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Marinha do Brasil / Re: Notícias da Marinha do Brasil
« Última mensagem por MMaria em Novembro 07, 2025, 11:56:13 pm »
Avança a construção do sétimo Suppressor.



https://tecnodefesa.com.br/avanca-a-construcao-do-suppressor-7/

Sds
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Força Aérea Portuguesa / Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Última mensagem por Lightning em Novembro 07, 2025, 11:55:12 pm »
O quadro de avaliação das aeronaves publicada nas redes sociais pelo ministro da Defesa mistura aviões pesados de transporte com helicópteros médios e ligeiros. Não se trata de “emergência médica”, como Nuno Melo anunciou no Parlamento, nem de socorro primário, missões inadequadas para os Black Hawk, como o Expresso noticiou. Trata-se de “evacuação médica”, uma missão que pode ser feita por outro tipo de aeronaves
https://expresso.pt/politica/defesa/2025-11-07-avaliacao-de-helis-divulgada-por-nuno-melo-nao-diz-respeito-a-socorro-de-emergencia-375c8262

Que confusão

Por acaso também tinha ficado com essa dúvida quando ele disse medvac.

Está-se a comparar alhos com bugalhos porque não há uma definição clara de funções e por isso, como disse antes, quem muitos burros toca, algum deixa para trás.

Os UH60 podem ser bons em medvac e em situação de catástrofe mas são quase inúteis para emergência pré-hospitalar e mesmo inter-hospitalar em muitos casos.

Não vão andar por aí a aterrar em estradas nacionais em acidentes rodoviários nem aterram na maior parte dos heliportos dos hospitais, pelo que percebo.

Então não faz grande sentido querer trazer esse assunto para justificar a compra, não serão helicópteros de emergência médica recorrente.

O que querem fazer é comprar os helicópteros usando o dinheiro do PRR, que implica que não possam ser usados para fins militares, mas provavelmente alocar ao investimento em defesa.

No final do dia vão ficar parqueados algures e fazer uns exercícios de vez aquando.

Se os 4 Black Hawk referidos forem os 2 UH-60A e os 2 UH60L que faltam entregar à Esquadra 551 Panteras, então eles não vão estar parados, vão andar nos incêndios, mas não impede que socorram o INEM se este tiver alguma situação com os seus aparelhos dedicados, tal como aconteceu nestes últimos meses, claro que quantos mais Black Hawk estiverem dedicados ao transporte médico, provavelmente menos vamos ter nos incêndios.
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Força Aérea Portuguesa / Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Última mensagem por yuwanko em Novembro 07, 2025, 11:33:19 pm »
A questão dos heliportos é pertinente.
No continente não sei, mas nos Açores, a chegada dos EH101 colocaram algumas limitações à operação em alguns deles.
É um helicóptero pesado e de dimensões consideráveis, que não opera em qualquer lugar.
No caso do hospital de Ponta Delgada,  a coisa ainda piorou quando o heliporto ficou INOP a partir do momento em que construiram o novo Centro de Saúde e a FAP considerou (e bem) inseguro operar aí.
Solução,  à Zé Tuga... como o aeroporto fica a poucos quilómetros, aterram lá e os doentes são transportados de ambulância para o hospital.
Se pensarmos que muitas vezes são evacuações de doentes em estado crítico, vindos de outras ilhas ou de navios, em que cada minuto conta,  deixo ao vosso critério as possíveis implicações...

Mais uma vez, tudo é feito à paposseco por gente incompetente.

Outra situação,  que provavelmente alguém interno poderá esclarecer, é que a própria FAP considera arriscado operar em heliportos com poucas soluções ao nível de segurança em caso de acidente durante as operações, nomeadamente a inexistência de meios de socorro (bombeiros) para prestarem auxílio.
A confirmar-se, será uma situação "ambígua", mas compreensível.
Nada que a deslocação deste tipo de meios ao local, sempre que existissem operações,  não resolvesse...

Na FAP não sei. Mas no INEM, desde há pouco tempo (suspeito que devido aos requisitos para certificação) sempre que um heli aterra num heliporto de um hospital, é enviada uma equipa de bombeiros.
No Santa Maria o RSB agora está lá comnuma equipa com frequência.
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Países Lusófonos / Re: As Forças Armadas de Cabo Verde
« Última mensagem por Ghidra em Novembro 07, 2025, 11:20:44 pm »

Parece que além das duas lanchas cabo verde vai ter mais um navio semelhante ao nosso bojador...
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Força Aérea Portuguesa / Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Última mensagem por Red Baron em Novembro 07, 2025, 11:11:53 pm »
Só foi comprado um único kit para os UH-60.  8)
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Força Aérea Portuguesa / Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Última mensagem por Lampuka em Novembro 07, 2025, 10:41:58 pm »
A questão dos heliportos é pertinente.
No continente não sei, mas nos Açores, a chegada dos EH101 colocaram algumas limitações à operação em alguns deles.
É um helicóptero pesado e de dimensões consideráveis, que não opera em qualquer lugar.
No caso do hospital de Ponta Delgada,  a coisa ainda piorou quando o heliporto ficou INOP a partir do momento em que construiram o novo Centro de Saúde e a FAP considerou (e bem) inseguro operar aí.
Solução,  à Zé Tuga... como o aeroporto fica a poucos quilómetros, aterram lá e os doentes são transportados de ambulância para o hospital.
Se pensarmos que muitas vezes são evacuações de doentes em estado crítico, vindos de outras ilhas ou de navios, em que cada minuto conta,  deixo ao vosso critério as possíveis implicações...

Mais uma vez, tudo é feito à paposseco por gente incompetente.

Outra situação,  que provavelmente alguém interno poderá esclarecer, é que a própria FAP considera arriscado operar em heliportos com poucas soluções ao nível de segurança em caso de acidente durante as operações, nomeadamente a inexistência de meios de socorro (bombeiros) para prestarem auxílio.
A confirmar-se, será uma situação "ambígua", mas compreensível.
Nada que a deslocação deste tipo de meios ao local, sempre que existissem operações,  não resolvesse...
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Força Aérea Portuguesa / Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Última mensagem por yuwanko em Novembro 07, 2025, 10:31:29 pm »
O quadro de avaliação das aeronaves publicada nas redes sociais pelo ministro da Defesa mistura aviões pesados de transporte com helicópteros médios e ligeiros. Não se trata de “emergência médica”, como Nuno Melo anunciou no Parlamento, nem de socorro primário, missões inadequadas para os Black Hawk, como o Expresso noticiou. Trata-se de “evacuação médica”, uma missão que pode ser feita por outro tipo de aeronaves
https://expresso.pt/politica/defesa/2025-11-07-avaliacao-de-helis-divulgada-por-nuno-melo-nao-diz-respeito-a-socorro-de-emergencia-375c8262

Que confusão

Por acaso também tinha ficado com essa dúvida quando ele disse medvac.

Está-se a comparar alhos com bugalhos porque não há uma definição clara de funções e por isso, como disse antes, quem muitos burros toca, algum deixa para trás.

Os UH60 podem ser bons em medvac e em situação de catástrofe mas são quase inúteis para emergência pré-hospitalar e mesmo inter-hospitalar em muitos casos.

Não vão andar por aí a aterrar em estradas nacionais em acidentes rodoviários nem aterram na maior parte dos heliportos dos hospitais, pelo que percebo.

Então não faz grande sentido querer trazer esse assunto para justificar a compra, não serão helicópteros de emergência médica recorrente.

O que querem fazer é comprar os helicópteros usando o dinheiro do PRR, que implica que não possam ser usados para fins militares, mas provavelmente alocar ao investimento em defesa.

No final do dia vão ficar parqueados algures e fazer uns exercícios de vez aquando.
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Mundo / Re: União Europeia
« Última mensagem por yuwanko em Novembro 07, 2025, 10:18:14 pm »
A França não tem culpa, mas tu nem para "estupido" tens categoria.

A dita senhora ocupa o lugar de Alta Representante da UE para a segurança porque os os líderes europeus nomearam-na, incluindo o governo francês.

A ignorância anda muito atrevida!

É o que eu digo, essa gaja foi eleita por alguém ? Não !Eu sei muito bem que essa estupida foi nomeada por tipos que , nos proprios países estão abaixo de 30% de opiniões favoráveis !

É sou ver a loira, foi exfiltrada, do governo do atum alemão por corrupção e aterrou na comissão !

Foi tão eleita como foram oa ministros dos negócios estrangeiros e defesa franceses.
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Força Aérea Portuguesa / Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Última mensagem por Malagueta em Novembro 07, 2025, 10:07:59 pm »
Boa Noite,

A comunicação social, agora refere que os helis sao inadequados porque nao podem aterrar nos heliporto dos hospitais.

Esta questao ja tinha sido leantada anteriormente quando se levantou a hipótese, quando quem ganhou o concurso nao tinha ainda o heli e pilotos.

Depois foi entrevistado um especialista   neste tipo missao (medico) que refeiu o seguinte:

A polémica é um problema de comunicação

As missões dos helicópteros do INEM consistem no transporte de doentes graves entre hospitais ou entre o local da ocorrência e uma unidade hospitalar, utilizando equipas de Suporte Avançado de Vida (SAV). Estas missões primárias e secundárias são realizadas para garantir a resposta a emergências médicas, agilizando o transporte de vítimas.

Principais missões
Transporte de doentes graves: O principal objetivo é o transporte de doentes em estado crítico, seja entre hospitais ou do local do incidente para uma unidade de saúde.
Suporte Avançado de Vida (SAV): As aeronaves estão equipadas para que equipas médicas (médico e enfermeiro) possam prestar cuidados de emergência durante o transporte.
Respostas rápidas e em locais de difícil acesso: Os helicópteros permitem uma maior agilidade e rapidez de resposta em situações de emergência. Uma inovação recente é a capacidade de aterrar em zonas de difícil acesso, como areia, permitindo chegar mais rapidamente a locais como praias.
Tipos de missão
Missões primárias: O helicóptero é acionado diretamente para a cena de um acidente ou emergência médica.
Missões secundárias: O helicóptero é acionado para transportar um doente de uma unidade de saúde para outra, como no caso de necessidade de uma transferência hospita

O uh-60 pode ser utilizado em duas dessas missões e é um complemento ao helicóptero existentes mas nao os substitui (  o problema de comunicação)

Rwfere ainda que é uma
Óptima adição para a proteçao civil.

Para o inem o modelo de helicóptero existente é o correcto e o mais usado ne europa.

Por ultimo referiu algo que eu nao percebi, nomeadamente wue o uh-60 demora mais de 6 minutos a levantar voo? E que tempo demiais para urgência medica!!!
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Mundo / África do Sul
« Última mensagem por Duarte em Novembro 07, 2025, 10:07:33 pm »
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