Vou dar como exemplo a sua resposta. O Tikuna, colocou uma informação sobre o KC-390 que vai contra um ponto seu. Não me parece que o tenha feito de forma ofensiva.
Apresentou um ponto de vista baseado num facto para o qual colocou um link com informação que você não rebateu, o que me leva a pensar que será verdadeiro.
O ponto é, um valor de aquisição de uma aeronave concorrente semelhante à que já temos por um valor 50M superior ao nosso contrato.
Isto sem contar com a mais valia para a engenharia e produção nacional no ramo da aeronáutica.
É um ponto diferente do seu, mas válido, se optássemos por repor a frota de c-130, poderíamos pagar, de acordo com o link colocado, mais 50M€ por cada avião, e por um avião mais lento, com menos alcance e com menos capacidade de carga, tudo dados objetivos e de fácil acesso.
Não digo que o seu ponto não tenha valor, mas do ponto de vista objetivo fica difícil perceber a sua reação quando podemos ver que as razões que apresenta tem algo de subjetivo e vão muito em ter algo contra a Embraer. Pode ter toda a razão mas não chega, os 100M€ extra aparecem justificado por coisas como requisitos adicionais de equipamentos específicos solicitados por Portugal e mudanças nas especificações técnicas, juntamente com o aumento dos custos de produção na fase pós Covid-19. Ponto mais estranho mas que na realidade não é difícil ver esse aumento nos restantes bens do nosso dia a dia.
Até os simuladores, parecem ter preços semelhantes para capacidades semelhantes.
A sua animosidade para com a Embraer não ajuda à discussão, só torna subjetiva uma discussão que se devia querer objetiva.
Quanto aos Super Tucanos, não faço a mínima de que discussão se refere, mas quando diz "Super Tucanos para o Báltico, não é uma opinião, é burrice" sem mais nada fica um vácuo.
É burrice por causa da elevada ameaças por mísseis antiaéreos, pelo clima? Não poderia ajudar em missões de apoio em terra no interior de países invadidos? Na luta contra drones? Não seria um bom equipamento de treino avançado?
Ou pode até ser burrice, mas não podia lá por qualquer coisa a justificar?
Tenho agradecido vários dos seus comentários, sempre que me parece que contribuem para a discussão, muitos dos quais com que percebo a lógica e concordo, e mesmo quando possa não concordar com um ou outro ponto.

Sim, criticar o preço exagerado do programa KC
Preço exagerado do KC? Você por acaso viu o preço do C-130J? 1.4 bilhões por 6 unidades para o estado amigo, sem nenhuma contrapartida
https://www.flightglobal.com/fixed-wing/state-department-approves-sale-of-six-c-130j-super-hercules-to-germany/128021.article
"Cada aeronave vendida significa 10 milhões de lucro para o Estado português por causa desta parceria, por causa do trabalho em engenharia e conceção também da Força Aérea Portuguesa, e por causa desta certificação que tem a ver com a NATO "
https://eco.sapo.pt/2024/10/22/ministro-destaca-retorno-financeiro-para-portugal-do-investimento-nas-aeronaves-kc-390/
Com os vendidos até agora a contrapartida já quase vai chegar a metade do valor que vocês pagaram nos KC-390.
Achas exagerado agora?
Sim, preço exagerado. Os KC portugueses foram consideravelmente mais caros do que aquilo que a Embraer tinha prometido e até acordado com o Governo português, ao ponto que teve que haver renegociações e chegou a falar-se do cancelamento ou redução da encomenda. Felizmente para a Embraer, o partido que estava no poder não teve coragem de o fazer.
Até a porcaria do simulador tem um preço completamente abusado.
Pior, é a total falta de transparência da Embraer relativamente aos preços que ia aplicar a Portugal durante o programa. Quando um dos parceiros do programa está completamente às escuras relativamente ao preço do produto, algo não bate certo.
Boa moeda vs má moeda por terem opiniões diferentes?
Bela democracia... de pensamento uniforme.
E sem discussão possível...
Mentir não é ter opinião diferente. Fazer propaganda não é ter uma opinião diferente. Desviar a conversa e ignorar factos não é uma opinião diferente. Defender negociatas e ter preferência por equipamentos que colocam em risco os militares portugueses apenas para ser do contra, não é diferença de opinião.
O que não faltam são instâncias em que membros discordam e conseguem ter um debate minimamente civilizado. O problema são as outras instâncias em que certos membros (a bonecada) aparecem aqui apenas para dizer porcaria, e quando confrontados com a realidade, limitam-se a desconversar ou a fazer birras.
Um exemplo? Dizer que devíamos enviar Super Tucanos para o Báltico, não é uma opinião, é burrice. E como esta, surgem diversas outras "opiniões" sem nexo que são constantemente debitadas, ao nível de "a Terra é plana".