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Mundo / Re: Estarão os EUA a ficar para trás?
« Última mensagem por Duarte em Hoje às 08:10:44 pm »
Antes se concentrassem na prevenção da infiltração e influência no governo por agentes russos...  mas parece que jé é tarde demais.  ::)
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Força Aérea Portuguesa / Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Última mensagem por joaopeniche em Hoje às 08:09:40 pm »
Aqui está o resumo técnico de alta densidade para o Programa de Modernização de Meia-Vida (MLU) e Extensão de Vida Útil (SLEP) da frota P-3C Orion da FAP.

Conceito: Não se trata de aquisição de células novas. É um retrofit profundo de sistemas de missão e propulsão em células existentes, executável nas instalações da OGMA (Alverca) com integração de sistemas da General Dynamics Mission Systems – Canada (GDMS-C).


Especificações Técnicas do Pacote "Super P-3"

1. Propulsão e Performance (Powerplant Upgrade)

 * Motorização: Kit Rolls-Royce T56 Series 3.5 (Instalado em Overhaul).
   * Tecnologia: Otimização do ciclo termodinâmico com novos materiais na turbina e compressor.
   * KPIs: Redução de ~10-12% no SFC (Specific Fuel Consumption); Redução da TIT (Turbine Inlet Temperature) em ~100°C.
   * Resultado: Aumento do MTBF (fiabilidade) e extensão do Loiter Time.

 * Hélices: Collins Aerospace NP2000 (8-Blade Composite).
   * Tecnologia: Sistema de controlo eletrónico digital (EPC), substituindo o sistema hidráulico analógico da 54H60.
   * KPIs: Aumento de 20% no empuxo estático (MTOW em condições Hot & High - Beja/Verão); Redução de ruído na cabine em 20dB (mitigação de fadiga vibro-acústica).
   * Envelope: Autonomia estendida para ~18 horas (Ferry Range) via eficiência propulsiva combinada.


2. Aviónica de Voo (Flight Deck Modernization)
 * Sistema: Collins Aerospace Flight2™.
   * Arquitetura: Glass Cockpit com MFDs (Multifunction Displays) de arquitetura aberta.
   * Compliance: Full CNS/ATM (Communication, Navigation and Surveillance / Air Traffic Management), RNP/RNAV compatível com espaço aéreo civil moderno.
   * Logística: Comunalidade de Hardware/Software com a frota C-130H modernizada da FAP (redução de O&M).


3. Sensores e Missão (ISR/ASW Suite)
 * Backbone Tático: General Dynamics Mission Systems – Canada (GDMS-C).
   * Integração: Sistema de Gestão de Missão (MMS) derivado do projeto FWSAR (C-295 Kingfisher), com fusão de dados multi-sensor.
 * Radar: ELTA ELM-2022ES (AESA).
   * Tecnologia: Active Electronically Scanned Array (Matriz de Varredura Eletrónica Ativa).
   * Capacidade: Modos ISAR/SAR (Inverse Synthetic Aperture Radar) de alta resolução; deteção de alvos RCS reduzido (periscópios/snorkels) em estado de mar elevado (High Sea States); Track-While-Scan (Ar/Mar).
 * Eletro-ótica: L3Harris Wescam MX-20D.
   * Specs: Torreta multiespectral HD; sensores MWIR/SWIR (Short-Wave Infrared) para penetração atmosférica (nevoeiro/haze); Designador Laser integrado.
   * Form Factor: Compatível com o bay retrátil existente (Low Drag configuration).
Resumo da Viabilidade Económica e Industrial


 * Execução: 100% passível de realização no cluster aeronáutico nacional (OGMA como Prime Contractor para instalação e MRO).
 * CAPEX (Investimento): Estimado em ~€ 215M para 11 aeronaves (vs. >€ 250M para aquisição de uma unidade P-8 Poseidon).
 * ROI (Retorno): A eficiência de combustível do T56 3.5 amortiza parcialmente o investimento operacional (OPEX) a médio prazo.


 * Capability Gap: A plataforma resultante supera o P-8 Poseidon em persistência (tempo on-station sem REVO) e capacidade de confirmação tática a baixa altitude (ASW/MAD), mantendo a soberania dos dados de missão e suporte logístico.
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Armadas/Sistemas de Armas / Re: Armada Chinesa
« Última mensagem por P44 em Hoje às 07:07:00 pm »
https://x.com/PLA_MilitaryUpd/status/2004146659840950648

A unknown Chinese container ship has been caught carrying Multiple AESA Radars, CIWS and VLS Missile cells

Location of photo unknown, likely Dalian Shipyard, where the Type 004 is building



IT IS A MOVING ARSENAL SHIP!!!!!

Latest stats we have:
1x 1130 CIWS
60x VLS
4x Decoy launchers

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Força Aérea Portuguesa / Re: F-35A Lightning II na FAP
« Última mensagem por Pilotasso em Hoje às 07:00:08 pm »
Mais uma pérola do nosso youtuber favorito.  :mrgreen:
 :arrow:
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Exército Português / Re: Substituição dos M113
« Última mensagem por tenente em Hoje às 06:52:31 pm »

Esta hipotese de adquirir um verdadeiro IFV, poderia ter sido aproveitada pelo Exercito para comprar umas duzias de CV9030/35.

The Netherlands’ rapid acquisition of CV90 infantry fighting vehicles (IFVs) through the European Nordic Initiative marks a significant step in strengthening its ground combat capabilities amid evolving security dynamics in Europe. By aligning with neighboring nations in a joint procurement framework, the Dutch Ministry of Defence is not only lowering unit costs and standardizing equipment across allied forces but also embedding interoperability into future multinational operations — a practical response to complex regional threats.


https://www.facebook.com/share/1D31ZgtBNG/

Bom Natal
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Exércitos/Sistemas de Armas / Re: Exército Holandês
« Última mensagem por tenente em Hoje às 06:48:05 pm »
Este Exercito Holandes nao perde anos a decidir....

The Netherlands’ rapid acquisition of CV90 infantry fighting vehicles (IFVs) through the European Nordic Initiative marks a significant step in strengthening its ground combat capabilities amid evolving security dynamics in Europe. By aligning with neighboring nations in a joint procurement framework, the Dutch Ministry of Defence is not only lowering unit costs and standardizing equipment across allied forces but also embedding interoperability into future multinational operations — a practical response to complex regional threats.


https://www.facebook.com/share/1D31ZgtBNG/

Bom Natal
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Conflitos do Presente / Re: Invasão da Ucrânia
« Última mensagem por Apone em Hoje às 06:25:39 pm »
Daquilo que sabemos até hoje - que é pouco, naturalmente - o maior contributo dos F-16s na Ucrânia é na valiosa função anti-mísseis de cruzeiro.


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