Mensagens recentes

Páginas: [1] 2 3 4 5 6 ... 10
2


Agora faz outra com o Passos Coelho e o Ventura.
3
Força Aérea Portuguesa / Re: 6ª Geração
« Última mensagem por LM em Hoje às 12:22:06 pm »
Vou repetir-me... não comparem a posição de quem já tinha contratos assinados (ou concursos e negociações já decididas) com quem (nós!) estava a começar o processo; e não comparem um avião ter motores, parafusos, alguns sensores de empresas americanas com a "dependência" do F-35 em "ligar-se" aos servidores do fabricante (e ser 5G, com o desconhecimento da "dependência" que isso acarreta).

Certo.  Mas não nos podemos esquecer, que mesmo sendo propriedade intelectual e em parte material dos EUA, o F35 é um caça global com uma boa parte dos componentes produzidos por empresas de defesa, fora dos EUA,  e com uma linha de montagem em Itália. Mesmo tendo "a "dependência" do F-35 em "ligar-se" aos servidores do fabricante", com os problemas que acarreta, não deixa de ser um avião feito um pouco por todo o lado. Quando é pensado em deixar cair encomendas, temos de contar com a quebra industrial que isso acarreta para empresas desde o Canada ao Japão. No nosso caso, mesmo a LM tem acenado às industrias de defesa nacional, e esta continua a ter um avanço significativo no que diz respeito a tecnologia, quer perante a SAAB, Airbus ou mesmo Dassault.

O que reforça a maior relutância de quem já tem contratos em recuar - para além de "provocar o urso" (administração americana, não os russos, note-se) - pois têm perdas a considerar também; já nós estamos num momento diferente.

4
Força Aérea Portuguesa / Re: Ingresso na Força Aérea
« Última mensagem por sivispacem em Hoje às 12:01:30 pm »
15 vagas

Aviso n.º 1625/2026/2
Defesa Nacional - Força Aérea - Gabinete do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea
Concurso para admissão ao curso de formação de oficiais do regime de contrato da Força Aérea ― Pilotos (PIL) ― 2026.

https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/diario-republica/19-2026-1027689722-31

Se isto significa o regresso dos pilotos 'milicianos' só posso dizer uma coisa: finalmente!!!

Há muito que digo que não é preciso andar-se na Academia da FA durante 5 anos para pilotar um helicóptero, por exemplo. Assim se combaterá o actual deficit crónico de PILAV's, espero!
5
Mundo / Re: Economia dos EUA
« Última mensagem por Viajante em Hoje às 11:20:04 am »
Trump afunda "nota verde" e leva euro a negociar acima dos 1,20 dólares

Pela primeira vez desde 2021, o euro conseguiu quebrar a barreira dos 1,20 dólares. As políticas erráticas de Trump têm deixado o dólar numa posição de fraqueza e os mais recentes comentários de que a "nota verde" está a ir "lindamente" pressionaram ainda mais a divisa.



https://www.jornaldenegocios.pt/mercados/cambios/detalhe/trump-afunda-nota-verde-e-leva-euro-a-negociar-acima-dos-1-20-dolares#loadComments

O Trump é um génio  :mrgreen:

O dólar já perdeu 15% no último ano, na prática significa que a Europa consegue vender os seus produtos nos EUA ao mesmo preço que antes das tarifas que o palerma aplicou à UE!!!!

Aquela coisa é um génio! E esta desvalorização sobrecarrega ainda mais a dívida do país!!!!!
6
Portugal / Re: Dívida Pública
« Última mensagem por Viajante em Hoje às 11:14:26 am »
Portugal capta 1,5 mil milhões. Procura por dívida nacional aumenta

A agência que gere a dívida pública conseguiu angariar todo o montante que pretendia. Apesar do custo não se ter alterado face às emissões comparáveis a procura aumentou.



 Portugal emitiu esta quarta-feira 1,5 mil milhões euros, perfazendo o montante total que procurava em obrigações do Tesouro (OT) que vencem dentro de cinco e nove anos. O resultado da operação avançado pela Bloomberg indica que a Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública – IGCP registou maior procura nas duas linhas, embora o juro pago tenha ficado praticamente inalterado face ao das emissões comparáveis.

No caso da linha que vence a 17 de outubro de 2031 foram angariados 600 milhões de euros, com uma "yield" de 2,572% e a procura ficou 2,74 vezes acima da oferta. No último leilão comparável, em julho do ano passado, o IGCP tinha captado mais do que agora, nos 650 milhões de euros, pagando um juro de 2,57%. No entanto, a procura tinha sido mais baixa, de 2,09 vezes superior à oferta.

 Já em obrigações que vencem a 15 de junho de 2035, a agência que gere a dívida pública colocou 900 milhões de euros, com um juro de 3,058%. A procura ficou 1,82 vezes acima da oferta. Esta emissão compara com a realizada em setembro do ano passado, quando o país emitiu 621 milhões de euros com uma taxa de juro nos 3,059%. A procura ficou 1,57 vezes acima da oferta.

Este leilão aconteceu depois de, no início do mês, o país ter realizado uma venda sindicada de quatro mil milhões de euros em OT, na qual os investidores demonstraram um forte apetite por dívida pública portuguesa, levando a procura a recordes. Esta serviu para Portugal fechar logo uma fatia significativa do capital que vai precisar em 2026.

As necessidades de financiamento líquidas deverão situar-se em 13 mil milhões de euros este ano, o que compara com os 10,8 mil milhões de 2025, segundo indica o programa de financiamento do IGCP. Angariados quatro mil milhões de euros Portugal captou um sexto das necessidades de financiamento brutas de obrigações do Tesouro para o ano, nos 24 mil milhões de euros.

https://www.jornaldenegocios.pt/mercados/obrigacoes/detalhe/portugal-capta-1-5-mil-milhoes-em-divida-juro-inalterado-mas-procura-aumenta

Portugal tem neste momento das taxas de juro mais baixas do mundo! Mas baixas que os EUA, Canadá, Itália, Espanha, França, Reino Unido......
E estamos a aproximarmo-nos do valor médio da UE, temo 97,6% de endividamento.

https://eco.sapo.pt/2026/01/22/portugal-com-sexto-maior-racio-de-divida-publica-da-ue-no-terceiro-trimestre-de-2025/
8
Força Aérea Portuguesa / Re: 6ª Geração
« Última mensagem por Lampuka em Hoje às 11:07:10 am »
Citar
Mesmo tendo "a "dependência" do F-35 em "ligar-se" aos servidores do fabricante"

Este é o cerne da questão...

Bastava existir a possibilidade de uma segunda ligação a servidores controlados pelos parceiros europeus e estaria resolvido.

Um teste simples na "confiabilidade" do aliado seria propor precisamente esta opção. 
Técnicamente não seria difícil e aí,  sem dúvidas,  estaríamos em condições de avançar por um F-35 global e sem dependência crítica dos EUA.

Mas não me parece que o nosso aliado confie assim tanto em nós, e esse sentimento deverá ser retribuído a dobrar.
Abraço
9
Área Livre-Outras Temáticas de Defesa / Re: Presidênciais 2026 (2ª volta)
« Última mensagem por HSMW em Hoje às 11:03:43 am »
Ironia das ironias  :mrgreen:

T-shirts oferecidas pela campanha de André Ventura são 'made in Bangladesh'

https://www.sabado.pt/portugal/detalhe/t-shirts-oferecidas-pela-campanha-de-andre-ventura-sao-made-in-bangladesh

Pois é. Mais uma noticia curiosamente cronometrada...

Preparem-se para mais notícias "curiosamente cronometradas" e de forma alguma suspeitas.  :mrgreen:
10
Força Aérea Portuguesa / Re: Ingresso na Força Aérea
« Última mensagem por PereiraMarques em Hoje às 11:03:07 am »
15 vagas

Aviso n.º 1625/2026/2
Defesa Nacional - Força Aérea - Gabinete do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea
Concurso para admissão ao curso de formação de oficiais do regime de contrato da Força Aérea ― Pilotos (PIL) ― 2026.

https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/diario-republica/19-2026-1027689722-31
Páginas: [1] 2 3 4 5 6 ... 10