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« Última mensagem por joaopeniche em Hoje às 08:09:40 pm »
Aqui está o resumo técnico de alta densidade para o Programa de Modernização de Meia-Vida (MLU) e Extensão de Vida Útil (SLEP) da frota P-3C Orion da FAP.
Conceito: Não se trata de aquisição de células novas. É um retrofit profundo de sistemas de missão e propulsão em células existentes, executável nas instalações da OGMA (Alverca) com integração de sistemas da General Dynamics Mission Systems – Canada (GDMS-C).
Especificações Técnicas do Pacote "Super P-3"
1. Propulsão e Performance (Powerplant Upgrade)
* Motorização: Kit Rolls-Royce T56 Series 3.5 (Instalado em Overhaul).
* Tecnologia: Otimização do ciclo termodinâmico com novos materiais na turbina e compressor.
* KPIs: Redução de ~10-12% no SFC (Specific Fuel Consumption); Redução da TIT (Turbine Inlet Temperature) em ~100°C.
* Resultado: Aumento do MTBF (fiabilidade) e extensão do Loiter Time.
* Hélices: Collins Aerospace NP2000 (8-Blade Composite).
* Tecnologia: Sistema de controlo eletrónico digital (EPC), substituindo o sistema hidráulico analógico da 54H60.
* KPIs: Aumento de 20% no empuxo estático (MTOW em condições Hot & High - Beja/Verão); Redução de ruído na cabine em 20dB (mitigação de fadiga vibro-acústica).
* Envelope: Autonomia estendida para ~18 horas (Ferry Range) via eficiência propulsiva combinada.
2. Aviónica de Voo (Flight Deck Modernization)
* Sistema: Collins Aerospace Flight2™.
* Arquitetura: Glass Cockpit com MFDs (Multifunction Displays) de arquitetura aberta.
* Compliance: Full CNS/ATM (Communication, Navigation and Surveillance / Air Traffic Management), RNP/RNAV compatível com espaço aéreo civil moderno.
* Logística: Comunalidade de Hardware/Software com a frota C-130H modernizada da FAP (redução de O&M).
3. Sensores e Missão (ISR/ASW Suite)
* Backbone Tático: General Dynamics Mission Systems – Canada (GDMS-C).
* Integração: Sistema de Gestão de Missão (MMS) derivado do projeto FWSAR (C-295 Kingfisher), com fusão de dados multi-sensor.
* Radar: ELTA ELM-2022ES (AESA).
* Tecnologia: Active Electronically Scanned Array (Matriz de Varredura Eletrónica Ativa).
* Capacidade: Modos ISAR/SAR (Inverse Synthetic Aperture Radar) de alta resolução; deteção de alvos RCS reduzido (periscópios/snorkels) em estado de mar elevado (High Sea States); Track-While-Scan (Ar/Mar).
* Eletro-ótica: L3Harris Wescam MX-20D.
* Specs: Torreta multiespectral HD; sensores MWIR/SWIR (Short-Wave Infrared) para penetração atmosférica (nevoeiro/haze); Designador Laser integrado.
* Form Factor: Compatível com o bay retrátil existente (Low Drag configuration).
Resumo da Viabilidade Económica e Industrial
* Execução: 100% passível de realização no cluster aeronáutico nacional (OGMA como Prime Contractor para instalação e MRO).
* CAPEX (Investimento): Estimado em ~€ 215M para 11 aeronaves (vs. >€ 250M para aquisição de uma unidade P-8 Poseidon).
* ROI (Retorno): A eficiência de combustível do T56 3.5 amortiza parcialmente o investimento operacional (OPEX) a médio prazo.
* Capability Gap: A plataforma resultante supera o P-8 Poseidon em persistência (tempo on-station sem REVO) e capacidade de confirmação tática a baixa altitude (ASW/MAD), mantendo a soberania dos dados de missão e suporte logístico.