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Marinha Portuguesa / Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Última mensagem por Lampuka em Hoje às 04:41:53 pm »
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Tu apenas te limitaste a reproduzir aquilo que o VB deixou na sua conta do Twitter. ;)

Por acaso, no caso do boneco, foi ao contrário.
Partilhei aqui a imagem bastante antes dele.

Mas é uma das fontes que sigo, se bem que às vezes deriva demais para o meu gosto... e nem sempre acerta. 😉
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Marinha Portuguesa / Re: Novos SSK da Marinha
« Última mensagem por saabGripen em Hoje às 04:39:34 pm »


A Indonésia tem "costas" para operar submarinos "costeiros".
A Suécia tem "costas" para operar submarinos "costeiros".

Portugal não tem "costas" para operar submarinos "costeiros".

Submarinos portugueses - sejam de 500, 800, 1500, 2000, 3000 toneladas -, serão para operar no Atlântico.
Não serão "costeiros".
Não serão de "Brown Water".
Não serão para rios, estuários ou para o Alqueva.

Os Daphné (classe Albacora) tinham 1000 t ?, e operavam no Atlantico, não? E `as vezes perto da costa também.  :mrgreen:

              ... e?

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Marinha Portuguesa / Re: Notícias da Marinha
« Última mensagem por Cabeça de Martelo em Hoje às 04:36:16 pm »
Escola Naval: 41 cadetes detidos, nove obrigados a repetir o ano e sete expulsos por denunciarem "comportamentos inadequados" de professor

Isabel Tavares

10 Dezembro 2025

No total, 41 cadetes ficaram detidos, nove obrigados a repetir o ano e sete expulsos e condenados a pagar indemnizações que rondam os 40 mil euros. Apesar de terem apresentado recurso, que tem efeito suspensivo destas medidas, alguns cadetes estão proibidos de assistir às aulas desde o início do ano letivo e já perderam quase todo o primeiro semestre. É provável que tudo acabe em tribunal.

As represálias começaram depois de um grupo de alunos do 2.º ano do curso "Nicolau Coelho" ter denunciado no "Questionário Sobre a Qualidade do Ensino" (2024/25) os "comportamentos inadequados" do professor e regente da cadeira Mar e Atmosfera I.

...

https://sapo.pt/artigo/escola-naval-41-cadetes-detidos-nove-obrigados-a-repetir-o-ano-e-sete-expulsos-por-denunciarem-comportamentos-inadequados-de-professor-693974a70b746de2cb6ccbf5
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Marinha Portuguesa / Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Última mensagem por Bubas em Hoje às 04:31:48 pm »
Também acharia estranho, como já disse creio que está fechado e só uma rejeição por parte do comitê de avaliação do SAFE e da não adaptação da Fincantieri a essa rejeição, levaria à mudança da ideia. No entanto todos os "anúncios" dentro e fora de portas se parecem basear nas palavras de um jornalista da CNN portuguesa.

Os NH90/SH90 Caiman/Sea Lion aparentam ter de facto um historial um pouco menos problemático que a versão TTH. Ainda assim, considero uma escolha bastante arriscada para um país como o nosso, ainda para mais se supostamente se pretendem apenas adquirir 3 unidades. Sem falar no contrassenso de voltarmos a um modelo de helicóptero cujo programa abandonámos em definitivo na década passada. Para isso - e caso a opção Seahawk esteja mais dificultada por esta ou aquela razão - mais vale comprar uns poucos Wildcat à Royal Navy, que têm o bónus de poder ser embarcados também nas Bartolomeu Dias.

Relativamente às futuras fragatas, não percebo o que se está a passar por estes dias, e porque alguns estão a querer ressuscitar novamente a FDI. O @Defence360 até publicou imagens com especificações das fragatas francesas "caso a Marinha decida mudar de cavalo", e se isso vier a acontecer até Fevereiro será no mínimo ridículo. As FREMM-EVO foram anunciadas dentro e fora de portas aos 4 ventos, e apesar de no Governo o silêncio continuar a imperar, voltar atrás e para os braços do Naval Group seria um valente pontapé na credibilidade de Portugal.
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Marinha Portuguesa / Re: Novos SSK da Marinha
« Última mensagem por Duarte em Hoje às 04:22:11 pm »


A Indonésia tem "costas" para operar submarinos "costeiros".
A Suécia tem "costas" para operar submarinos "costeiros".

Portugal não tem "costas" para operar submarinos "costeiros".

Submarinos portugueses - sejam de 500, 800, 1500, 2000, 3000 toneladas -, serão para operar no Atlântico.
Não serão "costeiros".
Não serão de "Brown Water".
Não serão para rios, estuários ou para o Alqueva.

Os Daphné (classe Albacora) tinham 1000 t ?, e operavam no Atlantico, não? E `as vezes perto da costa também.  :mrgreen:
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Mundo / Re: França
« Última mensagem por Duarte em Hoje às 04:15:32 pm »

O De Gaulle deve estar às voltas na tumba, ao ver no que tornaram a França

Ficaste a fazer o lugar do saudoso mayo?  :mrgreen:
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Conflitos do Presente / Re: Invasão da Ucrânia
« Última mensagem por Cabeça de Martelo em Hoje às 03:55:22 pm »
Citação de: Francisco Pereira Coutinho
As garantias políticas de não agressão do Memorando de Budapeste de nada valeram. As promessas trumpianas não têm qualquer credibilidade. Só garantias jurídicas de defesa coletiva, consagradas em tratados ratificados pelo Congresso, podem ter algum efeito dissuasor sobre Putin.

 :arrow: https://x.com/fpcoutinho78/status/1998763959453909020
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Mundo / Re: Notícias sobre a OTAN
« Última mensagem por P44 em Hoje às 03:46:04 pm »
Britain is on the brink of losing control of the North Atlantic to an increasingly aggressive and capable Russian submarine fleet, the head of the Royal Navy has warned. The Royal Navy chief said Russian undersea activity has surged to levels not seen since the Cold War, with advanced nuclear submarines pushing deeper into NATO sea lanes and threatening critical transatlantic supply routes. He emphasized that the UK’s current fleet size, stretched commitments, and aging vessels make it harder to track and deter Russia’s growing undersea presence. The warning comes as NATO ramps up maritime surveillance and ASW cooperation across the North Atlantic. The admiral stressed that without urgent investment, Britain risks losing its long-held strategic advantage beneath the waves.

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Brasil / Re: Economia do Brasil
« Última mensagem por miguelbud em Hoje às 03:44:44 pm »

...Na primeira década dos anos 2000, tivemos que fazer novas adaptações. Dessa vez, para o petróleo do pré-sal. Ele é mais leve do que o de Campos, mas ainda mais pesado que o do Oriente Médio, por exemplo.

“A Petrobras já fez os investimentos que eram necessários. Se a gente olhar para o tanto que a gente usa hoje de petróleo brasileiro, nós temos uma taxa bem alta.

Hoje, de tudo o que é refinado, 92% são de petróleo brasileiro. Em 2000, a gente usava só 75%, ou seja: 25% do petróleo refinado eram importados”

...
https://www.fecombustiveis.org.br/noticia/apesar-de-ser-produtor-brasil-precisa-importar-petroleo/249241

Sds

OK, entao explique-me como é que as exportaçoes brasileiras de Petroleo e derivados ascenderam a cerca de $60B, enquanto as importaçoes foram $37B?

Ou seja, como é que o Brasil sendo a potencia energética que é, precisa de importar tantq petroleo ou derivados? Ah e já agora, como é que Portugal sem Petroleo consegue exportar derivados para um potencia energética para o Brasil?
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Marinha Portuguesa / Re: Novos SSK da Marinha
« Última mensagem por saabGripen em Hoje às 03:42:04 pm »


A Indonésia tem "costas" para operar submarinos "costeiros".
A Suécia tem "costas" para operar submarinos "costeiros".

Portugal não tem "costas" para operar submarinos "costeiros".

Submarinos portugueses - sejam de 500, 800, 1500, 2000, 3000 toneladas -, serão para operar no Atlântico.
Não serão "costeiros".
Não serão de "Brown Water".
Não serão para rios, estuários ou para o Alqueva.
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