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Exército Português / Re: O GALE - Missões, Organização, Aeronaves
« Última mensagem por dc em Hoje às 12:10:15 am »Ao EP fazia muito mais falta os "Long Range Precision Fires" do que helicópteros próprios.
Era difícil vender algo que não existia até agora… as mesmas vozes se levantarem contra o KC, preferindo a solução existente do C-130J, e foi o que se vê… o avião é um sucesso… vamos deixar as águas acalmarem e ver o que vai acontecer…CitarQuando se venderem, pois até agora o único cliente é Portugal com 12 unidades.
No KC-390 também fomos...CitarResta saber se a Pilatus ou mesmo a Beachcraft não vão também apresentar propostas anti-drone
Alguma delas tem o currículo do ST em missões reais em combate neste tipo de aeronave?
Além de que, como parceiros, temos todo o interesse em que seja o ST o mais bem sucedido...
Ou não?
Desde 2023, com o aumento dos ataques de drones russos na Ucrânia e com os Houthi e o Irão a lançarem assaltos maciços com drones contra Israel, que se percebeu que C-UAS é uma capacidade crítica. Ora, acontece que o A-29N está numa posição privilegiada para cobrir esse segmento C-UAS low and slow (deixem os mísseis de cruzeiro para os aviões a jato e os balísticos para baterias AA), não só porque de tem o tipo de desempenho e carga adequados (só espero sinceramente que qualifiquem o A-29N para disparar APKWS II… ) mas porque, para já, tem o mercado para si. Se a Pilatus ou a Beechcraft apresentarem propostas nesta área, é um reconhecimento de que há mercado para este tipo de avião, ou não é? E aí, quantos mais, melhor… competição é sempre bom. Vou achar piada quando vierem aqui argumentar que o PC-21 CAS vai ser melhor que o ST, mas isso são outros quinhentos…




Reparem no pormenor:
Compramos avionetas à Embraer e a comunicação social inunda os respectivos jornais (obviamente com reportagens pagas) a fazer publicidade positiva ao facto!!!!!
Compramos os C-390 à mesma empresa e é só elogios na CS!!!!!
Por fim, escolhemos talvez a melhor fragata europeia da actualidade e a mesma Comunicação Social tuga, habituada a notícias pagas e com destaque...... ao verem que provavelmente os Italianos não pagam uma notícia do tamanho de 1 selo e já vemos notícias só a denegrirem a escolha das FREMM EVO!!!!!
Vejam bem as notícias dispares, especialmente da SIC e Expresso!!!!!!
Chegam aos desplante de afirmar que as FREMM EVO não foram escolhidas em concurso (julgo que a UE ainda tem de dar luz verde ao plano português que contempla muito mais do que fragatas), e nem sequer perdem um minuto para descobrir que nem o C-390 nem o Super Tucano foram escolhidos em concurso!!!!!!
Como se costuma dizer, é preciso ter lata!!!!!!!!
Ainda mais engraçado são os Falcon a cair de podres e não comprarmos a Embraer nenhum jacto executivo, seja já existente ou desenvolvido, como no caso do ST N para treino e cas. Mas isso o jornalixo desta pseudo nação não vê. Curiosidades...
Saudações
Teriam sido muito melhor investidos os 200M num quarteto de jactos da EMB para substituir a frota da 504, sem sombra de duvida.
Os tres DA50 estao mesmo a necessitar de repouso.
Abraco
Polônia avalia comprar o Embraer A-29 Super Tucano para derrubar drones inimigosObrigado! E aparentemente, começa… pode ser o primeiro de vários…
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Segundo o Major-General Ireneusz Nowak, informou ao portal polonês Defence24, o país está avaliando a recente oferta da Embraer para o cargueiro KC-390 Millennium, mas especificamente a parte que envolve a venda do Super Tucano, operando na função de caça-drones, algo que a fabricante brasileira tem promovido no último ano.
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https://aeroin.net/polonia-avalia-comprar-o-embraer-a-29-super-tucano-para-derrubar-drones-inimigos/?amp
Sds
Uma questão (hoje estou imparável!) a respeito do AIM-120C-8: se não estou errado foi adquirido um míssil com um alcance superior ao radar que equipa os nossos F-16 (o AN/APG 66 (v2)), que nos seus melhores momentos consegue ter um alcance de 150kms. E não me consta que alguma vez a FAP tenha treinado a utilização dos seus AIM-120 com direcção de tiro a partir de meios AEW (ou de outros aparelhos com recurso ao Link 16).
Mas não é nenhuma crítica, é claro que a adquirir uma nova versão do AIM-120 teria de ser a mais recente, mesmo que dela não possamos tirar partido a 100%.... (a menos que elgo me escape)
Poderá é ser para servir de vaca apenas, se não for recuperável?
Poderá, mas para isso terá de voar para Alverca ou Beja. Com os alemães a lavarem as mãos como Pôncio Pilatos, todas as responsabilidades inerentes ao estado e permanência do Orion nas Bermudas recaem para o Estado Português, logo diria ser importante arranjar maneira de rapidamente se encontrarem as condições para que as autoridades das Bermudas possam atribuir o respetivo CAA (Certificado de Avaliação de Aeronavegabilidade), de modo a que o P-3 possa encetar o ferry-flight em direção ao nosso país.Curioso em saber como irá chegar cá....
A Força Aérea terá de enviar técnicos para averiguar o estado do aparelho. No entanto, a FAP tem o trunfo de praticamente 4 décadas de operação com este avião, algo que não aconteceu no caso alemão. Seja para uso operacional ou para fonte de peças, é importante contar com este Orion em território nacional.
CitarAQUISIÇÃO DE 25 EA CAUTION WARNING PANEL P/N 20400-P32 PARA AERONAVES F-16 Ajuste Direto Regime Geral Estado Maior da Força Aérea BLUE AEROSPACE LLC 416.666,25 € 22-12-2025
Se for isto...
https://www.lockheedmartin.com/content/dam/lockheed-martin/rms/documents/derco-aerospace/Radiant_Power_Corp.pdf
Então quer dizer que será instalado em 25 F-16
É isso mesmo.
https://blueaero.com/wp-content/uploads/2020/08/F16-CWP.pdf
Os F-16 terão de voar forçosamente até ao início da década de 2030, pelo menos. As 3 células que eram para ser modernizadas para MLU vão afinal ser usadas para peças e sustentação da frota, portanto dará para respirar um pouco. Os AIM-9X que começam a chegar daqui a uns meses, assim como o recente anúncio da aquisição de AIM-120C-8, serão todos para os F-16, por isso a FAP está a contar operá-los ainda por mais uns anos. O que faz sentido, pois mesmo uma solução stopgap como Eurofighter Typhoon usados e modernizados, por exemplo, naturalmente levará ainda uns poucos anos até poder entrar em operação.
) a respeito do AIM-120C-8: se não estou errado foi adquirido um míssil com um alcance superior ao radar que equipa os nossos F-16 (o AN/APG 66 (v2)), que nos seus melhores momentos consegue ter um alcance de 150kms. E não me consta que alguma vez a FAP tenha treinado a utilização dos seus AIM-120 com direcção de tiro a partir de meios AEW (ou de outros aparelhos com recurso ao Link 16).