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Portugal / Re: Reformar e Modernizar as Forças Armadas
« Última mensagem por Lightning em Hoje às 12:36:40 am »
Quem rever aqueles slides do FT45, tinha como primeira fase (acho que era até 2032?), modernizar a Brigada Média, mas não era trocar tudo por Boxer, isso seria apenas para o Batalhão de Infantaria Pesada de Santa Margarida, trocar os M113 por Boxer, até tenho ideia que lá aparecia um "-", por isso nem é um batalhão completo, será um batalhão a duas companhias, que terão Boxer, os outros batalhões terão Pandur modernizado.

Apenas a última fase, a que acaba em 2045, é que fala em mais versões de Boxer e em substituição das Pandur.
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Força Aérea Portuguesa / Re: O Super Tucano em Portugal
« Última mensagem por Bubas em Dezembro 04, 2025, 11:48:35 pm »
Leva algumas coisas demasiado a sério.
Leu o texto a que eu estava a responder?
Obrigado pela lista, é bom ter um local a que referenciar quando se quer contraditar.

"Sabe-se lá a troco do quê"?

Qual o avião da Pilatus semelhante ao KC-390?

Porque carga de água estás a comparar negócios envolvendo a Pilatus, com o KC? Se o tema é aeronaves de treino a hélice, para quê inventar?

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Que mais faz o PC-21 alem do que treino? Tipo sei lá, escoltar Papás?

O PC-21 não precisa de fazer mais do que treino. Com o PC-21 a ser adquirido, bastava comprar 8-10 aeronaves, e a poupança seria gritante.

Escoltar Papas? Só porque visto um país que não tem aviação de caça a sério a fazê-lo, não quer dizer que isso fosse uma função do avião.

Em Portugal, a escolta do Papa foi feita (e bem) com F-16.

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A Pilatus ia montar uma fabrica em Portugal por causa de 12 aviões? E a troco de quê? Sal marinho para chocolates? Ou algo escondido e perverso, talvez um acordo Suiça <> PSD e Suiça <> PS?

Não fazia sentido nenhum a Pilatus montar uma fábrica de PC-21, da mesma forma que não faz sentido montar uma para os STs.

Montar fábricas de produto X ou Y para a Defesa em Portugal, tem que fazer sentido do ponto de vista do mercado. Não adianta tentar trazer para Portugal a produção/modernização de produtos que vão ser adquiridos em quantidades baixas, e que não tem clientes.

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Podem até ter toda a razão e o diabo do avião não valer um chavelho mas mostrem argumentos de jeito.

Já foram mostrados os argumento:
-o ST é mais caro que o PC-21 (tanto de adquirir como operar)
-o ST é inferior ao PC-21 para treino
-o ST para justificar o preço acrescido e quantidade excessiva, terá que ser usado em missões de combate, colocando em risco a vida de pilotos em tarefas que podiam e deviam ser realizadas por UCAVs.
-usar os ST ao invés de UCAVs para missões de combate, vai à aquisição e destacamento de helis CSAR. Com UCAVs não acontecia.

Este programa, tal era a sua reduzida dimensão, não exigia de maneira alguma "contrapartidas". Era simplesmente comprar um produto off-the-shelf (bastavam 8 PC-21), e estava resolvido. Deixar as contrapartidas e envolvimento da indústria nacional para programas mais relevantes.
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Força Aérea Portuguesa / Re: Substituiçao dos F-16's
« Última mensagem por Subsea7 em Dezembro 04, 2025, 11:18:47 pm »
É um rumor e naturalmente vale o que vale, mas começou esta semana a circular na FAP que "os primeiros Eurofighter poderão chegar a Monte Real no 1º semestre de 2030", para alegadamente equipar a Esq. 201 "Falcões".

Com missão primária de defesa aérea, do triângulo geoestratégico.
CPS
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Portugal / Re: Reformar e Modernizar as Forças Armadas
« Última mensagem por yuwanko em Dezembro 04, 2025, 10:38:07 pm »
É uma boa hipótese? Mas vamos comprar quantos Boxer para justificar a instalação de uma fábrica aqui, é que a Alemanha tem capacidade para produzir para as encomendas que tem.
O modelo de negócio da SISU tem sido parcerias locais para a produção de Patria.

O que fazia sentido, era que o SAFE servisse de canalizador, com uma encomenda inicial de umas dezenas de Boxer, para criar a dita fábrica, como parte de um projeto maior, a médio prazo, para eventualmente construir 2 ou 3 centenas de Boxer, substituindo os Pandur mais tarde.

Se é isto que vai acontecer? Não sabemos. Vamos ver o que sai dali. Estou curioso para ver que blindados é que vamos produzir.

Não me parece que umas dezenas chegue para montar uma fábrica nem para substituir os M113. A não ser que seja uma oficina para a montagem final ao dobro do preço.

Veremos...

O plano FT 2045 é a brigada média ficar com 3 BI com Boxer, ou seja 200+ veículos...

Dependendo do prazo, se for para esticar até 2045, isso daria pouco mais do que um veículo por mês, não dá para uma fábrica, mesmo que seja só oficina de montagem final.

Temos mesmo que esperar por majs detalhes.

No entanto cada boxer sai a bem mais de 5 milhões enquanto cada Patria a pouco mais de um milhão.
Não estou a ver a comprar 200 blindados por mais de mil milhões de euros.

Um boxer IFV em media fica a 09/10M nao 5M.
200 boxer ficarao, daqui a 2045 a bem mais de 1700/1800M.

Abraco

A versão mais básica pode ser a partir de 5M.
Duvido muitíssimo de quase 2 mil milhões em blindados, mas posso estar muito errado
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Força Aérea Portuguesa / Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Última mensagem por goncalobmartins em Dezembro 04, 2025, 10:11:15 pm »
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REVISÃO GERAL DE 04EA H70 FUEL TANKS P/N 581680-5-1 DA AERONAVE F-16   Ajuste Direto Regime Geral   Estado Maior da Força Aérea   SABENA AEROSPACE ENGINEERING S.A.   99.180,00 €   04-12-2025
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Área Livre-Outras Temáticas de Defesa / Re: Desporto
« Última mensagem por Lusitano89 em Dezembro 04, 2025, 10:10:53 pm »
Chama Olímpica começou a viagem para os Jogos de Inverno em Itália


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Força Aérea Portuguesa / Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Última mensagem por goncalobmartins em Dezembro 04, 2025, 10:10:49 pm »
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SERVIÇO DE TRANSFERÊNCIA DE PLATAFORMAS DE MANUTENÇÃO DA MARINHA ALEMÃ PARA O SISTEMA DE ARMAS P-3C   Ajuste Direto Regime Geral   Estado Maior da Força Aérea   ORION TECHNIK - Maintenance & Engineering   96.000,00 €   04-12-2025
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Marinha Portuguesa / Re: NPC - Navios de Patrulha Costeira (2024)
« Última mensagem por sivispacem em Dezembro 04, 2025, 09:24:40 pm »
A Austrália 'reformou' 3 NPC praticamente novos (segundo os standards da Marinha portuguesa, é claro), com 20 anos.

Fica a dica:
https://www.navaltoday.com/2025/12/04/australia-decommissions-last-armidale-class-patrol-boats-after-two-decades-of-service/

Esqueçam, isto só deu problemas enquanto esteve ao serviço.....
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Marinha Portuguesa / Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Última mensagem por JohnM em Dezembro 04, 2025, 09:08:54 pm »

Duas FREMM Evo em "verde vómito", com dois módulos Sylver A50 e 4 módulos EXLS sff.

Módulos EXLS acredito quando vir... porque irem integrar os Mk-41...

Os  "standalone ExLS" foram testados com sucesso em 2017, por isso basta alguém chegar-se à frente. Infelizmente a solução já adquirida é sempre a que integra os CAMM nos MK41 e não na versão "standalone". Um exemplo disso é as AH140 polacas e futuramente as Type 31.

Citar
Leveraging the same approach, Lockheed Martin has also developed a standalone ExLS to vertically launch munitions on smaller ship classes that do not have a main battery launcher. The standalone ExLS variant can also be used to augment firepower when installed in combination with main battery launchers.

 :arrow: https://x.com/Gabriel64869839/status/1864402400611610676

EDITADO:

Pesquisei no santo grok e ele recordou-me isto:

Em 2023-2025, o programa de modernização das corvetas Visby-class (stealth) inclui integração de EXLS para CAMM! :G-beer2:
A versão mais atual das T26 substitui os 48 “cogumelos” para CAMM por 12 ExLS na frente dos 24 MK41… segundo a própria Royal Navy…
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