Mensagens recentes

Páginas: [1] 2 3 4 5 6 ... 10
1
Área Livre-Outras Temáticas de Defesa / Re: Política em Portugal
« Última mensagem por Viajante em Hoje às 12:27:35 am »
Montenegro aumenta objetivos e fala de salário mínimo nos 1.600 e médio nos 3.000 euros

O primeiro-ministro, que na sexta-feira sugeriu aproveitar a oportunidade da mudança das leis laborais para elevar o salário mínimo para os 1.500 euros e o médio para 2.000 ou 2.500, avançou este sábado com metas mais altas.



 O primeiro-ministro e presidente do PSD, Luís Montenegro, aumentou este sábado os objetivos salariais para o país, falando agora em 1.600 euros de salário mínimo e 3.000 euros de médio, um dia após mencionar valores inferiores.

"Nós não queremos crescer 2% ao ano. Queremos crescer 3%, 3,5%, 4%. Nós queremos que o salário mínimo não chegue aos 1.100 [euros]. Esse é o objetivo que temos para esta legislatura, mas nós queremos mais. Que chegue aos 1.500 ou aos 1.600", disse no encerramento do X Congresso Nacional dos Autarcas Social-Democratas (ASD), no Porto.

O primeiro-ministro, que na sexta-feira tinha sugerido aproveitar a oportunidade da possível mudança das leis laborais para elevar o salário mínimo para os 1.500 euros e o médio para 2.000 ou 2.500, disse este sábado não querer "que o salário médio chegue aos 1.600 ou 1.700", mas sim que "chegue aos 2.500, 2.800 ou 3.000 euros".

 Também na sexta-feira à noite, o secretário-geral do PS, José Luís Carneiro, acusou o primeiro-ministro de estar a "lançar uma cenoura" aos trabalhadores ao falar no aumento do salário mínimo para 1.500 euros, numa tentativa de esvaziar o conteúdo da greve geral.

Quer à entrada e à saída do Auditório Nobre do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), onde decorreu o congresso dos autarcas social-democratas, Luís Montenegro não quis prestar declarações aos jornalistas.

"Nós queremos, efetivamente, criar a riqueza que possa combater a pobreza. Nós queremos um país que pense e execute um projeto de desenvolvimento que possa ser duradouro, que possa ser consistente, que possa ser suficientemente robusto para, cada vez mais, ser exemplar, como já é, hoje, à escala europeia", frisou no seu discurso.

O líder do PSD atirou ainda aos que "duvidam" da ambição do Governo.

 "São os mesmos que duvidaram que o ano passado que nós atingíamos as nossas metas orçamentais e económicas. Superámo-las. São os mesmos que este ano tornaram a duvidar e nós vamos tornar a superar", assegurou.

O primeiro-ministro antecipou também que "daqui a um ano" as suas palavras "vão fazer ainda mais sentido", tal como daqui a quatro anos, no final da legislatura e dos mandatos autárquicos, que terminam ambos em setembro de 2029.

https://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/montenegro-aumenta-objetivos-e-fala-de-salario-minimo-nos-1-600-e-medio-nos-3-000-euros#loadComments

Como dizia a Thatcher, é muito fácil gastar o dinheiro dos outros............
As economias à nossa volta estão a crescer assim tanto? Pois.....
Era bom? Sem dúvida. Podemos? Só vejo com proteccionismo igual ao do Trump! Queremos ir por aí?
2
Portugal / Re: Preparar as FA para um conflito no curto prazo
« Última mensagem por yuwanko em Hoje às 12:26:50 am »
Não sei... uma sondagem recente indicou que apenas 15% das pessoas acreditam que os benefícios do Brexit superaram os pontos negativos. Eu continuo a achar que as pessoas foram manipuladas por campanhas exteriores (vindas de países que beneficiariam com a divisão da Europa) para promover o Brexit. Este tipo de ação continua ainda hoje.

Sim, é cada vez mais óbvio que o Brexit não trouxe benefício nenhum, mas há muita dessa gente que acha que é porque não foi o Brexit que queriam, não foi brexit suficiente.

A verdade é que o Reform está à frente nas sondagens e este governo está a ser uma desgraça.
3
Mundo / Re: União Europeia
« Última mensagem por Viajante em Hoje às 12:20:36 am »
Regressando ao tema da UE, depois do separador do conflito na Ucrãnia...... Porque será que o "Lord Vader" quer a desintegração da UE?

Musk pede "abolição" da UE depois de multa à rede social X

O multimilionário criticou, numa série de publicações na rede X, a União Europeia por causa da multa de 120 milhões de euros.



 O empresário Elon Musk demonstrou a sua revolta pela multa de 120 milhões de euros que a Comissão Europeia aplicou à rede social X num conjunto de publicações em que pede a "abolição" da União Europeia.

A reação surge depois de na sexta-feira a Comissão Europeia ter multado a rede social X em 120 milhões de euros por violar a lei comunitária com uma enganosa marca de verificação, falta de transparência na publicidade e dificuldade no acesso de dados aos investigadores, tendo em conta a lei comunitária de serviços digitais.

Numa série de publicações entre a noite de sexta-feira e a manhã de sábado, o multimilionário criticou a UE, pedindo a "abolição" do bloco.

"A soberania [deve] ser devolvida aos países individuais, para que os governos possam representar melhor o seu povo", escreveu Musk na sua conta no X.

 Os ataques de Musk ocorrem um dia depois de o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, ter criticado a multa, que classificou como um "ataque" a Washington "por parte de governos estrangeiros".

"A multa (...) da Comissão Europeia não é apenas um ataque à X; é um ataque a todas as plataformas tecnológicas americanas e ao povo americano por parte de governos estrangeiros", declarou Rubio numa mensagem no X.

"Acabaram-se os dias de censurar os americanos na Internet", acrescentou.

As infrações da X, explicou a Comissão Europeia num comunicado, incluem o "design enganoso" da sua marca de verificação azul, a falta de transparência do seu repositório publicitário e a falta de acesso a dados públicos para os investigadores.

 A empresa americana tem agora 60 dias úteis para informar a Comissão sobre as medidas específicas que tenciona adotar para pôr fim ao incumprimento da DSA (Digital Services Act, em inglês) em relação ao uso enganoso das marcas de verificação azuis.

A administração do presidente norte-americano, Donald Trump, costuma acusar a UE de "censura" com as suas políticas de regulamentação das redes sociais e do discurso de ódio.

No relatório que define as diretrizes da política externa do segundo mandato de Trump, a Casa Branca adverte que a suposta censura e as políticas migratórias dos países comunitários significarão o fim da civilização europeia.

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/musk-pede-abolicao-da-ue-depois-de-multa-a-rede-social-x
4
Marinha Portuguesa / Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Última mensagem por Lampuka em Hoje às 12:17:02 am »
5
Conflitos do Presente / Re: Invasão da Ucrânia
« Última mensagem por Viajante em Hoje às 12:13:37 am »
Artigo de opinião

"Kiev não é Munique"

https://expresso.pt/opiniao/2025-12-04-kiev-nao-e-munique-d9dbde2e?fbclid=IwdGRjcAOgxQ9jbGNrA6DDgmV4dG4DYWVtAjExAHNydGMGYXBwX2lkDDM1MDY4NTUzMTcyOAABHlaQlILBIvz7NQdBGYbjoLXVnXKnOwChIC2a1i0D7wQbpij4pkNKn7LGNg81_aem_KiTnSIiH-uaiVC6v4jQjSQ

Mas tem uma parte interessante ao demonstrar que a guerra da Ucrânia pode estar a ser um ataque à União Europeia, as grandes potências (EUA, China, Rússia) não querem mais um bloco poderoso que rivalize com eles, ainda por cima um bloco que não é um país mas um conjunto de países mais pequenos que se organizaram, imaginem que mais países pequenos decidiam fazer o mesmo? África, América Latina, etc. Não podem aceitar. Acredito que muitos queiram que o projeto europeu falhe, é muito melhor para eles só existirem poucas potências e o resto ser pequenos países submissos.

Refiro precisamente isso à anos, por aqui!

A UE com todos os seus defeitos e virtudes é o melhor projecto possível onde podemos estar! A UE só tem neste momento uma fraqueza, militarmente não tem força, porque são os Estados que possuem as FA de cada país!!!!!

Mas economicamente a UE é um colosso, e neste momento é um bloco protegido por um Banco Central que é talvez o mais poderoso do Mundo inteiro! Há um antes e um depois das crises das dívidas soberanas de à 15 anos atrás, que com o Mário Dragui aos comandos provaram que não há banco no mundo suficientemente grande para desafiar o BCE e o Euro! E esse facto faz muita comichão ao mundo inteiro!!!!!

Em termos económicos, só os EUA são maiores que a UE. Individualmente, só alguns países da UE são relevantes, mas o bloco inteiro é muito forte se se mantiver unido e é o que segura e alimenta a industria diversificada na União (sem UE a Alemanha não vendia tantos carros, nem Portugal exportava tanto.........).
Agora imaginamos que a Ucrãnia tem uma paz provisória e entra na UE.......... que obrigatoriamente levaria a quase uma união militar, nem que não seja para proteger toda a União.

É também graças à UE que nós próprios vamos investir como nunca na Defesa. Acham que se estivéssemos sozinhos, a nossa Defesa ía ter investimentos deste nível? Só o que está previsto com o SAFE era impensável à 1 ano atrás!!!!!

Como sempre digo, eu sou do tempo que em que entramos para a UE em 1986 e lembro-me bem de termos latas de conserva....... que se abriam com uma chave!!!! E que se fosse colocada do lado errado nem abríamos a lata!!!!!!

A união entre ditadores (putin e Trump) tem o condão de fortalecer a UE! E se a UE quiser ser maquiavélica...... é tão fácil fazer caír os EUA do pedestal com a dívida colossal que tem!!!!!
6
Exército Português / Re: URO Vamtac ST5 no Exército
« Última mensagem por HSMW em Dezembro 06, 2025, 11:45:27 pm »
Os Vamtac ST5 nacionais têm os pneus Michelin 365/80 R20 XZL 152 K Run Flat.

Continental 335/80 R20

Michelin da mesma medida apenas na versão ambulância, devido a índice de carga superior.
7
Portugal / Re: Preparar as FA para um conflito no curto prazo
« Última mensagem por Duarte em Dezembro 06, 2025, 11:21:08 pm »
Não sei... uma sondagem recente indicou que apenas 15% das pessoas acreditam que os benefícios do Brexit superaram os pontos negativos. Eu continuo a achar que as pessoas foram manipuladas por campanhas exteriores (vindas de países que beneficiariam com a divisão da Europa) para promover o Brexit. Este tipo de ação continua ainda hoje.

8
Forças Aéreas/Sistemas de Armas / Re: ALX Super Tucano
« Última mensagem por MMaria em Dezembro 06, 2025, 11:08:29 pm »
Embraer confirma venda de seis adicionais A-29 Super Tucano para Força Aérea Filipina

https://www.cavok.com.br/embraer-confirma-venda-de-seis-adicionais-a-29-super-tucano-para-forca-aerea-filipina

Sds
9
Brasil / Re: Petrobras
« Última mensagem por MMaria em Dezembro 06, 2025, 11:06:06 pm »
Petrobras anuncia entregas do primeiro SAF produzido no Brasil

Combustível sustentável de aviação atende a padrões internacionais

https://agenciabrasil.ebc.com.br/meio-ambiente/noticia/2025-12/petrobras-anuncia-entregas-do-primeiro-saf-produzido-no-brasil

Sds
10
Exército Português / Re: O GALE - Missões, Organização, Aeronaves
« Última mensagem por Drecas em Dezembro 06, 2025, 10:55:03 pm »
Quando acabam as entregas logo deve ser quando fazem um segundo contrato
Páginas: [1] 2 3 4 5 6 ... 10