NRP Álvares Cabral” e a “NRP Côrte-Real”, com o objetivo de lhes prolongar a vida útil até 2035.

Segundo a investigação do consórcio de jornais, a agência de compras da NATO está a ser afetada por um escândalo de corrupção, que já levou à detenção de suspeitos e raides policiais na Bélgica, Países Baixos, EUA, Suíça, Luxemburgo e Roménia. Um dos principais protagonistas é um cidadão italiano, Eliau Eluasvili, ex-funcionário da NSPA, que foi sujeito a um mandado de prisão internacional, emitido pela procuradoria da Bélgica, suspeito de atuar em nome da Elbit Systems.

Outro suspeito é Guy Moeraert: antigo funcionário da NSPA, preso no aeroporto de Bruxelas em maio de 2023, por alegadamente fazer parte de uma organização de corrupção e lavagem de dinheiro. Ligado a Moeraert, outro ex-quadro da agência, o turco Ismail Terlemez foi detido na Bélgica no mesmo mês. Um norte-americano, Scott Williason, também ex-funcionário, foi preso em maio, na Suíça. A Elbit Systems respondeu ao consórcio que “não há irregularidades” na sua conduta “em relação a nenhum projeto com a NSPA”.

https://expresso.pt/politica/defesa/2025-12-11-fornecedor-israelita-das-fragatas-portuguesas-afetado-por-caso-de-corrupcao-na-nato-e4bff175
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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