Façam as obras depressa antes que o Trump invada os Açores....
O que se pode fazer:
Destacar F-16 ou futuros caças na Base Aérea 4, ou criar uma esquadra de caça na BA4 . Garantir o QRA e dissuasão rápidos no arquipélago.
Vigilância Marítima: Destacar P-3C CUP+ ou criar um segunda Esquadra MPA na BA4 com P-3C CUP+ ou futuros substitutos de aeronaves de patrulha marítima. Monitorizar aproximações marítimas e cabos submarinos com meio aéreos manter uma fragata e 1 a 2 NPO3S no arquipélago em permanência. Manter um SSK no arquipélago.
ISR e Radar: Atualizar a cobertura radar e integrar com o RAP da NATO. Preencher as lacunas de vigilância sobre o Atlântico. Criar duas estações radar para cobrir o arquipélago.
Defesa costeira; Cobertura por radar e EO/IR de aproximações marítimas e pontos de estrangulamento (por exemplo, São Miguel, Terceira, Faial).
Coordenação de elementos aéreos e navais (por exemplo, P-3C, UAVs, F-16s, fragatas e NPOs).
Suporte para SAR, combate ao narcotráfico e deteção de ameaças híbridas.
Cria uma unidade no arquipélago para vigilância de superfície com estações de radar costeiras fixas (por exemplo, Thales Coast Watcher 100 ou Saab Giraffe AMB), torres EO/IR implantáveis para preenchimento de lacunas e redundância; destacamentos de UAV para ISR persistente.
Baterias de Defesa Costeira móveis: Justificação Estratégica
Objectivo: Negar ou dificultar operações anfíbias ou navais hostis perto de infra-estruturas críticas (por exemplo, BA4/ Lajes, portos e aeroportos).
Funções Principais
Dissuasão anti-navio: ameaças de superfície (por exemplo, desembarques secretos, inserções de Forças de Operações Especiais).
Negação de área em redor de nós críticos (aeródromos, locais de ancoragem, cabos submarinos).
Opções Viáveis
Tipo de Sistema Alcance Observações
Míssil de Ataque Naval (NSM) Míssil antinavio móvel ~185 km Já em utilização pela NATO (por exemplo, Polónia, Roménia); móvel por estrada
SAM CAMM-ER ~45 km Dupla utilização para defesa aérea e contra mísseis de cruzeiro
Míssil multiusos Spike NLOS ~30 km Leve, ideal para terrenos insulares e ameaças híbridas
Meios AA: criar uma bateria AA SHORAD e uma bateria AA MRAD para proteger a BA4
Reforço da Infraestrutura: Reforçar a Base Aérea 4 e os nós críticos de Comando e Controlo. Melhorar a capacidade de sobrevivência contra ataques de longo alcance ou sabotagem.
Forças de Reação Rápida: Posicionar infantaria ligeira ( 1 BI Ligeiro completo) e fuzileiros (1 grupo de combate. destacado no arquipélago, com apoio aéreo a partir duma fragata e a partir dos NPOs) . Permitir resposta rápida a ameaças híbridas ou incursões. Pre-posicionar material para um BIParas, BI Ligeiro ou BCmdos no arquipélago para reforço rápido.
Ciberespaço e Segurança: Proteger cabos submarinos e ligações de satélite. Garantir a segurança das comunicações estratégicas e dos sistemas de alerta antecipado.
Integração Aliada: Expandir a presença rotativa da EU e da NATO nas Lajes. Partilhar responsabilidades e melhorar a postura de dissuasão.